Postado 24/07/2015 às 12:50 07/24, 2015 Fala galera... Em estudos para a faculdade, acabei lendo este artigo e achei no mínimo curioso os resultados obtidos neste estudo. O que encontrei de interessante é que exercícios aeróbicos preservaram a MCM (massa corporal magra) e preveniu a redução da TMR (Taxa Metabólica de Repouso). Este dado ao meu ver me contrariou em muitas situações presenciadas e/ou conversas sobre exercícios e estimulação da massa magra. Estou compartilhando com vocês o artigo (Efeito de programas de emagrecimento com e sem exercícios.pdf) e colocando um breve resumo sobre ele aqui no tópico. Resumo do artigo: Introdução - Baixas da Taxa Metabólica de Repouso (TMR) podem ser fator de risco para o desenvolvimento de obesidade ou ganho de peso após emagrecimento - Efeito rebote - Perda de massa muscular em atividade aeróbia libera hormônios catabólicos durante e imediatamente após a atividade. - Exercícios aeróbios tem efeito estimulante sobre o SNS aumentando a liberação de catecolaminas e aumentando a TMR Objetivo -Avaliar possíveis diferenças na TMR após um programa de emagrecimento de 8 semanas com dieta hipocalórica aliado ou não de exercícios aeróbios Método - Participaram do estudo 20 mulheres - Boa saúde e aptas para prática de exercícios físicos conforme avaliação médica - Estar sedentárias há pelo menos 6 meses - Exclusão de histórico/evidência de diabetes, limitações ortopédicas, hipertensão, uso de medicamentos que possam alterar o gasto energético, ritmo metabólico, frequência cardíaca ou status tireoidiano Instrumentos e Procedimentos - Antes e após o tratamento as voluntárias realizaram avaliação física: - Massa corporal - Estatura - Dobras cutâneas - VO2máx. - Taxa Metabólica de Repouso (TMR) Delineamento experimental - Dois grupos: - - Dieta somente (DO: n = 11) - Valor calórico de 80% (0.8 x TMR) - - Dieta + exercício (3x por semana caminhada de 45’) (DE: n = 9) - Valor calórico de 80% (0.8 x TMR + gasto energético da atividade física) Análise Estatística - Valor de α = 5% ou ρ < .05 para medida de significância Resultados - Diminuição da massa corporal - Perda de massa corporal maior no grupo DO (dieta somente) - Índice de Massa corporal - Significativa mudança nos dois grupos -Massa corporal magra - Ambos apresentaram diferença, porém o grupo DE apresentou aumento enquanto o grupo DO diminuição - Massa corporal gorda - Diminuição em ambos os grupos -Percentual de gordura - Ambos tiveram diminuição significativa - Taxa Metabólica de Repouso - Redução maior no grupo DO (18%) do que no grupo DE (3%) Conclusão - O programa DE (dieta + exercício) foi mais eficiente que o DO (dieta somente) para prevenir a redução na TMR e MCM Valeu !
Postado 24/07/2015 às 14:19 07/24, 2015 Não vi muita novidade, esse '- Estar sedentárias há pelo menos 6 meses' faz um cenário que não é bem o da maioria aqui... pra alguém sedentário, a meu ver, é bem lógico que ao praticar alguma atividade mesmo em dieta hipocalórica, terá melhor conservação da massa muscular e da tmr, por isso , nada de novidade.... seria mais interessante se fosse com pessoas que praticam musculação e adicionassem aeróbico... ai sim.... se os resultados fossem os mesmos (duvido que seria) para mim seria muita novidade
Postado 24/07/2015 às 14:35 07/24, 2015 Pode não ser novidade, mas pra mim qualquer estudo nessa área é bem vindo, considerando a quantidade de broscience disponível.. Interessante que ambos reduziram massa gorda e bf por igual, ou seja, dieta é mesmo o fator principal nesse sentido.
Postado 27/07/2015 às 22:14 07/27, 2015 Pode não ser novidade, mas pra mim qualquer estudo nessa área é bem vindo, considerando a quantidade de broscience disponível.. Interessante que ambos reduziram massa gorda e bf por igual, ou seja, dieta é mesmo o fator principal nesse sentido. ambas são a mesma coisa o que o estudo tras é o seguinte...não ha uma necessidade do exercicios, apenas escolha melhor doa alimentos, divisão dos macros, estrategia de qtdds de carb, etc...etc...e com exercicios, de preferencia maior os aeóbicos, aumentam a capacidade de perda.
Postado 28/07/2015 às 14:27 07/28, 2015 ambas são a mesma coisa o que o estudo tras é o seguinte...não ha uma necessidade do exercicios, apenas escolha melhor doa alimentos, divisão dos macros, estrategia de qtdds de carb, etc...etc...e com exercicios, de preferencia maior os aeóbicos, aumentam a capacidade de perda. Eu sei o que significa massa gorda e bf. Mas quando você faz uma avaliação corporal como a feita no estudo, é mensurado a massa gorda e também o bf como percentual, que considera a massa gorda no peso total. Se fosse a mesma coisa não existiria duas medidas, seria apenas uma coisa.
Crie uma conta ou entre para comentar