Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia.org

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Síntese De Serotonina, Estímulos:alimentação,medicamentos/aes, Atividades Física

Posts Recomendados

Postado
  • Este é um post popular.

Síntese de serotonina, estímulo dela pela alimentação, interação com medicamentos/aes, relação com a atividade física intensa e outras propriedades:

A serotonina é um neurotransmissor formado pelo triptofano. Sua síntese ocorre através das ramificações bioquímicas em torno desse aminoácido, atuando a primeiramente a enzima triptofano hidroxilase originado o 5-hidroxi-triptofano, que através de um aminoácido aromático descarboxilase formará a serotonina, 5hidroxi-triptomina ou simplesmente 5HT. A partir da serotonina também ocorre a síntese de melatonina, quando a pessoa encontra em um ambiente escuro sofrendo a estimulação da glândula pineal, e também a formação de pinolina que exerce um efeito alucinógeno no subconsciente permitindo a comunicação do cérebro com esferas mais profundas, como ocorre no sono. Todo este percurso está representado em um esquema na imagem.

Como visto o triptofano é uma diretriz no meio, logo a alimentação deve conter esse aminoácido. Pensa-se em alimentos ricos em proteínas, mas é mostrado que o aumento da serotonina pela via enteral está ligado diretamente a fonte de carboidratos, mas é claro que não deve negligenciar as proteínas animais, esse macronutriente não é tão citado nesse quesito porque a demanda de triptofano necessária é considerada baixa perante a esses alimentos. O carboidrato é o alimento chave, pois ele está ligado diretamente na síntese e liberação da 5HT(serotonina), sendo um grande aliado a esse neurotransmissor.

Boas fontes são, os chocolates de preferência 70% cacau pra agregar o poder antioxidante também, arroz e derivados, banana, tomate. O vinho é uma bebida que também faz o estímulo, pois ele é rico em triptofano e agrega ainda efeito cardioprotetor através do resveratrol, não tem nenhum segredo entre esses alimentos, a melhor forma é manter a consistência e um bom planejamento alimentar.

Além dos alimentos já citados, outra fonte importante seria a utilização de fibras alimentares, como folhas verdes, casca de frutas junto com as mesmas, amaranto, linhaça e farelo de coco. A fibra é de extrema importância apesar dela “não fornecer caloria” ela vai estimular o peristaltismo intestinal, e com esse estímulo mecânico tem certa ligação com a serotonina. É de extrema importância manter a flora intestinal limpa, já que 85% da síntese desse neurotransmissor é feito no sistema gastrointestinal, e isso não é de se assustar, já que a microbiota intestinal é considerada como um segundo cérebro por muitos estudiosos.

Micronutrientes também auxiliam bastante a formação da 5HT, como a niacina B3 e piridoxina B6 no metabolismo. Níveis de serotonina também está ligado a regulação de GABA(ácido gama-aminobutírico), pessoas que fazem suplementação com GABA devem repensar como está sua serotonina.

Durante o dia a serotonina tem suas oscilações e seus picos. De manhã ela se encontra em níveis mais baixos, coincidindo com o aumento do cortisol nesse horário, mas não deve temer esse processo, pois é um meio natural. No decorrer do dia os níveis de 5HT tendem a aumentar, principalmente a noite. Regulando esse processo o ciclo cicardiano terá grande sucesso.

São inúmeros os efeitos pela serotonina baixa, dentre eles estão falta de humor, irritabilidade, mais sensibilidade a dor, tristeza, taquicardia, frio, menor concentração mental, menor desempenho sexual, sono desregulado, maior stress pelo aumento do cortisol alto cansaço, e o desejo por carboidratos, fato que está ligado a um impulso incontrolável que ocorre fortemente com maior frequência uma vez ao dia, porém essa obsessão pode vir em qualquer horário. A compulsão por carboidratos normalmente é por fontes doces, mas é visto a compulsão por alimentos salgados durante a tarde, principalmente quando a adrenal está sobrecarregada. A exaustão das adrenais está ligada diretamente a diminuição da serotonina, assim como aquele mau humor e stress oriundo de dietas cetogênicas.

Por outro lado a serotonina desempenha vários benefícios, dentre eles estão, o bem estar, interatividade com as pessoas, maior apetite sexual, melhora do sono, melhora das funções intelectuais, alta no humor, regulação do ritmo cardíaco e apetite, maior produção de leite em lactentes, não é a toda que tem estudo que demonstram que as mães produzem mais leite em vendo filme de humor, e menos leite durante um filme de terror, e isso está ligado diretamente a serotonina.

A ativação de plaquetas na lesão endotelial se dá através da serotonina. Ela fica presente no sangue circulante, concentrada nas plaquetas. Grande parte dela como citei no início, até 90% da 5HT está localiza no trato gastrointestinal pelas células enterocromafins junto com neurônios serotonérgicos cerebrais.

As atividades físicas intensas e prolongadas, estão ligadas a redução de serotonina cerebral, pelo desiquilíbrio entre a síntese e a degradação, com a hipótese de fadiga central. Vou deixar abaixo um estudo para quem quiser ver essa relação.

Medicamentos, anabolizantes esteroides e termogênicos, tem influência na serotonina. Recursos ergogênicos está associado a menor produção dos receptores de serotonina em determinadas regiões, os termogênicos podem ocasionar uma desregulação da adrenal usado de forma incorretamente, e alguns medicamentos como sibultramina, fluoxeteno e sertralina atuam na inibição seletiva na recaptação de serotonina. Além disso o uso de drogas psicoativas tem relação com serotonina, o sistema canabinoide apresenta interação com o sistema serotonérgico.

Contudo, devemos preocupar com os níveis de serotonina. O ambiente entre as pessoas atualmente é bastante estressante, e acaba afetando a vida de forma geral, e uma maneira para amenizar o caso é o controle desse transmissor, além dos seus diversos benefícios demonstrados. A alimentação feita de forma inteligente é uma excelente fonte para estimular esse hormônio. Também certas substâncias, assim como atividade física extremamente exaustiva devem ser evitadas
Síntese de serotonina, estímulo dela pela alimentação, interação com medicamentos/aes e outras propriedades.

Aqui está o estudo sobre a 5HT influenciada na atividade física que citei e um estudo sobre serotonina pra quem quiser olhar:

https://www.scielo.br/scielo.php…

https://www.sciencedirect.com/…/article/pii/S0104423011702974

10402042_934259373354807_704720409587200

ps: material retirado do grupo Roidz Profiles, achei interessante passar a informação pra galera

Editado por saintgraal

Postado

curti pacas.

Alimentos ricos em B6

https://nutritiondata.self.com/foods-000111000000000000000.html

Alimentos ricos em triptofano

https://nutritiondata.self.com/foods-000079000000000000000.html

Ou seja, dentre os mais possíveis de serem comprados: ovos e soja para triptofano. Cereais integrais (granola) e levedo de cerveja para B6.

Fácil de usar como ceia, na real. Proteína de soja com cereais integrais, bananas, maçã e levedo de cerveja.

Postado

Até onde sei o triptofano dos alimentos não consegue ultrapassar a BHE (barreira hemato-encefálica), ou seja, um depressivo se alimentando com alimentos ricos em triptofano não obteria os efeitos esperados a partir da síntese de serotonina (você, acadêmico de nutrição, me corrija caso eu tenha falado besteira)

Também vi em algum lugar - não sei se é verossímil - que o triptofano compete com alguns aminoácidos em absorção, como Leucina. Sabe de algo a respeito?

  • 6 meses depois...
Postado

Até onde sei o triptofano dos alimentos não consegue ultrapassar a BHE (barreira hemato-encefálica), ou seja, um depressivo se alimentando com alimentos ricos em triptofano não obteria os efeitos esperados a partir da síntese de serotonina (você, acadêmico de nutrição, me corrija caso eu tenha falado besteira)

Também vi em algum lugar - não sei se é verossímil - que o triptofano compete com alguns aminoácidos em absorção, como Leucina. Sabe de algo a respeito?

O triptofano livre , compete com outros 5 aminoacidos neutros para 'ultrapassar' a barreira hemato-encefalica. Sendo eles a leucina, isoleucina, valina, tirosina e a fenilalanina. Por ser 'maior' que esses aminoácidos, sua passagem é mais dificultosa. No caso de uma dieta hiperglicidica, com o aumento de carboidratos, consequentemente um aumento de glicose - acarretara numa maior produção de insulina , requisitando os aminoacidos de cadeia ramificada para os tecidos perifericos (musculares por ex) causando uma diminuição na competição da barreira hematoencefalica. Proporciona-se assim uma maior passagem de triptofano na BHE e consequentemente uma maior produçao de serotonina. O que eu quero ressaltar aqui é que não adianta ter esse conceito de qt mais alimentos ricos em triptofano você consumir , mais feliz (ou menos depressivo) você ficará. É necessário balancear essa dieta com outros fatores (como os carboidratos co-fatores como a vitamina b6) para que essa ingestão de alimentos ricos em triptofano seja efetiva.

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.