Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Medicine 101

AlvinhoRJ

Posts Recomendados

Postado

Taels, psoríase ungueal é bem comum? tipo, nunca vi ninguém com isso a vida inteira

Vocês identificaram a patologia através dos sintomas ou por causa do uso de corticoides? o por que ele cuida de pássaros sem usar luvas?

Amanda, essa na nuca não sai de jeito nenhum? as outras sairam...

nem sai... já usei bastante coisa, as outras qdo eu usava a pomada amenizava um pouco mas só foi sumir quando eu já tinha perdido as esperanças e não tava mais usando nada hahaha mas na nuca é bem leve mesmo, só umas poucas placas. mas não sai nem por reza braba

O caso dele é raro, no qual a psoríase praticamente só se manifesta nas unhas. Psoríase acontece em menos de 5% da população.

No caso dele, as lesões estavam bem sugestivas de psoríase. Não precisava nem pensar em micose de unha. A reação de corticoide foi só um fator que somou pontos para o diagnóstico. Já a questão dos pássaros não tem muito a ver, mas pode causar outras doenças de pele.

No exame físico a professora até fez um procedimento chamado "Curetagem metódica de Brocq" no cotovelo do paciente, que tinha uma lesão de psoríase, para mostrar que a pele no local da lesão se descamava como uma vela, e que após a descamação ocorriam pontos de sangramento, que é um sinal claro de psoríase. Porém ela explicou que, se fosse uma consulta normal, ela não faria aquilo, pois a certeza era grande demais.

caso92_g5.jpg

o meu cotovelo e joelho eram parecidos, só que menos

mas mesmo assim é horrível, é que nem vc disse, fica descamando e se vc tenta "arrancar" as placas, sangra. mas o meu da nuca não descama quase nada, são mais as placas mesmo. mas se eu tiro as placas dá pra ver direitinho como elas são, é tipo casquinha de ferida só que branca/bege

Visitante usuario_excluido22
Postado

Eu também já tive, saíram nos braços e pernas e um pouco no rosto. Hoje já não tenho mais, na época a médica receitou um creme que usei só por uns 3 meses e me indicou tomar sol. Não sei se há relação do sol ou da vitamina D sobre a psoríase, se alguém souber responder...

Lembro da médica ter dito que a flutuação de sentimentos (tristeza, depressão) podem desencadear isso, sei lá se é verdade

Não pra ver nada aí, Amanda.

Postado

Eu também já tive, saíram nos braços e pernas e um pouco no rosto. Hoje já não tenho mais, na época a médica receitou um creme que usei só por uns 3 meses e me indicou tomar sol. Não sei se há relação do sol ou da vitamina D sobre a psoríase, se alguém souber responder...

Lembro da médica ter dito que a flutuação de sentimentos (tristeza, depressão) podem desencadear isso, sei lá se é verdade

Ah ;/ é que o cabelo cobre mesmo, mas é bem pouco

No rosto nunca tive, mas deve ser horrivel

Postado

o meu cotovelo e joelho eram parecidos, só que menos

mas mesmo assim é horrível, é que nem vc disse, fica descamando e se vc tenta "arrancar" as placas, sangra. mas o meu da nuca não descama quase nada, são mais as placas mesmo. mas se eu tiro as placas dá pra ver direitinho como elas são, é tipo casquinha de ferida só que branca/bege

Sangra porque há um alongamento das papilas dérmicas (com vasos superficiais) e afinamento da epiderme logo acima das papilas... Então ao tentar tirar as placas, logo se chega à papila dérmica alongada, que tem vasos sanguíneos superficiais que se rompem. Ver a imagem:

1048885-1108072-1079.jpg?n=3792

Microfotografia da psoríase. (1) Hiperqueratose (excesso de queratina) e paraqueratose (presença de núcleos em células queratinizadas superficiais), (2) neutrófilos na epiderme, (3) adelgaçamento da epiderme sobrejacente à papila dérmica, (4) vasos sanguíneos próximos à epiderme, e (5) cristas interpapilares alongadas. Cortesia de Richard Crawford, MD, Universidade de British Columbia, Divisão de Dermatologia.

Fluações de humor costumam afetar grande parte das doenças auto-imunes, mas nem todos respondem de forma sensível a essas variações.

Postado (editado)

Caso 8

Sra. Olinda, de 68 anos, procurou a dermatologia se queixando de coceira intensa que começou nas costas e se extendeu por todo o corpo. Quando questionava o que fazia para lidar com essas lesões, Sra. Olinda relatou tomar 3 banhos por dia, sabonete por todo o corpo, passar álcool no corpo após o banho e usar hidratante com perfume assim que termina de se secar. Sra. Olinda, além das coceiras, relatou ser portadora de diabetes, ter hipertensão e colesterol alto. Além disso, tem labirintite, rinite e sinusite. Já teve câncer de mama e foi tratada com quimioterapia e mastectomia. Sra. Olinda aparentava estar aflita por causa da coceira, tão intensa que provocava lesões sangrentas.

Ao exame físico, Sra. Olinda apresentava pele bastante seca. Nas costas, região que mais coçava, havia pápulas e placas inchadas e escurecidas, espessadas, ulceradas, descamando e com cascas de coágulos, estes últimos resultantes da coceira intensa. A parte de trás de seu sutiã inclusive estava manchado de sangue devido a uma crise de coceira recente.

À parte das regiões machucadas, as placas tinham este aspecto:

img0054.jpg

Devido ao comportamento e aspecto das lesões, Sra. Olinda foi diagnosticada com Dermatite atópica e Líquen simples crônico.

Dermatite atópica é uma doença pruriginosa (gera coceira) de origem desconhecida. É caracterizada por coceira, lesões eczematosas (inflamadas), pele seca e espessamento das regiões acometidas. Dermatite atópica tem uma prevalência grande e crescente no mundo. É caracterizada como atópica (caracterizada pela produção de anticorpos contra proteínas ambientais), assim como certos tipos de alergias, asma e rinite alérgica.

Líquen simples crônico é um espessamento da pele de grau variável que acomete áreas sujeitas a arranhões ou esfregaços contínuos, portanto não é um processo primário, e sim uma consequência de outro processo nem sempre conhecido (no caso, provavelmente a dermatite atópica, mas não necessariamente). Tensões emocionais em sujeitos predispostos tem um papel provável na indução da sensação de coceira, levando a um tipo de coceira que é auto-perpetuativo (a coceira aumenta quanto mais se coça). Essa possível influência de fatores psíquicos, lesões primárias e a intensidade da coceira influenciam na lesão e severidade do líquen simples crônico.

Além da conduta medicamentosa para esse tipo de doença, Sra. Olinda foi orientada a diminuir a quantidade de banhos por dia, não passar álcool na pele e não passar sabonete no corpo todo (só nas áreas principais), pois cada um desses fatores sozinhos já contribuem para a pele seca, que tem naturalmente um limiar de coceira menor (quem tem pele seca se coça mais). Banhos muito frequentes, álcool e muito sabonete lavam a gordura natural que a pele produz, que a protege de agentes externos e a hidrata. O próprio fato de Sra. Olinda ser idosa já contribui para o ressecamento da pele. Sra. Olinda também foi orientada a não usar hidratante com perfume, pois o perfume (assim como algumas outras substâncias presentes em certos hidratantes) podem gerar coceira em pacientes com dermatite atópica.

Nenhuma das outras queixas de Sra. Olinda tinham relação com suas doenças de pele.

Editado por Taels
Postado

@Taels: "Sra. Olinda, além das coceiras, relatou ser portadora de diabetes, ter hipertensão e colesterol alto. Além disso, tem labirintite, rinite e sinusite. Já teve câncer de mama e foi tratada com quimioterapia e mastectomia. Sra. Olinda aparentava estar aflita por causa da coceira, tão intensa que provocava lesões sangrentas."

OMG :ohno02:

Essa macumba que fizeram pra ela foi forte mesmo hein! tá loko.

Postado

a maioria das mulheres vaidosas tomam 3 banhos por dia e se entopem de cremes HAEUHAEUHUEAHUEA

eu não sou vaidosa, mas tomo 2, um qdo acordo e outro depois do treino

mas só lavo o cabelo depois do treino

detesto passar creme hahahah nem condicionador eu passo as vezes pra vc ter uma ideia

mas 3 banhos é muuuito exagero

• 2 semanas depois...
Postado

Se preparem para o caso mais tenso hoje a noite... Estou com dificuldades de achar na internet fotos num estágio tão grave quanto o que o paciente se encontrava.

Postado

Se preparem para o caso mais tenso hoje a noite... Estou com dificuldades de achar na internet fotos num estágio tão grave quanto o que o paciente se encontrava.

no aguardo e curioso!

Postado (editado)

Caso 9

Terça-feira na Dermatologia, estávamos eu e meus colegas apreensivos dentro do consultório aguardando a chegada de um paciente que, todos nós sabíamos, se encontrava num estado gravíssimo. Sabíamos porque, antes de entrar no consultório, reparamos lá longe no fim do corredor que havia algo muito errado com um dos pacientes, e que ele não estava nada bem. O que poderia ser tão grave assim na Dermato?

Ao abrir a porta, primeiro chegou a mãe, e logo em seguida o filho, Daniel. Daniel tem 12 anos, mora em Ouro Branco - MG. Entrou vagarosamente, descalço, na ponta dos pés, joelhos levemente fletidos, com os braços juntos ao corpo, postura curvada, cabisbaixo, tremendo. Com a chegada de Daniel sentimos um cheiro forte de secreções e sangue. O que já era um silêncio se transformou num silêncio angustiante.

Daniel se encontrava extremamente debilitado. Seu estado geral era péssimo. Apresentava lesões por TODO o corpo, do calcanhar até a pálpebra dos olhos, sem NENHUMA área de pele saudável (com exceção da palma das mãos e planta dos pés). Enfim, mais de 90% de seu corpo estava com lesões vermelhas (eritematosas), descamadas, com secreções e sangrentas. Daniel usava uma camisa branca, molhada e com manchas amarelas e vermelhas nas áreas em contato com a pele devido às secreções e sangue. É difícil achar uma foto no Google que retrate a gravidade do estado da pele de Daniel. Creio que esta foto seja a mais precisa:

f4large.jpg

Visualmente, Daniel aparentava ser um Grande Queimado. Porém, como veremos a seguir, não é o caso. Daniel, durante toda a consulta, não se moveu e não falou uma palavra. As lesões são extremamente dolorosas. Ele está assim há 4 meses (antes disso não apresentava nenhuma lesão). As lesões começaram no tronco, e se espalharam pelos braços, pescoço, pernas e rosto. No início, eram lesões pequenas, e coçavam intensamente. Com o tempo, as lesões passaram a se ulcerar e dar a sensação de queimação. Daniel nem sempre toma banho. Contato com a água é muito doloroso. Sabão então, arde demais. A sensação que Daniel tem é que ele está sendo queimado. Por esses motivos, Daniel não sai de casa e obviamente não voltou às aulas.

Daniel não se acidentou, não sofreu maus tratos, nem tem deficiências nutricionais. Daniel é vítima de uma doença autoimune de componente genético, desencadeada pela picada de um tipo de mosquito infectado por um tipo de vírus. Com o aspecto das lesões, clínca e laudo imuno-histoquímico, o diagnóstico foi dado: Pênfigo Foliáceo. É uma doença sem cura, com tratamento demorado a base de corticóides.

Pênfigo Foliáceo Endêmico, também conhecido como Fogo Selvagem (ou Pênfigo Foliáceo Brasileiro), é uma doença de pele autoimune caracterizada pela perda de adesão entre queratinócitos (células da pele) da camada superior da epiderme, resultando na formação de bolhas superficiais. Quando o sistema imune desses pacientes reconhece um antígeno específico de um vírus específico (uma das hipóteses aceitas), ocorre no sistema imune uma reação cruzada de produção de anticorpos entre o antígeno viral e uma proteína de adesão celular chamada desmogleína-1, o que culmina na produção de anticorpos contra essas proteínas do corpo, que são expressas principalmente na camada granulosa da epiderme (ver imagem).

desmossomos.jpg

Essa proteína está presente em organelas denominadas desmossomos, essenciais para a coesão intercelular. Com essa perda de adesão ocorre um processo chamado acantólise, quando a camada córnea e subcórnea da pele se descama, deixando expostas células da camada granulosa e gerando lesões bolhosas por toda a pele, que se transformam em erosões (exceto palma das mãos, planta dos pés e mucosas, que não expressam essa proteína). Essas lesões podem persistir por anos. Veja na lâmina a camada superior da pele se descolando das mais inferiores:

29897921.jpg

Os grandes perigos para portadores dessa doença são os mesmos que de pacientes queimados: desidratação e infecções, porque com a perda dessas camadas externas da pele, perde-se uma barreira imunológica inespecífica muito importante, assim como facilita-se a saída de água devido à perda da camada impermeável de queratina. Além disso, perde-se também a capacidade da pele de isolante térmico. Dessa forma, esses pacientes sentem muito frio, razão pela qual Daniel tremia o tempo todo.

Daniel não usava sapatos nem chinelos, pois contato com o dorso do pé era muito doloroso (só a planta do pé estava normal). Ele anda com joelhos e braços levemente fletidos e com postura curvada pois esticar a pele dói. Evita se mover porque dói, assim como dói para falar.

O tratamento indicado foi corticoides em doses imunosupressoras, tratamento complicado que tem muitos efeitos colaterais (acúmulo de gordura, perda de massa muscular, imunidade baixa, resistência à insulina e indução de Diabetes Mellitus tipo 2, etc). O objetivo era a interrupção da atividade das lesões com o passar do tempo, com posterior remissão das lesões. Daniel será acompanhado semanalmente pela equipe de dermatologia, e naquele mesmo dia teria outra consulta com um médico residente em dermatologia.

Um detalhe: Daniel conseguiu encaminhamento relativamente rápido, pois um estudante de medicina de sua cidade, comovido, o levou a um pediatra conhecido, que por sua vez tinha contato com um dos médicos da área de dermatologia. Se Daniel dependesse apenas do Sistema de Saúde, seu sofrimento provavelmente demoraria muito mais tempo.

Após a consulta desse mesmo dia, Daniel retornou à sua cidade de ambulância (a mesma que o havia trasportado até a capital).

Acompanhando aqui e no aguardo deste caso, está fazendo o curso em que universidade?

Opa, valeu! Faço na UFMG.

no aguardo e curioso!

Tá postado!

Editado por Taels
Postado

QUE.

DÓ.

Eu fico imaginando como fica o psicológico do menino, mesmo depois que for controlada a doença... Acho que fica algum trauma pro resto da vida... imagina, uma criança de 12 anos passar por isso

Postado

Essa foi bem forte, é meio clichê mas depois de ver algo assim agente realmente para pra pensar se as vezes não reclamamos sem motivo, o que esse menino e sua familia devem estar passando deve ser algo surreal

Voce se importa de me responder algumas coisas sobre o curso de medicina e sobre a UFMG? Estou pensando em tentar medicina esse ano...

Postado

Essa foi bem forte, é meio clichê mas depois de ver algo assim agente realmente para pra pensar se as vezes não reclamamos sem motivo, o que esse menino e sua familia devem estar passando deve ser algo surreal

Voce se importa de me responder algumas coisas sobre o curso de medicina e sobre a UFMG? Estou pensando em tentar medicina esse ano...

Pode perguntar! O que estiver ao meu alcance e conhecimento, respondo.

Postado

Taels, como ficou o psicológico da turma apos ver o caso? o que foi dito em relação à isso?

Pessoal ficou bastante abalado. Comentamos o caso o dia todo, até o dia seguinte. Praticamente todo mundo ficou impressionado. Uns acham que ele vai morrer, outros têm mais esperanças.

Postado

Pessoal ficou bastante abalado. Comentamos o caso o dia todo, até o dia seguinte. Praticamente todo mundo ficou impressionado. Uns acham que ele vai morrer, outros têm mais esperanças.

Mas ele não vai fazer o tratamento???

Meu, me parte o coração pensar em um menino de 12 anos com algo assim, de verdade... o coitado não tá vivendo, tá vegetando.. na verdade nem isso, porque planta não sente dor

Postado

Mas ele não vai fazer o tratamento???

Meu, me parte o coração pensar em um menino de 12 anos com algo assim, de verdade... o coitado não tá vivendo, tá vegetando.. na verdade nem isso, porque planta não sente dor

Ele vai fazer sim, tratamento com doses imunosupressoras de corticoides... E será acompanhado frequentemente pelos residentes em dermato. A ideia é a inativação das lesões com o passar dos meses e posterior remissão.

Postado (editado)

Ele vai fazer sim, tratamento com doses imunosupressoras de corticoides... E será acompanhado frequentemente pelos residentes em dermato. A ideia é a inativação das lesões com o passar dos meses e posterior remissão.

Entendi..

Tomara que dê tudo certo

Editado por amandarun
Postado

Você entrou direto ou teve de fazer cursinho? E como é a estrutura do curso aí(se tem hospital escola, boas condições)? o curso é tradicional ou BPL? Custo de vida em BH é alto?

Sou de SP, então se for para me deslocar para um outro estado tem de ser para uma boa universidade senão não compensa.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...