Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Mito Da Pele Flácida


Aless

Posts Recomendados

Publicidade

  • 3 semanas depois...

Excelente artigo!

Muito bom mesmo!

Alguém saberia onde fazer o download desse E-book (The Body Fat Guide), tanto faz o idioma (ingles ou portugues), não consigo encontrar, se alguém tiver e puder me passar por e-mail que seja, me mande mp por favor.

Vlw! ;D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Excelente artigo!

Muito bom mesmo!

Alguém saberia onde fazer o download desse E-book (The Body Fat Guide), tanto faz o idioma (ingles ou portugues), não consigo encontrar, se alguém tiver e puder me passar por e-mail que seja, me mande mp por favor.

Vlw! ;D

Não baixei ele, mas achei esse link: http://www.filecrop.com/The-Body-Fat-E-Guide.html - Tenta, se funcionar avisa o pessoal.

Apenas um detalhe: esse autor não gosta dos conceitos cutting/bulk que o pessoal do fórum normalmente recomenda. Ele gosta de manter a dieta na TMB e deixar que os exercícios definam se você vai ganhar massa ou perder gordura (não tão simples assim). É uma visão diferente, esteja preparado para este conceito se quiser ler o livro dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Não baixei ele, mas achei esse link: http://www.filecrop....at-E-Guide.html - Tenta, se funcionar avisa o pessoal.

Apenas um detalhe: esse autor não gosta dos conceitos cutting/bulk que o pessoal do fórum normalmente recomenda. Ele gosta de manter a dieta na TMB e deixar que os exercícios definam se você vai ganhar massa ou perder gordura (não tão simples assim). É uma visão diferente, esteja preparado para este conceito se quiser ler o livro dele.

ih cara, eu não consegui com esse link ae não, mas vlw a ajuda!

abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mito da pele flácida

por Ron Brown, candidate a Ph.D., autor de The Body Fat Guide

Uma mulher pediu o meu conselho sobre a sua pele flácida, que permaneceu com ela mesmo depois de perder uma grande quantidade de peso corporal após ela estar grávida. Eu recomendei que ela continuasse a perder gordura corporal até que a pele afinasse. Aqui está parte da resposta sua resposta zangada para a minha dica:

“Eu estou aborrecida com a forma que você resposdeu a minha pergunta... Não apenas não fez nenhum sentido, e o que você está dizendo é ridículo, absurdo, e fisicamente impossível.”

“...após dar a luz a um bebê oito meses atrás, e após deixar o meu corpo se recuperar de 39,5Kg ganhados durante a gravidez... você pensaria que o meu corpo teve algumas mudanças. Depois de engordar 49Kg o corpo se estica para quase o dobro do seu tamanho, você deve esperar que o seu corpo terá um pouco de pele esticada.”

“E sendo o ‘expert’ que você diz ser, você já deveria saber disso... Se alguém ganha uma grande quantidade de peso em um curto período de tempo, ou perde uma grande quantidade de peso em um tempo ainda menor, haverá uma pele extra por que não há mais gordura embaixo dela para fazer a pele expandir para onde ela estava antes.”

“A pele não pode voltar para onde ela estava apenas com dieta, por que não há mais ‘gordura’ embaixo dela para ser eliminada, e ela não tem mais as várias camadas de gordura para cobrir, então ela fica balançando lá, deixada como uma lembrança de quão gordo você foi uma vez, e quanto o seu corpo foi forçado a esticar para acomodar uma grande quantidade de gordura. Por exercícios, a pele se junta um pouco aos músculos, mas haverá um excesso de pele deixada no corpo que não pode ser eliminada.

Espessura da pele e elasticidade

Muitas pessoas concordariam que os argumentos dessa mulher parecem fazer sentido. Em muitos casos, cirurgias plásticas normalmente são oferecidas como a melhor solução para eliminar os excessos de pele flácida, especialmente se estiver associado a problemas de pele. Mas, uma investigação mais profunda mostra que a lógica está errada. A pele flácida realmente é inevitável depois de perder uma grande quantidade de peso? Eu acredito que a resposta seja não!

O sistema tegumentar humano (pele) não é uma camada inativa de tecido que permanece estivada como uma bolsa plástica depois de perder uma grande quantidade de peso corporal. O argumento dessa mulher sobre a causa da pele flácida é um mito. Ao invés disso, a pele é um organismo vivo, ativamente adaptando-se aos ambientes internos e externos. Pessoas em jejuns extremos consumindo nada mais do que água demonstraram que a pele pode reduzir 20% ou mais do seu tamanho.

A pele normalmente é mais espessa nas solas dos pés, e mais fina nas palpebras. Como um exemplo típico da espessura da sua pele, belisque a pele das costas da dua mão. Se fosse verdade, como essa mulher afirma, que as dobras de pele flácida não tivesse absolutamente nenhuma gordura para que pudesse ser consumida, cada polegada de pele ficaria pendurada como finas folhas de papel dobrado.

No entanto, observações dessa pele pendurada nesses exemplos mostram que este normalmente não é o caso. Medindo-se a espessura dessas camadas de pele, fica evidente que ainda há uma camada substancial de gordura abaixo da pele. A pele não está tão “solta” como flácida devido ao excesso de gordura. Mesmo que algumas áreas tenham afinado completamente, excessos de gordura provavelmente serão guardados em áreas que contribuem com a flacidez.

A idade é afirmada ser fator que reduz a elasticidade da pele e portanto reduz a abilidade da pele de se ajustar com a perda de peso. No entanto, muitos casos de pele flácida são encontrados em pessoas relativamente jovens que perderam peso, então o efeito da idade na elasticidade não um fator em todos os casos, se for em algum.

A mudança no formato do corpo da mulher antes e após uma gravidez normal é outro exemplo de flexibilidade da pele em voltar ao seu tamanho normal. Para uma gravidez normal, no entanto, eu quero dizer sem um grande acúmulo de gordura, o que não parece ser o caso da mulher acima.

A causa da “pele flácida”

Por que a pele fica às vezes com a aparência de que estivesse pendurada depois de perder uma grande quantidade de peso? Por que nem todos que perdem peso tem esse problema? Por que vemos pele flácida mesmo em pessoas que perderam muito menos peso? Qual é a diferença entre essas pessoas que faz com que algumas sofram com a flacidez da pele, e aqueles que perderam peso peso e completamente, or parcialmente, evitaram esse problema?

Na minha opinião, a pele caída é provavelmente causada por dietas drásticas que sacrificam grandes quantidades de suporte muscular, ou massa magra. Até mesmo dietas menos severas e perda de peso de cirurgia bariátrica podem resultar em uma grande quantidade de perda de músculo. Talvez futuras pesquisas mostrem uma relação entre perda de massa magra e dieta com o desenvolvimento de pele redundante.

Por enquanto, aqui vai um exemplo para ilustrar como a perda de músculo dirante a dieta pode causar a pele caída, solta, ou flácida. Vamos dizer que você comece com um peso corporal de 52Kg, com um corpo em forma, mas você gradualmente ganha 45Kg de gordura. Você então faz um dieta drástica e faz uma cirurgia de estômago e rapidamente perde 45Kg.

No entanto, vamos dizer que nem tudo que você perdeu era gordura. Talvez 20% do total do peso foi múscular. Isso não é incomum em uma dieta drástica, e muitas pessoas perdem muito mais músculo do que isso durante essas dietas. De fato, se você ficar em jejum de apenas água, 60% do peso perdido seria de músculos.

E, por que músculos podem rapidamente ficar desidratados e sacrificar proteína para fornecer energia adicional para o corpo, a perda muscular aumenta se você é mais ativo durante uma dieta muita severa. Mas vamos nos ater aos modestos 20% de perda de massa, por exemplo.

Agora, depois da dieta severa, você retornou ao peso inicial de 52Kg, mas a composição interna do seu corpo foi alterada. Você tem 9Kg a menos de músculos, e 9Kg a mais de gordura, mesmo que você pese o mesmo que antes! O percentual do seu peso que é gordura agora está maior do que anteriormente.

Você esperaria que o seu corpo ficasse em forma e firme nessas circunstâncias, como um percentual a mais de gordura? NÃO! Com 52Kg, partes do corpo que continham apenas músculo agora estão com uma grande quantidade de gordura e pele solta. Kilo por kilo, gordura tem mais volume do que músculo, esticando ainda mais a pele que começa a ficar solta. Continuar com a dieta apenas aumentará o problema já que reduzirá a massa muscular. Até pior, se o seu peso baixar do ponto saudável inicial, você estará fino e coberto por pele flácida!

Agora, imagine o efeito de perder vários kilos de peso corporal, e a sua perda de massa muscular for algo em torno de 40-50% da perda. A pele flácida será mais volumosa e começará a ser um problema enorme.

Remoção da “Pele Flácida” por meios não cirurgicos

Para eliminar e previr a aparência flácida que fica do excesso de gordura corporal decorrente da perda de peso, sem apelar para métodos cirurgicos, você deve mudar a sua composição corporal, não apenas perder peso. Isso significa prestar atenção para o seu percentual de gordura e músculo. Evitar a perda de massa magra enquanto estiver na dieta para perder gordura irá melhorar a sua aparência drasticamente.

“Eu perdi 4,5Kg em uma semana!” Quantas vezes vemos tais propagandas de perda de peso? Todo mundo quer resultados rápidos. Mas mesmo que você consiga perder 4,5Kg em uma semana, a verdadeira pergunta é qual tipo de peso você perdeu? Músculo? Gordura? Imagine descobrir que você perdeu 4Kg de músculo e apenas 0,5Kg de gordura em uma semana! Esse é o pequeno segredo da perda rápida de gordura. Agora imagine o choque psicológico de descobrir que após perder 45Kg durante um ano, você precisa recuperar 34Kg deles dos músculos perdidos. A solução rápida de perda de peso não é o método que vale mais a pena.

Quase todo mundo que faz dieta teve um rápido aumento de peso após terminar a dieta. Esquecendo o ganho de gordura por voltar aos hábitos antigos, muitas pessoas não percebem que recuperaram peso para reabastacer os músculos perdidos durante a dieta. Eles na verdade parecem e senten-se melhor – menos desfigurados e com menos pele flácida – depois de recuperar esse peso em massa muscular. Então, como ocorre a perda muscular durante a dieta?

Durante a dieta, um processo chamado gliconeogênese (que significa nova fonte de glicose) utiliza músculo e gordura corporal para fornecer a energia que não é fornecida pela comida. Para cada kilo queimado durante a gliconeogênese, 60% é proveniente de músculos e 40% de gordura. Vince cinco porcento de peso corporal reduzido numa dieta de muito poucas calorias (400-800 calorias) é na verdade músculo e tecidos de suporte (Saris, "Very-low-calorie diets and sustained weight loss," Obesity Research, 2001). Na minha opinião, a melhor forma de evitar a perda de músculos em uma dieta é fornecendo uma quantidade de calorias diárias igual à taxa de manutenção metabólica, que é mais ou menos 1200 a 1800 calorias para a maioria das pessoas. A ingestão de calorias se manterá e irá reabastecer os músculos enquanto a gordura é consumida durante exercícios de atividade física, assim como um atleta perde gordura enquanto mantém massa muscular. Você nunca vê atletas treinando e comendo 400-800 calorias! Eles ficam magros por usarem os exercícios enquanto comem o necessário para manter a massa muscular. Veja The Body Fat Guide para calcular a sua taxa metabólica em repouso. Noventa minutos ou mais de caminhadas diárias combinadas com ingestão calórica baseada na taxa metabólica podem reduzir 0,5Kg a 1Kg por semana, sem qualquer perda muscular.

Pele flácida não causada pela dieta não tem relação com a velocidade que você perde peso – o que importa é se você fornece a quantidade de calorias necessária para evitar ou reabastecer os músculos consumidos. Reabastecer a massa magra de forma periódica e controlada, por ingestão de poucas quantidades de calorias irão evitar uma perda muscular durante ou após a dieta.

Como o volume muscular é compost de 70% de água, os músculos começam a se recuperar rapidamente assim que você começa a aumentar a quantidade de calorias fornecidas. Essa recuperação ajuda a firmeza e volume para o músculo que estava faltando na pele flácida. No entanto, você deve ter muita atenção para não fornecer calorias acima dos valores de manutenção, pois isso aumentará a sua gordura de novo! Na verdade, a sua dieta não está pronta enquanto você não recuperar todos os músculos perdidos durante o processo de perda de gordura.

A recuperação de massa magra pode ocorrer em pequenas quantidades diárias durante a dieta. Por exemplo, em uma dieta moderada de aproximadamente 1200-1800 calorias, apenas alguns momentos do dia você estará em gliconeogênese, ao contrário de quando você pratica atividade física. A massa muscular é recuperada durante as porções do dia em que a ingestão de calorias é maior que o gasto, por exemplo, durante uma refeição.

Diga-se de passagem, não faz a menor diferença quando você come as duas refeições ou faz atividade física durante uma dieta, por que o total da diferença entre as calorias consumidas e gastas, conhecido como balanço de energia, ainda será o mesmo no final do dia. Para monitorar e modificar o seu balanço de energia, veja The Body Fat Guide.

Por outro lado, a recuperação da massa muscular também pode ocorrer durante vários dias nos períodos de dieta muito severa, jejum, ou jejum de dias alternados. Por exemplo, uma pessoa que faz jejum por vários dias seguidos está em processo contínuo de gliconeogênese, e frequentemente após o período de jejum consegue recuperar a massa magra com uma alimentação controlada. Curiosamente, eu acredito que a razão de mulheres desenvolverem anorexia é por que elas omitem essa recuperação de massa muscular pela dieta, que elas não consideram importante em seu desejo de emagrecer. Homens são menos propensos a ignorar a recuperação de massa muscular. Veja Never Thin Enough.

Monitorar os níveis de composição corporal irá ajudar a determinar a quantidade correta de consumo e gasto de calorias, que irá perminir você recuperar e manter os níveis de massa magra queimados durante a dieta. Veja The Body Fat Guide para monitorar as trocas na sua massa magra e níveis de gordura. Pessoas que têm experiência em dietas normalmente tem um “dia do lixo” da dieta, por saber que isso os recupera. Não importa se a recuperação ocorre diariamente, a cada vários dias, uma vez por semana ou mais, a não recuperação da massa magra é a causa número um da pele flácida.

É possível que a pessoa esteja com o peso ideal de acordo com o Índice de Massa Corporal (IMC), mas ainda assim ter muita gordura e pouca massa magra. Por exemplo, uma mulher jovem com mais ou menos 20 anos apareceu em um popular programa de auditório com “pele flácida”. Ela tinha perdido quase 90Kg em um ano, e ainda assim o abdomem dela estava coberto por aquele pele solta.

Eu aposto que ela ainda tem pelo menos outros 9 kilos de gordura guardados nas camadas de pele dela. No entanto, se ela perdesse outros 9 kilos de peso corporal, ela pareceria como uma vara solta! Mas isso não é por que ela tem pouca gordura... é por que ela não tem massa muscular suficiente!

Minha sugestão para essa mulher seria para recuperar a massa magra com uma dieta saudável e balanceada, e aumentar os músculos através de treinos com peso (veja Muscle Mass Myths). Depois de aumentar o peso corporal em 9Kg com massa magra, pela pode perder o resto do exesso de gordura, sem sacrificar nenhuma massa magra. Então ela teria um peso normal E uma composição corporal normal.

O que deve ser feito para evitar perda de massa muscular numa dieta, e ganhar depois os músculos perdidos, é um método fácil de medir a composição corporal (níveis de músculo e gordura), e um método de monitorar o balanço de energia, que é o balanço de calorias ingeridas e gastas. Este método está disponível em The Body Fat Guide.

Manter registrado as trocas na composição corporal usando The Body Fat Guide permite que você veja quanto de músculo você está perdendo através da dieta, e mais importante, permite que você mude a quantidade de calorias para previnir ou recuperar essa perda. Usando apenas a balança, muitas pessoas não sabem das suas trocas na composição corporal. Por exemplo, se você começar a sua dieta com 100Kg e 34% de gordura e terminar com 60Kg e 18% de gordura, você talvez espere parecer definido e trincado depois de perder 40Kg de peso e reduzir o percentual de gordura pela metade, mas The Body Fat Guide mostrará que você também perdeu 16Kg de massa magra no processo, e você terá um monte de pele flácida! Se você não quer que isso aconteça com você, use The Body Fat Guide regularmente para medir as trocas no seu corpo e ajustar a dieta até que você tenha resultados perfeitos!

** Tem um email que o artigo publica no final que eu não traduzi, pois ele apenas responde a uma pergunta com o que ele já havia escrito.

Fonte: http://www.bodyfatgu...m/LooseSkin.htm

Traduzido e adaptado por: Alessandro de Abreu

Se gostou da matéria, aperta o "Curtir" ali do lado ;)

caso uma pessoa faça cirurgia bariatrica, e perca mta gordura e massa magra junto, quando se iniciarem as atividades fisicas com uma boa alimentação, haverá um rapido ganho de massa magra devido a memória muscular? do mesmo jeito que alguem ativo, que pare de malhar e retorne alguns anos depois?

ou são 2 exemplos diferentes? e não se aplica a memoria muscular no primeiro caso, o caso da cirurgia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como ex-obeso que perdeu 40KG (somente na dieta sem cirurgia) em 6 meses e, portanto, por experiência própria está difícil de acreditar no artigo. Estou com 15% de BF e ainda tem muita pele no meu abdome, sem falar das estrias que se formaram em volta do umbigo. Estarei, se tudo der certo, fazendo abdominoplastia em janeiro. Amanhã irei ao médico acertar os pormenores. Mas se alguém tiver algum relato blz...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

caso uma pessoa faça cirurgia bariatrica, e perca mta gordura e massa magra junto, quando se iniciarem as atividades fisicas com uma boa alimentação, haverá um rapido ganho de massa magra devido a memória muscular? do mesmo jeito que alguem ativo, que pare de malhar e retorne alguns anos depois?

ou são 2 exemplos diferentes? e não se aplica a memoria muscular no primeiro caso, o caso da cirurgia

Se essa pessoa havia treinado antes, sim. Dá uma olhada nesse texto:

As agressões induzidas no treinamento geram mudanças na estrutura das células musculares. O principal mecanismo de compensação na estrutura muscular se dá quando as miofibrilas musculares são regeneradas do dano produzido pelo treinamento. Na periferia das fibras musculares estão monócitos denominados de células-satélites, cuja função é regenerar a fibra muscular danificada. Estas células se agregam à estrutura da célula muscular, produzindo novos núcleos no sarcoplasma, induzindo desta forma, um aumento do domínio mionuclear, ou seja, ocorre aumento da quantidade de núcleos na célula, bem como sua localização - os núcleos gerados pelas C.S. são mais centrais, enquanto os núcleos originais situam-se próximos ao sarcolema (membrana). Com o decorrer do tempo, graças a mudanças de expressão gênica, este mecanismo se torna mais fácil. Há uma aumento não da quantidade de proteínas teciduais como também dos constutuintes energéticos. Embora a célula perca volume no período de destreinameno, os núcleos adicionais permanecem inalterados. Ao conjunto destes fenômenos, é dado o nome de "memória muscular", pois refere-se a capacidade da estrutura muscular em adaptar-se a demanda do treinamento. Funciona como um mecanismo "aprendido" e portanto, mais fácil de ser repetido. Isto explica o rápido ganho de massa muscular de um individuo que treinou durante anos, parou por um período e voltou a treinar comparado a outro que nunca treinou antes.

Pode ler mais aqui: http://madilsonmedei...e-muscular.html

Como ex-obeso que perdeu 40KG (somente na dieta sem cirurgia) em 6 meses e, portanto, por experiência própria está difícil de acreditar no artigo. Estou com 15% de BF e ainda tem muita pele no meu abdome, sem falar das estrias que se formaram em volta do umbigo. Estarei, se tudo der certo, fazendo abdominoplastia em janeiro. Amanhã irei ao médico acertar os pormenores. Mas se alguém tiver algum relato blz...

O que o autor defende é que a pessoa deve reduzir a BF bastante para que a flacidez vá embora. Com 15% de gordura, ainda há bastante gordura sub-cutênea, logo a pele ainda não consegue se aderir ao músculo e reduzir de tamanho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Olá pessoal! Sou novo por aqui e gostaria que me ajudassem pois me identifiquei com o tópico, segue minhas história/medidas:

Bom, quando criança não acumulava gordura com facilidade na verdade parecia ter anorexia, só tinha cabeça (ectomorfo? Talvez...)

Mas essa fase passou quando cheguei aos 12 anos de idade e não gostava de praticar nenhum esporte, inclusive repeti de ano em educação física até completar o ensino médio.

Resultado, no inicio de 2008 estava pesando 89kg, sendo que a minha altura é de 1,60m...Então já viu né? Comecei a ter sérios problemas respiratórios e resolvi procurar um cardiologista. Ele simplesmente virou pra mim e disse: ‘’Serei direto e objetivo com você...Se continuar nesse ritmo, não chegará aos 30’’

Aquilo foi o empurrão para que eu acordasse, mas como perder tantos kilos se nem conseguia caminhar durante 30 min. Então comecei uma dieta hipocalórica que me rendeu uma perda de colossais 15kg (hoje sei que parte disso foi em músculos/ água/ gordura) e gostei de ter uma aparência melhor. Sendo assim foquei em tirar o restante de barriga, entrei na academia e conseguia malhar como uma pessoa normal e não mais como um obeso. No final de 2010 estava com 70kg e 38cm de braço, todos me elogiavam mas eu ainda me sentia medíocre por não ter alcançado o meu objetivo.

No inicio de 2011 comecei a praticar aeróbicos e usar termogênicos (café+chá verde), resultado...Cheguei na casa dos 65kg em outubro de 2011, mas ainda havia barriga em mim...:(

Nesse ano, depois de intensificar os aeróbicos e a musculação concomitantemente (o que me promoveu um belo catabolismo), parar de beber (sim...por causa da bebida demorei tanto tempo), parar de comer açúcar (açúcar nem no suco...:P), cheguei aos seguintes resultados:

Altura: 1,64m

Peso: 60kg

Bf: 12,55%

Idade: 22 anos

Pescoço: 35,5cm

Cintura: 75cm

Peito: 89cm

Quadril: 80cm

Perna: 49cm

Braço 31cm

Antebraço: 25cm

Aos 12% de bf já consigo ver meus abs, mas não é sempre e eu sinto mesmo como se tivesse uma fina camada de pele ‘’mole’’ (pra ser mais exata uns 4cm de pela, da superfície da cintura até o reto abdominal. Segundo os meus cálculos é o que falta pra chegar a 8% de bf) embaixo do umbigo, como se tivesse vazia. Não ta caída só não está consistente/definida como a pele acima do umbigo e abaixo do peito. A minha pergunta é...

O que pode ser?

Gordura teimosa?

Sobra de pele devido ao catabolismo (visto que quando tinha 70kg tinha também 105cm de peito e 38cm de braço)?

Ou simplesmente a gordura que falta? (menos provável, pois já me sinto MUITO magro).

E o mais indicado para acabar com isso seria o que? Uma dieta de bulk mas suplementação com whey+destrose+creatina com treino pesado pra recuperar os músculos perdidos (aumentando também a musculatura abdominal) pra depois tentar o cutting ou uma dieta de cutting mais suplementação com whey /ioimbina+cafeína e HIT cardio 2 vezes por semana (também conhecido como stubborn fat protocol 2.0) pra segurar o pouco de músculo que restou e tirar em pouco tempo o restante de gordura pra depois tentar o bulking?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...