Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Amizade..


Dedê.rod

Posts Recomendados

Publicidade

Trechos de Ética a Nicômaco de Aristóteles sobre a amizade (livros VIII e IX):

"Ora, os que se amam por causa de sua utilidade não se amam por si mesmos, mas em virtude de algum bem que recebem um do outro. Idêntica coisa se pode dizer dos que se amam por causa do prazer; não é devido ao caráter que os homens amam as pessoas espirituosas, mas porque as acham agradáveis. Logo, os que amam por causa da utilidade, amam pelo que é bom para eles mesmos, e os que amam por causa do prazer, amam em virtude do que é agradável a eles, e não na medida em que o outro é a pessoa amada, mas na medida em que é útil ou agradável."

"Ora, o útil não é permanente, mas muda constantemente. E assim, quando desaparece o motivo da amizade, esta se dissolve, pois que existia apenas para os fins de que falamos."

"A amizade perfeita é a dos homens que são bons e afins na virtude, pois esses desejam igualmente bem um ao outro enquanto bons, e são bons em si mesmos. Ora os que desejam bem aos seus amigos por eles mesmos são os mais verdadeiramente amigos, porque o fazem em razão de sua própria natureza e não acidentalmente. Por isso sua amizade dura enquanto são bons - e a bondade é uma coisa muito durável. E cada um é bom em si mesmo e para o seu amigo, pois os bons são bons em absoluto e úteis uns aos outros. E da mesma forma que são agradáveis, porquanto os bons o são tanto em si mesmos como um para o outro, visto que a cada um agradam as suas próprias atividades e outras que lhe sejam semelhantes, e as ações dos bons são as mesmas ou semelhantes".

"Mas é natural que tais amizade não sejam muito frequentes [...]. Como diz o provérbio, os homens não podem conhecer-se mutuamente enquanto não houverem 'provado sal juntos'; e tampouco podem aceitar um ao outro como amigos enquanto cada um não parecer estimável ao outro e este não depositar confiança nele."

http://search.4shared.com/postDownload/ooXVdB3F/Aristteles_tica_a_Nicmaco.html

Se tiver interesse em ler.

Eu particularmente acho esses dois capítulos que ele dedicou a amizade muito bonitos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se o cara fez isso, não é seu amigo, manda ele pra pqp, q depois de um tempo vai aparecer um cara amigo de verdade, eu tenho 2 caras q chamo de amigo, pq ja mostraram isso,um pe meu vizinho q conheço desde moleque e o outro é um brother q estudou o insino medio cmg, agente ta sem se falar pq ele ta fazendo uam missão(ele é mormón) mas ante disso, msm depois da facul agente continuava se vendo e conversando numa boa.

então, se o cara fez isso vei, n vale a pena um safado, falso desse, pq eu digo com certeza, q n ficaria com a mina q um deles gostasse, na pior das hipoteses, eu conversaria com ele, pra v se ele gostava msm ou queria só pegar, pq gostar é uma coisa, e só desejar é outra.

abraços ;D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tô carente sim.. Eu tenho amigos.. mas fora da minha familia, eu só tive um que amei muito como nenhum outro, este chegou a ser um irmão pra mim.. mas acabou :(

Deu tudo errado.. Eu nao aproveitei o tempo que tive junto dele.. e a cada dia fica mais dificil voltar essa amizade..

Quantas vezes eu ja chotei pedindo pra Deus me trazer esse grande amigo de volta.. pq ele faz uma falta enorme na minha vida..

Mas a vida passou.. e eu tô sozinho agr...

Vc ta apaixonado por ele???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...