Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mobilitywod - Tópico Oficial


Aless

Posts Recomendados

Publicidade

  • Supermoderador

Episode 05: Darth Shoulder

Hoje vamos comecar com uma mobilizacao simples para extensao de ombros. Ha muitas formas de fazer isso, voce vai achar essa facil.

Vamos trabalhar um pouco com a parte superior do corpo. O tema de casa era estudar um pouco sobre os ombros, como acontece a rotacao, entao podemos integrar um pouco da anatomia. Uma coisa que eu gostaria de dizer eh que nos queremos dividir movimentos que valorizamos em partes consistentes, tirar o foco do musculo. Voce nao precisa entender exatamente de anatomia, pois o foco eh o movimento, ele eh a chave.

0:46 - Vamos trabalhar hoje 'braco' e extensao. Isso eh, o braco indo para longe do corpo. Nos vemos isso predominantemente nas argolas. Mergulho nas argolas eh basicamente uma extensao dos ombros, que os bracos indo para tras e (1:09) acontece uma rotacao interna dos ombros, mas eu quero que voce perceba que os ombros dele estao em uma posicao basicamente neutra (1:13). Esta OK, ele nao esta muito para frente e os bracos precisam se extender atras dele. Se ele nao tiver aquela extensao que eh critica, entao os ombros dele acabam indo para frente (1:26) e rotacionando. Essa eh uma posicao fraca e eh assim que voce destroi o seu ombro (labrum, se alguem quiser pesquisar, aparentemente ele quer dizer destroi a cartilagem). Acredite ou nao, os seus ombros sao uma extrutura 'torta de carne' impressionante. Se fosse colocar muito stress e tirar alguma coisa do lugar, que leva anos para fazer, ou algum movimento muita velocidade. Vamos tentar otimizar essa posicao. Vamos colocar os bracos para tras e trabalhar nela.

1:50 - Em uma posicao ideal os ombros estao bem para tras e encaixados, estao neutros e temos uma zona de seguranca quando os cotovelos vao para tras. Entao o teste de hoje vai ser o mergulho, assim como o re-teste. Ache uma forma de fazer um mergulho. Nao importa, eu quero que voce teste e re-teste para ver a qualidade.

2:20 - Nos temos aquelas barras paralelas, e vamos fazer algumas posicoes. A primeira e comecar com as maos atras das costas (2:27). Se voce nao tem barras para segurar pode ser qualquer coisa, canto, etc. A tendencia eh pegar a barra e avancar fazendo uma rotacao interna (2:40), e isso nao eh bom! Vamos sempre enfatizar as posicoes que nao sao boas e voce nao deve fazer e essa eh uma delas. Entao faca a rotacao externa (2:46). Note que ele esta firme (abs), nao esta colocando a barriga para frente, (2:56) me mostre como seria... essa nao eh uma posicao boa tambem, evite ela. Os ombros estao neutros, faca uma pegada bem aperta e com boa pegada. Se nao 'pegar' de verdade, vai acabar hiperextendendo os cotovelos e isso nao eh bom (3:10). Entao garanta uma boa pegada e dessa posicao (3:19) apenas mobilize tudo nessa regiao (ele aponta com o dedo), ele vai apenas comecar a se abaixar, e quando comecar a sentir o alongamento, fique 2min. Se voce comecar a se sentir vulneravel, contraia.

3:51 - o que nos gostariamos de fazer agora eh juntar as maos, o que voces provavelmente vao fazer, veja a correcao que ele vez no pulso, ele esta realmente desafiando os ombros aqui, e mantenha uma boa posicao (4:05). Isso talvez ja seja suficiente para voce, mas se sentir confortavel, abaixe-se.

4:47 - agora com as maos juntas, aperte os ombros para ficar nessa posicao (4:52) e abaixe-se. Isso trabalha extensao apenas a extensao, fique nessa posicao. Lembre-se, posicoes diferentes sao vulneraveis, cuidado. Quando voce faz isso (a mobilizacao)? Este esta OK em fazer em qualquer momento, antes ou depois do treino, tanto faz, apenas faca. Se voce nao tem barras paralelas, improvise.

Ai ele apenas mostra que o cara foi lah e re-testou a posicao.

Atualizei a pagina inicial com links para as 5 traducoes. Eu estou aprendendo bastante com elas e quero seguir nessa ordem, acredito que a dificuldade vai aumentando aos poucos.

Como estao indo as traducoes? Da para entender? Desculpem mas meu techado nao tem cedilha e nem acento, se eu ficar usando codigos para eles vou levar o dobro do tempo.

Se alguem tiver alguma correcao ou coisa para adicionar (por exemplo na parte de destruir os ombros) com uma explicacao melhor, me avise que eu edito o posto e coloco.

E voces, estao seguindo as mobilizacoes? Eu pelo menos estou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

eu preciso passar aqui com mais tempo, e preciso improvisar bandas elasticas.

mas to seguindo as mobilizacoes sim ales, vlw!

abraço

As bandas vao ser um problema para mim tambem, mas esses primeiros episodios sao bem simples e ja ajudam bastante, e nao precisa de nada complicado.

Vlw por acompanhar. Tem soh mais 83 paginas no Blog para traduzir :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As bandas vao ser um problema para mim tambem, mas esses primeiros episodios sao bem simples e ja ajudam bastante, e nao precisa de nada complicado.

Vlw por acompanhar. Tem soh mais 83 paginas no Blog para traduzir :P

Voce consegue aless =D

vo começar a encher o saco dos outros caras que manjam aqui de ingles tipo o rafael e o fe rato pra eles te ajudarem.

Vou ver se abro um diario em algum forum gringo pra poder praticar ingles, e claro aprender mais. Quem sabe eu não ajude =D

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Voce consegue aless =D

vo começar a encher o saco dos outros caras que manjam aqui de ingles tipo o rafael e o fe rato pra eles te ajudarem.

Vou ver se abro um diario em algum forum gringo pra poder praticar ingles, e claro aprender mais. Quem sabe eu não ajude =D

abraço

Uma dificuldade que eu estou tendo eh quanto a anatomia, nome de musculos ou ossos. Estou considerando comprar um livro que explique isso, bem basicao. Acho que vou conversar com alguem que faca educacao fisica, tipo o SG ou que entenda bem, como o Martin, para ver o que eles recomendam... a primeira dificuldade eh entender o nome, depois entender o movimento e para que serve e finalmente tentar achar uma traduzao. Leva tempo :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma dificuldade que eu estou tendo eh quanto a anatomia, nome de musculos ou ossos. Estou considerando comprar um livro que explique isso, bem basicao. Acho que vou conversar com alguem que faca educacao fisica, tipo o SG ou que entenda bem, como o Martin, para ver o que eles recomendam... a primeira dificuldade eh entender o nome, depois entender o movimento e para que serve e finalmente tentar achar uma traduzao. Leva tempo :P

sim, deve ser foda.

eu mal mal entendendo quando ele fala external rotation, ahuahuaha, imagina o nome dos musculos.

Acho que depois que pegar a pratica vai de boa né.

chega de desvirtuar =D

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Episode 06: Sign the Papers Old Man

Uma coisa que estamos tentando trabalhar hoje eh entender como os seus ombros funcionam. Entao ele revisa o que ja foi feito.

0:24 - nos vamos comecar a combinar os movimentos, rotacao interna e extensao. Raramente sendo um atleta voce vai fazer movimentos de forma linear e robotica, normalmente ha movimentos combinados.

0:36 - normalmente quando os terapeutas mandam uma pessoa lesionada fazer uma mobilizacao isso eh feito de forma estatica e direta, mas nos vamos enfeitar um pouco e comecar a combinar movimentos. Ja vimos a posicao de extensao (0:50) com os ombros para tras de forma segura, agora vamos adicionar uma rotacao externa. Uma das coisas que isso ajuda sao em levantamento olimpicos.

1:06 - Ele vai segurar a barra em uma posicao alta, e tem algumas coisas que voce deve perceber: a barra esta bem perto do peito dele, ele esta com os cotovelos altos, esta eh uma das posicoes basicas que trabalhamos no levantamento olimpico.

1:22 - Repare os ombros dele: ele estao na verdade para tras, e os bracos dele estao quase verticais, desca a barra um pouco para ficar a 90 graus. Veja agora os bracos dele estao em uma posicao de mais ou menos 70 graus. Ele consegue fazer o movimento sem problemas.

1:54 - Mas, se ele puxar e acontecer isso com os ombros (1:57)... as vezes vemos atletas terminando o movimento e os ombros deles estao nessa posicao avancada. Se voce esta com problemas de rotacao interna eh dessa forma que o seu corpo compensa. Eu nao sei se voces conseguem ver a forma 'nao maravilhosa' (2:20) que ele esta, nao eh bom. Nos chamamos isso de 'de-bag shoulder position'.

2-30 - Esta vai ser a nossa posicao de teste e re-teste. Agora a mobilizacao vai ser que ele vai caminhar ate um poste ou placa e pegar com as maos nas costas (3:03), mantenha os ombros em posicao neutra, e ha varia coisas que podemos fazer aqui. Uma eh que ele pode dar uma passo para se afastar da barra e isso extende o ombro com uma leve rotacao interna. Ele pode se abaixar (3:20) e isso adiciona um pouco mais de rotacao interna, e entao ele pode girar e abaixar, ir mais para a frente. Note que os ombros dele ainda estao naquela posicao segura (3:39). Temos uma pequena margem de erro, mas nao podemos ir para uma posicao horrivel (3:44), mobilizando e arrebentando com as fibras nessa posicao errada, nao faca isso (3:50). Se voce nao consegue pegar a barra mantendo essa posicao correta, comece por baixo, com as maos atras das costas, mantenha os ombros ativos, veja como voce consegue ver os romboides (4:03) e nos devemos ver esse relevo, o que quer dizer que ele esta em uma boa posicao, entao faca da forma que conseguir, mantendo os ombros de uma boa forma e neutra e faca os movimentos.

4:23 - E para a mobilizacao de hoje vamos usar uma tecnica baseada na respiracao. Ele esta bem firme aqui nessa posicao, vai pegar bastante ar, e dessa forma ele alonga ali (4:34) e solta o ar. Eh uma tecnica basica para alongar e contrair. Quando ele respira tudo esta expandindo.

4:46 - vamos tentar colocar 3 minutos, cada lado. Com o restante do tempo para 10 minutos eu quero que voce agache bunda no calcanhar que nos trabalhamos a alguns dias atras.

Nao esqueca de testar e re-testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...