Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia.org

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Abrir mão de treino de força para fazer cardio vale a pena?

Posts Recomendados

Postado

Olá pessoal, esse é meu primeiro post aqui. Sou iniciante e estou montando uma ficha de treino que melhor se adapta a mim.
Tenho apenas 50 min diários para treinar.
Peso 81 kg.
Altura: 180 cm.
Percentual de gordura: 24,5%.
Durante um mês, fiz uma dieta com 2150 kcal diárias e ganhei 2 kg.
Agora quero fazer um cutting para definir o abdômen, que está com bastante gordura acumulada.
Decidi reduzir para 1750 kcal diárias.
Estava fazendo um treino PPL+UL e acaba que estava drenando meus 50 minutos completos diários de academia. Só consigo treinar na hora do almoço e tenho 1h30; é o tempo de deslocar, treinar, almoçar e deslocar novamente.
Estou pensando em começar a fazer cardio no tempo que tenho para treinar.
Isso me restaria por volta de 30 min de musculação e 20 min de cardio diário.
Só que nesses 30 min eu constatei que consigo fazer no máximo 8-10 séries válidas.

Então, com isso, montei um treino UL+PPL com volume bem baixo.

Dia de superiores (upper): 2x peito, 2x ombros, 2x tríceps, 2x costas, 2x bíceps.
2x Supino Reto
2x Elevação Lateral
2x Tríceps
2x Puxada Frente
2x Rosca Scort Máquina
10 min cardio

Dia de inferiores (lower): 4x quadríceps, 2x posterior, 2x panturrilha.
2x Cadeira Extensora
2x Leg press
2x Mesa Flexora
2x Panturrilha em pé
20 min cardio

Empurrar (push): 4x peito, 2x ombros, 2x tríceps..
2x Supino Reto
2x Crucifixo
2x Desenvolvimento Ombros
2x Tríceps Unilateral
20 min cardio

Puxar (pull): 3x costas, 1x bíceps.
2x Graviton puxada aberta
2x Remada alta unilateral
2x Remada baixa pegada aberta
2x Rosca pegada W Polia
20 min cardio

Pernas (legs): 2x glúteos, 2x quadríceps, 2x posterior, 2x panturrilhas.
2x Levantamento Terra
2x Agachamento Hack
2x Stiff
2x Panturrilha
20 min cardio

Volume acumulado semanal por músculo:
Peito 6x
Quadríceps: 6x
Posterior: 4x
Ombros 4x
Tríceps 4x
Biceps 4x
Dorsal 4x
Costas superiores 4x
Panturrilha 4x
Glúteos 2x

Com esse treino, infelizmente não consegui encaixar. Abdômen, trapézio, lombares, abdutores e adutores.
Não sei se isso vai me prejudicar no futuro, mas gostaria de saber a opinião de vocês: se o treino está bem estruturado, se essa falta de exercícios de abdômen, lombares e o restante que abri mão vai fazer muita falta posteriormente, e se o volume para os músculos está ok.
Como sou iniciante, não enxergo ainda pontos fracos, porque sou todo frango.
Se vocês estivessem no meu lugar e buscassem perder gordura abdominal, abririam mão de 20 minutos diários de treino de força para fazer o cardio?

Postado
Em 30/03/2026 em 17:06, A Gonçalves disse:

Se vocês estivessem no meu lugar e buscassem perder gordura abdominal, abririam mão de 20 minutos diários de treino de força para fazer o cardio?

Se o teu foco é primariamente perder a gordura, faz sentido se você aumentar essa intensidade do cardio, fazendo HIIT ou alta intensidade, pois se tu fizer cardio LISS, o gasto calórico será bem próximo ao de se manter treinando. Então se fosse EU e a opção fosse cardio LISS, optaria por treinar mais. Mas se há a opção de HIIT ou cardio de alta intensidade, aí manteria o cardio, pois estaria aumentando o gasto calórico.

Agora assim, meu amigo, 1750 é pouco demais. Duvido honestamente que suas 2150 foram 2150. Você realmente calculou e pesou todas as refeições? Porque assim, 2150 já é pouco pra alguém saudável, adulto, de 80kg com 180cm.

Só de fazer a dieta de 2150, sem treinar, tu já deveria perder peso. Treinando teu gasto diário vai a pelo menos, 2600 kcals. Isso se for um NEAT baixo, treino médio pra fofo, e sem considerar o efeito térmico dos alimentos (digestão de proteínas, fibras, vegetais, etc.).

Dá uma revisada nessa tua dieta aí, provavelmente tem algum furo.

Postado

Como vc mesmo disse é iniciante, logo, o normal é ter menos volume muscular.
A gordura realmente incomoda no espelho, então eu concordo em fazer um cutting pelo menos até chegar proximo dos 18%BF no sentido de dar uma motivada ao ver o corpo mais magro, depois ficaria numa normocalorica pra fazer a recomposição corporal e quem sabe até ganhar um pouco de massa muscular ao mesmo tempo q perde gordura, ja que é iniciante isso é possível no primeiro ano de treino.

Não acho valido fazer cardio, pois com pouco tempo não ira treinar bem nem fazer cardio bem. No seu lugar, eu faria seg a sex musculação e Sabado e domingo 1h Cardio cada dia.

Se vc der preferencia para aumentar volume muscular, seu metabolismo aumenta junto, ficando um pouco mais facil perder gordura.

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Conta

Navegação

Pesquisar

Pesquisar

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.