Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre frequência de treinamento.


GauchoMarombero

Posts Recomendados

Bom dia.

Tenho 18 anos, 1,76 de altura e 74kg. Treino a 5 anos, porém devido a uns problemas pessoais estive parado por um tempo. Perdi ganhos pois estava com 82 kg limpo a um ano atrás. 

Enfim, quando estava de férias estava fazendo um treino ABCDEF, ou seja treinava de uma forma que conseguia treinar cada músculo 2x na semana. Entretanto, agora que não estou mais de férias, trabalho de dia e estudo a noite, de segunda a sexta. Como trabalho de tarde, me sobra a manhã para treinar. Só que eu também treino karate na segunda e sexta de manhã cedo, e na quarta eu saio correr ou pedalar. Deste modo, fica difícil treinar mais musculação nestes três dias, por conta do meu horário puxado, visto que as 10:30 tenho que tomar banho e almoçar para ir trabalhar. Para me complicar mais ainda estou parando com o fumo (o que está sendo difícil). Enfim, queria a opinião de voces, se devo continuar treinando de segunda a sábado (o que está bem difícil), ou se devo treinar musculação apenas na terça, quinta e sábado, o que é mais fácil conciliar com minhas outras atividades. Lembrando que meus objetivos são ganho de músculos e performance. Será que treinar musculação só 3x na semana é efetivo? Qual rotina de trabalho me recomendaram?

Gracias.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

12 minutos atrás, GauchoMarombero disse:

Será que treinar musculação só 3x na semana é efetivo?

Neste caso, se optar por treinar só 3x, creio que o melhor seria fazer um fullbody nestes dias ou ate um AB (upper/lower ou push/pull) sequencial...porém a ideia de treinar só 3x na semana nao me agrada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Richard Thomas disse:

Neste caso, se optar por treinar só 3x, creio que o melhor seria fazer um fullbody nestes dias ou ate um AB (upper/lower ou push/pull) sequencial...porém a ideia de treinar só 3x na semana nao me agrada

Poisé, também não me parece ser o suficiente, mas se eu for treinar 6 vezes vou acabar gerando um estresse maior, além do que talvez até perca alguns treinos pela falta de tempo. Além disso, nos outros dias eu vou treinar outras modalidades, karate e corrida/ciclismo, então não vou ficar parado. Mas meu medo é não obter ganhos treinando só 3x semana. Obrigado pelas indicações, podem continuar dando sugestões de rotinas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai ter que algum idiota falando que sim, mas vou ser bem sincero

 

Hipertrofia : volume de treino x intensidade

 

Você nunca vai conseguir fazer o volume que fazia antes treinando apenas 3x por semana , porque vai ter que agrupar muitas musculaturas e exercícios em uma sessão.  Pode até fazer um treino longo , mas a intensidade não vai ser a mesma. Então você tem que definir sua prioridade , se é o shape, treine pelo menos 5x na semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, frankx disse:

Vai ter que algum idiota falando que sim, mas vou ser bem sincero

 

Hipertrofia : volume de treino x intensidade

 

Você nunca vai conseguir fazer o volume que fazia antes treinando apenas 3x por semana , porque vai ter que agrupar muitas musculaturas e exercícios em uma sessão.  Pode até fazer um treino longo , mas a intensidade não vai ser a mesma. Então você tem que definir sua prioridade , se é o shape, treine pelo menos 5x na semana.

up

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visto que a sua pergunta foi se treinar 3x na semana é efetivo, e não se é mais efetivo do que treinar mais vezes, o idiota aqui vai responder o que você perguntou, e não o que você não perguntou: é efetivo sim.

 

Se treinar 3 vezes na semana é o ideal pra sua rotina nesse momento, faça o FB3x. 

Editado por Pimpolhoman
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não tenho como continuar treinando 6x, na real que hoje eu fui tentar encaixar um treino e não deu, minha rotina tá tão intensa que não teve como. Porque além da faculdade e trabalho, tenho mais os treinos de artes marciais e corrida/ciclismo, além do tempo que tenho que estudar pra concurso, o que torna inviável. E quanto a volume não iria mudar tanta coisa, pois se eu desse um jeito de treinar 6x teriam que ser treinos bem curtinhos. Enfim, vou ter que treinar 3x, mas acho que vou tentar dividir de uma forma que não treine, principalmente músculos grandes, o mesmo 3x na semana. Meu objetivo nem é ficar muito musculoso, e sim melhorar um pouco minha forma (não estou fora de forma, muito pelo contrário, estou com um ágape legal até, só que sem muito volume), tentar ganhar um pouco mais de volume, e melhorar minha performance que é essencial para lutas, além é claro de tentar melhorar minha qualidade de vida, que é o principal objetivo que eu busco treinando. Obrigado a todos que responderam, mas continuo aceitando sugestões, especialmente de rotinas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A sua ideia de não fazer o mesmo treino nos 3 dias da semana está correta. Tenha 2 ou 3 treinos diferentes pra fazer nos 3 dias da semana. Procura rotinas fullbody na net. Você consegue achar bastantes treinos old school dos BB das antigas pra ter uma ideia da estrutura e distribuição de volume. Você acha desde treinos mais curtos com 27 séries por treino até treinos mais longos com 56 séries por treino.

 

Alguns links que lembrei de cabeça:

 

https://www.t-nation.com/training/full-body-workouts-of-the-legends

 

https://monsterabs.wordpress.com/2016/07/10/steve-reeves-workout-routine/amp/

 

Eu indico mais fazer algo mais parecido com o treino desse último link. Eu só mudaria um ou outro exercício, adicionaria mais 2 ou 3 exercícios em cada treino, e mudaria a ordem dos grupos musculares. Mas no geral a estrutura já está bem próxima do que eu gostaria de fazer.

 

Tem também o treino do craw aqui do fórum que já vi muitos elogios:

 

 

E tem mais um monstro aqui do fórum que treina a uns 5 anos já em FB3x e pesa mais que 100kg, mas esqueci o nome dele. Se eu lembrar eu cito o cara.

Editado por Pimpolhoman
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Pimpolhoman disse:

A sua ideia de não fazer o mesmo treino nos 3 dias da semana está correta. Tenha 2 ou 3 treinos diferentes pra fazer nos 3 dias da semana. Procura rotinas fullbody na net. Você consegue achar bastantes treinos old school dos BB das antigas pra ter uma ideia da estrutura e distribuição de volume. Você acha desde treinos mais curtos com 27 séries por treino até treinos mais longos com 56 séries por treino.

 

Alguns links que lembrei de cabeça:

 

https://www.t-nation.com/training/full-body-workouts-of-the-legends

 

https://monsterabs.wordpress.com/2016/07/10/steve-reeves-workout-routine/amp/

 

Eu indico mais fazer algo mais parecido com o treino desse último link. Eu só mudaria um ou outro exercício, adicionaria mais 2 ou 3 exercícios em cada treino, e mudaria a ordem dos grupos musculares. Mas no geral a estrutura já está bem próxima do que eu gostaria de fazer.

 

Tem também o treino do craw aqui do fórum que já vi muitos elogios:

 

 

E tem mais um monstro aqui do fórum que treina a uns 5 anos já em FB3x e pesa mais que 100kg, mas esqueci o nome dele. Se eu lembrar eu cito o cara.

Muito bom mesmo estas divisões. De noite, ou assim que possível irei olhar bem elas e dar uma analisada, e depois retorno com algumas ideias. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá pra ter um shape dahora treinando 3x sim,só n vai ficar gigante, tudo depende de quanta intensidade coloca no treino, sua dieta e descanso. Fullbody é o mais aconselhado, mas também curto o Heavy Duty, porém nem todo mundo consegue imprimir a intensidade necessária pra esse treino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...