Postado 30/12/2025 às 02:13 12/30, 2025 Fala, pessoal. Boas festas 2026 tá aí, Tenho 15 anos, 1,74m, 50kg, biotipo ectomorfo.Sou novo aqui, e comecei recentemente na academia ha 2 meses para querer mudar minha aparência e deixar de ser super magro.Treino todos os dias, da seguinte forma:Segunda: inferiores (perna e panturrilha)Terça: peito e ombroQuarta: braço, bíceps tríceps e antebraçoQuinta: costasE repito a ordem, vai mudando conforme as semanas, foi um amigo que montou esse treino para mim, e sinto que ganhei força sim, comecei na primeira semana não conseguia levantar a barra do supino sozinho e hoje já consigo fazer tranquilamente sozinho, com 5kgRecentemente comecei uma dieta de 3.500kcal por dia, com objetivo de ganhar peso de acordo com uma pesquisa que eu vi. Ganhei 2kg em duas semanas, porém perdi tudo novamente, sinto que só ganhei barrigaFiz exames recentemente e minha testosterona livre deu 800 e pouco, coleta em jejum pela manhã.Mesmo assim sou bem magro e com estrutura óssea finaMinha dúvida é mais estrutural/estéticaQuero entender, de forma segura como maximizar o que a genética permite, principalmente em relação a:maturidade ósseaganho de massaBF idealJá cuido de:sono (8h)águadieta melhorandotreino de forçaQueria ouvir de quem já passou por isso ou entende de fisiologia do crescimento:Não tenho muito conhecimento no assunto, pesquisei bastante mas gostaria de receber dicas do que posso mudar, e seguir.Agradeço qualquer orientação séria.Dieta que estou seguindo:Vitamina 1 (800 kcal):1 banana3 colheres leite em pó2 colheres aveia2 colheres de mel1 scoop whey300ml leiteAcordo: 4hPré treino1 tapioca com batata doce1 bananaCafé pretoPós treino:3 ovos1 vitamina (a primeira)1 pão com manteigaAlmoço200g arroz200g frango ou carneTarde:Whey com banana mel e aveiaJantar:Repetir almoçoCeia:Outra vitamina
Postado 30/12/2025 às 11:19 12/30, 2025 Em 29/12/2025 em 23:13, MiguelAbreu disse:Sou novo aqui, e comecei recentemente na academia ha 2 meses para querer mudar minha aparência e deixar de ser super magro.Bom dia, meu bom, tudo bem?Não tem mistério, você é novo e tem pouco tempo de treino. Foque em exercícios básicos para construir consistência e biomecânica: agachamento livre, levantamento terra, supino(s), remadas e puxadas (barra fixa é o ideal). Esqueça treinos super elaborados e divisões grandes. Um AB ou ABC vai servir bem para esse começo.Sobre a dieta, se vc tiver condições procure um nutricionista. É melhor do que qualquer dica que você receber num fórum com anônimos.Acredito que pelo valor ali seja sua testosterona total e não a livre, mas está ótima para sua idade. Não tem mistério, vc está melhor do que muita gente porque está começando cedo e está tendo humildade de perguntar.Segue firme.
Crie uma conta ou entre para comentar