Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia.org

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

[Falta de Pesquisa]Isenção Fiscal Para Importação De Até U$100,00

Posts Recomendados

Postado

Tava dando uma olhada em um artigo do Tecmundo, achei bastante interessante e resolvi compartilhar aqui com vocês, segue abaixo:

(Fonte da imagem: Reprodução/Dominuto)

Um post publicado nesta quinta-feira (30) no site BJC, um dos mais importantes do país voltados para colecionadores de DVD e Blu-ray, está repercutindo bastante entre aqueles que costumam fazer compras internacionais. De acordo com o site, compras feitas em sites de fora do país e entregues por meio dos correios cujo valor seja abaixo de US$ 100 não podem ser tributadas.

A portaria MF 156, de 24 de junho de 1999, em uma instrução normativa da Receita Federal, afirma que “os bens que integrem a remessa postal internacional de valor não superior a US$ 50 serão desembaraçados com isenção do imposto de importação, desde que o remetente e o destinatário sejam pessoas físicas”. Até aí nenhuma novidade, uma vez que essa é a lei conhecida e aplicada nesses casos.

Entretanto, o BJC chama a atenção para o Decreto-Lei 1.804, de 3 de setembro de 1980, que trata sobre o regime de tributação simplificada das remessas postais internacionais. Em seu artigo 2o. inciso II, está escrita a seguinte informação: “Dispor sobre a isenção do imposto de importação dos bens contidos em remessas de valor até cem dólares norte-americanos ou o equivalente em outras moedas, quando destinados a pessoas físicas”.

Ou seja, uma instrução normativa e uma portaria não podem se sobrepor a um Decreto-Lei, devendo ser, portanto desconsideradas. A isenção de imposto se aplica a compras feitas por pessoas físicas, não importando se o remetente é pessoa física ou jurídica. Para quem ainda ficou em dúvidas, o site levantou que há jurisprudência sobre o tema (você pode conferi-las nos três links seguintes: 1, 2 e 3), ou seja, já há decisões da justiça dando parecer favorável ao que se lê no Decreto-Lei 1.804.

O que você deve fazer?

Caso você seja tributado em uma compra internacional cujo valor seja abaixo de US$ 100, a recomendação é entrar com um pedido de revisão. O site disponibiliza dois modelos de carta (arquivos DOCX), um para compras abaixo de US$ 50 e outro para compras abaixo de US$ 100. Esses documentos devem ser preenchidos e entregues à Receita Federal para que o valor de tributação pago seja reembolsado.

Caso isso não aconteça, a solução é entrar com uma ação no Juizado Especial Federal. Como o valor da causa a inferior a 20 salários mínimos, não é necessária a presença de um advogado. Para entrar com uma ação, é necessário preencher o modelo de documento (arquivo DOCX) que pode ser baixado neste link.

Editado por midas

Postado

pais tosco, a receita vai continuar cobrando por anos...

tinha que ver se alguem conseguia uma liminar impedindo a receita de cobrar, tem que falar com o procon... ou ministério público... eles que tem que pedir, porque são interesses/direitos difusos

espalhem isso

Postado
  • Autor

No site eles dão exemplos de como entrar com o pedido de revisão. E se já tem jurisprudências a favor fica mais fácil, é só anexa-las junto ao pedido de revisão. É lei e lei tem força maior que portaria da receita federal! Agora sei como vou fazer pra comprar meus relógios hahaha

Postado

E dai que é lei? Qual o funcionário público que vai deixar de seguir a portaria do MF pra seguir uma lei? Nenhum. Ainda mais neste caso em que existem entendimentos divergentes acerca da legalidade ou não desse ato. Para conseguir a isenção só via judicial mesmo.

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk

Postado

Fora o tempo e a dor de cabeça que isso dá.

Pra quem ganha um a mais (ou até mesmo vive) dessas importações pequenas pra revender aqui no país por baixo dos panos, faz uma diferença boa no final do ano, agora pra quem importa 2-3x no ano acaba preferindo pagar pra pegar o produto, principalmente suplemento, do que entrar com ação e esperar... E enquanto espera o produto tá retido.

Infelizmente é assim que acontece. Às vezes é mais barato pagar o tributo do que gastar X reais de gasolina/onibus pra entrar com a ação, mais Y reais que você tá deixando de produzir no seu trabalho (afinal juizado tem horário de funcionamento curto).

Postado
  • Autor

E dai que é lei? Qual o funcionário público que vai deixar de seguir a portaria do MF pra seguir uma lei? Nenhum. Ainda mais neste caso em que existem entendimentos divergentes acerca da legalidade ou não desse ato. Para conseguir a isenção só via judicial mesmo.

Amigo, não tem disso, Lei é Lei, eles estão ensinando como fazer a defesa, que deverá ser acatada, e caso não seja, qualquer pessoa pode conseguir uma liminar garantindo que esse direito liquido e certo seja preservado. Pelo meu vê não existem entendimentos divergentes, se há uma lei que regula, nenhuma portaria pode sobrepor a mesma, somente outra lei poderá revoga-la.

Postado

HAUAHAU, brother, vc já estudou a estrutura da administração pública no Brasil? Eu acho que não. Primeiro, antes de tudo, pesquise no Google Dl 1804 jurisprudência, que você vai ver que o TRF da primeira região tem entendimento no sentido de que a portaria do MF não restringiu direito. O TRF da quarta região, tem entendimento firmado no sentido de que a portaria é ilegal, ou seja, existe divergência. Segundo, a portaria vincula a administração pública, para os funcionários públicos é como se ela fosse uma lei. Terceiro, não se trata do ato administrativo ter revogado a lei, mas sim de ter ido além de sua competência. Quarto, o que eu quis dizer, é que a isenção, se você conseguir, só será via judicial. Administrativamente eu duvido que algum servidor vá dar provimento ao seu recurso.

Fora o tempo e a dor de cabeça que isso dá.

Pra quem ganha um a mais (ou até mesmo vive) dessas importações pequenas pra revender aqui no país por baixo dos panos, faz uma diferença boa no final do ano, agora pra quem importa 2-3x no ano acaba preferindo pagar pra pegar o produto, principalmente suplemento, do que entrar com ação e esperar... E enquanto espera o produto tá retido. 

Infelizmente é assim que acontece. Às vezes é mais barato pagar o tributo do que gastar X reais de gasolina/onibus pra entrar com a ação, mais Y reais que você tá deixando de produzir no seu trabalho (afinal juizado tem horário de funcionamento curto).

Esperar porque? Em que pese o entendimento acerca da legalidade ou não da portaria do MF, se vc depositar o valor em juízo, consegue retirar o produto no mesmo dia.

Postado
  • Supermoderador

Tópico fechado por falta de pesquisa.

- Uso da Busca - Use a busca antes de criar um novo tópico, pois a sua dúvida já pode ter sido respondida em (vários) outros tópicos. A criação desnecessária de tópicos, ignorando esta regra, poderá resultar em suspensão da conta por até 7 dias.

Leia as regras do fórum: https://www.hipertrofia.org/forum/index.php?app=forums&module=extras&section=boardrules

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Conta

Navegação

Pesquisar

Pesquisar

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.