Postado 30/05/2025 às 00:54 05/30, 2025 Este é um post popular. VELOCITY-BASED TRAINING (VBT) APLICADO AO POWERLIFTING Precisão, autorregulação e desempenho baseado em dados INTRODUÇÃO O Velocity-Based Training (VBT) vem se consolidando como uma ferramenta de excelência para treinadores e atletas de força. Em vez de depender apenas de percentuais do 1RM ou escalas subjetivas de esforço (RPE), o VBT traz dados objetivos em tempo real sobre o desempenho da repetição — com isso, é possível modular intensidade, volume e estímulo neuromuscular com precisão. No powerlifting, onde os detalhes da carga e do esforço impactam diretamente a recuperação e o progresso, essa abordagem permite extrair o máximo do treinamento sem ultrapassar limites estruturais. POR QUE USAR VBT NO POWERLIFTING? Autoregulação mais precisa que o RPE sozinho Prevenção de overtraining, especialmente em blocos de intensidade Monitoramento longitudinal de força neuromuscular Adaptação da carga em tempo real, respeitando o estado do dia Feedback imediato de intenção explosiva — mesmo com cargas pesadas ZONAS DE VELOCIDADE: FOCO EM FORÇA MÁXIMA Zona Velocidade (m/s) %1RM estimado Objetivo Força máxima pura < 0,50 85–100% Aumentar 1RM com intenção máxima Força-velocidade 0,50 – 0,75 75–85% Melhorar força com menos desgaste Nota: acima de 0,75 m/s raramente interessa ao powerlifting, exceto para recuperação ativa ou transições com foco em potência. VELOCIDADE MÉDIA × %1RM (EXERCÍCIOS DE POWERLIFTING) %1RM Agachamento (m/s) Supino (m/s) Terra (m/s) 100% 0,30 0,15 0,20 90% 0,40 0,25 0,30 85% 0,50 0,30 0,35 80% 0,60 0,40 0,45 70% 0,75 0,50 0,60 Fonte: Travis Mash, VBTcoach, Mann et al. PERFIL DE FORÇA-VELOCIDADE (FSV): COMO CONSTRUIR Escolha 4–6 cargas submáximas (%1RM: 40, 60, 70, 80, 90%). Execute 1 repetição explosiva com cada carga e meça a velocidade média concêntrica. Trace a curva FSV (eixo X: carga %, eixo Y: velocidade). A curva permite: Estimar o 1RM real sem testá-lo. Monitorar progresso: subida da curva = ganho de força. Detectar fadiga crônica: velocidade cai com mesmas cargas. RPE × VELOCIDADE (LAST REP VELOCITY) RPE Velocidade da última rep (m/s) 10 0,15 – 0,20 9 0,25 – 0,30 8 0,35 – 0,40 7 0,45 – 0,50 → Pode-se usar esse dado para validar o RPE relatado e garantir consistência. ESTRATÉGIAS PRÁTICAS PARA O POWERLIFTING 1. AUTORREGULAÇÃO POR VELOCIDADE 1ª repetição lenta (< alvo) → Reduza a carga em 2–5%. Velocidade dentro da faixa → Mantenha. Velocidade acima da faixa → Pode aumentar a carga ou volume. 2. GESTÃO DE FADIGA: PERDA DE VELOCIDADE Perda dentro da série Recomendação <10% Manter série 10–20% Finalizar a série após essa repetição >20% Parar imediatamente (sinal de fadiga) 3. ESTIMATIVA DO 1RM EM SESSÃO Use a velocidade mínima (MVT) para estimar o 1RM com base na carga: Ex: se no agachamento a carga de 180 kg foi levantada a 0,30 m/s, essa pode ser considerada o 1RM do dia. APLICAÇÃO EM MACROCICLOS Off-season / volume: Trabalhar com 0,50–0,75 m/s, com foco técnico e tolerância à fadiga. Blocos de força: Trabalhar abaixo de 0,50 m/s; Monitorar MVT para prever pico de força. Peaking / Testes: Monitorar velocidade decrescente com carga crescente; Interromper se a curva de desempenho cair antes do previsto. LIMITAÇÕES E CONSIDERAÇÕES Dispositivos imprecisos (apps sem validação podem errar a leitura). Foco técnico e intencionalidade afetam a velocidade tanto quanto carga. Zona <0,30 m/s = risco de deterioração técnica → cuidado com o volume nessa zona. CONCLUSÃO No powerlifting, onde pequenos ajustes produzem grandes resultados, o VBT fornece uma ferramenta objetiva, precisa e adaptável para melhorar força máxima, monitorar fadiga e individualizar o estímulo. Com dispositivos confiáveis e interpretação adequada das zonas de velocidade, treinadores e atletas ganham um recurso valioso para maximizar o desempenho e minimizar o risco de estagnação e lesões. “A velocidade não mente. Ela diz como seu corpo está respondendo hoje.” – Travis Mash Melhores marcas: Agachamento 3x160kg@10 (~174kg) Snatch 90kg Supino reto 140kg Terra 3x180kg@8 (~209kg) C&J 114kg Desenvolvimento 90kg Barra fixa 5x126kg(+34kg)@8,5 (~152kg) Clean 120kg/Jerk 120kg Push press 120kg Links: Tópicos que eu criei [Diário] Máximas diárias de agachamento e supino @notsoheavylifts #teamcontrolfreak
Postado 30/05/2025 às 01:05 05/30, 2025 Autor Este é um post popular. QWIK VBT Com o avanço da tecnologia, diversos aplicativos surgiram com a proposta de oferecer análise de velocidade sem a necessidade de equipamentos caros. Entre eles, o Qwik VBT se destaca como um dos mais confiáveis para o contexto do powerlifting. PRECISÃO DO QWIK VBT Um estudo publicado na revista PLOS ONE (2024) comparou três aplicativos de rastreamento de velocidade com um sistema de captura de movimento 3D (Vicon) e um transdutor linear comercial (RepOne). O Qwik VBT foi o único app que demonstrou alta precisão, sem perda de repetições, e com excelente correlação com os sistemas laboratoriais. Erro quadrático médio (RMSE): entre 0,01 e 0,04 m/s Viés médio padronizado (SMB): entre 0 e 0,21 Nenhuma repetição foi perdida durante a análise Referência: Cross, M. R., Taber, C. B., Oranchuk, D. J., & Wagle, J. P. (2024). The validity and reliability of smartphone apps for measuring barbell velocity in resistance training: a comparison against motion capture and linear transducer systems. PLOS ONE, 19(11), e0295359. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/39561127 FUNCIONALIDADES DO QWIK VBT Análise via vídeo: usa visão computacional para medir a velocidade da barra Importação e edição de vídeos (corte, zoom, alinhamento) Métricas detalhadas: velocidade média, pico, amplitude de movimento, pausas, caminho da barra Comparação lado a lado de repetições Exportação para .csv e .json Armazenamento em nuvem gratuito UTILIDADE NO POWERLIFTING O Qwik VBT é ideal para atletas que treinam sozinhos ou em academias sem acesso a dispositivos como o GymAware. Por meio da câmera do celular, é possível obter feedback imediato sobre a velocidade do movimento e ajustar a carga de forma objetiva, maximizando o treino e prevenindo excesso de fadiga. Melhores marcas: Agachamento 3x160kg@10 (~174kg) Snatch 90kg Supino reto 140kg Terra 3x180kg@8 (~209kg) C&J 114kg Desenvolvimento 90kg Barra fixa 5x126kg(+34kg)@8,5 (~152kg) Clean 120kg/Jerk 120kg Push press 120kg Links: Tópicos que eu criei [Diário] Máximas diárias de agachamento e supino @notsoheavylifts #teamcontrolfreak
Postado 30/05/2025 às 10:10 05/30, 2025 Abordagem top, assunto extrememante interessante, poucos conhecem e aplicam até mesmo em salas grandes de musculação. Unico ponto negativo do vbt é ter que gravar, armazenar e depois carregar no app, pra mim que tenho celular basico1 e treino em horarios de chifrudo, é dificil as vezes. Diario de Treino O Princípio do ‘Círculo de Uma Repetição’ – Por que volume não importa? Discussão Poder em Numeros e Observação - By Dante Tudrel (DC Training) Como ficar mais forte imediatamente no Agacho, Supino e Terra. Não busque treinar mais, e sim treinar melhor.
Postado 30/05/2025 às 14:05 05/30, 2025 Autor Na base do feeling, sem ter lido mto sobre o tema eu já tava usando alguns conceitos, na base do empirismo: Em 07/05/2025 em 11:57, Lucas disse: O búlgaro tem me ensinado a confiar na velocidade da barra mto mais q no feeling. Em alguns dias lixo, eu vou lá e faço um agacho q não acho tão fácil, percepção de esforço não tão baixa, e qd olho a velocidade e o vídeo o lift foi mto bom. Daí vou pro seguinte, com base na velocidade. Essa estratégia rendeu 100% de sucesso até aqui (falhei na única vez que não confiei na velocidade e fui pelo feeling). Já no supino eu tenho mais confiança e mtas vezes confio mais no feeling do que na velocidade. Resultado: algumas falhas, q poderiam ser evitadas se eu fosse mais objetivo. Em termos de parâmetros, basicamente qq agacho acima de 0,30m/s permite mais uma máxima. Já pro supino esse corte pode ficar um pouco mais baixo, na casa de 0,25m/s. Sigo medindo a velocidade com o app Quik VBT e recomendo pra melhorar a avaliação de nível de esforço. Pra múltiplas reps tem uma tabelinha de referência que funciona mto bem: INTENSIDADE 70% 75% 80% 85% 90% Perda de Velocidade RPE RPE RPE RPE RPE 10% 4 5,5 6,5 7,5 8,5 20% 4,5 6 7 8 9 30% 6,5 7,5 8,5 9 9,5 40% 8 9 9,5 10 10 Interessante ter visto que realmente no supino a velocidade da barra é bem menor que no agachamento. E a faixa de corte de 0,30m/s no agachamento e 0,25m/s no supino é praticamente a mesma sugerida pelos caras que treinam usando VBT (0,30m/s e 0,15m/s). Melhores marcas: Agachamento 3x160kg@10 (~174kg) Snatch 90kg Supino reto 140kg Terra 3x180kg@8 (~209kg) C&J 114kg Desenvolvimento 90kg Barra fixa 5x126kg(+34kg)@8,5 (~152kg) Clean 120kg/Jerk 120kg Push press 120kg Links: Tópicos que eu criei [Diário] Máximas diárias de agachamento e supino @notsoheavylifts #teamcontrolfreak
Postado 31/05/2025 às 02:26 05/31, 2025 Eu achei massa ver essa contagem de velocidade nos seus relatos e agora entendo melhor como funciona a lógica. Mais uma vez, baita tópico, men. DIÁRIO DE TREINO - Treinamentos e Devaneios de um Metido a Filósofo - [Diário do CDR]
Postado 1/06/2025 às 20:59 06/1, 2025 Tópico show! Futuramente vou testar esse aplicativo. Minhas evoluções, "desevoluções" e patacoadas variadas - todos os erros possíveis, mas agora vai: https://drive.google.com/drive/folders/1BBWkpug3G0FllCrBLRvMfdRuZiyF6Qbq?usp=drive_link Criei um diário: Diário “Agora Vai”! - Dessa vez eu não desisto - Diário de Treino - Fórum Hipertrofia Dica de vídeo bom pra iniciante: 10 Years of Muscle Building Advice in 23 Minutes
Crie uma conta ou entre para comentar