Wesley Pinto Postado Junho 24, 2015 às 02:04 Postado Junho 24, 2015 às 02:04 Posto aqui mesmo, é um tópico que foi criado aqui no forum mesmo e tem artigos de referência:https://www.hipertrofia.org/forum/topic/36800-melhor-gorduras-para-aumentar-a-producao-de-testosterona-artigo-completo/SHBG é a proteína transportadora da testosterona, assim diminuindo SHBG vai ajudar a liberar mais testosterona. SHBG é aumentada em resposta à ingestão de fibra aumentou e diminuiu com alta proteína e gordura. Para ser mais preciso, as gorduras saturadas têm sido encontrados para inibir a SHBG atividade e aumentar os níveis de testosterona 12 . Ele foi encontrado SHBG foi encontrado para ser significativamente diminuída após duas semanas dieta rica em gordura (ou seja, 100 g de gordura por dia) em comparação com uma dieta com baixo teor de gordura (ou seja, <20 g de gordura por dia) 13 . Além disso, os pesquisadores da Penn Estado universidade realizou um estudo semelhante em que se comparou a ingestão de gordura e de testosterona de 12 homens, com pelo menos um ano de treinamento com pesos. Os investigadores encontraram correlações significativas entre os níveis de testosterona e de gordura total e testosterona 8 .
Supermoderador mpcosta82 Postado Junho 24, 2015 às 10:07 Supermoderador Postado Junho 24, 2015 às 10:07 Eduardo e Shrodinger seria bom agente abrir um topico pra debater esse assunto das kcal, porque é bem complexo e envolve opiniões distintas. Termodinamicamente uma kcal é uma kcal mas diferentes alimentos e macronutrientes passam por diferentes vias metabólicas. Eles têm diferentes efeitos sobre a fome, hormônios e saúde. Nesse link eu postei alguns estudos cientificos feitos com obesos comparando dietas de alta gordura e baixo carboidratos, e vice-versa. A maioria dos estudos o grupo que esteve em low fat e high carb ficou em restrição kcal, enquanto o grupo low carb ficou em superavit, mesmo assim o grupo low carb obteve maior perda de peso. Concluindo que os macros importaram no resultado final. Deem uma olhada. abraços. Monster, em quais destes oito estudos houve superávit de calorias? Olhei por alto cada um deles e não encontrei nenhum com controle rígido de calorias ingeridas que mostrou perda de peso com excedente de calorias; pelo contrário, todas as que tiveram algum controle de calorias mostraram déficit nas dietas low-carb. Lucas reagiu a isso 1
g3n3s Postado Junho 24, 2015 às 11:13 Postado Junho 24, 2015 às 11:13 (editado) Vou testar uma coisa diferente, começando mẽs que vem, 800mg trembo e 8 ui de GH, e vamos ver se da resultado... Editado Junho 24, 2015 às 11:18 por g3n3s
Eduardo90 Postado Junho 24, 2015 às 11:48 Postado Junho 24, 2015 às 11:48 Eduardo e Shrodinger seria bom agente abrir um topico pra debater esse assunto das kcal, porque é bem complexo e envolve opiniões distintas. Termodinamicamente uma kcal é uma kcal mas diferentes alimentos e macronutrientes passam por diferentes vias metabólicas. Eles têm diferentes efeitos sobre a fome, hormônios e saúde. Nesse link eu postei alguns estudos cientificos feitos com obesos comparando dietas de alta gordura e baixo carboidratos, e vice-versa. A maioria dos estudos o grupo que esteve em low fat e high carb ficou em restrição kcal, enquanto o grupo low carb ficou em superavit, mesmo assim o grupo low carb obteve maior perda de peso. Concluindo que os macros importaram no resultado final. Deem uma olhada. abraços. De uma forma geral eu concordo com você Como já te respondi em outros tópicos, o que acontece com essas calorias dentro do corpo é algo bem diferente. 1kcal pode ter um efeito diferente de outra 1kcal. Mas se tratando de termodinâmica (física) 1kcal = 1kcal, mas se tratando de metabolismo (bioquímica) 1kcal ≠ 1kcal (dependendo da fonte). Mas a quantidade de energia que ela gera é a mesma, mas como ela vai ser utilizada pelo corpo ? Era isso que eu quis dizer nos meus posts. Que em nenhum momento a termodinâmica deixa de funcionar, mas quando ela é aplicado a um organismo vivo, que reage a estímulos mínimos, ela deixa de ser precisa (na verdade "medir" e "calcular" fica impreciso) mas continua funcionando Abraços
pedrinho91 Postado Junho 24, 2015 às 11:59 Postado Junho 24, 2015 às 11:59 De uma forma geral eu concordo com você Como já te respondi em outros tópicos, o que acontece com essas calorias dentro do corpo é algo bem diferente. 1kcal pode ter um efeito diferente de outra 1kcal. Mas se tratando de termodinâmica (física) 1kcal = 1kcal, mas se tratando de metabolismo (bioquímica) 1kcal ≠ 1kcal (dependendo da fonte). Mas a quantidade de energia que ela gera é a mesma, mas como ela vai ser utilizada ? Ok, neste ponto eu concordo, fisicamente, 1cal = 1 cal. O que acontece com ela depende da fonte e também do indivíduo, genética... Eu, por exemplo já fiz a cagada de fazer bulk naquele padrão de 2g prot, 1g fat e completa com carbo... no fim deu uns 300g de carbo, sei la, mas com superavit (segundo as contas) de 500kcal. No total deu 3.000 3.200 kcals. Ganhei PESO, ganhei... porém, mais da metade do peso (diria 60%) foi banha (comprovado em avaliação física)... fiquei um roliço, um lixo pra falar verdade... Outra situação, cutting. Nutri esportivo, dieta padrao, 1.500kcal... sequei bastante, porém, chegou um ponto que, com 1.300kcal, não baixava mais. Para não perder MM ele me botou testo e oxandrolona. Em LCHF, estou consumindo 3.000 calorias (o que no outro 'bulk' me fez ganhar uns 6kg sendo uns 3,5 banha), meu peso esta estabilizado e o bf melhorando bemmmm devagar. Isso é na pratica, e é um relato meu, nada duvidosos como falaram do caso que eu citei ali... Acredito que em um bulking LCHF os ganhos são muito mais de MM do que de FAT. Porque com carbo alto eu ja testei e não deu boa... só nao fiz ainda "bulk" com LCHF, mas quero fazer para testar... na vdd queria fazer o mesmo teste do cara la, porem eh foda bater 5kkcal sem carbo kkkkkkkkkkkkk. Enfim, ok pra termodinâmica, +kcal +PESO... se vai ser banha ou MM, vai depender da composição destas kcals a mais. Como discutimos no outro topico da "composição corporal"... Falando em saúde + composição corporal: LCHF >>> LFHC Saude, leia-se: diminuição no risco de diversas doenças, incluindo diabetes e alzheimer, mas claro, com uma boa densidade de nutrientes. DETALHE: Tudo isso se tratando de um individuo NATURAL. Com esteroide a coisa eh outra.... Acho que nao precisa de outro topico, temos o da composição corporal, acho que agregaria!
Born4Run Postado Junho 24, 2015 às 12:02 Postado Junho 24, 2015 às 12:02 (editado) Acho que estão confundindo/não aplicando as variáveis da termodinâmica: Temperatura. calor. volume, temperatura(interna, química e física)... E acredito que utilizamos, das três leis ao mesmo tempo.(equilíbrio térmico, transformação/conversão, troca). Dificilmente, poderá ocorrer uma padronização. Editado Junho 24, 2015 às 12:04 por Born4Run Eduardo90 reagiu a isso 1
pahe Postado Junho 24, 2015 às 12:10 Postado Junho 24, 2015 às 12:10 Posto aqui mesmo, é um tópico que foi criado aqui no forum mesmo e tem artigos de referência: https://www.hipertrofia.org/forum/topic/36800-melhor-gorduras-para-aumentar-a-producao-de-testosterona-artigo-completo/ SHBG é a proteína transportadora da testosterona, assim diminuindo SHBG vai ajudar a liberar mais testosterona. SHBG é aumentada em resposta à ingestão de fibra aumentou e diminuiu com alta proteína e gordura. Para ser mais preciso, as gorduras saturadas têm sido encontrados para inibir a SHBG atividade e aumentar os níveis de testosterona 12 . Ele foi encontrado SHBG foi encontrado para ser significativamente diminuída após duas semanas dieta rica em gordura (ou seja, 100 g de gordura por dia) em comparação com uma dieta com baixo teor de gordura (ou seja, <20 g de gordura por dia) 13 . Além disso, os pesquisadores da Penn Estado universidade realizou um estudo semelhante em que se comparou a ingestão de gordura e de testosterona de 12 homens, com pelo menos um ano de treinamento com pesos. Os investigadores encontraram correlações significativas entre os níveis de testosterona e de gordura total e testosterona 8 . Sobre a gordura aumentar a SHBG eu não sabia, as únicas pesquisas que li diziam que uma dieta alta em proteína reduzia a testosterona livre https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/3573976 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10634401 https://jap.physiology.org/content/82/1/49 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16286871 E tem alguns sugerindo que carboidratos aumentam a testosterona livre também. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20091182 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/3573976
Torf Postado Junho 24, 2015 às 12:13 Postado Junho 24, 2015 às 12:13 Criei coragem e fiz o tópico sobre essa questäo das calorias. A quem se interessar: https://www.hipertrofia.org/forum/topic/185794-todas-as-calorias-saeo-iguais/
Eduardo90 Postado Junho 24, 2015 às 12:27 Postado Junho 24, 2015 às 12:27 E eu concordo que seja "melhor" Tanto que sigo carbo moderado, como você sabe pedrinho91 reagiu a isso 1
MonsterFreak Postado Junho 24, 2015 às 12:39 Autor Postado Junho 24, 2015 às 12:39 Monster, em quais destes oito estudos houve superávit de calorias? Olhei por alto cada um deles e não encontrei nenhum com controle rígido de calorias ingeridas que mostrou perda de peso com excedente de calorias; pelo contrário, todas as que tiveram algum controle de calorias mostraram déficit nas dietas low-carb. Nesses ai foram o 4,5,7 e 9. (no fim dos requisitos fala que o grupo X ou Y foi de restrição calórica, ou sem ambos foram de restrição calórica ) Nesse artigo tem 23 estudos comparando as dietas, tem mais detalhes e tudo explicado com graficos e tudo mais, vale a pena dá uma lida. E eu concordo que seja "melhor" Tanto que sigo carbo moderado, como você sabe 2 tambem sigo carbo moderado acho uma boa opção pra quem nao quer se bitolar tanto em dietas, e nem é atleta profissional, nao vejo necessidade de ser tao radical sendo apenas um praticante recreativo de musculação
Supermoderador mpcosta82 Postado Junho 24, 2015 às 13:09 Supermoderador Postado Junho 24, 2015 às 13:09 Nesses ai foram o 4,5,7 e 9. (no fim dos requisitos fala que o grupo X ou Y foi de restrição calórica, ou sem ambos foram de restrição calórica ) Nesse artigo tem 23 estudos comparando as dietas, tem mais detalhes e tudo explicado com graficos e tudo mais, vale a pena dá uma lida. Estudo 4: "Women on both diets reduced calorie consumption by comparable amounts at 3 and 6 months" -> nos dois grupos houve redução de calorias Estudo 7: todos os grupos com déficit calórico, veja a tabela 2. Estudo 9: ambos os grupos estavam em déficit calórico, basta ver a tabela II: grupo low-fat com ingestão média de 1465 kcal e grupo low-carb com ingestão média de 1285 kcal Estudos 5 não menciona as calorias do grupo low-carb Veja que o fato de não haver restrição de calorias no grupo low-carb nos estudos não quer dizer que houve excedente calórico, apenas que não houve controle da dieta, ou seja, os indivíduos puderam ingerir o que quisessem - mas é fato que dietas low-carb são muito mais saciantes (ainda mais considerando que nestes estudos o grupo low-carb ingere mais proteína), o que leva naturalmente a uma redução de calorias. Vi o artigo em uma das referências do seu outro post, lá também não fala que low-carb em excedente calórico pode gerar perda de peso. Aliás, até pode, em curtíssimo prazo, uma vez que você perde massa magra (água e glicogênio) quando inicia uma dieta low-carb. Lucas, Eduardo90 e leonardooosouza reagiu a isso 3
Lucas Postado Junho 24, 2015 às 13:16 Postado Junho 24, 2015 às 13:16 É natural? Se sim, 2gm de proteina é mais que o suficiente podendo oxilar alguns dias entre 1,5 - 1,75gm, mantendo foco 2gm, acima disso para efeito de controle do catabolismo é inutil, surtirá tal qual pegar essas gramas e trocar para carbo. Eu diminuiria para 2gm e complementaria a gordura para umas 90gm. Sendo bastante proveniente de saturadas e mono, se possível suplementar omega 3 (EPA e DHA), e não fazer tanta questão para as poli omega 6 e ALA. Tem certeza disso? Lyle Mcdonalds, Eric Helms e outros recomendam 2-3g de proteina p/ kg de LBM em dieta de restrição calórica para evitar o catabolismo - quanto maior a restrição, maior deve ser a ingestão de proteína. Há estudos que embasam esse posicionamento deles e da grande maioria dos fitness experts. ___ As piores coisas das dietas modernas são as gorduras "alienigenas" trans e hidrogenadas, seguidas pelo açucar. Ah, mas açucar é carbo tal qual outro. Sim e não, o açucar é 50/50 frutose e glicose. Varias pesquisas apontam que uma dieta acima de 200gm de frutose trás desbalanço lipidico, queda do hdl, estress oxidativo, aumento do acido urico e etc... Agora pegue quanto de açucar tem em um pacote de traquinas, ou em 3 bolas de sorvete, no minimo 50 / 70gm. Soma isso aos xaropes de milho rico em frutose, pães, e etc... Em relação aos farináceos problema é o que falei é da densidade nutricional e as quimicas usadas para refinar. __ Agora não vamos falar de perder ou ganhar gordura, e sim das funções dos macros, o que seria mais nobre? Gordura ou carbo? Ao meu ver a gordura tem muito mais funções metabolicas que o carbo, sem falar que a variedade de gorduras e suas diversas funções fazem delas interessante e principalmente importante serem diversificadas, como falei low carb de salame e presunto não leva a grandes lugares. O carbo é um macro de refil, participa de outras funções como cerebrais mas o corpo é capaz através do figado de tranformar proteina e gordura em "carbo", simplificando o carbo teria sentido mais especificamente muscular. O que ao meu ver faz com que carbo possa ser consumido minimamente sem problemas nenhum por uma pessoa que não treina (um sedentário), e quem treina também mas sabendo que mais cedo ou mais tarde vai ter de fazer refeed, ou vai ter que partir logo para ceto e ai viver em cetose. Posso ter entendido errado, mas vc está afirmando que caso a pessoa se adapte à cetose não mais precisará de refeeds? Entendo que os refeeds são fundamentais pra quem pratica musculação, por conta do glicogênio muscular, de forma que mesmo plenamente adaptado à cetose, o refeed é necessário. Wesley, Fiz algumas considerações em vermelho à respeito das partes em negrito. Abraços
Norton Postado Junho 24, 2015 às 17:08 Postado Junho 24, 2015 às 17:08 Sobre o refeed e a dieta cetogênica posso afirmar com toda certeza que é totalmente possível, com a simples observação de povos primitivos, estiveram em cetose a vida toda e realizavam atividades com alta demanda de esforço físico. E baseado nisto eu fui para a prática, larguei o refeed, faço a cetogênica e desde janeiro desse ano não faço refeed, são quase 6 meses. Não apenas mantive minhas cargas como aumentei, não uso nem nunca utilizei de ae's, então não são cargas espetaculares, mas são boas para um natural. Não sei como funciona a questão do glicogênio eu só posso te dizer que funciona, através da observação já sabia de antemão.
Supermoderador mpcosta82 Postado Junho 24, 2015 às 17:13 Supermoderador Postado Junho 24, 2015 às 17:13 Sobre o refeed e a dieta cetogênica posso afirmar com toda certeza que é totalmente possível, com a simples observação de povos primitivos, estiveram em cetose a vida toda e realizavam atividades com alta demanda de esforço físico. E baseado nisto eu fui para a prática, larguei o refeed, faço a cetogênica e desde janeiro desse ano não faço refeed, são quase 6 meses. Não apenas mantive minhas cargas como aumentei, não uso nem nunca utilizei de ae's, então não são cargas espetaculares, mas são boas para um natural. Não sei como funciona a questão do glicogênio eu só posso te dizer que funciona, através da observação já sabia de antemão. quanto é a sua ingestão de proteínas? A dieta nestes 6 meses foi hipocalórica ou hipercalórica?
Norton Postado Junho 24, 2015 às 17:26 Postado Junho 24, 2015 às 17:26 quanto é a sua ingestão de proteínas? A dieta nestes 6 meses foi hipocalórica ou hipercalórica? Não utilizo nenhum tipo de controle neste sentido, faço uso da saciedade para controlar a quantidade de comida, o único fator de controle é o limite de carboidratos diários, no máximo 20g, e o cuidado para que a ingestão de gordura esteja acima da quantia de proteína. Contudo o objetivo é cutting e está funcionando sem passar fome ou qualquer dificuldade. Quanto a levantar cargas altas não me atrapalha em nada. {..mAthEUs..} e MonsterFreak reagiu a isso 2
Visitante Legendário Postado Junho 24, 2015 às 17:38 Postado Junho 24, 2015 às 17:38 Acho uma falácia muito grande o apelo à antiguidade. Tudo antigamente era melhor... Era melhor se alimentar como os homens das carvernas, eles faziam esforços blablabla. Já falei inúmeras vezes em outros posts tentando acabar com isso, mas parece que é muito perpetuado por causa da vontade da crença e não por evidências. Homens das cavernas dormiam 10 horas por dia, não tinham nem metade do esforço mental que a sociedade atual exige, viviam até cerca de 30 anos e o ambiente deles versus o nosso era muitíssimo diferente. Além do mais, a espécie hominídea que mais seguia a "dieta" paleo, foi extinta (neandertais). Como em ciência o que vale é o que pode ser reproduzível nas mesmas condições, essa de querer levar um estilo paleo em pleno século xxi é utópico, a meu ver até infantilidade mental. Outro mito lindo aliás, é o de zero carb. Qualquer fonte de proteína animal tem carboidratos. Então qualquer pessoa que diga que está em "zero carb" está mentindo. 5 ovos contém 5g de carbos. Alguns cortes de carne possuem até 10g deles. É impossível dizer que vive-se com carb zero. O que eu gostaria de ver as pessoas fazendo é escolherem os alimentos com base em critérios seletos propiciados pela ciência moderna e resposta individual, e não "só porque a vovó não comia". leonardooosouza e Danibeverly reagiu a isso 2
Wesley Pinto Postado Junho 24, 2015 às 17:43 Postado Junho 24, 2015 às 17:43 vou colar aqui LEGENDÁRIO o que coloquei no outro debate:Sem entrar na discussão de qual macro é melhor que qual macro. Mas sim de calorias de x macro versus caloria de y macro utilizada por perfil de um determinado individuo. Vou tentar uma analogia buscando referência na biologia: Espécie, Raça. Existe a espécies URSOS, de diversas raças (pardo, preto, panda, polar), cada um se adaptou a um meio, por exemplo o panda desenvolveu um trato intestinal capaz de processar melhor o bambu e outros caules de forma mais eficiente que o polar que por sua vez tem um estoque de gordura mais alto que o pardo e o preto, o preto se mantém menor e com menos gordura o que possibilita a ele maior agilidade nas florestas. Pois bem, a partir disso podemos concluir que apesar da espécie ser a mesma a individualidade racial é evidente. Contudo eles podem cruzar e gerar hibridos, fenômeno que ocorre somente por junção artificial uma vez que a natureza os colocou bem afastados. Agora vamos partir para a lógica que a espécie humana pode cruzar entre as mais diversas misturas, favorecendo cada vez mais a diversidade biológica. Nesse processo os genes adaptativos também se misturam, e sugerem que individidualidade biológica é uma verdade. Por isso testar é o melhor caminho, alguns se dão bem com um macro e outros se dão bem com outro macro. Já cai no erro de defender a superioridade de uma dieta, depois percebi que a dieta superior é aquela que você consegue defender e carregar por mais tempo e que isso é até melhor do que "o melhor é o que funciona" pois pode funcionar para um propósito mas ser difícil manter devido a uma rotina ou estilo de vida. No mais a melhor dieta é aquela que te motiva a seguir com ela, que te mantém saudável e animado, dieta vem da palavra grega que significa estilo de vida, quem diz que dieta não pode ser seguida por muito tempo comete um erro semântico, o que ela quer dizer é que REGIME não da para ser mantido por muito tempo, dieta sim, todos temos uma dieta boa ou mal, LCHF ou LFHC. No mais a natureza nos programou para acumular e descansar. Dependendo do limiar genético de algumas pessoas baixar o bf para 1 digito viola qualquer lei de sua natureza, talvez consiga nas custas da massa magra ou do feedback negativo por uso de Aes. Enfim, qualquer animal passa a maior parte do tempo em repouso, menos nós, nós estamos em constante stress mental tencionando nossas glândulas a trabalhar de forma diferente do naturalmente esperado, isso por si só já faz com que os exemplos - sozinhos - de se basear em animais e antepassados seja pouco, contudo não é por isso que devemos negar tais exemplos como incentivo para melhora geral da saúde e performace inclusive adaptando e compreendendo que a evolução apesar de nunca estagnar ela ainda está sobe leitura genética do que funcionava a mais de 20mil anos, em outras palavras não mudamos muito, apesar de termos no corpo a evidente mudança hormonal ela se estabiliza ao tirar as pessoas dos estimulos maléficos da "sociedade moderna". Mas pq estou falando tudo isso? Falo pq se pegar um leão ele come o quanto da, dorme o quanto puder, não conta calorias e sobre condições naturais ele não conhece a obesidade (a não ser que seja um leão com alguma doença), agora no Zoológico você pode ver leão obeso, (1) pq o estilo de vida foi mudado o que gerou mudança no gasto de energia e hormônios (2) a rotina alimentar mudou. Será que não estamos olhando errado ao considerar somente as calorias? Será que os estimulos de todo um contexto não é mais eficiente do que somente contar calorias? Será que uma corrida que gasta 600kcal o gasto será o unico fator a ser considerado no emagrecimento e os hormônios, oxigenação, aumento da sintese proteica e produção enzimática não contam?
Torf Postado Junho 24, 2015 às 17:46 Postado Junho 24, 2015 às 17:46 Acho uma falácia muito grande o apelo à antiguidade. Tudo antigamente era melhor... Era melhor se alimentar como os homens das carvernas, eles faziam esforços blablabla. Já falei inúmeras vezes em outros posts tentando acabar com isso, mas parece que é muito perpetuado por causa da vontade da crença e não por evidências. Homens das cavernas dormiam 10 horas por dia, não tinham nem metade do esforço mental que a sociedade atual exige, viviam até cerca de 30 anos e o ambiente deles versus o nosso era muitíssimo diferente. Além do mais, a espécie hominídea que mais seguia a "dieta" paleo, foi extinta (neandertais). Como em ciência o que vale é o que pode ser reproduzível nas mesmas condições, essa de querer levar um estilo paleo em pleno século xxi é utópico, a meu ver até infantilidade mental. Outro mito lindo aliás, é o de zero carb. Qualquer fonte de proteína animal tem carboidratos. Então qualquer pessoa que diga que está em "zero carb" está mentindo. 5 ovos contém 5g de carbos. Alguns cortes de carne possuem até 10g deles. É impossível dizer que vive-se com carb zero. O que eu gostaria de ver as pessoas fazendo é escolherem os alimentos com base em critérios seletos propiciados pela ciência moderna e resposta individual, e não "só porque a vovó não comia". Concordo com você quando o quesito é comparar o homem atual com o homem paleolítico. Outro meio, outro estilo de vida e milhares de anos de evolucäo biológica e tecnológica.
{..mAthEUs..} Postado Junho 24, 2015 às 17:59 Postado Junho 24, 2015 às 17:59 Mas mesmo que os hábitos hoje sejam diferentes do que eram antigamente, o ser humano em essencia não teve tantas mudanças. O que tem que eles dormiam 10h? O que eu mais vejo são pessoas que dormem muito e são obesas. Não tinham estresse mental? Imagina você viver em um ambiente selvagem, será que não é estressante mesmo? Será que nós não temos mais conforto do que eles? O fato dos hábitos serem diferentes não fazem com que mude muita coisa na alimentação. As necessidades fisiológicas continuam as mesmas, o dna não se alterou, nós não passamos de carnivoros para herbivoros, nem vice versa, nós somos onivoros desde sempre. O que mudou tanto em nosso organismo que faria nós funcionarmos melhor com uma dieta alto carbo do que uma baixo carbo? Nosso trato digestivo mudou? Por que se mudou foi ao contrário, por que ele é relativamente curto, tanto que alguns carbos não conseguem nem digeridos direito. Norton e bigolo reagiu a isso 2
Dartagnan. Postado Junho 24, 2015 às 18:00 Postado Junho 24, 2015 às 18:00 Ótimo tópico. Tenho pensado nisso ultimamente. Fui na nutricionista após uma longa espera, e até estranhei ela me indicar as barras de proteína da Integralmédica VO2. Esqueci de perguntar se havia algum motivo em especial (que não seja jabá...), já que na medida do possível, prefiro as boas importadas.
Torf Postado Junho 24, 2015 às 18:09 Postado Junho 24, 2015 às 18:09 Mas mesmo que os hábitos hoje sejam diferentes do que eram antigamente, o ser humano em essencia não teve tantas mudanças. O que tem que eles dormiam 10h? O que eu mais vejo são pessoas que dormem muito e são obesas. Não tinham estresse mental? Imagina você viver em um ambiente selvagem, será que não é estressante mesmo? Será que nós não temos mais conforto do que eles? O fato dos hábitos serem diferentes não fazem com que mude muita coisa na alimentação. As necessidades fisiológicas continuam as mesmas, o dna não se alterou, nós não passamos de carnivoros para herbivoros, nem vice versa, nós somos onivoros desde sempre. O que mudou tanto em nosso organismo que faria nós funcionarmos melhor com uma dieta alto carbo do que uma baixo carbo? Nosso trato digestivo mudou? Por que se mudou foi ao contrário, por que ele é relativamente curto, tanto que alguns carbos não conseguem nem digeridos direito. Eu acho que só o fato de näo termos que ficar 24 horas por dia alerta para näo ser devorado por um animal já deixa o ser humano atual numa posicäo bem mais confortável. E acho que isso tem um impacto significativo no perfil hormonal. Estou aqui sentado, comendo a sobremesa do meu jantar e näo preciso me preocupar com predadores. =)
Wesley Pinto Postado Junho 24, 2015 às 18:12 Postado Junho 24, 2015 às 18:12 Eu já penso diferente, acho a condição atual mais stressante, ao invés do cortisol ser estimulado pela adrenalina ele é estimulado pelo stress. Lógico, se você se condiciona a ter uma vida mais tranquila você vai ter melhora em relação aos antepassados, mas um executivo que trabalha 12h por dia e ainda faz musculação, garanto, chega dias que o olho começa a piscar sozinho e ninguém segura.
pahe Postado Junho 24, 2015 às 18:22 Postado Junho 24, 2015 às 18:22 Nosso corpo evoluiu de uma forma, comendo determinados alimentos(com certeza haviam populações que comiam beeeem mais carboidratos, o povo Kitava ta ai pra mostrar isso), agora achar que só pq a civilização progrediu(a ponto de que nós mal dormimos 8hrs, que estamos sobre constante estresse, etc..) nosso corpo já se adaptou a isso, ao meu ver parece bem ingênuo também. Estava lendo um post atual do Dr. Souto, no qual ele dizia: "16.000 anos são o suficientes para mudar um tom de pele ou prolongar a expressão de uma enzima como a lactase, mas não é tempo suficiente para adaptações complexas, como mudar a postura de quadrúpede para bípede, ou tornar-se herbívoro." {..mAthEUs..} e Eduardo90 reagiu a isso 2
Torf Postado Junho 24, 2015 às 18:22 Postado Junho 24, 2015 às 18:22 Eu gosto de comparar o homem antigo com os animais de hoje. Os animais vivem em alerta constante. O pássaro tá lá comendo com "um olho no peixe e outro no gato". Basta a gente chegar um pouquinho perto que ele já faz uma manobra de evacuacäo perfeitamente calculada. Por que ele faz isso? Porque, na cabeca dele, ele está entre a vida e a morte Confesso que näo sou um bom conhecedor de estresse, mas com certeza säo estímulos diferentes você ter que ficar alerta para näo morrer e você ter que ficar alerta para näo perder o prazo de um relatório no trabalho, ou um trabalho difícil da faculdade. Mas, enfim, como falei, näo sou bom conhecedor. Por isso é que, para mim, é importante ler as opiniöes de pessoas que entendem mais como o Wesley, o Matheus e o Monster.
{..mAthEUs..} Postado Junho 24, 2015 às 18:27 Postado Junho 24, 2015 às 18:27 Sim, é isso que falo.. Acredito que o estresse de antes e o de hoje são praticamente iguais, no mesmo nivel. É como imaginar uma balança de pesos e de um lado colocar um objeto de 1 kg e dois de 3kg (total 7kg) e do outro colocar dois de 1kg, um de dois quilos e um de 3kg (total 7kg). Os dois lados tem o mesmo peso mas com quantidades de objetos diferentes, é compensatório. Se por um lado temos alguns confortos hoje, mas temos todo um ambiente estressante, poluição, etc.. Antigamente tinham um ar melhor, mais descanso, mas não tinham muito conforto, tinham o estresse pra se manterem vivos, etc..
Norton Postado Junho 24, 2015 às 18:33 Postado Junho 24, 2015 às 18:33 Já eu acho que o ambiente quanto ao stress era bem parecido, quando ficar atento 24h para não ser morto por um predador deixa de ser um medo e passa a rotina. O ser humano se adapta muito bem a rotina, acostuma. Olhem para o caos urbano, e para o rebanho que nos tornamos, nas grandes cidades desperdiçamos horas por dia numa condução, confinados em uma lata, e apenas aceitamos, entramos numa letargia, passa a ser normal, natural, só em condições extremas, fora da rotina é que questionamos. Quanto ao stress mental de lidar com várias atividades atualmente, isto é piada se comparar com o stress do homem primitivo. Imagina mudar constantemente de clima, de região, de terreno, seguindo a caça. Todo dia você está num ambiente novo, e tendo que lidar com a mudança, o ser humano sofre sempre que tenta mudar. Imagina sair para caçar o planejamento que é preciso, quanto a logistica, a navegação, e quanto ao tempo. Em ambientes gelados o simples cair da noite pode te matar de frio, as pessoas mais fracas, idosas, doentes, feridas, e crianças tendo que contar com o suprimento que você se tornou responsável em trazer. No percurso ter de caminhar ou correr por quilômetros, depois preparar a caça para ser transportada o mais rápido possível pelo risco do sangue atrair predadores, no intercurso alguém de vital importância ao grupo ser ferido grave ou mortalmente, ao chegar sabe que um parente foi dilacerado por um predador, ou envenenado por uma peçonha. Depois ter de retalhar a carne, preparar para a estocagem, acender a fogueira, separar a pele, forjar ferramentas com os ossos. Achar que é fácil viver num ambiente hostil, em constante mutação e que para isso não há necessidade de toda uma ciência é no mínimo ignorância. Faz o teste ai e tenta viver duas semanas fora do ambiente artificial das cidades para ver o tamanho da sua cova, sua cabeça vai estar a mil pela primeira vez na sua vida. bigolo e {..mAthEUs..} reagiu a isso 2
pedrinho91 Postado Junho 24, 2015 às 18:40 Postado Junho 24, 2015 às 18:40 NOVAS DIRETRIZES, agora outras instituições bem importantes estão "se rendendo", saiu a pouco tempo: https://www.lowcarb-paleo.com.br/2015/06/editorial-no-jama-o-fim-da-restricao.html
Lucas Postado Junho 24, 2015 às 19:32 Postado Junho 24, 2015 às 19:32 Sobre o refeed e a dieta cetogênica posso afirmar com toda certeza que é totalmente possível, com a simples observação de povos primitivos, estiveram em cetose a vida toda e realizavam atividades com alta demanda de esforço físico. E baseado nisto eu fui para a prática, larguei o refeed, faço a cetogênica e desde janeiro desse ano não faço refeed, são quase 6 meses. Não apenas mantive minhas cargas como aumentei, não uso nem nunca utilizei de ae's, então não são cargas espetaculares, mas são boas para um natural. Não sei como funciona a questão do glicogênio eu só posso te dizer que funciona, através da observação já sabia de antemão. Norton, Segue trecho de texto do Lyle Mcdonald: Weight training refers to any activity involving the use of heavy resistance which lasts less than three minutes (i.e. it is anaerobic). Weight training is slightly more complicated to discuss in terms of fuel use than aerobic exercise. For very short activities (less than 20 seconds), muscles use ATP (adenosine triphosphate) which is stored directly in the muscle. Activities lasting greater than 30 seconds will rely on the breakdown of glycogen (carbohydrate stored in the muscle). During anaerobic exercise, fat can not be used directly as a fuel (1). Ou seja, tem que analisar bem o treino e a dieta. https://thinkmuscle.com/articles/mcdonald/training-on-ketogenic-diet.htm Abraços
pahe Postado Junho 24, 2015 às 19:57 Postado Junho 24, 2015 às 19:57 Norton, Segue trecho de texto do Lyle Mcdonald: Weight training refers to any activity involving the use of heavy resistance which lasts less than three minutes (i.e. it is anaerobic). Weight training is slightly more complicated to discuss in terms of fuel use than aerobic exercise. For very short activities (less than 20 seconds), muscles use ATP (adenosine triphosphate) which is stored directly in the muscle. Activities lasting greater than 30 seconds will rely on the breakdown of glycogen (carbohydrate stored in the muscle). During anaerobic exercise, fat can not be used directly as a fuel (1). Ou seja, tem que analisar bem o treino e a dieta. https://thinkmuscle.com/articles/mcdonald/training-on-ketogenic-diet.htm Abraços Bom, tem a gliconeogênese, os corpos cetônicos que vão ser usados pelo músculo durante o exercícios, fora o próprio glicogênio(que nunca é usado por completo). É perfeitamente possível estar sempre em estado de cetose e continuar com a musculação(que supostamente deveria durar o que? 1 hora 1h30m?), por exemplo... Provavelmente não seria possível um ironman ou thriatlon sem um refeed, pq é uma demanda física que vocês sabem, não tem como ser natural. Agora, você ingeriu carboidratos como fonte de energia durante toda a sua vida, até o seu corpo ficar eficiente em usar a gordura como energia, ele vai passar por algumas transformações metabólicas, que provavelmente vão demorar algum tempo(1 mês/2 meses depende do corpo).
Norton Postado Junho 24, 2015 às 19:58 Postado Junho 24, 2015 às 19:58 (editado) Norton, Segue trecho de texto do Lyle Mcdonald: Weight training refers to any activity involving the use of heavy resistance which lasts less than three minutes (i.e. it is anaerobic). Weight training is slightly more complicated to discuss in terms of fuel use than aerobic exercise. For very short activities (less than 20 seconds), muscles use ATP (adenosine triphosphate) which is stored directly in the muscle. Activities lasting greater than 30 seconds will rely on the breakdown of glycogen (carbohydrate stored in the muscle). During anaerobic exercise, fat can not be used directly as a fuel (1). Ou seja, tem que analisar bem o treino e a dieta. https://thinkmuscle.com/articles/mcdonald/training-on-ketogenic-diet.htm Abraços Eu respeito sua opinião, mas contraria meus resultados. Quanto ao refeed eu tentei por mais de 1 ano aliar a cetogênica com reffeds, que foram alterados quanto a quantidade de carboidratos, o tipo do carboidrato, e até fiz a variação no tempo do refeed, desde uma vez por semana, a uma a cada 15 dias por mês, e até uma vez só ao mês. Ocorreu o seguinte: A cada vez que aumentava o carbo e saia da cetose, eu sentia desarranjos, e até dificuldade com o sono, após isso havia uma dificuldade enorme para eu retornar a dieta, sentia novamente uma forte atração pelo consumo do carbo. E não senti nenhuma melhora quanto a energia, ou condicionamento no treino, na verdade esses desarranjos e privação de sono talvez me deixassem mais fracos que antes. Fiquei assim por meses testando estratégia de recarga de carbo, justamente porque li artigos que falavam dos benefícios da recarga, da quebra da homeostase, e da reposição do glicogênio. Dai decidi ignorar tudo que me mandavam fazer e seguir o que via quanto a dieta e esforço desses povos, dei uma chance a uma nova abordagem. Acredito que existam fatos que ainda não foram provados pela ciência, apenas pelo fato de não ter havido pesquisa, ou estudos realizados. Mas a grosso modo dá para aprender muita coisa com base na observação, esta é o pilar do método científico. E no meu caso foi a melhor decisão que já tomei, outra qualidade de vida e as cargas só aumentaram, hoje estou na segunda semana da implementação de uma metodologia do treino búlgaro, focando na intensidade, agachando todos os dias com o máximo de carga possível, intensificando uma rotina de treino que já era intensa. Não sei como explicar isso, mas sei que funciona. Se quiser eu lhe mando meu treino por mp para que ateste se tem ou não frequência e intensidade suficiente. A cada dia sou mais tentado a concordar que não há uma dieta ideal para todos, mas a base para fazer a melhor escolha é testar por tempo considerável, depois pesar os benefícios e malefícios da mudança, para ver qual é a melhor estratégia nutricional para cada um. Mesmo assim é consenso até agora abandonar ou evitar qualquer tipo de alimento processado, refinado, enfarinhado, gordura trans e açúcar. Esta para mim é a base para ter uma vida mais saudável, seja em qual dieta for, mas o interessante é testar por tempo considerável para chegar no melhor veredito. Porque é indescritível o quanto estou feliz com a decisão que tomei, muita coisa mudou em mim quanto a saúde, queria que todos chegassem no mesmo resultado não necessáriamente precisam da mesma dieta. Editado Junho 24, 2015 às 20:12 por Norton
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora