Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Melhorando o "shape" com a calistenia


Marcos-Acc

Posts Recomendados

Calistenia: treinando com o peso do próprio corpo

 

Olá, pessoal! Sou novo aqui!

 

Vou relatar neste Fórum como a oportunidade de não ir treinar na academia me abriu um leque de atividades calistênicas que lapidaram alguns músculos, os quais mesmo com muita dedicação não cresciam. 

 

Quando esta pandemia começou e aquela inquietação de fechar tudo o que podia gerar encontro de pessoas começou, também parei de ir treinar na academia.

 

Comecei a achar o que levantar em lugar dos ferros:  galões com água, botijões de gás, caixa de ferramentas, cadeiras e o cabo de vassoura no lugar da barra!

 

Alguns profissionais de Educação Física, já sendo "youtubers" de sucesso, para não perderem a audiência e seguidores, entraram na onda do "treine em casa" e tirei dali ideias para meus treinos com pesos pouco convencionais.

 

Sim, era um desafio, sendo que cargas de cinco, dez, quinze ou vinte quilos, usando galões com água ficam instáveis quando levantadas, tendo um momentum  que gera uma objeção ao movimento.

 

Assim continuei! Era bem divertido! No quintal, com música e o sol! Ganhei até um bronzeado!

 

Mantive as caminhas vespertinas com minha esposa. Caminhamos quase que diariamente entre 2,4 e 6km.

 

No lugar dos espelhos que há na academia eu usava o reflexo meu na porta de blindex para manter a postura.

 

Até que aquilo tudo começou a me entediar e como já conhecia a calistenia, pensei: Por que não?

 

Enxerguei no treino calistênico algo muito divertido e ao mesmo tempo incitador! Eu me tornei adversário de mim mesmo! A cada movimento conquistado, outro e mais outro se mostravam à minha frente, tornando meus treinos uma busca incessante pelo movimento perfeito.

 

Ainda sou um aprendiz calistênico! Voltando à academia em outubro próximo vou mesclar calistenia e musculação, como muitos fazem. Vamos ver o que dá!

 

Por hora sigo treinando calistenia e vou relatando aqui para vocês!

 

Obrigado!

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Boa tarde, pessoal!

 

Meus primeiros execícios com a calistenia foram para o abdômen. Afinal, todos queremos barriga de tanquinho!

 

Nos dias de treino na academia, eu sempre fazia abdominais e eventualmente umas aulas de funcional. Porém a atração pelos exercícios de musculação era maior e consequentemente ficava nas anilhas, halteres, polias, cross-over, etc. A quarentena nesta maluca pandemia me re-educou para a importância destes exercícios de resultado mais lento e uma tremenda investida no "shape"

 

Penso que isto ocorre com muita gente que treina musculação.

 

Fazendo quatro séries de 10-15 repetições de alguns abdominais, treinando-os uma ou duas vezes por semana apenas, era o que eu fazia, mesmo treinando cinco vezes por semana.

 

Comecei fazendo o seguinte, em três séries de 8-10 repetições - caprichando em cada detalhe do movimento, três vezes por semana:

 

- abdominal tipo canivete

- abdominal tipo bicicleta

- abdominal cruzado

- abdominal curto com pernas flexionadas

- abdominal em V

 

Sim. É cruel. 

 

Na primeira vez que fiz só consegui uma série. Naquele dia eu espirrei e ao contrair a barriga tive cãibra. Na barriga! Tive outros episódios de cãibra na barriga em situações dramáticas e a única forma que achei de fazer passar a dor, era me alongando com as mãos no batente superior da porta e curvando o corpo para frente, fazendo um arco, de modo que todos os músculos da barriga se esticassem.

 

Os outros três dias elegi para flexões de braço e treino de pernas - e vou contar sobre eles noutros dias neste diário que compartilho com vocês aqui.

 

Voltando aos abdominais e o tão almejado abdômen de tanquinho. Meu abdômen já era bem durinho, entretanto aquela camadinha de gordura ainda não deixava os músculos aparecerem. E tinha também o temido flanco (que nominho feio!) que é aquela gordura nas laterais da cintura. 

 

Conjuntamente há a genética. Sou filho de italiano e meu pai era um cara fortinho, porém não era definido. Minha mãe, portuguesa, tinha formas renascentistas... rsrsrs. Hoje me vejo com o corpo bem parecido com o do meu pai. Meu pai remava e tinha um remo-seco em casa acho que meu amor por esportes individuais vem daí.

 

Quanto ao tanquinho, ele está aí. Os músculos despontando como podem ver na minha foto de perfil aqui neste Fórum e os flancos quase desaparecidos!

 

Na terceira semana, eu já conseguia fazer tudo o que havia me proposto, porém resolvi fazer também o desafio do Baby Shark - morri mas passo bem!

 

Para quem não sabe, esta música do Baby Shark é para crianças e viralizou no YouTube como forma de treinamento de abdominais. Vou colocar aqui abaixo o link e desafio vocês a fazerem! É somente um minuto de alguns abdominais feito por umas menininhas que parecem ser de borracha! Quanto à música... ela gruda no cérebro e fará vocês se lembrarem de treinar os abdominais mais que os próprios que ficarão doloridos.

 

Desafio do Baby Shark com a menininhas "de borracha"

 

Desafio do Baby Shark com um Personal Trainer

 

Seus comentários são bem vindos!

 

Obrigado!

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Marcos-Acc mudou o título para Melhorando o "shape" com a calistenia - o tanquinho! (1)

Publicidade

Rapaz, esse desafio é bizarro..e não se matar ouvindo mais desafio ainda. Hehe. Eu faço séries variadas de abdominais( prancha, bicicleta, a padrão, tocar tornozelos etc), mas a capa de gordura tá difícil de sair. Perdi 4 kg em 1 mês( sendo que tenho 1,75 e tinha 78) . Que bom você já estar aparecendo o tanque..hehe. Eu vou ter que caprichar mais na dieta. Abraços e sucesso aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Strikefirst! O que tenho aprendido com a calistenia é justamente o capricho em fazer os movimentos e não fazê-los em repetições sem fim. Que legal que você perdeu os 4 kilos! Eu tenho me mantido nos 86kg e olha, a calistenia dá uma fome indescritível! Abraços e sucesso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Marcos-Acc mudou o título para Melhorando o "shape" com a calistenia
5 minutos atrás, lucasbsilva9 disse:

Me dá ibagens do shape, quero ibagens 

 

É massa ver a diferença de estética de um calistênico para um bodybuilder.

Sim, @Marcos-Acc posta fotos de quando eu te conheci (antes) e de quando não te reconheço mais (depois)! kkkkkk

 

Nota: Eu e o autor somos amigos há alguns anos já, e acompanhei a evolução do cara, vendo seu esforço dia a dia!

 

1 minuto atrás, lucasbsilva9 disse:

 

Amigo, se eu faço isso eu passo 20 dias sem rir.

Treino muito pouco os abs kkkk

Idem! kkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, RonaldoC disse:

Sim, @Marcos-Acc posta fotos de quando eu te conheci (antes) e de quando não te reconheço mais (depois)! kkkkkk

 

Nota: Eu e o autor somos amigos há alguns anos já, e acompanhei a evolução do cara, vendo seu esforço dia a dia!

 

Idem! kkkkkkkkkkk

@RonaldoC Preciso achar umas fotos para postar do meu "antes"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucasbsilva9 

@Strikefirst

@RonaldoC

 

Obrigado pelos comentários. Quanto a fazer poucos abdominais eu também me incluia (incluo?) nesta turma. Entendo que há formas mais rápidas de secar a barriga como termogênicos, sarms e esteróides. Nada contra que faz esta opção! 

 

É algo que me "tenta" o tempo todo... tomar estes ajudantes de secar o bacon!

 

Hoje, posso dizer, que já acho que o número de abdominais que faço é pouco. O corpo se adapta e se fortalece muito com a calistenia. 

 

Tendo tempo, façam. Vale muito a pena!

 

Obrigado e abraços!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuando os mal-tratos do abdômen com o Lizard Stand 

 

Boa tarde a todos!

 

Há na calistenia alguns movimentos que são para mim grandes desafios ainda: a Bandeira Humana e fazer flexões de braços em Arm Stand (isto é plantando bananeira)!

 

Há também o Frog Stand (Sapinho) que para mim é um desafio mediano - mas vou falar sobre este quando estiver fazendo-o com maestria.

 

Confirmei com o o Lizard Stand ou Parada do Lagardo ou ainda Lagarto e também no L-Stand, qual é o fundamento da Calistenia: a força!

 

Os movimentos isométricos são feitos e repetidos literalmente à exaustão. Senão você se entorta, cai e se cansa mais que o necessário.

 

Existe uma série de movimentos, que exigem de seu abdômen, numa seqüência de dobra-enrola-estica-puxa que leva o padecente que está fazendo este treino a conseguir o Lizard Stand!

 

O Lizard Stand consiste em manter o corpo todo durante alguns (longos?) momentos num ângulo de 45 graus, apoiado somente na região no alto das escápulas e trapézio, segurando e tendo apoio em um móvel pesado (tendo a certeza que este não despencará em cima de você!).

 

Daí então, você poderá, estando com o corpo a 45 graus, fazer alguns movimentos que farão muito bem para sua memória. Você vai lembrar-se que tem músculos  abdominais por um bom tempo ou até que você consiga fazer tudo sem sofrência!

 

O melhor tutorial que vi até hoje foi com o Pinho, que possui um canal do YouTube e coloco o link abaixo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=EWblzUC1UuA&t=353s

 

Segue então mais um desafio!

 

Façam e me digam!

 

Ah! Não se esqueçam de se alongar depois de tudo!

 

Abraços!

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...