Postado 16/01/2023 às 00:03 01/16, 2023 Fala aí galera! Recentemente resolvi mudar meu treino, por muito tempo usei o ABC clássico, depois fui pro ABCD por um período e gostei (usei pra aumentar a frequência do treino de pernas), e agora resolvi testar um ABCDE. Faço academia há muitos anos mas só entendi a ideia de treinar pesado faz 1 ano e meio, então considero isso como meu tempo de treino de verdade Queria umas opiniões de vocês, já ouvi falar que pra natural não é tão bom porque fica muito tempo de intervalo pra cada grupamento muscular mas também já ouvi falar bem. Tinha 3 objetivos principais: ter 2 treinos de perna (um mais focado pra quadríceps e outro pra posterior), ter um treino separado de braço sem juntar com peito/costas, e treinar panturrilha 2x na semana pra ver se cresce kkkk Treino A - Peito e Panturrilha Aquecimento Supino Halteres - 2x15 Supino Inclinado - 4x12 Supino Reto Halteres (drop-set) - 4x12 Crossover reto (bi-set) - 3x12 Supino Prensado (bi-set) - 3x15 Gêmeos Leg Press - 4x12 Gêmeos em Pé Smith (FST-7) - 7x12 Treino B - Perna (Quadriceps) e Abdominal Aquecimento Cadeira Extensora Slow - 4x12 Agachamento - 4x12 Leg Press - 4x12 Agachamento Búlgaro - 4x12 Abdominal (Reto + Oblíquo) - 3x15 Prancha Abdominal - 3x60s Treino C - Tríceps, Bíceps e Antebraço Aquecimento Tríceps Corda - 2x15 Tríceps Francês unilateral - 3x12 Tríceps Coice Unilateral - 3x12 Tríceps Testa Barra W - 3x12 Aquecimento Rosca Polia Baixa - 2x15 Rosca Alternada - 3x12 Rosca Scott Unilateral - 3x12 Rosca na Polia Alta - 3x12 Rosca Inversa - 3x12 Rosca punho Barra W (Rest-Pause) - 3x12 Treino D - Posterior + Panturrilha e Ombro Cadeira Flexora (drop-set) - 4x12 Stiff Smith - 4x12 Gêmeos Leg Press - 4x12 Gêmeos em Pé Smith (FST-7) - 7x12 Desenvolvimento Arnold - 4x12 Elevação Lateral c/ Halter - 3x12 Elevação Lateral na Polia - 3x12 Treino E - Costas e Trapézio Aquecimento Remada Curvada - 2x15 Remada Cavalinho - 4x12 Pulley Frente - 4x12 Remada Serrote - 4x12 Remada Baixa (drop-set) - 3x12 Encolhimento Halteres - 4x12 Encolhimento Smith - 4x12 Me digam aí o que acham dessa divisão
Postado 16/01/2023 às 00:56 01/16, 2023 Irmão, eu iria um pouco diferente perna peito e ombro Costas perna braços e tem alguns exercícios, ordem e etc que não me apetecem muito, e no MEU GOSTO eu acho um volume muito baixo, mas isso é MINHA OPINIÃO!!! Tô escrevendo assim porque tem um pessoal que tem dificuldade de cognição ou só gosta de implicar mesmo
Postado 16/01/2023 às 01:14 01/16, 2023 Tô fazendo Quadríceps Peito+bíceps Posterior+trapézio Costas+tríceps Ombros+abdômen Tive que fazer uma cirurgia e fiquei 1 mês parado mas já estava 1 ano direto, após retorno ganhei 500g em cada semana do mês de dez e janeiro. Início 15/dez com 59. Atual 15/Jan com 62,5.
Postado 16/01/2023 às 16:54 01/16, 2023 Autor Em 15/01/2023 em 21:56, MadrugaDentista disse: Irmão, eu iria um pouco diferente perna peito e ombro Costas perna braços e tem alguns exercícios, ordem e etc que não me apetecem muito, e no MEU GOSTO eu acho um volume muito baixo, mas isso é MINHA OPINIÃO!!! Tô escrevendo assim porque tem um pessoal que tem dificuldade de cognição ou só gosta de implicar mesmo Relaxa, minha ideia mesmo era ver a opinião da galera e pegar um pouco de cada um kkkk O que você mudaria de exercícios e de volume? Tentei manter 16-20 séries pra músculos grandes e 9-12 pra pequenos
Postado 16/01/2023 às 18:33 01/16, 2023 Minha opnião é parecida com a do Madruga, colocaria ombro com peito com certeza. O aquecimento é pra todo agrupamento muscular, ta faltando alguns, e sem contar, vai até a falha tambem desde o aquecimento.
Postado 16/01/2023 às 18:56 01/16, 2023 Solução Em 15/01/2023 em 21:03, Frangolino de Verão disse: Queria umas opiniões de vocês, já ouvi falar que pra natural não é tão bom porque fica muito tempo de intervalo pra cada grupamento muscular mas também já ouvi falar bem. O ponto é que, não é que não seja bom, todavia, treinos mais frequentes TENDEM a ser melhores. Tender a algo não necessariamente diz que com toda certeza vá ser, mas tem uma forte tendência. No final do dia o que vai importar é a tua adesão aquele programa e taxa de progressão. Se com uma rotina menos frequênte tu tem uma adesão maior, ela TENDE a lhe trazer melhores resultados. Em 15/01/2023 em 21:03, Frangolino de Verão disse: Tinha 3 objetivos principais: ter 2 treinos de perna (um mais focado pra quadríceps e outro pra posterior), ter um treino separado de braço sem juntar com peito/costas, e treinar panturrilha 2x na semana pra ver se cresce kkkk Esse quote é só pra separar mesmo. Aquecimento ou preparação para o treino, tirando a parte de flexibilidade e etc, é NO EXERCÍCIO. Se, por exemplo teu treino A, começa com supino inclinado, é nele que tu vai fazer o aquecimento, não em outro exercício. E não faz a burrada que comentaram de "aquecer até a falha", coisa de quem não sabe absolutamente nada do que ta fazendo e nem pra que serve o aquecimento. Em 15/01/2023 em 21:03, Frangolino de Verão disse: Treino A - Peito e Panturrilha Aquecimento Supino Halteres - 2x15 Supino Inclinado - 4x12 Supino Reto Halteres (drop-set) - 4x12 Crossover reto (bi-set) - 3x12 Supino Prensado (bi-set) - 3x15 Gêmeos Leg Press - 4x12 Gêmeos em Pé Smith (FST-7) - 7x12 Sempre que for utilizar alguma técnica de densidade, como dropset, tenta jogar para o último exercício daquele grupamento, pois depois dela, tu tende a ter um declínio de performance bem grande, e com ele, a diminuição do estímulo e progressão. Mesma coisa para o BiSet, sendo nele o melhor até não fazer, a não ser que precise diminuir o tempo da sessão, e mesmo assim ainda seria melhor simplesmente tirar um exercício e aumentar o volume em outro. O que seria "supino prensado"? Em 15/01/2023 em 21:03, Frangolino de Verão disse: Treino B - Perna (Quadriceps) e Abdominal Aquecimento Cadeira Extensora Slow - 4x12 Agachamento - 4x12 Leg Press - 4x12 Agachamento Búlgaro - 4x12 Abdominal (Reto + Oblíquo) - 3x15 Prancha Abdominal - 3x60s Sobre aquecimento já dei a letra lá em cima. Leg press e búlgaro estimam o quadriceps basicamente do mesmo jeito, não tem pq manter os dois no treino. Seria muito mais proveitoso tirar um dos dois e colocar a extensora de verdade e não essa de mentirinha em slow. Em 15/01/2023 em 21:03, Frangolino de Verão disse: Treino C - Tríceps, Bíceps e Antebraço Aquecimento Tríceps Corda - 2x15 Tríceps Francês unilateral - 3x12 Tríceps Coice Unilateral - 3x12 Tríceps Testa Barra W - 3x12 Como já tem esse francês no treino, exigindo bastante da porção alongada do movimento, e o coice (espero que com halter) exigindo no máximo encurtamento, uma extensão tricipital simples em vez do testa seria um complemento bem melhor. Em 15/01/2023 em 21:03, Frangolino de Verão disse: Aquecimento Rosca Polia Baixa - 2x15 Rosca Alternada - 3x12 Rosca Scott Unilateral - 3x12 Rosca na Polia Alta - 3x12 Rosca Inversa - 3x12 Rosca punho Barra W (Rest-Pause) - 3x12 Aqui as escolhas foram muito boas. Rosca Scott exigindo do biceps em posição alongada, Rosca na polia alta (espero que seja hércules) exigindo em posição encurtada, um complementando o outro já em cima da fadiga da rosca alternada, top. Em 15/01/2023 em 21:03, Frangolino de Verão disse: Treino D - Posterior + Panturrilha e Ombro Cadeira Flexora (drop-set) - 4x12 Stiff Smith - 4x12 Gêmeos Leg Press - 4x12 Gêmeos em Pé Smith (FST-7) - 7x12 novamente: "Sempre que for utilizar alguma técnica de densidade, como dropset, tenta jogar para o último exercício daquele grupamento, pois depois dela, tu tende a ter um declínio de performance bem grande, e com ele, a diminuição do estímulo e progressão." Em 15/01/2023 em 21:03, Frangolino de Verão disse: Desenvolvimento Arnold - 4x12 Elevação Lateral c/ Halter - 3x12 Elevação Lateral na Polia - 3x12 Desenvolvimento Arnold é uma baita perda de tempo. Tu aumenta a fadiga no deltóide anterior, utilizando algo que não favorece o crescimento muscular de maneira eficiente que é a isometria. Seria muito melhor um desenvolvimento com halter convencional ou com barra livre/smith Em 15/01/2023 em 21:03, Frangolino de Verão disse: Treino E - Costas e Trapézio Aquecimento Remada Curvada - 2x15 Remada Cavalinho - 4x12 Pulley Frente - 4x12 Remada Serrote - 4x12 Remada Baixa (drop-set) - 3x12 Encolhimento Halteres - 4x12 Encolhimento Smith - 4x12 Aqui as escolhas também foram muito boas. 2 exercícios focados na parte superior das costas (cavalinho e pulley frente, desde que o cavalinho seja com pegada aberta) e 2 para a parte de baixo das costas (serrote e remada baixa). Dica, se for fazer essa remada baixa com triângulo, mude pra unilateral ou com barra. O triângulo limita o movimento e consequentemente a ação da dorsal. Spoiler
Postado 18/01/2023 às 21:59 01/18, 2023 Autor @Coach.Wagner valeu pelas dicas, ajudaram muito! Vou ajustar essas coisas no meu treino. Em 16/01/2023 em 15:56, Coach.Wagner disse: O que seria "supino prensado"? É aquele supino segurando uma anilha entre as palmas das mãos, nunca descobri o nome real desse exercício Em 16/01/2023 em 15:56, Coach.Wagner disse: Como já tem esse francês no treino, exigindo bastante da porção alongada do movimento, e o coice (espero que com halter) exigindo no máximo encurtamento, uma extensão tricipital simples em vez do testa seria um complemento bem melhor. Nesse caso aqui, a extensão simples seria tipo um corda / pulley?
Postado 18/01/2023 às 22:46 01/18, 2023 Em 18/01/2023 em 18:59, Frangolino de Verão disse: É aquele supino segurando uma anilha entre as palmas das mãos, nunca descobri o nome real desse exercício Uma das maiores perdas de tempo já criadas dentro de uma sala de musculação. Esse deveria ser o nome desse "exercício". Em 18/01/2023 em 18:59, Frangolino de Verão disse: Nesse caso aqui, a extensão simples seria tipo um corda / pulley? Com corda não, com barra. Vale muito mais a pena fazer uma extensão tricipital unilateral no cabo do que com corda, se tiver que optar por ela. Spoiler
Postado 18/01/2023 às 23:11 01/18, 2023 @Coach.Wagner pq prefere o coice com halter do que com a polia? tava pensando em utilizar no meu treino
Postado 18/01/2023 às 23:16 01/18, 2023 Em 18/01/2023 em 20:11, gustavooliver71 disse: @Coach.Wagner pq prefere o coice com halter do que com a polia? tava pensando em utilizar no meu treino Complemento de estímulo no caso específico do treino dele. O francês exige do triceps em comprimento alongado, enquanto o coice feito com halter vai ter a maior exigência do triceps em comprimento encurtado. Um exercício complementa o estímulo do outro. A gente pode fazer o mesmo paralelo comparando um agachamento e uma cadeira extensora (falando em vastos). Agachamentos exigem do quadriceps em comprimento alongado (quanto mais encurtado, vulgo em pé, mais fácil fica o movimento), enquanto a cadeira extensora exige no pico da contração/encurtamento (pode variar de acordo com a fabricação da máquina e/ou posicionamento no banco).
Postado 18/01/2023 às 23:24 01/18, 2023 Em 18/01/2023 em 20:16, Coach.Wagner disse: Complemento de estímulo no caso específico do treino dele. O francês exige do triceps em comprimento alongado, enquanto o coice feito com halter vai ter a maior exigência do triceps em comprimento encurtado. Um exercício complementa o estímulo do outro. A gente pode fazer o mesmo paralelo comparando um agachamento e uma cadeira extensora (falando em vastos). Agachamentos exigem do quadriceps em comprimento alongado (quanto mais encurtado, vulgo em pé, mais fácil fica o movimento), enquanto a cadeira extensora exige no pico da contração/encurtamento (pode variar de acordo com a fabricação da máquina e/ou posicionamento no banco). Obrigado Wagnão!
Crie uma conta ou entre para comentar