Ir para conteúdo

Recuperação Muscular Lenta Demais!

RedTide

Posts Recomendados

Postado

bom galera, tenho 17 anos, treino a oito meses, e estou com um ABCD dividido assim :

Segunda : A - Perna/Ombro

Terça : Off

Quarta : B - Costas/Tríceps

Quinta : Off

Sexta : C - Perna/Panturilha

Sábado: D - Peito/Bíceps

Domingo : Off

como podem ver, treino perna duas vezes na semana só que quando faco o treino de perna de sexta elas ficam doendo até segunda~terça(doendo muito :P )... queria saber se existe alguma coisa que posso fazer com relação a isso, como um alongamento, se vou treinar assim mesmo,se mudo a ordem do treino, algum alimento que auxilia na recuperação.... qualquer ajuda esta valendo, pq montei esse treino pra fazer perna duas vezes na semana , mas como podem ver , nao estou conseguindo :( hahahaaa.

o meu treino eu ja tinha postado postado aqui:

:

nao achei uma área especifica pra postar isso , entao postei em geral mesmo , se estiver na secção errada, peço aos moderas para moverem :)

• Respostas 66
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Postado
como vc chegou a conclusão que sua recuperação muscular é lenta?

quero aprender a ver isso tbm ....

nao sei se é lenta mesmo, só queria sabe se é normal doer tanto tempo assim... :) foi modo de dizer mesmo :mellow:

dor é normal cara, é companheira de todo mundo que treina, vai se acostumando. mais tem alguns suplementos que ajudam nisso, voce toma alguma coisa?

realmente sinto dor assim desde o dia em que começei a treinar, mas elas nunca perduraram por tanto tempo hauhauahuahuahuahauhau :P

tomo whey e albumina só (:

abraços

Postado

como vc chegou a conclusão que sua recuperação muscular é lenta?

quero aprender a ver isso tbm .... :lol:

hauhauhaua maldade

mas ae tio pengo tem como o musculo se recuperar mesmo estando com dores ou nao?? ( penso eu que nao)

Postado

o q eu faco eh alongar todos os dias, mesmo quando nao treino

dias q eu treino eu alongo antes do treino TODOS os musculos e nao so aqueles q eu irei fazer naquele dia

outra coisa q eu costumo fazer eh mandar 1~2 series com 50% da carga q vc vai usar antes de cada exercicio

Postado

Dores é uma consequência de um bom treinamento, sem elas não chegamos a lugar nenhum. Tem q se acostumar, pois como diz a lenda: NO PAIN, NO GAIN. No mais é isso, eu mesmo tenho esse problema, quando treino perna, no outro dia quase não consigo caminhar, se pudesse escolheria caminhar com os braços e de cabeça pra baixo, mas não posso. Fico até 7 dias com dores no quadríceps e glúteo (por esse motivo q treino só 1x por semana), mas ando motivado q essa dor gerará a força do próximo treino.

vlw e espero ter ajudado.

Postado

Meu problema é o contrário do seu. Treino ABC e (tirando qaundo fiz a ficha pela 1 vez) não costumo sentir dores no dia seguinte. Sou iniciante (2 meses) isso é normal? (executo todos com perfeição e treino ateh não guenta fazer mais repetiçoes)

Uma coisa interessante é que eu faço 9maioria dos exercicios) a 1 e 2 series facil e quando xega na ultima eu morro? normal tb? desculpa uma pekena desviada do tópico

Postado

Dores é uma consequência de um bom treinamento, sem elas não chegamos a lugar nenhum. Tem q se acostumar, pois como diz a lenda: NO PAIN, NO GAIN. No mais é isso, eu mesmo tenho esse problema, quando treino perna, no outro dia quase não consigo caminhar, se pudesse escolheria caminhar com os braços e de cabeça pra baixo, mas não posso. Fico até 7 dias com dores no quadríceps e glúteo (por esse motivo q treino só 1x por semana), mas ando motivado q essa dor gerará a força do próximo treino.

vlw e espero ter ajudado.

Nao ajudou nada, só falou m*.

Postado

Tá bom, talvez tenha me expressado mal ¬¬, pq quando se treina intensamente e CORRETAMENTE no outro dia tem o músculo dolorido? Na minha opinião tem alguma coisa a haver, pois até o músculo se recupera completamente, vai fica ''lesionado'', esperando um bom descanço pra se recuperar, não é isso?

Postado

Dor nao significa nem de longe um bom treino. Falar isso, é a mesma coisa que falar que PUMP é sinal de um bom treino. Ou seja, nao tem nenhum nexo. (Embora na maioria das vezes em que é realizado um bom treino, tenha dores nos dias seguintes)

Postado (editado)

o que vc chama de treinar intensamente? Chegar a falha do snc com 2cm de pump no braço?

mano eu ja to ficando puto, mas muito puto, com toda hora o pessoal influenciado pelo craw falando essas merdas de treino mio, treino sarco é o pecado capital, pqp... Treinar intensamente é treinar até nao aguentar mais, depois que vc nao aguentou, vc vai la e faz mais, até voce nao aguentar MESMO, dai vc faz mais até nao aguentar MESSSSMOOOOOO, e fica tentando nem que seja a ultima coisa que voce faça na vida: vc treinou intensamente. Isso é treino intenso. Eu nao vou generalizar pq eu odeio isso, pq cada um é cada um, e fui tentar aumentar 50% a frequencia de treino, sem passar nem perto de um treino intenso. Ja tentei treino de força, leangains, etc., essas coisas novas, o que aconteceu?? Catabolizei. Isso que aconteceu. Agora que voltei pra 1x na semana, 3 treinos na semana, ja estou ganhando peso e ganhando mais força a cada treino ( para os espertinhos que falam que mais frequencia faz vc aumentar mais força, digo de novo, cada um é cada um), mais força em um treino do que em 3~4 treinos do outro jeito ( 50% de frequencia a mais). A nao, mas os espertinhos vao vir falar que é retençao, que é metabolitos, que é nao sei oq. Pra mim,a queima de gordura que um treino intenso provoca ajuda muito mais no aspecto visual do que nao ficar com metabolitos no musculo.Alias isso nem é tao ruim assim. Melhor queimar gordura no treino e ter metabolitos do que nao queimar e nao ter e ficar com aspecto murcho. Pra MIM, nao tem como fugir do NO PAIN NO GAIN, o dia inteiro, no treino, na alimentaçao, no descanso. Mas deixa pra lá, so um desabafo...

Para o autor do topico, eu nao sei responder se a dor significa que o musculo esta se recuperando, mas pelo menos nos primeiros dias está... Cada um tem uma opiniao, a minha eu ja deixei clara.

Abraço

Editado por eduardostz
Postado

bom galera, tenho 17 anos, treino a oito meses, e estou com um ABCD dividido assim :

Segunda : A - Perna/Ombro

Terça : Off

Quarta : B - Costas/Tríceps

Quinta : Off

Sexta : C - Perna/Panturilha

Sábado: D - Peito/Bíceps

Domingo : Off

como podem ver, treino perna duas vezes na semana só que quando faco o treino de perna de sexta elas ficam doendo até segunda~terça(doendo muito :P )... queria saber se existe alguma coisa que posso fazer com relação a isso, como um alongamento, se vou treinar assim mesmo,se mudo a ordem do treino, algum alimento que auxilia na recuperação.... qualquer ajuda esta valendo, pq montei esse treino pra fazer perna duas vezes na semana , mas como podem ver , nao estou conseguindo :( hahahaaa.

o meu treino eu ja tinha postado postado aqui:

:

nao achei uma área especifica pra postar isso , entao postei em geral mesmo , se estiver na secção errada, peço aos moderas para moverem :)

Camarada!

Divide seu treino de perna. Por exemplo...no primeiro dia treine os quadriceps(agachamento, leg 45, extensora, etc) e no segundo dia posteriores (stiff, flexora, etc).

Abraço.

Visitante deletado____
Postado (editado)

Olá,

mano eu ja to ficando puto, mas muito puto, com toda hora o pessoal influenciado pelo craw falando essas merdas de treino mio, treino sarco é o pecado capital [...]

eduardostz, quando você fala sobre "queimar gordura com treino intenso" você faz relação ao quê? Frequência cardíaca? A "característica" de, por exemplo, treinos com repetições mais altas ou que visam o dito acúmulo de metabólitos "fazerem vincar" (afinar a pele, seja lá o que for)?

Você tem certeza de que sabe diferenciar catabolizar de simplesmente diminuir algumas medidas (por fatores, como você falou, como diminuir acúmulo de metabólitos/retenção)?

Fugindo do que eu te perguntei, em parte até entendo seu ponto de vista, mas acho que você não entendeu o ponto de vista de quem defende esse lado "alternativo". Alguns até pagam de entendidos, afirmando categoricamente e usando de ironia e perguntas retóricas, mas o que eu vejo, no geral, é só um caminho diferente que alguns estão adotando, tentando, dentre outras coisas, fugir dessa DOMS, ou do cansaço que vem depois de usar muita falha neurológica, uma vez que muitos têm que conciliar trabalho, estudo e vida social, sendo que ficar de mau humor o dia todo ou ainda ter queda de rendimento por causa de algo supérfluo não agrada a todo mundo.

@tópico

Cara, dor tardia pode ser muita coisa. Se for dor muscular mesmo, um aquecimento com alongamentos dinâmicos e progredir a carga aos poucos costuma fazer a dor praticamente sumir durante o treino, e tardiamente ela diminui bastante também. A ideia é aumentar a circulação na área com dor, então pode ser feio com massagem, compressa quente e afins. Seja como for, seria bom você especificar como é a dor, onde ela se concentra (quadríceps? Posterior? Joelhos? Quadril?), se ela te impossibilita mesmo de fazer algum movimento e tal.

Editado por Quisso
Postado
Camarada!

Divide seu treino de perna. Por exemplo...no primeiro dia treine os quadriceps(agachamento, leg 45, extensora, etc) e no segundo dia posteriores (stiff, flexora, etc).

Abraço.

poxa cara, essa foi a primeira coisa que pensei ao montar meu treino, só que lá na academia nao deixam fazer stiff, terra... ao menos que vc assine um termo de responsabilidade lá, coisa que nao vai rolar por aqui(meus pais sao MUITO atrasados nesse sentido), ai a montar um treino dividido em posterior/quadriceps sem os exercicios básicos ( stiff, agachamento frontal...) ao meu ver , nao ficaria bom..

abrço!

Cara, dor tardia pode ser muita coisa. Se for dor muscular mesmo, um aquecimento com alongamentos dinâmicos e progredir a carga aos poucos costuma fazer a dor praticamente sumir durante o treino, e tardiamente ela diminui bastante também. A ideia é aumentar a circulação na área com dor, então pode ser feio com massagem, compressa quente e afins. Seja como for, seria bom você especificar como é a dor, onde ela se concentra (quadríceps? Posterior? Joelhos? Quadril?), se ela te impossibilita mesmo de fazer algum movimento e tal.

por exemplo, quando treino perna, meu posterior e minhas panturilhas ficam doendo pra caramba, uns 5~6 dias depois , doendo muito... mesma coisa acontece com meu trapézio quando treino ombro... chegam a atrapalhar no treino de costas ... ,estou alongando durante todo o dia e colocando compressas quentes mesmo, as dores estao diminuindo :)

criei o tópico pra ver se alguem podia me dizer o que fazer, tipo, um alongamento dinamico algum aimento, e como vc citou as compressas :D

abraço!

Visitante deletado____
Postado

Olá,

A tendência, se a dor é estritamente muscular, que, mesmo forte, pode até te impedir de fazer algumas coisas mas depois de algum estímulo ela já vai diminuindo, é diminuir bastante com essa frequência aumentada.

Quanto aos alongamentos, não sei se sua academia tem foam rollers, mas tanto protocolos de aquecimento (simplesmente rolar em cima do foam) quanto release miofascial fazem maravilhas. Se não tiver acesso a foam roller, dá pra fazer com uma bola de basquete ou outra mais firme, ou de tênis, ou ainda improvisar um foam roller com uma garrafa de 2l quase completa com água. Exercícios de mobilidade do quadril servem bem pra aquecer e até melhorar algumas aptidões. Pesquise por ambos, sendo que hip mobility é mais "fácil" se sua academia não tem FR.

Postado

tava lendo o topico e parece que a galera deu uma fugida no assunto.hehe

se vc ja se alonga bem antes do treino e continua com dores, vc poderia comprar uma creatina que tem uma recuperaçao muito boa, ou um bcaa que tambem ajuda legal vai do que voce achar melhor para o seu bolso, eu tomaria a creatina logo depois do treino e ja era, coisa que alias eu to fazendo.hehe e sinto uma otima recuperaçao. espero ter ajudado valeuuu

Postado (editado)

2 Suplementos para ajudar na recuperação:

• Creatina
  • Glutamina

E claro,durma suas 8/9/10 horas de sono.

Abrass

Editado por Philipp
Postado (editado)

Olá,

eduardostz, quando você fala sobre "queimar gordura com treino intenso" você faz relação ao quê? Frequência cardíaca? A "característica" de, por exemplo, treinos com repetições mais altas ou que visam o dito acúmulo de metabólitos "fazerem vincar" (afinar a pele, seja lá o que for)?

a frequencia cardiaca vai la em cima, mais do que se tivesse fazendo aerobico, alem de ser um otimo estimulo muscular tb ajuda a manter/diminuir o percentual de gordura... Tem até um relato em outro forum que o cara tava fazendo um treino maluco lá (experimento colorado), e o cara diminuiu as medidas da pança com pouquissimo tempo nesse treino, mesmo que o objetivo fosse outro... Nao lembro se ele ganhou alguma coisa pq como eu disse era maluco, treino intenso até a falha ( nao sei se era só concentrica ou total) fullody 3x na semana :o

Você tem certeza de que sabe diferenciar catabolizar de simplesmente diminuir algumas medidas (por fatores, como você falou, como diminuir acúmulo de metabólitos/retenção)?

Mano, é logico que eu perdi o que vcs falam ''metabolitos'', e foi o que eu mais perdi... Entretanto eu voltei ao treino normal pegando menos no supino, menos no leg, menos em flexora, panturrilha, stiff, biceps, menos veias aparentes (menos que quando treinava intensamente), mais flacido, , etc.. Perdi o que ganhei em 4~5 meses de trabalho com nutricionista caro depois que fui pra praia apos sair de um treino de força+leangains,

Fugindo do que eu te perguntei, em parte até entendo seu ponto de vista, mas acho que você não entendeu o ponto de vista de quem defende esse lado "alternativo". Alguns até pagam de entendidos, afirmando categoricamente e usando de ironia e perguntas retóricas isso é o que me irrita profundamente, pessoal sai falando como se fosse a melhor coisa do mundo, mas o que eu vejo, no geral, é só um caminho diferente que alguns estão adotando, tentando, dentre outras coisas, fugir dessa DOMS Nao conheço essa sigla, poderia explicar?, ou do cansaço que vem depois de usar muita falha neurológica Entao, tem gente que nao curte neh, mas eu nao me importo, pra mim o que sempre funcionou foi isso e quando tentei outra coisa so me ferrei.Para treinar desse modo vc nao pode por exemplo ter uma vida extremamente ativa neh, nao adianta vc querer ir jogar bola 1 ou 2 dias depois de ter treinado pernas neh. Mas pra mim é otimo, tenho tempo de fazer minhas refeiçoes, tenho que estudar entao fico repousando, sem ficar com peso na consciencia que os musculos nao estao bem estimulados, uma vez que muitos têm que conciliar trabalho, estudo e vida social, sendo que ficar de mau humor o dia todo ou ainda ter queda de rendimento por causa de algo supérfluo não agrada a todo mundo.no meu caso eu gosto da sensaçao, tenho um sono extremamente pesado por causa disso, e adoro as dores tb sao minhas ''companheiras'' hahaha brincadera

Mas realmente a do cara do topico esta fora do comum, é muito tempo mesmo, eu nao sei se ele treina nesse estilo (acho que nao), mas mesmo assim tem que saber dar MUITA intensidade pra ficar dolorido 6 dias, ou entao treinar a pouco tempo tbm interfere ... Quando voltei da praia ficava DESTRUIDO, mesmo fazendo AB com menos exerercicios/ series que o atual ABC, com o tempo/aquecimento/alongamento as dores melhoraram, mesmo com mais carga/intensidade

@tópico

Editado por eduardostz
Visitante deletado____
Postado

Olá,

@post acima

Não digo o treino maluco que você falou, mas treino com reps mais altas (e cargas mais baixas), com descansos curtos, até o André defende, porque costuma aumentar frequência cardíaca mesmo. É uma das formas de aliar cardio com treino com pesos. Só que tem casos em que isso não funciona tão bem (pessoas com condicionamento cardiovascular bom, por exemplo), e é aí que começa a ter que trabalhar com variável de treino e intensidade, de onde parte a discussão de falha muscular X SNC.

Seu caso é estranho, mas pode ser o que você citou. Tava acostumado a trabalhar com FC alta, gastando mais calorias, aí passou pra um treino de força que, no geral, tem essa característica de ser "mais leve" ("menos intenso") e não chegou a ajustar a dieta. Aconteceu algo parecido comigo quando eu comecei com jejuns intermitentes. É bom casos como o seu (e meu) pra provar que não é simples assim, começou a comer só à noite e pronto, vai ficar rasgado e gigante magicamente. São estratégias mais complexas, exigem mais planejamento, e às vezes o esforço não vai valer a pena sendo melhor optar pelo simples.

Sempre vai ter quem fale o que quer, repetindo o que viu por aí. É a tirinha do batman que tem no leangains: "mas o cara da academia falou e ele é grande e rasgado".

DOMS é Delayed onset muscle soreness, ou dor tardia.

Postado (editado)

Pode ser o caso de melhorar a dieta ou tirar folga dos treinos.

dores nao tem nada a ver com um bom treinamento.

Se você não sente nenhuma dor depois do treino ... seu treino não valeu de nada e pronto.

edit: antes de criticar essa frase leia o resto das respostas ...

Editado por rubinho157
Postado (editado)

Olá,

@post acima

Não digo o treino maluco que você falou, mas treino com reps mais altas (e cargas mais baixas), com descansos curtos, até o André defende, porque costuma aumentar frequência cardíaca mesmo. É uma das formas de aliar cardio com treino com pesos. Só que tem casos em que isso não funciona tão bem (pessoas com condicionamento cardiovascular bom, por exemplo), e é aí que começa a ter que trabalhar com variável de treino e intensidade, de onde parte a discussão de falha muscular X SNC.

ah mas vc ta confundindo o meu principio de treino ( pra hipertrofia, pra definiçao acho que isso ai que vc falou ajudaria bastante, mas infelizmente nunca fiz definiçao desse jeito pq nao consegui a massa que eu quero ainda) ... Pra mim o que importa (hipertrofia) é progredir as cargas, dando seu maximo em cada serie entendeu?? vc aumenta as cargas todo treino, mas nao é so aumentar a carga e nao dar intensidade como um 5x5 por exemplo, que chega na rep 5 vc para a serie e boa, tipo se der pra fazer mais 5 , 6 eu faço, até nao dar mais nada ... Se eu passei de muito de 8 reps (tipo 12, 13) eu ja aumento as cargas, tento progredir as cargas toda hora, dando o maximo em cada serie, e deixando a falha alem de concetrica (chamo alguem na maioria das vezes ou ''roubo'' e deixo o peso descer) pra ultima, mas se passou muito de 8 reps ja nao passa a ser mais hipertrofia e acaba sendo resistencia ... As vezes eu falho na sexta repetiçao, e faço algumas forçadas com ajuda, faço cadencia muuuuito lerda na ultima, essas coisas, nao tem um ''numero'' exato de reps, so nao fugir muito de 6~9 reps. A frequencia sobe eu acho por causa que uso muito compostos , noterra e agacho meu coraçao quase sai da boca (nesses nao tem como fazer o que eu falei, mas chamo o instrutor pra ficar olhando pra que eu possa dar o maximo sem ter medo de cair), e tambem ja percebi que quando vc ta numa falha fazendo um puta esforço teu coraçao automaticamente ja fica aceleradasso, no treino de pernas fica o treino inteiro, inteiro mesmo..,

Seu caso é estranho, mas pode ser o que você citou. Tava acostumado a trabalhar com FC alta, gastando mais calorias, aí passou pra um treino de força que, no geral, tem essa característica de ser "mais leve" ("menos intenso") e não chegou a ajustar a dieta. Aconteceu algo parecido comigo quando eu comecei com jejuns intermitentes. É bom casos como o seu (e meu) pra provar que não é simples assim, começou a comer só à noite e pronto, vai ficar rasgado e gigante magicamente. São estratégias mais complexas, exigem mais planejamento, e às vezes o esforço não vai valer a pena sendo melhor optar pelo simples. o que sempre funcionou sempre vai funcionar, melhor nao fugir MUITO do convencional.. Essa de NPNG é antiga pra kct, pega forum a 5 anos atras o pessoal so treinava nesse estilo, e eram grandes

Sempre vai ter quem fale o que quer, repetindo o que viu por aí. É a tirinha do batman que tem no leangains: "mas o cara da academia falou e ele é grande e rasgado". kkkkkkkk sempre vai ter, alias eu mesmo fico repetindo o que funciona PRA MIM, e deixo isso bem claro, mas eu prefiro fazer uma coisa bem feita ( treinar até o limite) do que fazer duas meia boca ( no caso do treino até uma e meia ) por causa de 2~3 dias de descanso a mais. O craw dizia que um natural nao consegue manter o musculo em anabolismo 7 dias, isso pode ser ate verdade, mas por algum motivo eu nao suporto uma frequencia maior que isso, nao tem como, minha estrutura nao da conta. Mesmo que no quinto ou sexto dia eu nao esteja com costas em anabolismo, meu peito por exemplo vai estar, entao estou em anabolismo, ganhando peso. Só se vc for doido pra pensar que um treino sem intensidade vai produzir a mesma quantia de massa por treino que um treino nao intenso. Talvez um endo ou meso (craw), como ja disse em outro topico, consiga suportar a frequencia mais alta de treinos, e o corpo dele aguente isso, o meu nao aguenta. Nao to criticando o craw, que alias é uma otima pessoa, TUDO, tudo mesmo, que eu queria saber a respeito dessas coisas novas ele me respondia, chegava até a ser chato, todo dia eu perguntava, nao deu certo, mas nao foi culpa dele, exclusivamente minha por querer tentar. Agora sei que voltei pro caminho certo.

Abraço

DOMS é Delayed onset muscle soreness, ou dor tardia.

Editado por eduardostz
Postado (editado)

Pode ser o caso de melhorar a dieta ou tirar folga dos treinos.

talvez melhorar a dieta, e deload, no caso de treino intenso é bem vindo, mas tem que ver se ta intenso realmente e se nao seriam essas dores pq ele é iniciante.

Se você não sente nenhuma dor depois do treino ... seu treino não valeu de nada e pronto.

assino em baixo, pelo menos para a maioria funciona assim... Umonte de amigo meu treina e nao sente dor e treina abc2x e ta sempre igual, e fala '' ah eu treino 2x pq nao sinto que da pra treina'' ... Porra eu mal consigo fazer o treino da sexta pq ja to todo fudido e o cara me fala uma dessa?? algo errado tem nao tem? O pessoal q vejo se matando apenas 1x na semana la na academia ta sempre crescendo. PRA MIM, repito, nao vale o custo beneficio em nenhuma hipotese quebrar menos o musculo pra fazer isso mais vezes... Faça uma vez BEM FEITO, e tem que ter sangue frio pra isso, que vc vai crescer, se a dieta tiver boa. O descanso, se vc tiver feito um bom treino, seu corpo vai pedir automaticamente. Nao tem como fugir do no pain no gain. Faz um treino BOM, de seu maximo, se vc nao tem dor é pq vc nao deu seu maximo, nao foi aonde precisaria ter ido, se eu tivesse um personal pra me ajudar eu digo que iria mais alem do que vou, e meus resultados seriam melhores. Mas sozinho da pra ir muito longe tbm.

abraços

Editado por eduardostz
Postado

assino em baixo, pelo menos para a maioria funciona assim... Umonte de amigo meu treina e nao sente dor e treina abc2x e ta sempre igual, e fala '' ah eu treino 2x pq nao sinto que da pra treina'' ... Porra eu mal consigo fazer o treino da sexta pq ja to todo fudido e o cara me fala uma dessa?? algo errado tem nao tem? O pessoal q vejo se matando apenas 1x na semana la na academia ta sempre crescendo. PRA MIM, repito, nao vale o custo beneficio em nenhuma hipotese quebrar menos o musculo pra fazer isso mais vezes... Faça uma vez BEM FEITO, e tem que ter sangue frio pra isso, que vc vai crescer, se a dieta tiver boa. O descanso, se vc tiver feito um bom treino, seu corpo vai pedir automaticamente. Nao tem como fugir do no pain no gain. Faz um treino BOM, de seu maximo, se vc nao tem dor é pq vc nao deu seu maximo, nao foi aonde precisaria ter ido, se eu tivesse um personal pra me ajudar eu digo que iria mais alem do que vou, e meus resultados seriam melhores. Mas sozinho da pra ir muito longe tbm.

abraços

Após minha pergunta andei pesquisando e achei varias fontes que falam que a dor não, necessariamente significa ganhos. uma dessas bem resumido está em: https://musculacao-pt.com/?p=3182

mal por ter copiado em cima errado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...