Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Potássio E Sódio


Posts Recomendados

O potássio é um mineral essencial em nosso organismo, sendo que em adulto com peso normal armazena aproximadamente 2,6 gramas de potássio por quilo corporal, ou sejam: 208 gramas num homem pesando 80kg. Um musculador tem gordura corporal abaixo da média e maior quantidade de potássio: 3 gramas por quilo.

A prática de exercícios físicos intensos aumenta os níveis de potássio no organismo, pelas seguintes razões:

· Aumentam a necessidade potássio, essencial para a produção de uma enzima, a piruvato kinase que, por sua vez, é vital para o metabolismo energético.

· O potásio é utilizado em cada contração muscular, proporcionalmente à quantidade, intensidade e duração das contrações.

· O potássio é eliminado através do suor numa média de 190mg por litro. Um atleta, treinando 3 horas por dia, pode chegar a perder 4 litros de suor. Considerando apenas a transpiração, este atleta pode aumentar a necessidade de potássio para 750 mg.

Quanto mais se gasta o potássio, mais estimulado fica o organismo para armazená-lo. É preciso, portanto, uma dieta que inclua quantidades razoáveis de potássio, encontrado principalmente em verduras, legumes, frutas e cereais integrais.

Os alimentos modernos (enlatados, desidratados, congelados) contêm muito SÓDIO, desequilibrando o sistema nervoso, as contrações musculares e a absorção de líquidos, e impossibilitando, assim, o pleno desempenho do atleta. Nos últimos anos as pesquisas vêm indicando que existe relação entre o aumento da pressão sanguínea e dietas ricas em sódio mas com baixo nível de potássio.

Por exemplo: a vagem fresca contem +ou- 2 mg de sódio e 150mg de potássio por 100g; mas quando enlatada, a mesma quantidade de vagem passa a ter 236mg de sódio e só 95mg de potássio.

Para o musculador a mensagem é clara: sem uma boa dieta há o risco de insuficiência de potássio, cujo sintoma clássico são CÃIBRAS sem motivo aparente. Há duas formas de corrigir a insuficiência de potássio: Incluir na dieta alimentos frescos com alto teor de potássio, ou certificar-se de que seu suplemento de vitaminas e minerais contenha pelo menos 400mg de potássio (não ingira com o estômago vazio, pois pode causar azia).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Publicidade

Muito bom Leandro, estava procurando sobre isso e econtrei o seu topico, porem a minha busca sobre potassio x sodio era sobre a vascularizacao.

Voce sabe me dizer algo sobre isso? (nao encontrei nada)

Falaram sobre fazer um balanco entre potassio e sodio (qual seria esse balanco)?

Muito obrigado.

Editado por fernandows
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fernandows, pelo que sei é que mantendo o equilibrio entre os dois, você retem menos liquido, pois são esses dois os responsaveis por isso... Qto mais potassio, mais liquido intra-celular, e menos extra-celular, ou seja... menos retenção...

Ai essa menor retenção ajuda a ver a vascularização, mas não vai aumenta-la não.

Não sei qual é a quantidade para manter equilibrio....

Edit: Achei esse link aki que fala bastante coisa.... não tive tempo de ler direito não.

http://perfline.com/livro/download/Fdm_CEC_cap_07.pdf

Editado por Akanux
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Existem 2 truques básicos, mais eles não podem ser usados em conjunto, pois em conjuto podem causar severa desidratação.

Eles consistem em driblar o sistema homeostático e são baseados no fato de que o corpo humano leva 3 dias para restaurar o equilíbrio após mudanças mais drásticas.

O primeiro consiste em eliminar todo o consumo de sal durante 3 dias e aumentar o consumo de potássio, mais não drasticamente já que o excesso será eliminado. Aproximadamente 6mg de potássio por kg corporal.

O segundo consiste em frequentar a sauna, certificando-se de que a temperatura esteja entre 48-71ºC, duas vezes ao dia por 10 minutos cada, durante 3 dias. O objetivo é transpirar o sal e outras toxinas e estimular a vasodilatação, porém sem causar desidratação. Água destilada deve ser consumida durante estes dias ao invés de água mineral ou de torneira, pois estas contêm minerais que restaurariam o equilíbrio homeostático normal.

É interessante alternar entre esses 2 métodos, dando é claro o devido "descanso" ao organismo. Em pouco tempo eu tive uma melhora bastante significativa na vascularização."

minasvendas - mundoanabolico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tu fez isso leandro?

Isso não vale a pena só pra kem ker estar sem nenhuma retenção por um curto periodo não, tipo competição... Não traz nenhum maleficio ao corpo?

Isso mesmo Aka. É um truque usando por competidores na semanas antecedentes as copentições.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...