Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia.org

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Pedrinho | -31kg e contando. Nutrição/Treinos/GLP-1

Posts Recomendados

Postado
Em 22/02/2026 em 00:11, Lucas disse:

Dá pra colocar cargas bem desafiadoras, basta um bom set up.

A vantagem é conseguir gerar um maior alongamento, especialmente atravessando o braço na frente do corpo, oq de quebra reduz a alavanca de alguns músculos, sobretudo o teres maior, que faz grande parte do trabalho em uma puxada no plano escapular ou frontal.

Sobre evolução de físicos usando isso, vale uma olhada na página do Kassem, volta e meia ele posta fotos de evolução de uma galera, inclusive gente com costas já boas inicialmente.

Não to dizendo que é obrigatório ou coisa parecida - até pq todo movimento de puxar trabalha em maior ou menor grau o lats -, mas é uma boa alternativa pra conseguir focar mais o trabalho no lats, especialmente pra quem tem dificuldade de desenvolver esse músculo - e tb pra quem quer um algo a mais ali.

Por acaso, escrevi um tópico sobre isso essa semana.

Repito aqui vcs 3 que defenderam postem fotos da sua evolução de dorsal. Falar q alguém com ótima genética recomenda ou teve evolução é quase a mesma coisa q falar q com o Ronnie Coleman funcionava.

Falando sério eles fazem e recomendam mais eu aposto que não é como exercício principal, e talvez nem como secundário mas eles fazem,

Editado por Doctor Manhattan

• Respostas 316
  • Visualizações 18,8k
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Postado
Em 22/02/2026 em 07:42, Doctor Manhattan disse:

Repito aqui vcs 3 que defenderam postem fotos da sua evolução de dorsal. Falar q alguém com ótima genética recomenda ou teve evolução é quase a mesma coisa q falar q com o Ronnie Coleman funcionava.

Falando sério eles fazem e recomendam mais eu aposto que não é como exercício principal, e talvez nem como secundário mas eles fazem,

vc que defende outra coisa, posta aí a sua evolução de dorsal...

doug, de coração, esse tipo de resposta é a mais retardada que existe aqui no fórum, pq ela serve pra absolutamente qualquer lado... eu posso argumentar que quem desenvolve o lats com puxadas abertas convencionais só conseguem pq usaram quilos de drogas ou pq tem uma genética top...

vc, por exemplo, mesmo com mtas drogas não conseguiu desenvolver tão bem fazendo esses exercícios típicos, mas mesmo assim eu não acho que esse seja um bom argumento contra esses exercícios, que são ótimos

percebe como esse tipo de referência individual não serve pra nada?

eu falei de referências do Kassem pq ele posta evoluções bem bacanas com puxadas e remadas unilaterais, pull arounds e afins, mas num universo mais próximo poderia citar o @Debew e seus alunos, que tb tiveram boa evolução com isso

em breve eu posto algo mostrando minha evolução modesta, como sempre faço lá no meu diário e, volta e meia, alguém pede como se fosse um atestado de conhecimento - o que não é, independente do tamanho da evolução

Postado
  • Autor
Em 20/02/2026 em 19:08, ppfschmitt disse:

Blz, alguma sugestão?

🤡

Daora a discussão aí, mas se alguém critica um exercício X, pelo menos deveria dar sugestão de troca e argumentar também, só criticar não me ajuda kkkk. Mas agradeço ao tempo disponibilizado, sempre treinei bem errado, agora que estou melhorando nisso, aprendo bastante aí com vocês.

Minha base no treino de PULL já tenho: puxada alta aberta pronada (frontal) / remada baixa (sagital) / remada alta (transversal), eu só buscava um exercício para trabalhar no treino de Upper. Eu fazia outra puxada alta com a pegada neutra (cotovelo mais para frente) e resolvi testar essa puxada unilateral, mas tbm não curti muito não pela estabilidade. É igual o Facepull... cheguei nos 70kg e a estabilidade ficou zoada. Vou manter a puxada neutra mesmo.

Quanto ao tríceps, realmente é o mesmo movimento, vou fazer ele com o cotovelo apontado pra baixo que achei mais confortável.

Final de semana foi 100%. Dieta seguida sem errar, treino de pernas sábado com progressão mesmo sem joelho.

E finalmente bati os -30,6 kg (pesei hoje 121,9).

Peso oficial só quarta, mas tava ansioso.

Boa semana a todos!

Editado por ppfschmitt

Postado
Em 23/02/2026 em 09:03, ppfschmitt disse:

Minha base no treino de PULL já tenho: puxada alta aberta pronada (frontal) / remada baixa (sagital) / remada alta (transversal), eu só buscava um exercício para trabalhar no treino de Upper. Eu fazia outra puxada alta com a pegada neutra (cotovelo mais para frente) e resolvi testar essa puxada unilateral, mas tbm não curti muito não pela estabilidade. É igual o Facepull... cheguei nos 70kg e a estabilidade ficou zoada. Vou manter a puxada neutra mesmo.

A puxada neutra no plano sagital vai funcionar bem. Mas se quiser insistir na unilateral, de repente esse vídeo do Ben Yanes ajude:

https://www.instagram.com/reel/DTvGvhkiKqk/?igsh=MXhxbDE4dG5iZ2g0ZQ==

Algumas vantagens que vejo desse movimento unilateral são:

1. permitir maior amplitude;

2. permitir atravessar o braço na frente do corpo, mesmo que levemente, oq aumenta o alongamento e reduz a contribuição do redondo maior, aumentando o envolvimento do latíssimo dorsal;

3. possibilidade maior de progressão de carga, já que mtas puxadas tem limite baixo de placas pra movimento bilateral.

Eu faço semi ajoelhado no cross ou na polia que tenho em casa e curto:

O ideal é ter menos movimento do tronco do que eu fiz no final da série, mas é mais ou menos isso aí.

Dá pra ver que não perdi a estabilidade e o exercício foi bem desafiador, a ponto de eu falhar. Ainda é possível colocar um halter sobre a coxa se a carga ficar mto alta, pra ancorar melhor o corpo.

Postado
Em 23/02/2026 em 12:21, Doctor Manhattan disse:

mas no video vc nao usa uma amplitude maior, nem alongamento, vc para antes de alongar, eu alongo mais q isso no pulley frontal

Pra alongar “mais” que isso teria que aduzir os ombros - na verdade não estaria simplesmente alongando mais, apenas aumentando a amplitude em uma posição desfavorável ao latíssimo. Dessa forma (unilateral e cruzando o braço na frente do corpo) tem a maior amplitude e alongamento numa posição onde o lats tem grande alavanca.

É melhor alongar o latíssimo do plano sagital pra dentro (cruzando o braço na frente do corpo), ou seja, sem adução (jogando pro plano escapular/frontal, pro lado do corpo). E também sem precisar ultrapassar ~120° de flexão de ombro (elevação do braço em relação ao tronco, à frente do corpo), que é a posição a partir da qual o latíssimo perde mta alavanca (ele ainda consegue realizar trabalho, mas aí o redondo maior e alguns músculos do upper back começam a fazer a maior parte do trabalho).

Esse teste é fácil de fazer. Eleve o braço no plano sagital, diretamente à frente do corpo, sem jogar pro lado e fazendo força no latíssimo. Veja até onde seu braço vai. Pronto, esse é o limite de extensão de ombro. Agora jogue o braço pra dentro e veja se o lats não alongou ainda mais. Vai ver que sim. Essa é a ideia.

É possível ainda torcer o tronco lateralmente (mantendo fixo nessa posição) pra alongar ainda mais

E, como tá lá no tópico [Artigo] Como otimizar o treino de latíssimo dorsal não tem certo e errado, só objetivos diferentes. Tem treinar costas como um todo e tem treinar latíssimo de forma mais direcionada.

Nas palavras do Kassem:

“Ir além de 120° de flexão ou abdução do ombro ainda alonga os lats e, apesar de ter menos alavancagem no ombro, eles ainda têm uma ótima alavancagem na articulação esternoclavicular. No entanto, fazer isso de forma totalmente vertical provavelmente não é a melhor maneira de alongar ou treinar os lats em alongamentos musculares maiores. É por isso que projetamos os pull-arounds para as diferentes divisões.”

Postado
Em 2/23/2026 em 12:56 PM, Lucas disse:

Pra alongar “mais” que isso teria que aduzir os ombros - na verdade não estaria alongando mais, apenas aumentando a amplitude em uma posição desfavorável ao latíssimo. Dessa forma tem a maior amplitude e alongamento numa posição onde o lats tem grande alavanca.

É melhor alongar o latíssimo do plano sagital pra dentro (cruzando o braço na frente do corpo), ou seja, sem adução (jogando pro plano escapular/frontal, pro lado do corpo). E também sem precisar ultrapassar ~120° de extensão de ombro (elevação do braço em relação ao tronco), que é a posição a partir da qual o latíssimo perde mta alavanca (ele ainda consegue realizar trabalho, mas aí o redondo maior e alguns músculos do upper back começam a fazer a maior parte do trabalho).

Apesar de eu não saber nada de ciência do movimento, e nem isocinética, pela intuição, realmente o latíssimo parece continuar tenso e bem alongado usando essa estratégia, realmente me parece ser muito efetivo.

Mas o problema nas academias eu entendo que é o setup.
A maioria que faz unilateral acabam usando o pulley, e nele o tronco fica instável, na minha academia tem máquina de puxada unilateral, mas novamente, o corpo fica instável, fora que não da pra cruzar o braço na posição esticada.

Fora que se o cara faz no cross, ele precisa levar um banco, toma um baita espaço, ou seja, um transtorno na academia.
Seria uma ótima ter uma máquina para isso e que resolvesse todos esses problemas.

Postado
Em 23/02/2026 em 13:09, fullbodier disse:

Mas o problema nas academias eu entendo que é o setup.

No set up que o Ben Yanes mostra no link que postei fica bom. Semi ajoelhado fica bom tb, não precisa de banco.

E, repito, tem nada de errado em fazer a puxada bilateral no plano sagital, neutra ou supinada, focando em latíssimo. Fica mto bom tb. Só acho que unilateral fica um tiquinho melhor.

Postado
  • Autor
Em 24/02/2026 em 13:44, Debew disse:

viadagem se preocupar tanto com isso

E ai monstrão, lembro de vc das antiga aqui, sou lá de 2012 tbm. Só tive que criar outra conta.

Tmj

• ppfschmitt mudou o título para Pedrinho | -31kg e contando. Nutrição/Treinos/GLP-1
Postado
  • Autor

--
Bom dia senhores. Hoje fechamos 19 semanas de dieta e 15 de treino (comecei 1 mês depois).

PESAGEM OFICIAL (2026 - pesagens anteriores ta no 1º post)

07/01/26: 129,7 kg
14/01/26: 128,3 kg
21/01/26: 127,6 kg
28/01/26: 125,9 kg
04/02/26: 124,6 kg
11/02/26: 123,8 kg
18/02/26: 122,7 kg
25/02/26: 121,5 kg

-31 kg no agregado
-8,2 kg no ano
-1,2 kg na última semana

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Conta

Navegação

Pesquisar

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.