Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Mito Da Glutamina

jeancitadel

Posts Recomendados

Postado

Acréscimo de Glutamina na dieta não funciona para hipertrofia, é um grande engodo.

Estudo da Faculdade de Educação Física da UnB comprova que o acréscimo da proteína glutamina na dieta não auxilia no ganho de massa magra durante musculação

A suplementação alimentar associada à musculação é a saída utilizada por muitos atletas e praticantes de atividades físicas para obter ganho de massa muscular e força. Complexos a base de proteína são alguns dos mais usados por muitos praticantes de musculação. Uma dessas substâncias, a glutamina, tem sido amplamente difundida nas academias de todo o país e até utilizada sem qualquer orientação. Porém, quem optou por esse suplemento com intenção de aumentar os músculos jogou seu dinheiro fora.

Segundo estudo desenvolvido pela fisiologista do exercício Keila Elizabeth Fontana, da Faculdade de Educação Física (FEF) da Universidade de Brasília (UnB), a glutamina não tem qualquer ação sobre a hipertrofia muscular de quem pratica musculação. O estudo testou um programa de exercícios com pesos associados à suplementação com glutamina e outra substância também bastante utilizada em academias, a creatina.

Segundo Keila, apesar de a glutamina não ser apropriada para o ganho de massa e força, tem aplicação relevante em trabalhos de grande desgaste físico. "Ela melhora as condições imunológicas, o que é importante para quem explora o máximo do corpo", reforça a pesquisadora. Quando o exercício é intenso, pode haver o chamado supertreinamento, que leva ao estresse físico e deixa a pessoa vulnerável a infecções. "Então, impedir a queda da imunidade permite ir mais longe com os treinos", argumenta.

O treinamento de 32 homens entre 18 e 30 anos foi acompanhado por oito semanas. Eles se exercitaram uma hora e meia por dia, quatro vezes por semana, divididos em três grupos: dois de 11 pessoas e um de 10. Os integrantes de um desses tomaram glutamina; os de outro, creatina; e os do terceiro grupo receberam placebo. Tanto voluntários quanto pesquisadores não sabiam quem tomava o quê, em uma técnica conhecida como duplo cego. No período de testes, a alimentação dos avaliados foi controlada para evitar resultados diferentes em função da nutrição. Atividades físicas paralelas também foram monitoradas para que qualquer impacto sobre a musculatura fosse exclusivamente motivado pelos exercícios do programa.

Todos ingeriram doses diárias de suplemento ou placebo 30 minutos após o treino. Na primeira semana, foi dada uma dose de impacto, de 0,3 grama para cada quilo de peso da pessoa. Durante as sete semanas seguintes, a quantidade diária foi dez vezes menor, de 0,03 grama, na chamada dose de manutenção. Para se ter uma idéia, uma colher de chá rasa equivale, mais ou menos, a 5 gramas. Os compostos, em pó, eram misturados a sucos ou qualquer outra bebida doce, já que o açúcar auxilia na absorção da proteína.

Entre os voluntários acompanhados, apenas um dos que tomaram creatina não teve gripes ou resfriados no período de treinamento. No grupo do placebo, 11 ficaram gripados, ou seja, todos os voluntários. Já daqueles que tomaram a glutamina, apenas três tiveram algum tipo de infecção. O estudo de Keila identificou essa propriedade da glutamina em musculação, mas a característica já havia sido descrita para atividades aeróbicas intensas, como a maratona.

Keila pretendia saber se a suplementação resultava em aumento de massa corporal magra superior ao verificado sem a ingestão de suplementos. Os perímetros de braço e perna, a quantidade de gordura, força, potência anaeróbica, capacidade aeróbica e condições metabólicas foram outros parâmetros comparados à pratica do exercício sem suplementação.

Os resultados mostraram que aqueles que ingeriram creatina ganharam mais que o dobro de massa magra em relação aos que tomaram placebo ou glutamina. O grupo da creatina teve, em média, 3,3% de ganho sobre sua massa anterior ao início dos exercícios, enquanto os da glutamina e placebo registraram 1,5%. No quesito força, quem tomou creatina verificou aumento em torno de 50% superior aos demais. O grupo da creatina, após dois meses de treinamentos, conseguiu elevar cargas 12% mais pesadas com os braços e 34% com as pernas. Os outros grupos aumentaram a carga máxima suportada em 7% para braço e 20% para perna.

Esses números foram verificados em homens. Mas acredita-se que as mulheres tenham resultados similares. "Mulheres que usam creatina provavelmente também ganham massa magra. Para a glutamina as conclusões devem ser as mesmas: não haverá hipertrofia", diz Keila. Não se pode afirmar, porém, que a proporção de hipertrofia se mantenha a mesma, já que questões hormonais tornam as malhadoras menos suscetíveis ao aumento de massa. "O fato de as mulheres terem mais dificuldade para ganhar massa faz da creatina uma opção interessante", confirma.

Glutamina não funciona para hipertrofia, é um grande engodo

A professora afirma que diversas casas especializadas em suplementação esportiva indicam e vendem a glutamina para ganho de massa muscular. "Glutamina não funciona para hipertrofia, é um grande engodo", alerta. Além de apresentar resultados de aumento dos músculos, o suplemento é, em média, três vezes mais caro do que a creatina.

Até a conclusão do estudo, não havia no país um trabalho sobre a associação da glutamina a exercícios de musculação. "É preciso ter cuidado: não se pode tomar nada só porque alguém disse que funciona. A orientação de um nutricionista e de um profissional de educação física é indispensável", afirma Keila. O conselho é valido não só para evitar perder dinheiro. Ingerir proteína em excesso, seja creatina, glutamina ou qualquer outra, sobrecarrega o fígado e o rim, o que pode acarretar problemas de saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Universidade de Brasília

Publicado em: 02/02/2004

-

Chupinhei de um fórum que achei no Google.

Postaria nos artigos, mas não posso criar tópicos lá.

• Supermoderador
Postado (editado)

Itens a destacar:

01 - Foi feita saturação por uma semana, tanto de glutamina quanto de creatina (30g ao dia para uma pessoa com 100 quilos de peso corporal);

02 - A dose de manutenção foi baixa (cerca de 3 gramas ao dia para uma pessoa com 100 quilos de peso corporal);

03 - Uma hora e meia de treino por dia é muito...

Editado por busarello
Postado

Essa matéria é antiguinha né...

Mas sei lá, depois que acrescentei a glutamina na minha suplementação, eu não fico tão cansado, sinto pronto para todas as séries, sei a bcaa ajuda, mas depois que botei a glutamina, ajudou mais ainda :D.

Postado

Já tomei glutamina várias vezes. E em nenhuma delas meu intuito foi ganhar massa magra. Sempre tomei somente pensando em uma recuperação mais rápida e aumento da imunidade. E sempre que leio artigos, matérias e posts sobre a glutamina, sempre, sempre, sempre, vejo indicação para recuperação e imunidade.

Mas tá valendo.

Postado

Eu nunca tomei glutamina pensando q ela iria me dar massa muscular.

Eu tomo porque ela melhora a recuperação e o sistema imunologico,sinto falta quando fico muito tempo sem tomar.

Postado

Eu não botava muita fé, mas quis experimentar e funciona sim, melhorei muito meus treinos, agora quem acha que é 'gastar dinheiro' só porque leu um artigo que o dr. blablabla postou vai na fé! Teorias e mais teorias, prefiro a prática.

Postado

Que estudo lazarento de mal feito, desculpa.

0.03g/kg de glutamina? Uma pessoa de 100kgs tava ingerindo 3g? Vai catar coquinho na descida né, ela achava o que, que ia transformar alguem em mutante com essa dose? 3g glutamina nao chega nem a passar pelos tecidos do intestino, imagina que ia fazer alguma diferenca muscular <_< manda ela usar 30g/dia e ai voltamos a conversar sobre os efeitos ;)

Abracos

Postado

Uso, 5g no cafe da manha, 5g no segundo shake pós, e 5g na ultima refeição... fora as que ja estão embutidas nas doses de Whey, e n pretendo parar de forma alguma, sinto que ajuda muito no sistema imunologico.

Postado

Que estudo lazarento de mal feito, desculpa.

0.03g/kg de glutamina? Uma pessoa de 100kgs tava ingerindo 3g? Vai catar coquinho na descida né, ela achava o que, que ia transformar alguem em mutante com essa dose? 3g glutamina nao chega nem a passar pelos tecidos do intestino, imagina que ia fazer alguma diferenca muscular <_< manda ela usar 30g/dia e ai voltamos a conversar sobre os efeitos ;)

Abracos

Concordo, usar 3g de glutamina não é nd, teria de usar no minimo 15g para obter algum ganho de massa, e tb comparar gltamina com creatina é brincadeir.

Abraços.

Postado (editado)

Desde QUANDO glutamina dá massa muscular ? É cada coisa que agente lê na internet. Eu também tomo , junto com BCAA, e tambem sinto que ajuda muito na recuperação. E da pra ver que ninguem do pessoal da faculdade da UnB levanta um peso, vai na academia, e faz um pesquisa antes na internet.

Editado por thefilipe
  • Supermoderador
Postado

Desde QUANDO glutamina dá massa muscular ? É cada coisa que agente lê na internet. Eu também tomo , junto com BCAA, e tambem sinto que ajuda muito na recuperação. E da pra ver que ninguem do pessoal da faculdade da UnB levanta um peso, vai na academia, e faz um pesquisa antes na internet.

[2]

Mesma coisa no meu caso, tomo pela ajuda na recuperação, pois de massa magra não ajuda em nada (o que eu ganho normalmente com ela é o mesmo que eu ganharia sem)

Postado

Essa pesquisa ta furada.

Nunca ninguém em sã consiciência afirmaria que a glutamina é pra ganhar musculos.

O principal motivo é manter a massa magra, tanto que antes de fazer uma cirurgia o paciente recebe glutamina.

Eu tenho tomado L-leucina antes das 3 principais refeições do dia, e tenho sentido muita diferença.

Como estou em dieta bulk, consegui elevar meu peso mais rápido.

Postado

Glutamina é precurso de GABA, que é otimo antes de dormir...

É OBVIO QUE ISSO RESULTA EM GANHO MUSCULAR !!! POIS NO SONO VOCÊ PRODUZ MUITO GH !!!

Postado (editado)

Eu também achava que era bobagem, mas ano passado quando resolvi fazer um cutting, gigamos que um pouco de cutting e ganhar massa com qualidade, tava cainhando em jejum, tomando D4, chegava glutamina, as vzs bcaa junto alumina, banana e aveia, multivtaminico. E apoós o treino, junto com whey optimum adicionava mais glitamina, totalizando em dias de treini e caminhada 10gramas de gluta por dia. Dia que fazia só um dos dois 5g.

Tinha dias q caminhava, esparava meia hora comia, esperava de meia a uma hora e ja ia treinar. Senti muuito menos fadiga entre as séries, fazendo antagonista-agonista chegava a dar 30 segunds a 45 segundo de intervalo e parecia que tava dando um min. um e pouco. E entre um dia e outro, apesar de treinar bem, também não sentia aquela dor que sentia normalmente, ou então bem menos mesmo treinando bem.

Não to tomando agora poruqe to meio sem grana, mas depois disso, sempre que possível vou adicionar glutamina, vou só ver melhor horários e dosagens, evoluindo.. Ressaltando tava com 65kg e comprei da Labrada.

Acho, assim como todos falaram que ela não dá ganho de massa diretamente, mas elarecuperando melhor, de um dia pro outro e até durante o treino, consequentemente iremos ter um treino melhor, mais pesado, e ai sim, indiretamente desenvolvendo mais massa.

Editado por D_Tox
Postado (editado)

pra mim seria uma boa porque volta e meia fico gripado

mas pelo preço vou continuar gripado mesmo

[2]

Se fosse barato eu usaria mas, infelizmente, glutamina só quando tiver sobrando dinheiro pra:

Caseína

NO

BCAA

e, quem sabe, Glutamina

AEHUhaeauehUEHuAEHuAE

Pra galera que falou de imunidade, uma boa opção mais barata é a Vit C mas se vc tem dinheiro, use os dois :D

Editado por Lastrevas
Postado

enquanto eu continuar pagando R$120 o kg, continuarei comprando todo mes ^^.. pra mim, da resultado :lol:

usei 15g por dia por 1 mes e não senti muita difereça

pra mim o custo x beneficio não valeu a pena

R$ 120,00 o kg é de se pensar, naonde isso?

Postado
Complexos a base de proteína são alguns dos mais usados por muitos praticantes de musculação. Uma dessas substâncias, a glutamina, tem sido amplamente difundida nas academias de todo o país e até utilizada sem qualquer orientação. Porém, quem optou por esse suplemento com intenção de aumentar os músculos jogou seu dinheiro fora.

Concordo que a pesquisa foi bem mau feita e tals.

Eu vi essa materia como querendo demonstrar e alertar que o que pregam por ai nem sempre é verdade.

São as perolas dos instrutores e coleguinhas de academia.

Quem quando era leigo nunca perguntou para o instruotor:

O que faço pra crescar?

Ae o cara responde: toma um bcaa um whey...

O que faço pra ter pique no treino?

Toma um malto.

(essa do malto é a pior... pq eu fiz isso e acumulei gordura e me sentia lerdona nos treinos)

Postado

Ingerir proteína em excesso, seja creatina, glutamina ou qualquer outra, sobrecarrega o fígado e o rim, o que pode acarretar problemas de saúde.

Eterna pérola.

Pelo que me lembro, o Ney aqui do fórum sempre disse que suplementar com glutamina seria desperdício. Já usei bastante, parei e não notei diferença em relação à imunidade.

Postado

Até hoje nunca vi ninguem que usou pelo menso 20g/dia e falou mal..

Eu mesmo usei e gostei MUITO. Acho que em cutting deve ser melhor ainda.

3g é piada, meu irmão de 3 anos que só anda de triciclo precisa mais que isso.

Abraço

Postado

Tomo 5 grama no pos treino e 5 grana no shake antes de dormi com proteinas e a glutamina acho que nao cresce mais ajuda na recuperacao ate os machucado seca mais rapido e bom paca pena que e caro

Postado

Leandro, pra mim que peso de uns 65kg a uns 68, será que 10 gramas é o suficiente? QUando tomei, tomava as vezes 5 e outros dias 10 e senti uma recuperação melhor. No meu caso quanto será que daria, umas 10 gramas? E em cutting essas mesmas 10 ou 15 de repente dariam?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...