Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ractopamina: Significativo Ganho De Massa Magra E Redução De Gordura.


Posts Recomendados

Ainda hoje li reportagem informando de que a Russia estava voltando atrás e readmitindo a entrada da carne suína brasileira no seu território. Segundo o jornal, anteriormente os russos, seguindo recomendações da UE, barravam nossa carne suína devido a presença de um aditivo aplicado na ração dos porcos a base de Ractopamina, destinado a fazer com que os bichos ganhem um maior volume de muscular e a diminuição da gordura na carcaça.

Fazendo pesquisas ao mago google, e eis aí alguns textos a respeito, a começar por esse banner:

http://3.bp.blogspot.com/-5Ui_1PfpqI4/UnH5mtAmOdI/AAAAAAAABuM/sDERJctzdvs/s1600/FRIBOI+CARNE+ENVENENADA.jpg

Definição de

Ractopamina
Knowledge-VDR_Ractopamine.jpg Ractopamine

A ractopamina é um agonista ß-adrenérgico. É usada como aditivo em rações para promover o crescimento e a produção de carne magra em porcos destinados à indústria de carnes. A ractopamina em ração animal é responsável pelo crescimento muscular, mas não é esteroide nem hormônio. Paylean, produto que contém cloridrato de ractopamina, foi aprovado pela FDA dos Estados Unidos em 1999, e também é permitido em mais de 20 países, incluindo Austrália, Brasil, Canadá, México e Tailândia. Seu uso, contudo, é proibido em outros países e regiões, incluindo a União Europeia, China e Malásia. Embora a ractopamina não seja tão tóxica para humanos quanto outros beta-agonistas como salbutamol e clembuterol, seu uso inadequado a longo prazo ainda pode resultar em efeitos colaterais potencialmente nocivos.
A segurança dos alimentos divide a comunidade global. Segundo a EFSA, o efeito metabólico da ractopamina é similar em porcos, gado bovino, animais de laboratório e seres humanos. É um estimulante cardíaco, com efeito de restringir os vasos sanguíneos e acelerar o coração.

extraído de (http://www.romerlabs.com/pt/knowledge/veterinary-drug-residues/)

Leitura complementar, com detalhamento da composição do produto(inglês)

http://europroxima.com/wp-content/uploads/infoblad-brochure-5061RACT.pdf

E ESSE É UM DOS PRODUTOS DISPONÍVEIS NO MERCADO PARA ADIÇÃO DE RACTOPAMINA:

O RacTop® é um aditivo usado na suinocultura industrial, tendo como principal componente, o cloridrato de ractopamina. A adição de RacTop® em dietas para suínos em terminação atua como repartidor de energia, melhorando a eficiência da utilização de nutrientes. Em resumo, melhora o desempenho com aumento da deposição de proteína e redução da deposição de gordura na carcaça.

O RacTop aumenta a quantidade de aminoácidos que será depositado na massa muscular, sendo necessário:

Inclusão de 30% a mais de lisina (0,87% de lisina digestível)

Seguir conceito de proteína ideal, em relação à lisina: 62% treonina + 57% metionina+cistina + 18% triptofano

extraído de (http://www.ractop.com.br/produto.htm)

...............................

Alguém aí tem alguma experiência/informação a respeito da substância?


COMPLEMENTAÇÃO:

A recente decisão da Rússia em suspender a compra de carne suína de 18 frigoríficos brasileiros que utilizam a ractopamina na produção de carne, levou a uma indagação recorrente na imprensa e nas redes sociais: essa substância afeta a saúde do ser humano? Qual seu papel na indústria da carne?

O diretor técnico do Instituto Catarinense de Defesa Agropecuária (ICASA), médico veterinário Gerson Catalan, esclarece que a ractopamina é utilizada pelos países mais avançados e não representa qualquer perigo ao consumidor.

Por que se utiliza ractopamina na produção de carne suína? Trata-se de um promotor de crescimento?

A Ractopamina não é um promotor de crescimento e sim um repartidor de energia. Atua principalmente na conversão alimentar (menor consumo de alimento para produzir um quilograma de carcaça), no ganho de peso diário (atinge o peso desejado de abate mais cedo) e faz com que a carcaça do suíno tenha um menor percentual de gordura, ou seja, traz benefícios econômicos ao produtor e carne com menor percentual de gordura que é mais saudável para o consumidor.

Só atua em suínos ou em toda pecuária intensiva?

A sua maior utilização é em suínos, com início do uso no final da década de 1990. Mas, há produto específico para bovinos confinados desde 2004.

Desde quando vem sendo empregada a ractopamina no mundo?

Na década de noventa houve incremento em seu uso.

Quais os principais países desenvolvidos que a utilizam?

Estados Unidos e Canadá, que são grandes exportadores de carne suína.

Ela causa algum malefício ao ser humano?

Não há nenhuma comprovação de que o uso do produto possa fazer mal ao ser humano.

Por que é proibida em alguns países?

Os países que fazem restrição ao seu uso seguem o que a União Européia preconiza. Na prática, é a não comprovação de possíveis malefícios é que os levam a não utilizar.

O consumidor brasileiro pode ficar tranquilo: a carne produzida com o uso de ractopamina é absolutamente saudável?

Sem dúvida, podem ficar tranquilos. Não há comprovação que possa fazer mal ao ser humano. Importante ressaltar que os Estados Unidos, país com muita tecnologia e alto nível cultural, consomem a carne de suínos que foram alimentados com o produto, sem nenhuma restrição, sendo um indicativo que o consumidor brasileiro não deve ter esta preocupação.

Extraído de (http://www.suinoculturaindustrial.com.br/noticia/ractopamina-nao-faz-mal-a-saude-humana/20131003151740_N_954)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Alguém disposto a testar?
O link do ractop diz que a dosagem mínima para o suíno é de 250g/ tonelada de ração. No caso: 0.025% do total da alimentação do animal tem que ser Ractop.
Alguma sugestão de uso humano? Não custa nada indagar lol.
1g de ractopamina a cada 4kg de alimento. Nunca pesei o total que como diariamente, mas me baseando em 2kg/dia, algo em torno de 500mg.

Mas este é um valor para porco, se eu fosse usar, me baseando em uma boa margem para não dar merda, começaria em 50mg/dia e acompanharia colaterais e resultados, subindo a dose quando necessário.

Divaguei legal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao acredito que faça efeito em humanos, se nao já tinha body usando, ou usam e a gente nao sabe kk

Tenho certeza que pelo menos alguns já usaram ou já consideraram o uso, pois esse produto não é estranho à comunidade veterinária - onde muitos cuidam nossos body tmb..rsrsrs. A espera de novas e esclarecedoras contruibuições a respeito do assunto...

Editado por Labarra
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...