Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre bulking


Psurk
Ir para solução Solucionado por carlosfelipe.bas ,

Posts Recomendados

Olá sou novo no fórum e gostaria de tirar uma dúvida sobre bulking. Primeiro vou deixar algumas informações sobre mim.

 

Idade: 16 anos
Peso: 73 kg
Altura: 180 cm
BF: 12%

 

Medidas:

Braço contraído: 35cm
Antebraço: 26cm
Peito: 98cm
Coxa: 54cm
Panturilha: 33cm
Cintura: 74,5cm

Não sei se as medidas estão boas para a idade/altura/peso


Gostaria de saber se no bulk é possível manter um percentual de gordura baixo (na faixa do 13%) e ganhar massa muscular.

Observação: Farei um clean bulk.

 

Desde já agradeço à todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

É possível, é só você não sair ganhando peso que nem louco. De 0,5 a 1kg por mês treinando bem certamente não vai zoar em nada seu BF. Como você é magro e tá em fase de crescimento, dá até pra ganhar um pouco mais do que isso sem embaçar muito (treinando bem e progredindo nos treinos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente obrigado por responder, eu esqueci de dizer que as medidas estão desatualizadas kkkkk, isso já faz um tempo desde que comecei.

 

Eu acredito que estou indo pelo caminho certo, pois eu ganhei 1kg por mês desde que comecei (assim como vc disse).

 

Vc acha que depois de atingir quantos kg posso parar e tentar secar caso ganhe gordura junto? Meu objetivo seria uns 80kg (sim, uma expectativa alta), vc acha que é alcançável pela minha idade e altura?

 

Agradeço desde já.

Editado por Psurk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
Em 25/01/2024 em 02:27, Psurk disse:

Gostaria de saber se no bulk é possível manter um percentual de gordura baixo (na faixa do 13%) e ganhar massa muscular.

 

Nessa idade é bem mais fácil.

 

Mas vai ficar meio chato de viver, eu seguiria uma dieta de base + qualquer coisa que quiser comer.

 

Nessa idade e com essa altura, faria uns 2 anos de bulking fácil, até bater uns 90kg sem ficar roliço.

 

500g a 1kg por mês, começando a ficar gordo? segura as calorias por uns meses e depois planeja um cutting curto.

 

Natural só faz cutting se estiver gordo. 

Cutting de natural é lento e curto. (É melhor fazer vários pequenos cuttings do que de fazer um cutting enorme e longo) < Se a prioridade é ganho de massa muscular no longo prazo.

 

Bulking de natural é bem longo e bem lento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/01/2024 em 22:27, Psurk disse:

se no bulk é possível manter um percentual de gordura baixo (na faixa do 13%) e ganhar massa muscular.

se vc começar com 12% nao, pois vai ter q fazer por pouco tempo, tem q começar com bem menos, pois sempre vem godura junto mesmo nas dietas mais rpecisas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/01/2024 em 08:08, carlosfelipe.bas disse:

Nessa idade é bem mais fácil.

 

Mas vai ficar meio chato de viver, eu seguiria uma dieta de base + qualquer coisa que quiser comer.

 

Nessa idade e com essa altura, faria uns 2 anos de bulking fácil, até bater uns 90kg sem ficar roliço.

 

500g a 1kg por mês, começando a ficar gordo? segura as calorias por uns meses e depois planeja um cutting curto.

Obrigado pela resposta e dicas! Eu queria bater uns 80 kg. Eu tenho uma refeição livre ( posso comer o que quiser ). Vou tentar seguir o que disse: 2 anos de bulk. Vou tentar criar um diário de treino aqui no fórum, posso citar vc no diário?

 

Acompanha lá depois

Editado por Psurk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/01/2024 em 12:29, Psurk disse:

Obrigado pela resposta e dicas! Eu queria bater uns 80 kg. Eu tenho uma refeição livre ( posso comer o que quiser ). Vou tentar seguir o que disse: 2 anos de bulk. Vou tentar criar um diário de treino aqui no fórum, posso citar vc no diário?

 

Acompanha lá depois

 

Claro que pode

 

E se for dedicado msm, quando me marcar vou ajudar sempre que puder.

 

Recomendo ler os diários do @HeiseN_ e do @lorenzo_EP são ótimos exemplos a seguir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, com 16 anos não faz sentido tu colocar meta de peso. Teu corpo vai passar por mudanças estruturais/hormonais, mantendo uma dieta limpa e atividade física, naturalmente tu vai ganhar massa muscular.

 

Cuida pra não te bitolar com dieta e BF agora, não é o momento.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve maninho.

 

Comecei a treinar na mesma idade que você. Nessa trajetória cometi inúmeros erros e continuo cometendo/aprendendo. Acho que vale dar uma lida no relato inicial do meu diário para ter uma noção de como foi a trajetória, mas vou destacar alguns pontos que hoje considero errôneos da minha parte.

 

Desde que comecei a treinar, logo no primeiro dia comecei a fazer dieta, sempre mais restritiva, contando calorias e tudo mais. Óbvio que encaixava alguns alimentos "sujos", porém todos dentro dos macros quase 100% do tempo. Pra alguém de 16 anos isso não é necessário, muito menos saudável. Não sei se eu faria diferente porque eu sou assim, ou entro de cabeça em algo ou não entro. Mas em geral, não aconselharia alguém a ficar tão bitolado quanto eu, ainda mais nessa idade. Como o pessoal falou acima, acho que o legal é você ter uma dieta base para seguir, seguindo os macros e tudo mais (até para você já ter essa rotina), e comer o que tiver vontade de comer sem se privar (ainda mais nessa idade).

 

Fora isso, relaxa que treinando e comendo bem, você vai chegar nos 18 com outro corpo. Seu físico irá mudar demais nesses próximos dois anos, só segue na constância.

 

 

Abraços.

 

Editado por HeiseN_
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/01/2024 em 08:35, carlosfelipe.bas disse:

Claro que pode

 

E se for dedicado msm, quando me marcar vou ajudar sempre que puder.

 

Recomendo ler os diários do @HeiseN_ e do @lorenzo_EP são ótimos exemplos a seguir

Que bom! Obrigado pela recepção, sou novo no fórum. Eu acompanhava vc e eles antes de entrar com uma conta no fórum, percebi que vcs tem experiência

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...