Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Minhas Avaliações - Regredindo

Posts Recomendados

Postado

meu último post eu falei que tinha perdido 3kg de massa muscular e ganhado gordura em uma diferença de 2 meses de uma avaliação para a outra e me falaram no forum pra nao confiar mto em avaliação de estagiário que pode estar medindo errado.

bom eu estou postando um print de 4 avaliações minhas(as ultimas duas sao as de agosto e outubro desse ano) e to achando alguns pontos da medição com a pinça(dobras) meio estranho, sera que uma medição errada pode dar um BF e um valor de massa muscular abaixo ou acima do esperado??

minhas medidas de dobras de coxa e perna estavam entre 13 e 15 e na ultima avaliação estão em 42 e 43 mesmo sem aumento no tamanho nas pernas(na vdd aumentei bastante as cargas nos treinos de perna)

não entendo mto sobre essa medição, mas quem for experiente no assunto e puder me responder eu agradeço.

https://imgur.com/a/EBcnlKO

Editado por MagreloEmpolgado

"Eu aprendo com os erros das pessoas que escutam os meus conselhos"

Postado

Eu realmente não sei qual a tara de tantos numeros

Como ta no espelho mano? Tu não vai levar uma planilha de avaliação fisica pra praia pra galera sair olhando e falando "olha ele ta com 12,57% de bf e tem 37,59kg de massa magra"

Se no espelho ta gordo então tem que emagrecer. Se no espelho ta magro então tens que ganhar massa.

Postado
  • Autor
Em 03/11/2025 em 21:25, andersonluisr disse:

Eu realmente não sei qual a tara de tantos numeros

Como ta no espelho mano? Tu não vai levar uma planilha de avaliação fisica pra praia pra galera sair olhando e falando "olha ele ta com 12,57% de bf e tem 37,59kg de massa magra"

Se no espelho ta gordo então tem que emagrecer. Se no espelho ta magro então tens que ganhar massa.

no espelho ta magro e precisando melhorar a dorsal... comecei fazer barra fixa que nao fazia

Postado
Em 03/11/2025 em 18:21, MagreloEmpolgado disse:

não entendo mto sobre essa medição, mas quem for experiente no assunto e puder me responder eu agradeço.

tem tempo máximo que vc pode pinçar a pele, região certa, equipamento adequado e uso correto do equipamento.

o que eu recomendo fazer 1x por mês:

Tirar foto de frente, lado e costas. Sempre com a mesma roupa, mesmo horário, mesma luz.

Medida de linha de cintura (na linha do umbigo)

Dobra abdominal (opcional) (vai precisar de um adipometro, pode ser os fuleiros mesmo. Tem vídeo no YT ensinando a usar)

sera que uma medição errada pode dar um BF e um valor de massa muscular abaixo ou acima do esperado??

mas é claro que sim.

"Inimigo natural dos fanáticos por artigos, controles e planilhas que não conseguem mostrar 1 pingo de progresso em seus treinos." - Little-Mess, Mike.

Postado

sera que uma medição errada pode dar um BF e um valor de massa muscular abaixo ou acima do esperado??

A lógica é ao contrário. De vez em quando a medição dá o valor correto kkkkkk.

Mas se você quer saber se tá progredindo olha pra essas métricas por ordem de prioridade:

1 - Progressão de força

2 - Espelho

3 - Balança

Se você tá ganhando força, você tá ganhando massa muscular.

Se você tá melhorando no espelho, bom, você tá melhorando no espelho.

Se você tá diminuindo ou aumentando o peso com o tempo (mas considerando que o peso flutua muito) você tá emagrecendo/engordando.

Não tem segredo. A % de BF é muito pouco relevante.

Postado
  • Autor
Em 04/11/2025 em 10:22, SteveCigarro disse:

Fiquei até tonto com o tanto de numeros, parece até uma medição de um atleta MR Olympia, 15% de bf tu ta magro mano, e por essas medidas aí vai comer mano, só come tudo que ver pela frente igual um psicopata e treina forte, depois tu se preucupa com números.

eu fiz isso uma epoca... cheguei ate 80kg, mas tava mto retido e nao estava gostando do resultado, então comecei a diminuir o carbo que estava em 5g/kg para 2g/kg

Postado
Em 11/4/2025 em 6:37 PM, MagreloEmpolgado disse:

eu fiz isso uma epoca... cheguei ate 80kg, mas tava mto retido e nao estava gostando do resultado, então comecei a diminuir o carbo que estava em 5g/kg para 2g/kg

Não sei como vc gerencia essa métrica de carbo aí, mas eu ando prefirindo manter uma dieta próxima da normocalórica.
Nos dias de treino que são 3x na semana, eu mantenho por volta de 200 a 250 kcal de superávite, com 1.5 a 1.7g proteína por kg.

Nos dias sem treino 4x na semana, eu tento manter algum déficit calórico, entre 0 e -250kcal vai do dia e não é sempre, as vezes acaba sendo superávite de uns 200 a 250kcal.

Com isso mantenho meu peso, e ao mesmo tempo vou tentando melhorar minhas técnicas nas execuções dos exercícios, e vou aumentando minhas progressões de carga também.

Na prática na verdade até agora acabei engordando quase 1kg nesses 3 meses de normocalórica.

Mas só aumentou 1cm na cintura, estava 77cm, agora deu 78cm.

Um detalhe, é que até o meio desse mês passado eu não fazia déficit eu só tentava manter ao máximo perto do zero, nos dias de descanso, então a tendência é talvez dar uma emagrecida de leve nos próximos meses.

Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia.

"Você não aprende a nadar lendo sobre a água."

"Você só saberá se também passar pelo processo."

Postado
  • Autor
Em 04/11/2025 em 21:44, Kizen disse:

Não sei como vc gerencia essa métrica de carbo aí, mas eu ando prefirindo manter uma dieta próxima da normocalórica.
Nos dias de treino que são 3x na semana, eu mantenho por volta de 200 a 250 kcal de superávite, com 1.5 a 1.7g proteína por kg.

Nos dias sem treino 4x na semana, eu tento manter algum déficit calórico, entre 0 e -250kcal vai do dia e não é sempre, as vezes acaba sendo superávite de uns 200 a 250kcal.

Com isso mantenho meu peso, e ao mesmo tempo vou tentando melhorar minhas técnicas nas execuções dos exercícios, e vou aumentando minhas progressões de carga também.

Na prática na verdade até agora acabei engordando quase 1kg nesses 3 meses de normocalórica.

Mas só aumentou 1cm na cintura, estava 77cm, agora deu 78cm.

Um detalhe, é que até o meio desse mês passado eu não fazia déficit eu só tentava manter ao máximo perto do zero, nos dias de descanso, então a tendência é talvez dar uma emagrecida de leve nos próximos meses.

atualmente to em 2g carbo e 2g proteina(normocalorica), mas acho que irei subir o carbo pra pelo menos 4g e subir um pouco meu peso.

treinando 4x na semana(upper-lower) mas pensando em mudar para 6x na semana(ABC2x)

Editado por MagreloEmpolgado

Postado
Em 11/4/2025 em 9:56 PM, MagreloEmpolgado disse:

atualmente to em 2g carbo e 2g proteina(normocalorica), mas acho que irei subir o carbo pra pelo menos 4g e subir um pouco meu peso.

treinando 4x na semana(upper-lower) mas pensando em mudar para 6x na semana(ABC2x)

Só não entendo bem pq vc foca na proporção de carbo, a gordura faz sentido, o ideal para natural é no mínimo 1g/kg para não prejudicar a produção de hormônios, já proteína é no mínimo 1.5g/kg para não prejudicar a hipertrofia.

Carboidrato é bom para complementar a quantidade de kcal e para te suprir de estoque de glicogênio antes do treino.

E carboidrato é barato, mais que 1.8g/kg de proteína é duvidosa a eficácia, vc provavelmente estará jogando dinheiro no lixo.

Fora que carboidrato geralmente é delicioso, não precisa fazer uma dieta horrível de digerir, eu não abro mão do meu pão e do meu arroz.

Editado por Kizen

Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia.

"Você não aprende a nadar lendo sobre a água."

"Você só saberá se também passar pelo processo."

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.