Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Multivitamínicos: Pare De Jogar Dinheiro Fora!


mfmarlonferrari

Posts Recomendados

Há estudos que comprovam que a vitamina d em forma de suplemento não funciona, o negócio é o sol mesmo. Porém existem alguns que são em forma de vitamina d3 e são como um "pré hormônio"(como a maioria deve saber a vitamina d na verdade é um poderoso hormônio do corpo) depois que são absorvidos viram o própria vitamina D/Hormônio.

É da vitamina D3 que eu estava falando :laughingsmiley:

Tenho que assumir pra vc que nunca vi estudos dizendo que não funciona, mas é mais falta de pesquisa mesmo...

Editado por Berzek18
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Não gosto dessas interpretações bruscas do tipo: ou serve para as pessoas ou não serve para as pessoas. No caso de multivitamínicos temos muitas variáveis sendo alguma delas: o tipo do multivitamínico, concentrações, matéria-prima, as atividades físicas de cada um, o próprio metabolismo de cada um, etc...

Sou contra e a favor destas afirmações. Acredito sim que excesso de vitaminas possam trazer malefícios no longo prazo. Sou a favor de multivitamínicos naturais, por vários motivos mas só pensarmos que nós (nossos antepassados) sobrevivemos devido a absorção de nutrientes de outros seres vivos.

Não acredito nesse VDR por cada organismo ser diferente em aspectos demais para transformar as necessidades dos indivíduos em números exatos.Por isso eu tomo muito levedo de cerveja e vejo diferenças sim quando fico muitos dias sem tomar.

Abaixo deixo um comentário a título de curiosidade:

Tenho um amigo que estuda nutrição esportiva e trabalha em pesquisas (área acadêmica) e me disse algo interessante: temos que levar em conta que cada vitamina tem várias formas estáveis presentes na natureza ou criadas de maneira sintética, porém nem todas elas podem ser ABSORVIDAS PELO CORPO. Assim temos muitos multivitamínicos que usam sais inorgânicos que praticamente não são absorvidos pelo corpo. E eles usam estes sais devido ao menor preço, sempre devemos lembrar que a indústria joga a favor do dinheiro e nem sempre a favor da nossa saúde!

Também vale citar que muitas vitaminas possuem baixo custo de produção (como a vitamina D), assim sendo, com a indústria a favor do dinheiro e havendo menos probabilidade de se apresentar soluções saudáveis de baixo custo, não acredito que se descobrissem que vitamina D (por exemplo) cura muitas doenças isso seria de interesse para a indústria e consequentemente algo muito difundido. Sei de alguns casos em que médicos/laboratórios não aprovaram pesquisas que levavam a provas conclusivas de tratamentos que usavam maneiras alternativas às altas doses de fármacos simplesmente pelo fato de não ser "interessante" para estes laboratórios divulgar tais informações.

Comparado com outros suplementos, multivitamínicos são baratos, logo só por esta informação não estaria surpreso de ver muitos artigos contra este tipo de suplementação.

Agora vocês sabem porque um Opti men é tão mais caro que um Centrum lá na gringa... :laughingsmiley:

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, não comer vegetais, leguminosas e frutas já é um erro. Achar que tomando um comprimido que satisfaz 100% das necessidades deles é ainda pior. Justamente pelos motivos apresentados.

E como você diz, não acho que a dieta de muitos aqui que leve musculação a sério seja deficiente em vegetais ou só contenha macros. Poxa, 100g de brócolis são verdadeiramente um polivitamínicos e não é nem um sacrifício incluir na dieta. Batata doce então...

Ponto importantíssimo!

Não a fruta em si, mas em substâncias encontradas em vegetais, frutas e legumes. O beta caroteno, por exemplo tem a função de permitir a absorção da vitamina A. Ou seja, sem ele, a vit A fica, no mínimo comprometida (na maioria dos casos é indisponibilidade na certa, mas pode variar de indivíduos para indivíduos).

E pra mostrar como a coisa é complexa, o mesmo B-caroteno em excesso impede a absorção da vit A, mostrando que não apenas seria difícil criar o polivitaminico perfeito, como também é quase impossível.

http://oglobo.globo.com/saude/betacaroteno-em-excesso-pode-bloquear-absorcao-de-vitamina-a-4783295

A fruta foi usada como exemplo.

Um fato favorável aos suplementos que não tem como escapar: Depois de ter plantado muito tempo no solo brasileiro, o mesmo já está pobre em vitaminas/minerais, um ex: No Brasil não tem vulcão, por isso o solo é tão pobre em magnésio, uma solução atualmente/futuramente seria suplementar (com a dieta normal de hortaliças/verduras/legumes) e não apenas usar um multivitamínico e torcer para dar tudo certo, outro fato importante é que nem o uso isolado seria produtivo e nem o conjunto padrão de pessoas normais/sedentárias(multivitamínico), aqui entra a individualidade (necessidades e carências) de cada um.

É um erro fatal suplementar cálcio isoladamente, o mesmo não vai para os ossos e sim para as artérias.(Porque para fixar o cálcio no osso é necessário a "vitamina D3 e magnésio" sem contar vários outros fatores da dieta...

É da vitamina D3 que eu estava falando :laughingsmiley:

Tenho que assumir pra vc que nunca vi estudos dizendo que não funciona, mas é mais falta de pesquisa mesmo...

Querido, vitamina d3 em compro em qualquer lugar, até na farmácia aqui do lado. Agora o "vitamina d3 ativada" não tão fácil assim de achar e nem tão barato como o da farmácia. Resumindo tudo, esses multivitamínico na maioria das vezes só serve para enriquecer as fezes. Não é muito dificil conseguir a quantidade recomendada no sol gente, dependendo o tipo de pele apenas 10min~20min.. no caso da pele clara. E o único motivo para complementar/suplementar vitaminas e minerais seria o solo brasileiro pobre em nutrientes. Não existe só as frutas/verduras/legumes que tem boa quantidade de micros, o sal rosa do himalaia/sal marinho/flor de sal contém mais de 84 nutrientes.

Editado por Broly75
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3

Até concordo com a desnecessidade dos multivitamínicos se sua dieta for impecável....

Como eu moro sozinho e minha dieta não é impecável (especialmente com relação aos micros) não abro mão deles.

Aliás, pra mim funciona mt bem, pois quando paro de utilizá-los fico resfriado mais facilmente, qd estou usando isso não acontece. Isso é empirismo puro.... alguns anos de observação...

Cara, comigo é a mesma coisa.

Antes, eu vivia resfriado. Comecei a tomar a 9 meses, e nunca mais fiquei resfriado, estou sempre disposto, me sinto como se meu sistema imunológico estivesse muito mais forte. Acabou meu Opti-men, e em menos de 15 dias ja fiquei resfriado.

Ja encomendei um novo. Não fico mais sem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Querido, vitamina d3 em compro em qualquer lugar, até na farmácia aqui do lado. Agora o "pré hormônio" não tão fácil assim de achar e nem tão barato como o da farmácia. Resumindo tudo, esses multivitamínico na maioria das vezes só serve para enriquecer as fezes. Não é muito dificil conseguir a quantidade recomendada no sol gente, dependendo o tipo de pele apenas 10min~20min.. no caso da pele clara. E o único motivo para complementar/suplementar vitaminas e minerais seria o solo brasileiro pobre em nutrientes. Não existe só as frutas/verduras/legumes que tem boa quantidade de micros, o sal rosa do himalaia/sal marinho/flor de sal contém mais de 84 nutrientes.

'Querido'!?...

Não vou comentar desse tal 'pré-hormônio' por falta de pesquisa...

Agora, vitamina D3 traz resultados sim... em alguns relatos, até aumento da testosterona (isso em quantidades >5000ui).

Sobre os multivitamínicos, eu concordo com você... Se você tem uma dieta bastante equilibrada, isso não é necessário.

O único motivo para suplementar vitaminas/minerais é o solo? Pra mim, era ter deficiência em determinada vitamina/mineral, mas...

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O autor do tópico tem um forte embasamento e realmente, as pesquisas estão para esclarecer as dúvidas criadas por meio de achismos e métodos não estudados criados por diferentes pessoas, entra um forte ponto a favor do não uso dessa suplementação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O autor do tópico tem um forte embasamento e realmente, as pesquisas estão para esclarecer as dúvidas criadas por meio de achismos e métodos não estudados criados por diferentes pessoas, entra um forte ponto a favor do não uso dessa suplementação.

Obrigado meu amigo.

De fato, eu sempre procuro embasar 100% das afirmações, para ajudar a galera do fórum.

Editado por mfmarlonferrari
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gosto de usar multi. tipo o Opti-men, não pela marca, mas pelos ingredientes em geral, e acredito que para praticantes de musculçao é muito dificil ingerir valores consideraveis de todas as vitaminas e minerais apenas com a dieta, alem disso, o Opti-men tem varias substancias diferentes que sao favoraveis em termos gerais para o corpo, e 1cap./dia já é suficiente para um individuo de peso e altura media. (um pote de 180caps. do Opti-men importado não é tao caro e dura 6meses)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...