Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia.org

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Upper Lower + Push Pull Legs ou Full Body? Qual funcionou melhor pra você?

Posts Recomendados

Postado

Galera, qual divisão de treino vocês sentem que dá mais resultado: Upper/Lower, PPL (Push/Pull/Legs) ou Full Body?

Estou revendo minha rotina e queria saber a experiência de vocês.

Qual estrutura funcionou melhor para sua evolução (hipertrofia/força)?

Postado
Em 20/10/2025 em 14:21, MarcosNeves225 disse:

Galera, qual divisão de treino vocês sentem que dá mais resultado: Upper/Lower, PPL (Push/Pull/Legs) ou Full Body?

Eu curto PPLUL. Porém, a divisão em si não é um fator tão determinante assim. Jamais faça uma divisão que vc não curte tanto só pq algum besta disse que 'da mais resultado'.

Postado

Não tem taaanta diferença assim mano, desde q vc dê o estimulo para a fibra pelo menos 2x na semana o resultado vai ser bem parecido.

Eu pessoalmente gosto p crl de ppl + upper/lower, mas unicamente por praticidade e por achar a divisão mais divertida de se fazer.

Mas upper lower, ppl normal (tenho algumas ressalvas) e fb são boas também

Postado

A melhor divisão é que se adapta a sua rotina.

A maioria das pessoas não são atletas de levantamento de peso e não podem dedicar muito tempo a academia.

Então o princípio é você ser realista com sua rotina, não tentar fazer algo que não condiz com sua realidade.

Dito isso, my favorite is Upper/Lower.

Postado

Eu consigo progredir carga melhor no U/L desde que comecei a fazer (antes fazia ppl).

Mas tem muitas muitas coisas pra se levar em consideração. Por exemplo, se vc treina fofo (maioria dos casos) vc vai precisar de um volume de treino maior, e talvez maior frequência se comparar com alguém que treina com maior intensidade.

Enfim, faz um split que vc consegue aderir e que estimule 2x na semana o músculo pelo menos. Tem mais detalhes mas impactam bem menos.

• 4 meses depois...
Postado

Tive problemas musculares e articulares com PPL-UL. Sendo natural, quando tu aprende a chegar na falha, tem que enxugar o volume. Lado positivo: são treinos curtos, até 1 hora.

A que me deu mais resultado foi U/L. Porém as pernas estavam tomando conta demais. Fora que que no Upper qdo vc chega em braços já quer embora kkkkkkkk

Hoje faço Anteriores x Posteriores, consigo dar 2x de estímulo em cada músculo com facilidade, o treino dura tanto quanto um U/L. E principalmente, consigo começar sempre por peito, ombro ou costas, consigo alocar mais volume em braços. A percepção é de um FB em algum momento do treino, mas você parte pros outros exercícios aquecido.

Percebo que estou equilibrando mais meus estímulos.

Postado
Em 02/03/2026 em 19:36, Lukinhas77 disse:

Tive problemas musculares e articulares com PPL-UL.

Explica melhor isso ai. Já te garanto que divisão nenhuma por si só causa algum problema !

Em 02/03/2026 em 19:36, Lukinhas77 disse:

Sendo natural, quando tu aprende a chegar na falha, tem que enxugar o volume. Lado positivo: são treinos curtos, até 1 hora.

Vc provavelmente ta seguindo muito influenciador de instagram que fica chegando na falha toda hora, brigando com o peso na última rep, fritando o snc sem necessidade alguma. Dai obviamente se vê obrigado a baixar o volume.

Postado

Segunda: Upper
Terça: Lower
Quarta: Push
Quinta: Pull
Sexta: Legs

• 2 semanas depois...
Postado
Em 04/03/2026 em 15:49, oluizrb disse:

Segunda: Upper
Terça: Lower
Quarta: Push
Quinta: Pull
Sexta: Legs

Você conseguiria detalhar o treino, só pra eu dar uma comparada com o meu aqui. Normalmente eu treino de 4 a 5x mas sem ser dias fixos, então às vezes o ciclo de uma semana pra mim (pra fechar 2x o músculo) tem 8 ou 9 dias.

Daí vai ter vezes que vai ser, por exemplo "legs, upper, lower". gostaria de ver uma planilha só pra comparar volume e exercícios.

Em 03/03/2026 em 09:27, PranTs disse:

Vc provavelmente ta seguindo muito influenciador de instagram que fica chegando na falha toda hora, brigando com o peso na última rep, fritando o snc sem necessidade alguma. Dai obviamente se vê obrigado a baixar o volume.

Cara, isso é muito irritante. Principalmente os tal de low volume pra tudo. Tu vê os caras quase se matando em umas 2 reps... Fui fazer isso uma vez e depois de 2 semanas tive que ficar quase 2 semanas sem treinar pq tava podre demais, mesmo com pouco volume. É muita fórmula só pra vender curso. Por sinal, isso tá um saco agora "low volume x high volume" daí parece que se o cara faz 3x8 a 12 sem falhar é um idiota, não pode, vai morrer, tem que ter 4 séries de 2 de preparação e 2x6 "de trabalho"...

Postado
Em 19/03/2026 em 10:07, symptom disse:

Você conseguiria detalhar o treino, só pra eu dar uma comparada com o meu aqui. Normalmente eu treino de 4 a 5x mas sem ser dias fixos, então às vezes o ciclo de uma semana pra mim (pra fechar 2x o músculo) tem 8 ou 9 dias.

Daí vai ter vezes que vai ser, por exemplo "legs, upper, lower". gostaria de ver uma planilha só pra comparar volume e exercícios.

Cara, isso é muito irritante. Principalmente os tal de low volume pra tudo. Tu vê os caras quase se matando em umas 2 reps... Fui fazer isso uma vez e depois de 2 semanas tive que ficar quase 2 semanas sem treinar pq tava podre demais, mesmo com pouco volume. É muita fórmula só pra vender curso. Por sinal, isso tá um saco agora "low volume x high volume" daí parece que se o cara faz 3x8 a 12 sem falhar é um idiota, não pode, vai morrer, tem que ter 4 séries de 2 de preparação e 2x6 "de trabalho"...

Claro. Eu faço todas até a falha, mas já vi o pessoal dizendo que não é o ideal. Faço pq gosto, e para mim está dando certo. Também uso 300mg de testo/semana, então isso ajuda na recuperação, não sei como ficaria para um natural.

UPPER
SUPINO RETO COM BARRA 3x 6-8
REMADA CURVADA 3x 6-8
DESENVOLVIMENTO 3x 8-10
PUXADA ALTA NA POLIA 3x 8-10
VOADOR 3x 10-15
ROSCA DIRETA 3x 10-12
TRÍCEPS TESTA NA POLIA 3x 12-15

LOWER
HACK 3x 6-8
STIFF 3x 8-10
CADEIRA FLEXORA 3x 8-10
CADEIRA ABDUTORA 3x 12-15
PANTURRILHA SENTADO 4x 12-15 (BISET COM EM PÉ)
PANTURRILHA EM PÉ ATÉ A FALHA

PUSH
SUPINO INCLINADO NO SMITH 3x 6-8
SUPINO RETO COM HALTER 3x 8-10
VOADOR 3x 10-12
ELEVAÇÃO LATERAL NA POLIA 4x 10-12
TRÍCEPS CORDA NA POLIA 3x 10-12

PULL
PUXADA NA POLIA ALTA 3x 6-8
REMADA CURVADA 3x 8-10
CRUCIFIXO INVERTIDO 3x 10-12
ENCOLHIMENTO 4x 10-12
ROSCA ALTERNADA 3x 10-12

LEGS
HACK 3x 6-8
BÚLGARO 3x 8-10
ELEVAÇÃO PÉLVICA 3x 10-12
CADEIRA EXTENSORA 2x 10-12

Postado
Em 3/19/2026 em 10:42 AM, oluizrb disse:

Claro. Eu faço todas até a falha, mas já vi o pessoal dizendo que não é o ideal. Faço pq gosto, e para mim está dando certo. Também uso 300mg de testo/semana, então isso ajuda na recuperação, não sei como ficaria para um natural.

UPPER
SUPINO RETO COM BARRA 3x 6-8
REMADA CURVADA 3x 6-8
DESENVOLVIMENTO 3x 8-10
PUXADA ALTA NA POLIA 3x 8-10
VOADOR 3x 10-15
ROSCA DIRETA 3x 10-12
TRÍCEPS TESTA NA POLIA 3x 12-15

LOWER
HACK 3x 6-8
STIFF 3x 8-10
CADEIRA FLEXORA 3x 8-10
CADEIRA ABDUTORA 3x 12-15

PUSH
SUPINO INCLINADO NO SMITH 3x 6-8
SUPINO RETO COM HALTER 3x 8-10
VOADOR 3x 10-12
ELEVAÇÃO LATERAL NA POLIA 4x 10-12
TRÍCEPS CORDA NA POLIA 3x 10-12

PULL
PUXADA NA POLIA ALTA 3x 6-8
REMADA CURVADA 3x 8-10
CRUCIFIXO INVERTIDO 3x 10-12
ENCOLHIMENTO 4x 10-12
ROSCA ALTERNADA 3x 10-12

LEGS
HACK 3x 6-8
BÚLGARO 3x 8-10
ELEVAÇÃO PÉLVICA 3x 10-12
CADEIRA EXTENSORA 2x 10-12

21 séries num dia só, todas até a falha? 5x na semana?
Teu treino está muito subótimo, não tem como estar tirando o máximo com isso aí, mas vai do objetivo, se está contente é o que importa.

Em 3/19/2026 em 10:07 AM, symptom disse:

Cara, isso é muito irritante. Principalmente os tal de low volume pra tudo. Tu vê os caras quase se matando em umas 2 reps... Fui fazer isso uma vez e depois de 2 semanas tive que ficar quase 2 semanas sem treinar pq tava podre demais, mesmo com pouco volume.

Isso aconteceu pq vc não tava acostumado a treinar dessa forma, mas esses debates de low volume, high volume são para otimização máxima de treino, no menor tempo de treino possível.

Postado
Em 19/03/2026 em 12:21, fullbodier disse:

isso é a prova clara q a pessoa não sabe oq é falha. E ainda joga a cartada q esou fazendo e esta dando certo 😂

Editado por Doctor Manhattan

Postado
Em 19/03/2026 em 12:33, Doctor Manhattan disse:

isso é a prova clara q a pessoa não sabe oq é falha. E ainda joga a cartada q esou fazendo e esta dando certo 😂

"Faço pq gosto, e para MIM está dando certo." Interpretação de texto tá inexistente. Faça oq eu faço, não faça, não estou nem aí. O rapaz pediu o treino que estou fazendo, eu falei e é isso.

Postado
Em 19/03/2026 em 12:21, fullbodier disse:

Teu treino está muito subótimo, não tem como estar tirando o máximo com isso aí, mas vai do objetivo, se está contente é o que importa.

Bom, eu faço até quando não consigo fazer mais nenhuma repetição, agora se é falha real ou não, aí já não sei. Realmente imagino que não seja o ideal, mas gosto de treinar assim. Pode demorar mais, mas vou chegar no meu objetivo então tudo certo

Postado
Em 3/19/2026 em 9:04 PM, oluizrb disse:

mas gosto de treinar assim.

Já treinei muito assim, e gostava mais do que do treino atual. E se duvidar, eu fiquei até maior do que sou hoje, naquela época eu não me media nem me pesava, mas lembro que fiquei bem grande.

Bom, eu faço até quando não consigo fazer mais nenhuma repetição, agora se é falha real ou não, aí já não sei. Realmente imagino que não seja o ideal,

O que desconfio é que você não está realmente tirando o máximo nas repetições iniciais nas séries, senão não conseguiria jamais ir até a falha na maioria das séries.

Pode demorar mais, mas vou chegar no meu objetivo então tudo certo

Esse é o motivo de tanto debate sobre low volume, treinar menos dias, e ter ganhos até maiores que outras abordagens.

• 1 mês depois...
Postado

Fullbody EOD (Dia sim, dia não) é objetivamente a melhor divisão, talvez FB a cada 36h, mas é meio imprático. A única forma que outra divisão te daria mais ganhos seria se você se recusasse a fazer FBEOD. Aderência e motivação são extremamente superestimados.

Postado
Em 4/23/2026 em 9:36 PM, cearamusclemachine disse:

Fullbody EOD (Dia sim, dia não) é objetivamente a melhor divisão, talvez FB a cada 36h, mas é meio imprático. A única forma que outra divisão te daria mais ganhos seria se você se recusasse a fazer FBEOD. Aderência e motivação são extremamente superestimados.

Por quê? Pode explicar o que te leva a julgar assim?

Postado
Em 24/04/2026 em 10:13, fullbodier disse:

Por quê? Pode explicar o que te leva a julgar assim?

Basicamente menos tempo em estado de atrofia. Mesmo que nenhum estudo mostre grande diferença em hipertrofia utilizando volume de treino equalizado em divisões 2x vs 3x (quando todas as séries são levadas a falha), tem uma tendência a 3x ser superior. Levando em consideração que cada série é menos estimulante que a anterior, devido a fadiga, e causa mais dano muscular, é mais inteligente você espalhar seu volume em porções menores.

Postado
Em 4/24/2026 em 3:07 PM, cearamusclemachine disse:

Basicamente menos tempo em estado de atrofia. Mesmo que nenhum estudo mostre grande diferença em hipertrofia utilizando volume de treino equalizado em divisões 2x vs 3x (quando todas as séries são levadas a falha), tem uma tendência a 3x ser superior. Levando em consideração que cada série é menos estimulante que a anterior, devido a fadiga, e causa mais dano muscular, é mais inteligente você espalhar seu volume em porções menores.

Eu fiz fullbody dia sim dia não, por meio ano, ao progredir carga, fui ficando exausto demais, comecei a dar 2 dias de descanso 1x na semana, mesmo assim não adiantou.
Pelo que percebi, treinar o corpo todo num dia só, exige muito do SNC, e vc acaba precisando de bem pouco volume, coisa de 4, 5 séries semanais para um grupo.
Mudei essa semana para Upper/Lower 2x na semana.
O fullbody exige todo treino aquecer todos os músculos e séries de feed, o que deixa longo e cansativo, precisa colocar anilhas nos aparelhos, etc.
Para hipertrofia é bom ter isolados, e no fullbody fica difícil encaixar isoladores, a não ser que alguns dias do fullbody, vc não faça compostos para alguns grupos musculares, só isoladores, nunca tentei.

Postado
Em 24/04/2026 em 15:19, fullbodier disse:

Eu fiz fullbody dia sim dia não, por meio ano, ao progredir carga, fui ficando exausto demais, comecei a dar 2 dias de descanso 1x na semana, mesmo assim não adiantou.
Pelo que percebi, treinar o corpo todo num dia só, exige muito do SNC, e vc acaba precisando de bem pouco volume, coisa de 4, 5 séries semanais para um grupo.
O fullbody exige todo treino aquecer todos os músculos e séries de feed, o que deixa longo e cansativo, precisa colocar anilhas nos aparelhos, etc.
Para hipertrofia é bom ter isolados, e no fullbody fica difícil encaixar isoladores, a não ser que alguns dias do fullbody, vc não faça compostos para alguns grupos musculares, só isoladores, nunca tentei.

Apenas faça 2 reps com 90% da sua carga de trabalho e você ta mais que pronto pra ir, óbvio que você vai fazer mais em exercicíos como padrões de agacho/terra.

Postado
Em 4/24/2026 em 3:23 PM, cearamusclemachine disse:

Apenas faça 2 reps com 90% da sua carga de trabalho e você ta mais que pronto pra ir, óbvio que você vai fazer mais em exercicíos como padrões de agacho/terra.

Ontem vi um treinador falando que ele mesmo bateu num limite e teve que reajustar o treino (ele meio que fez uma fase com altas repetições, e mais volume), pq o SNC começa a saturar uma hora, sempre manter low volume com alta frequencia (que necessariamente terá que ser baixas repetições), arrebenta com o SNC, um dia de descanso não é suficiente para o SNC, com o tempo ele vai acumulando stress.

Postado

Tive o mesmo problema, a exaustão no fullbody é absurda.

Postado
Em 26/04/2026 em 16:37, fullbodier disse:

Ontem vi um treinador falando que ele mesmo bateu num limite e teve que reajustar o treino (ele meio que fez uma fase com altas repetições, e mais volume), pq o SNC começa a saturar uma hora, sempre manter low volume com alta frequencia (que necessariamente terá que ser baixas repetições), arrebenta com o SNC, um dia de descanso não é suficiente para o SNC, com o tempo ele vai acumulando stress.

repetições baixas com 0-1rir entre 1-3 séries, contornando o maior problema que seria fadiga relacionada a ions de calcio, a cada 48 horas são totalmente recuperaveis. Quero ver o programa do cara que fala que isso não é possível. Certeza que você enfatiza excentrica, abusa de movimentos descedentes e enfatiza a parte alongada. Assumindo que tu não é servente de pedreiro e teu trabalho não demanda tanto esforço físico, não tem como explicar como você não se recupera a não ser exclusivamente por programação ruim.

Se quiser falar de treinador, olha o Keenan Malloy, gringo maluco do FBEOD.

Estudo comparando repetições altissimas (27rm) a (15rm) e mostrando que é totalmente possível se recuperar de 2 séries 0rir em 48horas.

https://doi.org/10.1080/02701367.2020.1734521

Editado por cearamusclemachine

Postado
Em 4/26/2026 em 5:20 PM, cearamusclemachine disse:

Quero ver o programa do cara que fala que isso não é possível.

https://www.instagram.com/p/DXhJD5IJBtC
É um short, tire tuas conclusões.

repetições baixas com 0-1rir entre 1-3 séries, contornando o maior problema que seria fadiga relacionada a ions de calcio, a cada 48 horas são totalmente recuperaveis.

Não seria 2 tipos de fadiga? Muscular e do Sistema Nervoso Central?
Ele falou de SNC, o físico realmente aguenta, mas o sono, e a disposição geral ficam afetados.

Postado

repetições baixas com 0-1rir entre 1-3 séries

Esse teu fullbody teria isoladores? Eu fazia umas 20 séries por dia, não tava aguentando. Eu fazia 4 exercícios compostos, e uns 7 isoladores por dia.
Um fullbody só com compostos e com umas 15 séries eu acho que aí sim vai de boas.

Postado
Em 26/04/2026 em 18:26, fullbodier disse:

Não seria 2 tipos de fadiga? Muscular e do Sistema Nervoso Central?
Ele falou de SNC, o físico realmente aguenta, mas o sono, e a disposição geral ficam afetados.

O termo correto pra fadiga muscular é fadiga espinhal do SNC (relacionado a fadiga local do musculo, causado principalmente por fatores como range de reps, focar no alongamento, e excesso de exercicios com perfil de resistencia descendente) que acontece medula espinhal, isso afeta a quantidade de comando motor central que atinge as fibras da musculatura recrutada. A fadiga supraespinhal do SNC, a que atingiria todas as musculaturas, normalmente mencionada em casos de overreaching ou overtraining, que se você apenas pratica musculação, beira o impossível de ser alcançado, seria relacionado ao volume total que você faz numa sessão.

Em 26/04/2026 em 18:34, fullbodier disse:

Esse teu fullbody teria isoladores? Eu fazia umas 20 séries por dia, não tava aguentando. Eu fazia 4 exercícios compostos, e uns 7 isoladores por dia.
Um fullbody só com compostos e com umas 15 séries eu acho que aí sim vai de boas.

Pelo contrario, meus treinos a grande maioria são exercicios mono articulares. Odeio fazer exercicio composto. Atualmente não tenho tempo de fazer fullbody, mas na epoca era 23sets 19 exercicios.

Em 26/04/2026 em 18:26, fullbodier disse:

https://www.instagram.com/p/DXhJD5IJBtC
É um short, tire tuas conclusões.

Ainda bem que ele admite que é achismo, não tem nenhuma base científica por trás disso. Nem numa perspectiva mecanicista o que ele tá dizendo faz sentido

Editado por cearamusclemachine

Postado

Eu tive o mesmo problema com o upper lower, até por não conseguir ter uma rotina tão certinha, então os descansos não bastavam, principalmente pros lowers. Daí quando chegava uma vez que a minha disponibilidade eram 3 dias seguidos deixava de ir um porque não conseguia fazer, por exemplo, lower-upper-lower seguido.

O que acabou funcionando melhor pra mim na pilha de puder ir quando tiver disponibiliadade foi o bom e velho PPL rotativo conforme os dias que vou (às vezes 4x, às vezes 5x na semana).

Tb fiquei muito exausto quando tentei 2 séries, com poucas repetições, cargas altas e indo até a falha ou próximo dela. Nesse quesito, o que tá funcionando melhor é as 3 séries de 8-10, 8-12, 10-15, etc (dependendo do exercício)

Postado

Somente pra adicionar algo na discussão.

Comecei no ano passado um FB 3x na semana, me baseei em um vídeo do Jordan Peters. No vídeo ele descreve um treino com 4 dias diferentes, e divide cada dia entre exercícios pesados (6~8 reps) e leves (15~20 reps). Então basicamente um dia tu treina os exercícios upper de forma "pesada" e os lower de forma "leve", no próximo treino inverte. Sempre com 1 ou 2 séries válidas.

Acho que ajuda justamente nessas questões levantadas. Tanto da fadiga, que fica mais administrável devido aos esítimuos diferentes, quanto da parte de encaixar isoladores.

Acabei gostando de treinar assim, e pra mim esse é principal fator pra não falhar os treinos. Caso alguém se interesse, posso ir atrás do vídeo e postar o link aqui.

Postado
Em 27/04/2026 em 10:30, HonemannD disse:

Somente pra adicionar algo na discussão.

Comecei no ano passado um FB 3x na semana, me baseei em um vídeo do Jordan Peters. No vídeo ele descreve um treino com 4 dias diferentes, e divide cada dia entre exercícios pesados (6~8 reps) e leves (15~20 reps). Então basicamente um dia tu treina os exercícios upper de forma "pesada" e os lower de forma "leve", no próximo treino inverte. Sempre com 1 ou 2 séries válidas.

Acho que ajuda justamente nessas questões levantadas. Tanto da fadiga, que fica mais administrável devido aos esítimuos diferentes, quanto da parte de encaixar isoladores.

Acabei gostando de treinar assim, e pra mim esse é principal fator pra não falhar os treinos. Caso alguém se interesse, posso ir atrás do vídeo e postar o link aqui.

Eu estava no fullbody tbm quase um ano e agora que estou no Upper Lower de novo. A minha queixa era sobre essa fadiga tbm no FB, eu assisti esse vídeo do JP e até pensei em aplicar isso no meu FB mas nunca tentei, se eu voltar pro FB de novo vou tentar aplicar isso e ver no que da

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Conta

Navegação

Pesquisar

Pesquisar

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.