Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Desde 2004, quando a cafeína foi tirada da lista de substâncias proibidas pela Agência Mundial Antidoping (WADA), vários treinadores e nutricionistas passaram a repetir a seguinte frase para seus atletas: “Use cafeína nos dias de competição, pois ela é o único estimulante liberado”. E, assim, pílulas, cápsulas e bebidas com a substância começaram a fazer parte da suplementação de muitos corredores profissionais e amadores.

 

Mas, apesar de trazer diversos benefícios para os praticantes de atividade física, a cafeína tem algumas limitações. Ela pode gerar efeitos adversos como aumento da frequência cardíaca e irritação. Além disso, seu uso causa tolerância. Ou seja, com o tempo, o organismo se “acostuma” com a substância e você necessita de doses cada vez maiores para alcançar os efeitos desejados.

 

Por tudo isso, para realmente aumentar a performance esportiva, a cafeína somente pode ser utilizada no dia de competição (claro, deve-se fazer um teste prévio do suplemento no treino, para avaliar se ele não trará algum desconforto). Se você utilizar a substância diariamente, vai chegar uma hora que precisará consumir uma quantidade acima do limite saudável (400 mg por dia) para obter melhoras no treino. Mais: quando a ingestão é regular, o atleta acaba não ganhando desempenho com o uso do suplemento após certo tempo e ainda precisa seguir usando a cafeína para manter a performance basal (padrão).

 

“Ah, mas eu fico com mais energia quando tomo um cafezinho no trabalho!” Sim, muitas pessoas podem sentir isso ao consumir a bebida todos os dias, mas elas estão confundido os efeitos da cafeína. Na verdade, essa sensação de euforia que ela traz é mais por “saciar um vício” do que por seu efeito estimulante.

 

14956384_1769124076686157_389652178542927096_n.jpg?oh=54ed29f89ede659e5b6038cdb5cf7d16&oe=58F9062C

 

A vez da teacrina


Essa nova substância surge como uma boa alternativa à cafeína, pois oferece os mesmos efeitos positivos (aumenta a disposição, o desempenho, inibe a fadiga, acelera a queima de gordura…) sem causar tolerância ou acelerar os batimentos cardíacos. Outra vantagem é que ela promete elevar a concentração.

A teacrina é encontrada em algumas ervas, como a Camellia assemica, uma variação indiana da Camellia sinensis, usada para fazer o chá-verde, branco, preto. A orientação é utilizar a substância, encontrada em cápsulas, pelo menos uma hora antes de iniciar a atividade física – tempo maior do que o indicado para a cafeína.

 

Embora muitos atletas já apostem na teacrina, o momento ainda é de pesquisa. Ela precisa ser melhor estudada para saber se seu uso prolongado pode trazer algum prejuízo à saúde. Portanto, lembre-se, antes de ingerir a substância ou qualquer outro suplemento, consulte-se com um nutricionista e um médico do esporte.

 

Fonte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

11 minutos atrás, Roda34 disse:

você já utilizou essa substancia?

se ela não altera os batimentos cardiacos, duvido muito que vai ter um poder "estimulante" pra cortar a preguiça.

mas mesmo assim, me interessei, sabe dizer dosagens ou algum artigo para eu pesquisar sobre? 

Ainda não.

Não creio que o batimento cardíaco tenha a ver com disposição, caso contrario quem sofre de taquicardia se sentiria mais disposto.

A cafeína age entupindo os receptores de adenosina, taquicardia seria o efeito colateral.

 

artigos só achei em inglês https://examine.com/supplements/theacrine/

Editado por OverLane
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, OverLane disse:

Ainda não.

Não creio que o batimento cardíaco tenha a ver com disposição, caso contrario quem sofre de taquicardia se sentiria mais disposto.

A cafeína age entupindo os receptores de adenosina, taquicardia seria o efeito colateral.

 

artigos só achei em inglês https://examine.com/supplements/theacrine/

sim entendo, mas eu por ser um abuser nato de estimulantes, creio que isso nem faria efeito em mim, mas vou estudar sobre e testar, se eu manipular posto aqui o que achei, obrigado pelo link.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Supermoderador

https://examine.com/supplements/theacrine/

 

Alguns pontos:

 

Em doses baixas (as encontradas no chá) ela causa sedação:

"Similar to caffeine there is a sedative effect at relatively low doses, but where this sedative effect with caffeine is at an impractically low dose with theacrine it is the dose normally consumed by tea; this may underlie why Kucha tea tends to be recommended for relaxation more than stimulation."

 

Só houve um estudo em humanos, que continha uma mistura de teacrina, cafeína e outras substâncias, e os resultados não foram significativos para atenção e foco:

"The one human study on theacrine done to date found borderline subjective effects, but not objective effects, on attention and alertness, but these possible effects cannot be traced to theacrine specifically since a blend of supplements was used. "

 

E foram um pouco significativos para sensação de cansaço, porém não é possível estabelecer diretamente a relação com a teacrina porque foi utilizada uma mistura:

"A proprietary blend of supplements containing both theacrine and caffeine may improve subjective feelings of grogginess. However, this putative effect cannot be attributed to theacrine alone since the blend contained a host of other supplements. "

 

Me parece que ainda vai um LONGO caminho até dizer que ela é a substituta da cafeína...... sem contar que a ação dela é muito similar:

Em 30/11/2016 at 23:11, OverLane disse:

 

A cafeína age entupindo os receptores de adenosina

 

" Although the role is not fully elucidated, theacrine appears to be capable of causing adenosine signalling changes similar to caffeine"

 

" The locomotor enhancing properties of theacrine appears to involve adenosine signalling, as the reduction of locomotion seen with adenosine antagonists (a combination of A1 and A2A inhibition) is attenuated with coadministration with 48mg/kg theacrine via intraperitoneal injections."

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...