Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Com que carga começar no levantamento terra? E como encaixá-lo num ABC2X?

Posts Recomendados

Postado

Estou treinando há 1 mês exato. ABC2X, queria colocar o terra no meu treino, dá pra encaixar de boas? E, entre, o terra comum e o sumô, qual indicam colocar? O sumô parece muito mais fácil a execução e ele eu poderia encaixar no treino de perna, já o deadlift mesmo encaixaria no de costas. 

Mas minha dúvida principal é a carga que começar. A anilha de 10 kg ficaria muito baixa, posso começar já com 15-15 (mais 10 da barra, totalizando 40 kg). Ainda não é o ideal, mas em algumas semanas eu já poderia aumentar pra anilha padrão de 20 kg. 

O treino ficaria:

TERRA SUMÔ 

A - Supino 5x5, inclinado c/ halter 5x5, crossover 3x12, militar 5x5, elevação lateral 3x12, tríceps banco, tríceps corda.

B - Agachamento 5x5, leg press 4x12, terra sumô, stiff, mesa flexora e 2 panturrilhas

C - barra fixa 4x falha, remada curvada 5x5, remada cavalinho 3x8, encolhimento com halter, rosca direta e rosca martelo.

LEVANTAMENTO TERRA 

A - Supino 5x5, inclinado c/ halter 5x5, crossover 3x12, militar 5x5, elevação lateral 3x12, tríceps banco, tríceps corda.

B - Agachamento 5x5, leg press 4x12, stiff, mesa flexora, elevação pélvica com uma perna e 2 panturrilhas

C - barra fixa 4x falha, terra 5x3, remada curvada 5x5, encolhimento com halter, rosca direta e rosca martelo.

Pensando pelo lado da execução, o sumô é aparentemente mais fácil, logo eu correria menos riscos de lesões por má execução, já o terra parece ser um exercício mais completo e, conforme eu for progredindo cargas nele, chegaria um momento que tanto meu trapézio, antebraço e bíceps (este último eu acho) se desenvolveriam.

O que eu busco é perfomance e hipertrofia. Eu poderia ter resultados mais rápidos fazendo um treino focado em hipertrofia, mas eu acho que não seria feliz assim.

O que acham? Eu tenho vontade de criar um diário de treino, mas não sei se seria possível aqui no Fórum, ao meu ver seria interessante, pois sou iniciante e acho que há poucos relatos de treinos focado em low rep visando principalmente hipertrofia mas sem esquecer da perfomance e um corpo funcional.

Minhas progressões principais nesse um mês de treino foram:

30 kg no supino para 50 kg.

30 kg no agachamento para 50 kg.

10 kg (e 6x3, mal conseguia completar 8 rep.) no militar para 20 kg (5x5)

minha 5 RM

40-----------40 no supino sem ajudante

55-----------55 com ajudante

70-----------70 com dois ajudantes

70-----------100 com um ajudante na esquerda e dois na direita

0-------------200 com quatro ajudantes na direita e nenhum na esquerda

500---------500 supino com palmas com um guindaste cada lado

10------------10 supino sem barra de braços cruzados com dois ajudantes elevando as anilhas

Postado

Faça no sábado, domingo você descansa e assim não atrapalha sua recuperação.

Postado
  • Autor
Agora, frankx disse:

Faça no sábado, domingo você descansa e assim não atrapalha sua recuperação.

Só uma vez na semana, então?

Acho minha recuperação boa, tô comendo e dormindo bem. 

Colocando no sábado, que é justamente meu treino de costas, tu manteria o treino que coloquei? 

minha 5 RM

10------------10 supino sem barra de braços cruzados com dois ajudantes elevando as anilhas

Postado
5 minutos atrás, Zyzzfodase disse:

Só uma vez na semana, então?

Acho minha recuperação boa, tô comendo e dormindo bem. 

Colocando no sábado, que é justamente meu treino de costas, tu manteria o treino que coloquei? 

Pra fazer no treino de costas fica melhor o Meio terra, e pra fazer no treino de pernas eu faria o terra sumô

Então , pra ser sincero não há necessidade de fazer terra mais que uma vez na semana, o stress no SNC é alto. Eu costumo fazer uma vez por mês só pra manter a prática mesmo.

Editado por frankx (veja o histórico de edições)

Postado

Não acho que o terra sumo seja mais fácil a execução, pelo contrario o setup dele é bem mais difícil a parte de saída que o terra convencional, porem se compensa com uma menor amplitude de movimento.

Então entre sumo e convencional faça o que for mais confortável e mais adequado a sua estrutura corporal.

Quanto a encaixa-lo, acho legal você fazer ele no treino de C2 de pernas, em uma divisão que ficaria assim:

A- PUSH

B- PULL

C- LEGS

Embora eu ache mais válido voce fazer uma variação do levantamento terra, como RDL ou STIFF.

Acho que ficaria super desgastante Terra + Agachamento low reps em um ABC2X, então pense nas variações ou estruture bem o treino, intensidade e volume.

Postado
  • Autor
7 horas atrás, frankx disse:

Pra fazer no treino de costas fica melhor o Meio terra, e pra fazer no treino de pernas eu faria o terra sumô

Então , pra ser sincero não há necessidade de fazer terra mais que uma vez na semana, o stress no SNC é alto. Eu costumo fazer uma vez por mês só pra manter a prática mesmo.

E quanto a carga, com que carga começo? 15-15?

minha 5 RM

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configurar notificações push do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.