Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Colageno Da Gelatina Comum é Bom ?


DraggO

Posts Recomendados

Li o artigo q o marcos colocou ali... e eh bem essa a minha duvida....

"É verdade que a gelatina não tem gordura nem colesterol?

Sim. A gelatina (ou colágeno hidrolisado) é isenta de gordura, colesterol e carboidratos. Ela é composta por cerca de 84 a 90% de proteína, 1 a 2% de sais minerais e 8 a 15% de água."

Essa semana eu comprei uma gelatina light la, nao me recordo a marca, achoq era da royal mesmo, enfim...

na tabela tinha la "zero" de gordura, OK!

tinha tbm q de cada 10 g 7 ou 8 era proteina... isso eh bom, na teoria seriam 70 g de proteina em 100 g de gelatina ingerida, a minha duvida eh se essa proteina eh de boa qualidade e se tem uma boa absorçao pelo organismo, ou se ela nao eh como a proteina do "whey" ou da albumina por exemplo, q tem uma boa absorçao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Pela classificação da Wikipedia que o gaspar passou, esse colágeno hidrolisado parece ser extraído do do Tipo I e esse tipo de proteína não fornece todos os aminoácidos essenciais, como pode ser visto aqui e no artigo (a página está com problema, por isso vou colar):

Gelatina como ingrediente ou pronta para ingestão? A resposta certa é que a gelatina pode ser sobremesa e também suplemento e/ou complemento. Ela é uma proteína colagênica (do colágeno), obtida de peles de vários animais, como os bovinos por exemplo. Costuma ser muito utilizada como gelificante na indústria alimentícia, é bastante conhecida como sobremesa, mas também pode fazer parte da alimentação diária de diversas outras maneiras.

Como ingrediente, uma das principais funções tecnológicas da gelatina é de gelificação, estando presente em iogurtes, mousses, etc, trazendo melhora na textura e deixando a preparação mais apetitosa. Como sobremesa, é uma alternativa bastante saudável, já que é leve e tem bastante água, hidratando o corpo e também trazendo uma sensação de saciedade. Porém, seu uso pode ir muito além dessas opções.

Um tipo especial de gelatina é chamado de colágeno hidrolisado. Ele pode ser usado de vários modos, trazendo ainda alguns benefícios para a saúde.

Segundo a nutricionista Luciana Setaro, o colágeno é uma das proteínas mais abundantes em vertebrados, constituindo boa parte do total de proteínas corporais, em organismo adultos. “Uma de suas principais funções é o suporte às articulações”, explica a nutricionista.

O colágeno hidrolisado puro é encontrado na forma de pó e cápsulas, além de já existirem versões de shakes protéicos, barras de proteína e produtos para esportistas com este ingrediente. Encontrado em lojas de produtos naturais, orgânicos ou farmácias de manipulação, ele pode ser consumido misturado a sucos, chás, leite, entre outros alimentos. Em sua composição há cerca de 90 a 95% de proteína, 1 a 2% de sais minerais e até 5% de água, sendo isento de gordura, colesterol e carboidratos.

Ele pode auxiliar na prevenção e tratamento de dores articulares, artrose e até na prevenção de lesões. “A cartilagem articular é composta por células, os condrócitos, e por um conjunto de macromoléculas, como o colágeno e as proteoglicanas. Estes têm função de “mola biológica” e o colágeno, por ser uma proteína fibrilar, garante resistência ao tecido. Os dois fazem parte da estrutura da cartilagem e a interação entre eles garante a elasticidade, essencial para amortecer as grandes forças de impacto a que as articulações estão submetidas”, define Luciana.

O colágeno hidrolisado também ajuda na preservação da densidade óssea. Durante o envelhecimento há uma redução na taxa da síntese de colágeno, as fibras tornam-se frágeis, a rigidez aumenta e a força tensora muscular diminui. Estudos realizados nos Estados Unidos mostram que a ingestão de gelatina na forma hidrolisada aumenta a densidade do osso e auxilia na formação da matriz óssea. Assim, seu uso regular desde cedo funciona como prevenção e já para as pessoas idosas e aqueles que têm tendência à deficiência de cálcio e fragilidade óssea, o uso do colágeno hidrolisado auxilia na reposição do colágeno do organismo.

Além de todos esses benefícios, também é possível observar melhorias estéticas, já que o colágeno pode atuar no fortalecimento de cabelos e unhas, e na promoção da hidratação da pele.

A sobremesa de gelatina em caixinha encontrada nos supermercados, por conter o ingrediente obtido de colágeno animal, pode atuar como um reforço durante períodos de convalescência e como sobremesa ideal para quem está de dieta.

A nutricionista Luciana Setaro lembra que a gelatina e o colágeno hidrolisado (ingrediente) têm nove dos dez aminoácidos essenciais, e apresentam o diferencial de estimular a produção de colágeno nas articulações; porém, não possuem o triptofano em sua composição, aminoácido importante para diversos processos metabólicos e, por isso, não devem ser consumidos como única fonte de proteína. “A gelatina é bastante interessante para quem procura uma alimentação leve, tem digestibilidade elevada (em torno de 95%) mas precisa fazer parte de um cardápio com outras fontes de proteína, como carnes e ovos”, afirma.

Seu uso complementar em sucos e vitaminas ainda não é muito comum para o consumidor em geral, mas com a difusão e o conhecimento de suas propriedades, os hábitos alimentares podem ir se aperfeiçoando e o colágeno hidrolisado também poderá estar no dia-a-dia dos brasileiros e até mesmo enriquecendo alguns alimentos.

http://www.universodamulher.com.br/index.p...id_materia=4380

Sendo assim, não é bom usar a gelatina como fonte principal de proteína.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voce leu o texto?

"4. Posso substituir a gelatina comum por gelatina em cápsulas?

Iracy Gomes, São Paulo, SP

Poder, pode. Ambas oferecem os mesmos benefícios. Porém, considerando que a dose mínima para obtê-los é de 10 gramas de gelatina por dia, você precisaria ingerir 20 cápsulas, já que cada uma delas contém só 500 miligramas. “Se preferir o suplemento, a forma em pó leva vantagem. Nesse caso, basta ingerir 1 colher de sobremesa”, indica Tamara Mazaracki. “Sem contar que a ação da gelatina em pó é mais rápida”, completa Valdemiro Sgarbieri. Já aquela gelatina colorida e com sabor de infância não é tão eficiente para a formação do colágeno."

obrigado alex

mas um pequeno destaque para 'Já aquela gelatina colorida e com sabor de infância não é tão eficiente para a formação do colágeno'

e tbm para o texto q o marcos colou

''Em sua composição há cerca de 90 a 95% de proteína, 1 a 2% de sais minerais e até 5% de água, sendo isento de gordura, colesterol e carboidratos.''

se vcs pegarem alguma gelatina de mercado verão q eh puro carbo, entao alguem por favor me explica direito?

sempre fiquei confuso se aquela sobremesinha tem realmente as propriedades --'

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu acho que dessas gelatinas comuns a que valeria mais a pena é a "sem sabor" pq nao tem açucar, ela é gelatina pura. Se vc comer essas com sabor vai ingerir uma quantidade mt pequena de gelatina (proteina) pela quantidade de açucar que vai levar junto. Mas se vc estiver pensando em tomar gelatina como um suplemtento pensando no colageno é melhor comprar o suplemento de colageno propriamente dito. Eu nunca fiz o calculo mas deve sair até mais barato e tambem pela comodidade pq a gelatina pra ficar pronta demora algumas horas e o suplemtento vc vai só engolir o comprimido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...