Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Testosterona Baixa não consigo aumentar


tunai

Posts Recomendados

Pessoal, boa noite!

 

Estou um pouco decepcionado, o motivo é óbvio ... mas vamos lá...

 

Ha muito tempo já noto que a minha testosterona é baixa (no passado usei finasterida não sei se isso tem relação), minha libido está baixa e não consigo nem evoluir na musculação... Há tempos que não subo o peso da rosca direta e alternada e olha que o peso é pouco...

 

A cerca de três meses mudei a minha alimentação com o intuito de aumentá-la, consegui até diminuir o meu colesterol mas a testosterona não subiu como esperado. Fiz suplementação com a l-tirosina mas ela me deixou muito agitado (pensamento acelerado, mudei um pouco a personalidade) aí tive que parar. Tenho histórico de exames da minha testosterona desde 2015, vejam:

 

Data

Testosterona Total

Testosterona Livre

SHBG Globulina

21/10/2015

403,1 ng/dl

0,441 nmol/l

11,9 nmol/l

14/04/2016

307,6 ng/dl

0,345 nmol/l

10,2 nmol/l

20/10/2016

349,3 ng/dl

0,335 nmol/l

17,2 nmol/l

30/05/2017

474,0 ng/dl

0,525 nmol/l

12,1 nmol/l

16/03/2017

414,0 ng/dl

0,463 nmol/l

 

14/05/2018

305,9 ng/dl

0,344 nmol/l

10,0 nmol/l

22/05/2019

344,1 ng/dl

0,359 nmol/l

13,4 nmol/l

 

O que mais me chateia é que já fui no endócrino relatei problemas da testosterona baixa e ele disse que é assim mesmo que depois dos 30 (tenho 32) a testosterona começa a cair. Eu desconfio que tem algum problema, vejam em 2016 minha testosterona estava mais baixa do que em 2019.

 

Gostaria da ajuda de vocês, o que vocês poderiam me aconselhar para aumentar meus níveis de testosterona? Usar aquele gel seria uma boa ideia?

 

Obrigado!

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

7 horas atrás, tunai disse:

Pessoal, boa noite!

 

Estou um pouco decepcionado, o motivo é óbvio ... mas vamos lá...

 

Ha muito tempo já noto que a minha testosterona é baixa (no passado usei finasterida não sei se isso tem relação), minha libido está baixa e não consigo nem evoluir na musculação... Há tempos que não subo o peso da rosca direta e alternada e olha que o peso é pouco...

 

A cerca de três meses mudei a minha alimentação com o intuito de aumentá-la, consegui até diminuir o meu colesterol mas a testosterona não subiu como esperado. Fiz suplementação com a l-tirosina mas ela me deixou muito agitado (pensamento acelerado, mudei um pouco a personalidade) aí tive que parar. Tenho histórico de exames da minha testosterona desde 2015, vejam:

 

Data

Testosterona Total

Testosterona Livre

SHBG Globulina

21/10/2015

403,1 ng/dl

0,441 nmol/l

11,9 nmol/l

14/04/2016

307,6 ng/dl

0,345 nmol/l

10,2 nmol/l

20/10/2016

349,3 ng/dl

0,335 nmol/l

17,2 nmol/l

30/05/2017

474,0 ng/dl

0,525 nmol/l

12,1 nmol/l

16/03/2017

414,0 ng/dl

0,463 nmol/l

 

14/05/2018

305,9 ng/dl

0,344 nmol/l

10,0 nmol/l

22/05/2019

344,1 ng/dl

0,359 nmol/l

13,4 nmol/l

 

O que mais me chateia é que já fui no endócrino relatei problemas da testosterona baixa e ele disse que é assim mesmo que depois dos 30 (tenho 32) a testosterona começa a cair. Eu desconfio que tem algum problema, vejam em 2016 minha testosterona estava mais baixa do que em 2019.

 

Gostaria da ajuda de vocês, o que vocês poderiam me aconselhar para aumentar meus níveis de testosterona? Usar aquele gel seria uma boa ideia?

 

Obrigado!

 

 

 

 

 

Olá... Amigo, procura ler com atenção tudo que eu escrevi, inclusive lá embaixo onde eu falei sobre a finasterida. A queda na testosterona é de 1% ao ano após os 30 anos segundo as pesquisas (não é uma obrigatoriedade, pode ocorrer ou não) e isso os fatores hereditários, hábitos de sono e alimentação também vão determinar. É perfeitamente compreensível a tua queixa e não está errado em reclamar. O papel do médico nesse caso não foi desempenhado corretamente, te mandou pra casa e com os mesmos sintomas... pelos valores de referência dos labs, os médicos em geral vão te catalogar como um indivíduo normal, sem hipogonadismo...PORÉM o que importa aqui são os sintomas, não números e matemática, estes números não traduzem como você se sente diariamente. A testosterona tem SIM a ver com a manutenção da massa muscular, se estiver mais alta, ajuda nos ganhos. A princípio os hormônios que desempenham o papel da libido são a testosterona, o DHT, o estradiol (E2), prolactina (não pode estar alta, pode prejudicar a libido) e a libido também está relacionada a bons níveis de dopamina, que é um neurotransmissor e pode ser regulado até com USO de medicação indicada por psiquiatra.

O que você pode fazer é estimular a sua produção endógena de testosterona, com uma medicação chamada Clomid (clomifeno) que é usada off-label para hipogonadismo e em TPC. Sugiro que use em doses de 25mg preferencialmente, meio comprimido, guardando a outra metade...Algumas pessoas tomam 50mg todo dia, contudo uma dose mais baixa é melhor para evitar efeitos colaterais. Há quem opte pelo uso de tamoxifeno (Novaldex ou genéricos) em vez do Clomid, MAS prejudica a libido em algumas pessoas. Eu usaria doses bem baixas de anastrozol pra ajudar a controlar os estrógenos, caso sairem fora do controle. Fora isso, há quem estimule a produção natural de testosterona com o uso de HCG em doses fracionadas de 500ui por exemplo, porém usando por pouco tempo...irá encontrar os protocolos corretos de uso em alguns sites na internet. Tenta treinar mais pesado (deadlift, supino, leg press, qualquer treino pesado melhora o perfil hormonal a curto prazo, aconselho a fugir dos aeróbicos cansativos que derrubam a testosterona), tomar um multivitaminico caso necessário, suplementar com boro e com magnésio, pois pode aumentar a fração de testosterona livre. Alimentação, sono de qualidade e se possível se expor ao sol por curtos periodos e sem filtro solar, por causa da vitamina D que será fabricada no seu corpo a partir da exposição a radiação UVB. O sol pra mim sempre melhorou a libido, mais do que vitamina sintética D3 comprada em farmácia.

 

Caso você opte por entrar em TRT, acredito que vai ter que recorrer a medicina esportiva, porque esses médicos normalmente não tem medo de receitar testosterona sintética como os demais, dai as opções são várias, testosterona administrada via intramuscular com injeções, em gel pra quem prefere e também usar Proviron, se for entrar em TRT. Te digo que se você introduzir testosterona sintética no seu corpo, seu eixo HPT vai ser inibido (você para de produzir a sua própria testosterona) e vai ficar dependente das injeções e/ou do gel.  Acho que você deveria optar por fazer uma tentativa com o Clomid primeiramente. No seu lugar, também faria esses exames aqui: prolactina, DHEA, LH e FSH, estradiol, Vitamina D e Vitamina B12, TSH, T3, T4, cortisol e checa os níveis de FERRITINA, pois uma ferritina alta demais prejudica a testosterona e outros hormônios.  Se possível vá a um urologista e solicilite para fazer um eco doppler peniano se estiver com sérios problemas de ereção, também peça para ver se não está com varicocele, isso tem impacto negativo na saúde sexual dos homens.   

 

 

Outra coisa, os hormônios sexuais estão relacionados também ao colesterol, o colesterol é necessário para a testosterona existir. O colesterol é uma molécula e ela é precursora da testosterona. Nunca use estatinas, por exemplo, se não tiver problema como hipercolesterolemia, a testosterona e o colesterol estão mais ligados do que você possa imaginar. Dê uma olhada nesse site abaixo:

 

https://sites.google.com/site/welsonlemos/anti-envelhecimento/testosterona

 

Sim, a FINASTERIDA causa problemas sexuais em muitos usuários (pesquisa por sindrome pós finasterida) e isso provavelmente esteja relacionado ao fato dessa medicação inibir o DHT, que é um importante metabólito da testosterona. O DHT é bastante importante para se ter uma boa libido. Faça o exame de DHT (dihidrotestosterona) e verifique como estão os níveis, agora que eu vi que você tomou finasterida, pode sim ter correlação com problemas sexuais. Nada está perdido, seu problema vai ter uma solução.

 

Editado por matheuskr
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas dicas amigo. Vou pesquisar um pouco de tudo isso que você postou. Em relação aos exames citados por você eu fiz alguns, segue os resultados:

 

FSH: 3,07 mUI/mL - Referência: 0,95 a 11,95 mUI/mL

DHT: 637,4 pg/mL - Referência: 250,0 a 990,0 pg/mL

Estradiol: 26,4 pg/mL - Referência: 11,0 a 44,0 pg/mL

Vitamina D : 28,4 ng/mL - Referência: Acima de 20

Prolactina: 10 ng/mL - Referência: 4,0 a 29,0 ng/mL

 

Não sei mas me parece que o FSH e a prolactina estão baixos também....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, tunai disse:

Obrigado pelas dicas amigo. Vou pesquisar um pouco de tudo isso que você postou. Em relação aos exames citados por você eu fiz alguns, segue os resultados:

 

FSH: 3,07 mUI/mL - Referência: 0,95 a 11,95 mUI/mL

DHT: 637,4 pg/mL - Referência: 250,0 a 990,0 pg/mL

Estradiol: 26,4 pg/mL - Referência: 11,0 a 44,0 pg/mL

Vitamina D : 28,4 ng/mL - Referência: Acima de 20

Prolactina: 10 ng/mL - Referência: 4,0 a 29,0 ng/mL

 

Não sei mas me parece que o FSH e a prolactina estão baixos também....

De nada, sem problemas... O importante é você ter toda ajuda possível pra não ficar se sentindo mal. O FSH é uma das gonadotrofinas, está relacionada com a espermatogenese nos homens e é um dos parametros usados até mesmo pra identificar infertilidade em homens e também em mulheres. O ideal seria postar o resultado do LH também, que é o hormônio luteinizante e sinaliza pra haver produção de testosterona. Seu DHT não parece baixo, o que é bom visto que usou finasterida por algum tempo,que é um fármaco que diminui o DHT pra evitar a perda de cabelo. O problema é que o DHT é um andrógeno potente no que diz respeito a função sexual, então inibi-lo pode causar esses efeitos adversos em muitos usuários. Seu estradiol não está elevado (na minha opinião), estradiol muito baixo derruba a libido e estradiol alto demais também traz problemas no homem. Sugiro que faça os demais exames que eu havia mencionado quando respondi aqui e após o resultado deles, no seu lugar eu faria um tentativa com o Clomid, meio comprimido por dia (25mg) pra ver como você responde em uns dias. Há quem use HCG para aumentar a testosterona, mas tem que ter cautela porque acaba inibindo momentaneamente o LH. Caso nenhuma intervenção daquelas venha a te ajudar, você para de usar o clomifeno e pesquisa sobre um médico que atenda atletas, esses médicos esportivos, provavelmente ele vá te colocar em terapia de reposição de testosterona, seja com injeções ou gel...   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou tomando clomifeno 50mg 3x por semana, quero ver o quanto minha testosterona vai aumentar, mas acho que antes de tudo e ter um "combo" perfeito para ter melhores resultados, seja na prática de exercicios, sono, alimentação, acompanhamento medico e nutricional.

Ficar dependendo só de remédio não da, mas se for o caso ok...mas vamos ver até onde vai meu "tratamento teste".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, GokuVictor disse:

Eu estou tomando clomifeno 50mg 3x por semana, quero ver o quanto minha testosterona vai aumentar, mas acho que antes de tudo e ter um "combo" perfeito para ter melhores resultados, seja na prática de exercicios, sono, alimentação, acompanhamento medico e nutricional.

Ficar dependendo só de remédio não da, mas se for o caso ok...mas vamos ver até onde vai meu "tratamento teste".

eu acho que nós estamos em uma época em que ainda não há um "fix" pras coisas...ainda não há uma resolução completa pra cicatrizes, os remédios pra HIV ainda são antiretrovirais, não há cura definitiva pra um monte de tumores e se for metastático pior ainda e não há tratamento perfeito para hipogonadismo e andropausa e quando há uma esperança pro paciente, muitos médicos boicotam essa esperança, por serem ortodoxos, conservadores, medrosos, pensam apenas em olhar dentro da janela de exames laboratoriais e usar o que aprenderam nas aulas durante a faculdade. As vezes os sintomas se estendem além do que se pode enxergar em um pedaço de papel, contudo muitos médicos já aprenderam isso.

 

O que se sabe que existe hoje para aumentar a testosterona endógena é Clomid, HCG (basicamente mimetiza o LH), alimentação sem dietas altamente restritivas, exercícios com pesos (aeróbicos em excesso derrubam a testosterona, está provado), SONO com certeza e não ficar depletado de micronutrientes (vitaminas e minerais). Fora isso é entrar em TRT que vai desde levar injeção intramuscular, gel de testosterona, usar Proviron como um coadjuvante, etc.  Pra quem não suporta injeção, já é um problema dai. 

 

Também há quem diga que a creatina aumenta o DHT, mas não sei se há um estudo apontando isso...

 

Editado por matheuskr
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Rodmoro disse:

Seja bem vindo ao clube, estou na mesma, so que com 34 anos  

da uma lida no meu post ali em cima e se souber ler em inglês, tem coisas inclusive no site do T Nation pra você ver. o esquema é esse, tentar Clomid, HCG ou embarcar na TRT de vez com algum médico que seja bondoso e não vire as costas pro paciente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, matheuskr disse:

da uma lida no meu post ali em cima e se souber ler em inglês, tem coisas inclusive no site do T Nation pra você ver. o esquema é esse, tentar Clomid, HCG ou embarcar na TRT de vez com algum médico que seja bondoso e não vire as costas pro paciente.

 

Acredita que suplementação de DHEA aumenta testo endógena?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Richard1992 disse:

 

Acredita que suplementação de DHEA aumenta testo endógena?

se for olhar o esquema dos hormônios sintetizados a partir do colesterol, a deidroepiandrosterona (DHEA) acaba por ser um precursor da testosterona, então em teoria acredito que possa sim elevar a concentração dos androgenos, porém na prática eu nunca vi alguém usando e nem usei, por isso não posso dar um parecer sobre ele, seria melhor ler umas reviews lá no T NATION. Se alguém viesse me perguntar o que adianta mais pra produção de testosterona, fitoterápicos ou DHEA, eu votaria em DHEA com total certeza, porque ai já estamos lidando com um hormônio de verdade e tem uso farmacológico evidenciado em várias publicações. 

Deixa eu te fazer uma pergunta, você quer usar DHEA? Pela foto do seu avatar, você está com uma hipertrofia bem considerável, nem deve ter mais o que melhorar na sua construção muscular, você conseguiu o que muitos gostariam de ter nas academias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...