Ir para conteúdo

Diário De Um Futuro Treinador


hylian

Posts Recomendados

Postado

E aí galera, estou aqui abrindo um diário para relatar três aspectos que considero importantes na minha carreira de futuro treinador: relato da universidade, do meu treino e da academia que estou ajudando a cuidar. Amanhã posto fotos e minhas medidas. Se vocês procurarem, tem uns videos de eu treinando, mas o agachamento agora faço sem banco e está 456% melhor, apesar de ter diminuído a carga. Em breve postarei mais uns.

Pois bem, treino a 2 anos e pouco LIMPO, sempre com muita dedicação e pouco conhecimento. Bom, vou começar pela história desses dois anos pra vocês entenderem. Quem não quiser ler, porque é muita coisa, só pula essa parte mesmo.

------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quando comecei a treinar fui provavelmente pela mesma razão que a maioria: melhorar a estética. Era meio gordinho e não praticava nenhum esporte, nem mesmo futebol. Como tinha um colega meu que começou a treinar e cresceu MUITO rapido (hj ele é meu amigo e dono da academia onde trampo), resolvi ir pra esse lado também.

Era como qualquer moleque idiota de verão, ia metendo carga, treinando até a falha e tentando se comparar com os outros. Ainda bem que não desisti. Apesar de ter tanta merda na cabeça naquele tempo, fui persistente e vi muitos outros moleques que nem eu indo e vindo da academia durando menos de três meses. Não conversava muito durante o treino, e não conversava com quem tinha mais experiência do que eu.

Mas com o passar do tempo fui despertando o gosto pelo treinamento com pesos e comecei a ler, e tentava sempre aplicar na prática.

Bom, ano passado quando fui para o quartel tava preparado para a luta: comprei um pote da massa 3 zilhões da probiótica, uma creatina, uns 5 pacotes de malto e uns 3kg de whey protein. Ainda tinha essa ideia idiota de que suplementos é o que faria a diferença nos ganhos do treino. Fiquei uns 3 ou 4 meses parado, pq tinha instrução o dia inteiro nesse começo. Aí voltei a treinar. Nessa época eu já comecei a dispensar a ajuda dos "INSTRUTORES". Fazia um esquema ABC dividido em peito/triceps, costas/biceps e ombro/pernas.

Uma coisa bem horrível eu sei, mas A MINHA DEDICAÇÃO me dava resultados. Treinava todos os dias, de segunda a sábado. Se eu chegasse a tirar serviço no meio da semana (no serviço não pode se ausentar do quartel por 24h) eu chegava a trocar para pegar serviço no domingo, e assim não atrapalhar meu treino. Como não tinha loja de suplementos boa na cidade, gastava toda minha grana comprando comida. Era um litro de leite, uma lata de atum e meio pão integral por dia. Pouco, sim, mas como tinha que pagar a academia, aluguel, furriel (despesas do quartel), era o que dava. Tinha dias que eu chegava a atravessar a avenida mais movimentada da cidade com 12 litros de leite carregados numa sacolinha arrebentada. Frio, chuva, nada disso me impedia de ir treinar.

Como a cidade que eu estava era um CÚ, mais CÚ que esta que eu sempre vivi, não tinha muita opção além das lans baratas da cidade. Eu como sempre fui nerd não aguentava ficar longe do PC. Aí eu comecei a ler o site. Bom, isso me ajudou bastante no meu treinamento, e no treinamento de alguns camaradas meus, já que alguns se empolgaram ao ver meus resultados(diga-se inchaço). Bom, esse tempo ajudando os outros me fizeram ver como eu tinha mudado, todas essas babaquices que eu acreditavam antes estavam desaparecendo.

Bom, no começo deste ano resolvi por em prática tudo o que eu tinha estudado, já que aqui eu realmente teria uma dieta mais descente. Testei a WD por três meses, mas para mim não tive sucesso. Aí ví num tópico do ICEMAN um tal de 5x5. E como o usuário CRAW69 já comentava bastante nos seus posts sobre o powerbuilding, resolvi tentar. Isso mudou completamente minha visão do mundo do fisiculturismo. Praticamente todos os e-books dessa área disponíveis aqui eu já li. Dinosaur Training, WSB book of methods, 5x5 report, SS, EliteFTS, 5/3/1. E comecei a cuidar da mobilidade (agora na metade do ano mais sério, meio tarde de fato).

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Bom, como estudei bastante no quartel consegui bolsa integral numa facul de Ed. Física. Tem MUITA, MUITA, MUITA merda que eu escuto na aula que me deixa indignado. Vou citar um exemplo mais recente: na cadeira de VIVÊNCIAS EM ACADEMIA não tivemos sequer UMA aula sobre musculação.Enquanto isso tivemos duas aulas de pilates, eu daí fui de cobaia num aparelho que parece com a polia alta, só que com mola invés de cabos. Eu falei, "isso é bom, pena que não me ajuda nada em força", e a professora (não a de pilates, a titular da universidade) "claro que a vai aumentar força, só seguir o treino corretamente que você terá resultados". Sendo que para mim a tensão que aquilo exercia não chegava nem a tres barrinhas do aparelho na academia.

A professora tem mestrado em fisiologia, muito inteligente por sinal, mas é dona daquelas academias só para mulheres que só tem aparelhos. Ela defende que tem esporte de rendimento, de lazer/recreação, de promoção à saúde e etc. MAS ISSO DESFIGURA O ESPORTE. Mas para mim musculação é musculação, não existe isso. SE QUISER TER RESULTADOS SÉRIOS TEM QUE SE DEDICAR COMO SE FOSSE PROFISSIONAL. Não estou falando de rotina, mas somente de esforço.Enfim, ainda tem apresentação de trabalhos agora no final do semestre, então vou contar muita besteira de lá pra vocês ainda.

Quando à academia que estou cuidando pela manhã, não vem quase ninguém. Abriu mês passado, como são meus amigos que abriram só tem conhecido lá por enquanto, em torno de 30-40 alunos. Mas fica aberta de segunda à segunda. Não fecha feriados. Os dois donos de lá são uns monstrinhos de 95kg pra + (BF de 20%) e menos de 1,78. São fortes, e treinam bem, mas não tem conhecimento teórico para dar base ao treino deles. Passamos exercícios compostos como base de todo treino, inclusive agachamento, terra, e OhP. Tem uma máquina lá pra fazer voador/polias/extensora, só que quase ninguém usa. Infelizmente eles ainda tem a mentalidade limitada, não entendem de treinamentos FB, e ainda dividem o corpo em partes para treinar, passando alguns exercícios que acho desnecessário. Mesmo assim tá melhor que 90% dos treinos que passam aqui na cidade.

Bom, acho que a parte introdutória é essa. Vou ver se amanhã posto medidas, fotos e gravo meus treinos pra passar aqui. Eu quero ser um grande treinador (pokémon)e conto com a ajuda de vocês pra isso.

A é faço 5x5, mas porque ainda não tenho técnica boa suficiente pra sentir segurança pra mudar de treino. Talvez depois eu passe pra um 5/3/1 ou um madcow, mas isso o tempo decide.

Postado

Opa, tô por aqui te acompanhando.

Difícil mesmo ouvir algumas teorias com as quais não concordamos na faculdade... Eu fiz jornalismo e passei por isso também, acho que faz parte de todo meio acadêmico ter polêmicas. Agora, tirando algumas unanimidades raras, quando passamos à prática os resultados variam muito nas pessoas. Pra mim, um profissional fera é aquele que consegue compreender as necessidades do seu aluno, unir isso à disposição dele e fazer um treino que vá fazê-lo conseguir os resultados que ele almeja. Além de tudo, um bom treinador não se preocupa apenas com os resultados, mas também com a qualidade de vida de seu aluno, acompanhando seu psicológico junto com o físico. Isso eu acho um diferencial foda nos instrutores.

Desejo sorte pra vc nessa caminhada, pq determinação pelo jeito vc tem. ;)

Beijos e bons treinos!

Postado (editado)

Adicionado fotos:

snapshot2012111313.jpg

snapshot201211132.jpg

snapshot201211134.jpg

snapshot2012111310.jpg

---------EDIT----------

Hoje após o trampo resolvi comprar as correntes que tanto queria. Comprei 10 kg por 135 reais (caro pra kct). Foram os dez kg mais pesados que já tive que carregar, como minha casa fica a 2km da loja e eu estava a pé, sofri muito pra carregar. Meus adutores vão doer muito até o feriado. Mas agora vou poder aquecer decentemente e melhorar meus dips e chin-ups.

Editado por hylian
Postado

acompanhando aqui... Muito boa essa apresentação que voce fez, bem informativa, legal ver alguem que leva a serio mesmo a musculação e procurar aprender pra passar o conhecimento desse jeito que voce está fazendo, mas infelizmente o que acontece é isso mesmo, a maioria das pessoas estão mais preocupadas em fazer social na academia do que treinar de verdade, é por isso que academia moderninha e tal é o que mais dá lucro hoje em dia...

sobre o treino, voce faz um 5x5 generico ou o strongliftt? e a dieta, segue alguma específica?

abraços

Postado

Faço o 5x5 generico mesmo, acredito que pelo objetivo que ele passa é o mais eficiente.

De dieta, apenas como direito. Tenho meus hábitos (1l de leite por dia, 1 coxa e sobrecoxa de frango ao acordar e antes de dormir, uma xícara de leite com aveia antes de ir para a aula) e procuro equilibrar bem a alimentação. Como não sou eu que faço a comida, não tem como planejar uma dieta regrada. Mas tudo depende do dia, eu acrescento as coisas conforme vejo a necessidade. Mas me alimento umas 5 vezes por dia.

Mas enfim, chutando baixo, 180g de proteina, 400 de carbo e 50 ou 60 de gordura.

Postado

Hoje pela manhã não consegui treinar. Ontem comprei minha sonhada corrente pra fazer dips e chin-ups.

A loja que eu comprei fica a 2km de casa, e me entregaram a corrente numa caixinha pequena, era O CÃO pra carregar. Paguei 135 reais por 10 kg. Bom, eu pensei "10KG de boa pra carregar". Era MUITO desconfortável carregar a caixa, olha que eu fui pro quartel e nem nas marchas com mochila equipada eu sentia tanta dificuldade pra carregar como essa corrente.

Resultado: cheguei em casa morrendo.Estou com uma dor estranha nos adutores e no sartório, talvez por ter apoiado parte do peso na região abdominal, mas mesmo assim ficou me doendo o ombro, o biceps, a lombar, as costas, as pernas. Quando faltava uma quadra pra chegar em casa a caixinha arrebentou e tive que enrolar a corrente no pescoço. Aí que eu vi que tava grande demais, tinha quase 3m de comprimento e era a corrente mais grossa da loja (hj pela noite posto fotos).

Hoje de manha fui na academia, levando a corrente numa mochilinha que eu tinha, e cheguei bem cansado pq são 20 min de caminhada de casa até lá. Fui na balança e vi o motivo: 16 KG!!! Me deram 6 kg a mais, ou seja, 81 REAIS! ÓTIMO, mas quando fui fazer as paralelas pela primeira vez me caguei tudo! O peso fica todo no pescoço é muito ruim de equilibrar, mas depois de algumas tentativas consegui fazer 3x5. Mas como eu estava MUITO CANSADO praticamente sentia no meu corpo como se tivesse 3 dias de treino acumulados, resolvi descansar.

Mas vale a pena. 135 reais por uma corrente que vai me acompanhar pelo resto da vida. Devido aos eventos que passei já dei até um nome pra ela: AGONIA.

Postado

haha legal esse nome..., po cara, mas que sorte é essa? é compre 10 e leve 16 :laughingsmiley:

não seria melhor dar um jeito de enrolar na cintura? deve ser muito tenso colocar o peso tudo no pescoço...

Postado

Olha, é tenso mesmo mas colocar na cintura não é fácil não, ela cai o tempo inteiro. Planejo no futuro tentar colocar na panturrilha, enquanto estiver com as pernas flexionadas tipo um L. Só que para isso preciso fortalecer meu posterior da coxa que ainda é bem ruim.

Postado

Opa acompanhando aqui, espero ganhar mais conhecimento.

Cara você é de onde? Já que sua academia não fecha rs

Erechim/RS. Cidadezinha pequena 90 mil hab.Mas o pessoal aqui gosta de praticar "exercício físico". 6~7h da tarde as ruas enchem de pessoas fazendo caminhadas. Mas isso eles fazem só para manter status tipo "eu pratico meia hora de atividade física por dia", sendo que o trânsito aqui da cidade é um caos, pra nego ir na padaria a 4 quadras de casa tem que ser de carro.

Postado

Viu galera, meu irmão de 13 anos está começando esta semana a treinar. O treino que eu passei pra ele é o 5x5 normal. Ele nem tá com tanta vontade de treinar, mas no começo eu era desse jeito também, e com o tempo pega gosto pela coisa.

Na opinião de vcs, é sussa passar esse treino pra criança?

A progressão vai a mesma ou devo diminuir pra 1kg por semana?

Postado

Viu galera, meu irmão de 13 anos está começando esta semana a treinar. O treino que eu passei pra ele é o 5x5 normal. Ele nem tá com tanta vontade de treinar, mas no começo eu era desse jeito também, e com o tempo pega gosto pela coisa.

Na opinião de vcs, é sussa passar esse treino pra criança?

A progressão vai a mesma ou devo diminuir pra 1kg por semana?

Cara, eu só tomaria cuidado porque quanto mais muleque, mais afobado a gente é, então é bom ter um controle maior com ele.

Por isso, acho que uma progressão mais lenta ia dar mais resultado

Postado

Dae galera, treino de hoje de manhã foi tranquilo. Pra aquecer, vou da minha casa até a academia com minha corrente na mochila (16KG - 2KM). É meio cansativo, mas quero sempre que puder carregar ela pra melhorar meu preparo físico geral.Ou vou ficar com pernas cavalares ou vai arrebentar tudo. Depois disso só faço um aquecimento específico do movimento.

Hoje o psicológico pegou pesado. Fui agachar com 40-40, mas estou com medo de fazê-lo. Tive uma lesão por causa de hiperextensão da lombar em julho, fiquei um mês parado e depois disso só fiz agachamento com banco. Mas o banco que tem disponível é muito alto e fica um meio-agachamento. Vou procurar agora ou uma daquelas caixas de plástico onde se colocam frutas, ou um engradado de cerveja. Apesar de eu ter a coxa longa minha canela é pequena.

OhP fiz 22-22 sem muita dificuldade, acho que dessa vez passo dos 23 onde stagnei da última vez. E terra foi 50-50, eu acredito que posso aumentar bem mais mas quero que minha técnica acompanhe a progressão das cargas.

BTW, essa coisa de técnica é complicada. Acho um absurdo professores que cobram a técnica perfeita desde o primeiro dia. Um nadador não deixa de treinar porque sua técnica é boa, um corredor não deixa de correr, porque diabos esse seria um fator tão limitante? Mas tenho plena consciência de que quando eu dominar todos esses básicos tanto minha progressão quanto os resultados serão muito mais sólidos que agora.

Postado (editado)

Tem que acompanhar bem seu irmão ae! 13 EU acho muito novo rs

Quando comecei a treinar os instrutores nem olhavam se eu fazia certo ou não...

Cargas boas heim! Bons treinos ae!

Editado por Wellington Machado
Postado

Dae galera, treino de hj foi normal, treino de agacho, supino e PR. Agachei com a mesma carga do outro treino, 40-40 mas dessa vez eu segurava um pouco em baixo (2~3 segs), pra ir perdendo o medo de agachar sozinho. Na minha academia não tem hack, é só aqueles cavaletes bem vagabundos mesmo, mas pra treinar serve. Supinei com 36-36, mas tava com um pouco de dificuldade pra fazer, mas fiz tranquilo as 5 series de 5. E no PR eu acho que estou fazendo com pouco peso, 29-29.

Acho que o treino não está rendendo tanto porque estou cansando muito carregando a corrente o tempo todo. São 16kg que eu carrego por 2km pra ir na academia, são cerca de 25 min andando com aquilo nas costas.

Mas eu to pensando em mudar de treino, treinar singles. Vou criar um tópico na sessão de treinamento pra ver se o pessoal que entende me ajuda. Treinar 4x semana, um dia OhP, outro agacho, outro dia supino e no final terra, alternando entre um dia sim e outro não.

Enfim, hoje tenho que mandar um plano de aula que eu vou passar para meus colegas num seminário que estamos montando na universidade. O assunto que eu escolhi é treinamento de força com pesos livres. Tenho cerca de 20 min pra passar a aula prática, pra uma turma de 15 alunos. Pouco tempo. Mas eu estou em dúvida entre:

Aquecimento: Farmer Walk, 3x100m

Agachamento

Lev. Terra

Supino

Overhead Press

Pendlay Row

Essa é minha idéia inicial, passar o aquecimento geral pra todo mundo e quem quiser pode fazer os exercícios. Como não vai ter tempo pra todos fazerem, vai ser uns 2 ou 3 por exercício que vão tentar. Além disso tem uns que eu sei que nem se animam a fazer. Só passar o basicão mesmo porque da minha turma tem só eu e um colega meu que se interessam por musculação, mas mesmo pra ele (e até mesmo pra professora) treinamento de força é um bixo de sete-cabeças.

OU

Fundamentos biomecânicos do agachamento

Não seria bem um treino de força, mas aí eu teria um bom tempo pra explicar o melhor exercício. Com base no livro do Rippetoe eu passaria cada informação a respeito do movimento e faria uma explicação sobre os princípios envolvidos no exercício, inclusive um pouco sobre braço de momento (axo q é isso).

Enfim, opinem ai sobre o que vocês fariam.

Postado

Você não consegue deixar essa corrente na academia mesmo? Porque continuar indo e voltando com ela pelo jeito ta prejudicando os seus treinos.

Pelo tema da sua aula (treinamento de força com pesos livres) o melhor seria a primeira opção, mas eu acho que seria mais legal fazer essa aula sobre os fundamentos do agachamento. Então ou você muda o tema, ou manda esse conjunto de exercícios mesmo.

Postado

TREINO

E aí galera, hoje pela manhã devido a grande dor na coxa resolvi experimentar fazer o 5/3/1. Cheguei num ponto onde o 5x5 não está mais me dando bons resultados, e vi que era hora de trocar de treino.

Vou fazer o seguinte esquema:Supino/Agachamento/off/OhP/Terra/off

Já calculei minhas RM, chutei que eu fazia em torno de 85% da minha RM nas reps do 5x5. Como ele pede pra treinar com base em 90% da RM, minha RM acabou ficando quase a mesma coisa que minha 5RM (só 5% a mais).

As cargas para 1RM ficaram assim:

OhP= 23-23

Supino= 38-38

Terra= 53-53

Agachamento= 39-39

Sim está ruim, leia meus posts anteriores que você descobrirá porque

Hoje fiz de aquecimento Farmer Walk, 3x1min (aprox. 150m) e mais aquelas puxadas tipo trenó mas sem o trenó, so os pesos mesmo (se alguém souber o nome me avisa)

Então fiz supino:

1x5 com 27-27

1x5 com 30-30

1x8 com 33-33

Depois reduzi a carga para 25kg e fiz 3x10. Pra completar mais 6x5 de paralelas (no livro ele diz pra fazer no mínimo 100 só com o peso do corpo mas OMG ainda chego lá).

Hoje comprei uma creatina da vetnil, linha JCR (sim uso veterinário) 500g 89 reais. Achei bem em conta. Vou tomar com meu glicopan (15ml dia por enquanto). É nois que relincha!

AULA

Hoje tinha apresentação de trabalho na matéria Vivências em Academia. A matéria que eu mais tinha expectativa e mais me decepcionou. Imaginem galera que a professora que tem mestrado em fisiologia tem uma academia de "Personal" em que só tem equipamentos. Durante TODO O SEMESTRE não tivemos sequer UMA AULA sobre musculação. Matéria Vivências em Academia e não falar de musculação, sendo que é praticamente o que sustenta a maioria delas? Vocês não fazem ideia de como é pra um atleta (mesmo sendo amador) vendo o esporte dele sendo desfigurado por essa visão da mídia e da ciência.

Enfim, tivemos que fazer um ARTIGO sobre "tendências em academia", onde vi as coisas mais bizarras que existem, desde ZUMBA até WII-FIT. Enfim, eu com minha modéstia conversei com a professora para escolher o tema TREINAMENTO DE FORÇA COM PESOS LIVRES. Afinal, tinhamos o prazo de pouco mais de um mês, para fazer um artigo, sendo que estou no 2º semestre.

Para fazer esse artigo, procurei referência como Louie Simmons, Rippetoe, Abadjiev, Kubick (sim usei ele rs), mais uns russos e o Mehdi. Já sabia que ia dar merda, mas coloco a mão no fogo pelo que amo. Enfim, foi uma apresentação demorada, onde expliquei sobre o método conjugado, o desenvolvimento de força funcional, exercícios compostos e alguns princípios fundamentais do treinamento. No final, deixei pra falar da mídia e da formação dos acadêmicos.

Enfim, ela discordou de muita coisa comigo, como eu esperava, mas quando eu fiz uso das palavras do Rippetoe:

O treinamento de acadêmicos é um problema. Quantas universidades tem programas de mestrado e doutorado especificamente voltados para a área de treinamento com pesos e seu papel na performance humana? Essas universidades podem ser contadas em uma mão. A escassez de instituições onde a fisiologia, biomecânica, e psicologia do treinamento com pesos são priorizadas no nível de graduação significa que acadêmicos reconhecidos como “experts” na sua área não são treinados por experts na sua área. (Rippetoe, 2006)

Achei que ela ia fincar a caneta esferográfica dela no meu pescoço. Ela me encarou com sangue nos olhos, rs. Quando chegou a vez de os colegas fazerem perguntas, ela nem permitiu (uma porque eu passei do tempo estipulado) outra porque ela só criticou meu trabalho. Sendo que eu não tenho capacidade de no 2º semestre fazer um artigo descente, sendo que estou tendo agora metodologia científica. Mesmo se eu tivesse essa capacidade, 2 meses não é um prazo nem perto do razoável.

Enfim, ela falou que isso não se aplica à realidade brasileira, que eu estou apenas no 2º semestre nem tive fisiologia ou biomecânica (sendo que esta é biomecânica do movimento humano não do treinamento com pesos). O pior foi o que ela disse a seguir "o educador físico no Brasil é muito bem formado, e o mesmo se aplica à essa universidade" Eu só cobri minha boca e fingi que coçei o nariz, mas por dentro eu pensei:

13279754276.png

ASHUDSAUHDASHUSDAUHDSAHUDSAHU

TÁ ME ZUANDO NÉ? EDUCADOR FÍSICO CAPACITADO NO BRASIL?

Fiquei queto né, afinal de contas, não tem como discutir com o professor. Infelizmente dependo dele pra minha nota e provavelmente pra minha inserção no mercado de trabalho. Enquanto tiver que cursar a universidade vou ter que aguentar esse tipo de coisa. Mas depois que me formar, é pegar o diploma e tentar conseguir me filiar CBLB.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...