Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Gente O Que Vcs Acham Da Carreira De Engenheiro De Produção?


JokerJP

Posts Recomendados

Eu fiz um faculdade boa, mas tive muita sorte também, porque a mídia mostra uma falta de engenheiros que em multinacionais tops não existe. qualquer processo de trainee bom da 40mil pra 20 vagas, cadê a falta?

Então é isso. boa sorte. Não vou mais detalhar as coisas, porque como eu disse, só tendo feito pra saber.

Ai é que tá... a mídia mostra uma realidade totalmente diferente da do mercado.

Vejo pelo meu lado mesmo, área de telecomunicações será uma das mais promissoras nos próximos anos e cade as empresas pedindo esse profissional??? Cadê !!! kkkk

No lugar do engenheiro entra o técnico, pelo fato da empresa pagar menos e investir menos no profissional, é uma faca de dois gomos.

engenharia não se resume só a calculo nao, por viver em meio a engenheiros/estudantes de engenharia eu acho que é mais o ato de projetar (tanto a parte de ideia, pensamento em aplicar, estrutura, inovação, a parte de calculo, custos e etc).

acho que o pessoal tava falando em calculos matemáticos em si, e não na matéria calculo (que é matéria basica, introdutória e obrigatória em qualquer ciencia da area exata).

O que falta no mercado, é profissional qualificado/dedicado/disposto a aprender mais e toda hora, por que um monte de gente se forma todo ano, mas a maioria nao supre as expectativas das empresas

eu estava falando nos cálculos matemáticos em si, porque afinal, pra que vc aprender equação de 4 e 5 grau, Diferenciais e Integrais... sendo que não se aplica em nada no mercado (só para encher linguiça pra faculdade), pra isso somente o básico serve (e o que se aprende no técnico se inclui nisso - uma visão mais direta e resumida das disciplinas de exatas da engenharia). Porque o papel de engenheiro não é ser matemático pelo que se nota nas empresas, vai muito além disso.

Certa vez eu estava na aula de antenas e transmissão de sinais e professor ensinou uma formula pro calculo de ondas senoidais, ele deu uma formula mais resumida do que a completa... dai ele falou que não iria dar a formula completa

dai o pessoal perguntou porque ele deu a resumida dai ele respondeu: porque não precisava fazer cálculos de 2, 3 folhas de caderno que ali não era curso de engenharia pra encher linguiça nas formulas.

Pessoal qualificado, diferente do que a mídia mostra, existem sim brother, senão não iriam oferecer cursos até na esquina pras pessoas fazerem.

só não existe esses mesmos profissionais dispostos a aprender mais e mais como o mercado pede.

Por isso que em alguns casos, a gente vê pessoal com técnico formado exercendo funções de engenheiros nas empresas, eu já vi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Respostas 46
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Ai é que tá... a mídia mostra uma realidade totalmente diferente da do mercado.

Vejo pelo meu lado mesmo, área de telecomunicações será uma das mais promissoras nos próximos anos e cade as empresas pedindo esse profissional??? Cadê !!! kkkk

No lugar do engenheiro entra o técnico, pelo fato da empresa pagar menos e investir menos no profissional, é uma faca de dois gomos.

eu estava falando nos cálculos matemáticos em si, porque afinal, pra que vc aprender equação de 4 e 5 grau, Diferenciais e Integrais... sendo que não se aplica em nada no mercado (só para encher linguiça pra faculdade), pra isso somente o básico serve (e o que se aprende no técnico se inclui nisso - uma visão mais direta e resumida das disciplinas de exatas da engenharia). Porque o papel de engenheiro não é ser matemático pelo que se nota nas empresas, vai muito além disso.

Certa vez eu estava na aula de antenas e transmissão de sinais e professor ensinou uma formula pro calculo de ondas senoidais, ele deu uma formula mais resumida do que a completa... dai ele falou que não iria dar a formula completa

dai o pessoal perguntou porque ele deu a resumida dai ele respondeu: porque não precisava fazer cálculos de 2, 3 folhas de caderno que ali não era curso de engenharia pra encher linguiça nas formulas.

Pessoal qualificado, diferente do que a mídia mostra, existem sim brother, senão não iriam oferecer cursos até na esquina pras pessoas fazerem.

só não existe esses mesmos profissionais dispostos a aprender mais e mais como o mercado pede.

Por isso que em alguns casos, a gente vê pessoal com técnico formado exercendo funções de engenheiros nas empresas, eu já vi.

isso que eu quis dizer com profissional qualificado, os que realmente querem aprender mais e sempre, e nao estagnar em conhecimento por nao interessar na area, na minha turma se formaram 25 pessoas, muito bem qualificadas, mas só umas 10 querem seguir a area e buscaar conhecimento e tal, por interesse, isso em todos os anos em todas as escolas técnicas e faculdades.

e isso do calculo é a mais pura verdade, sem querer desmerecer os engenheiros e tudo mais, mas todos os técnicos que se formam em um bom curso com bom aproveitamento podem fazer as "mesmas coisas" em termos de projetar e tudo mais que os engenheiros (pelo menos na area da eletrica) porém sem o mesmo prestigio e com salario menor, por isso as empresas adoram tecnicos, uma mao de obra barata comparada ao engenheiro e muito versátil e eficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai é que tá... a mídia mostra uma realidade totalmente diferente da do mercado.

Vejo pelo meu lado mesmo, área de telecomunicações será uma das mais promissoras nos próximos anos e cade as empresas pedindo esse profissional??? Cadê !!! kkkk

No lugar do engenheiro entra o técnico, pelo fato da empresa pagar menos e investir menos no profissional, é uma faca de dois gomos.

Na minha opinião uma empresa que quer investir menos no profissional não é uma empresa séria

Bom, será que você não está no lugar errado então?

Ainda não tentei entrar no mercado de trabalho, mais oque eu vejo é o seguinte:

No meu email da graduação e nos murais do departamento, CHOVE oferta de emprego/estágio, na minha faculdade existe um evento que as empresas PAGAM pra poder dar palestras e apresentar-se pros alunos e conseguir um banco de dados com os currículos dos estudantes.

Apesar de eu ser amigo de poucas pessoas que se já se formaram, cerca de 10, todos estão muito bem empregados e uma vez perguntei pra galera do 5° ano e me disseram que praticamente 80% da turma já estava fazendo estágio, isso me conforta!

eu estava falando nos cálculos matemáticos em si, porque afinal, pra que vc aprender equação de 4 e 5 grau, Diferenciais e Integrais... sendo que não se aplica em nada no mercado (só para encher linguiça pra faculdade), pra isso somente o básico serve (e o que se aprende no técnico se inclui nisso - uma visão mais direta e resumida das disciplinas de exatas da engenharia). Porque o papel de engenheiro não é ser matemático pelo que se nota nas empresas, vai muito além disso.

Acho os cursos de cálculo e as ferramentas matemáticas essenciais pra conseguir entender o resto de um curso bem estruturado, praticamente não existe matéria nenhuma minha que não utilizada derivadas e integrais, e na boa cara, se vai aplicar ou não no mercado vai depender muito da área de atuação, ou você acha que ninguém no mundo faz cálculos?

Se você está vendo as coisas resumidas, com certeza você ja perdeu essa fatia do mercado que precisa de alguém pra realizar esses cálculos com precisão.

Certa vez eu estava na aula de antenas e transmissão de sinais e professor ensinou uma formula pro calculo de ondas senoidais, ele deu uma formula mais resumida do que a completa... dai ele falou que não iria dar a formula completa

dai o pessoal perguntou porque ele deu a resumida dai ele respondeu: porque não precisava fazer cálculos de 2, 3 folhas de caderno que ali não era curso de engenharia pra encher linguiça nas formulas.

Acho que vocês estão fazendo a pergunta errada, ao invés de perguntar o porque de estudar isso, perguntem o porque de não estudar isso, preguiça talvez? Se você pode ter o conhecimento da fórmula toda, mesmo que mais complexa, porque se contentar com o resumo que qualquer um pode aprender? Quando precisarem de alguém pra trabalhar nessa área que esses cálculos serão necessários você acha que irão contratar alguém que conhece simplesmente a forma resumida, ou quem conhece a fundo o assunto e sabe calcular com mais precisão?

Pessoal qualificado, diferente do que a mídia mostra, existem sim brother, senão não iriam oferecer cursos até na esquina pras pessoas fazerem.

Cara, sinceramente, você acha que desses cursos de esquina sai pessoas qualificadas? Acho que a grande maioria não sai qualificado.

só não existe esses mesmos profissionais dispostos a aprender mais e mais como o mercado pede.

Por isso que em alguns casos, a gente vê pessoal com técnico formado exercendo funções de engenheiros nas empresas, eu já vi.

Oque eu quero do meu curso de engenharia, é que ele me forneça uma base sólida pra que eu possa atuar em praticamente qualquer área do mercado de trabalho, infelizmente praticamente ninguém sabe no início do curso qual será a área que irá trabalhar, portanto quanto mais amplo puder ser meu conhecimento, melhor. Talvez eu não use 5% de tudo que eu estou estudando, mais se um dia precisar, eu vou saber, Prefiro ter estudado e saber muito mais do que o necessário do que tentar aprender o mínimo possível.

Pra mim esse pensamento de que, pra que eu vou ficar estudando esses cálculos complexos? pra que aprender isso se não vai usar no dia a dia? Esse é o pensamento que eu tinha no colégio e fico feliz por eu ter estudado em um colégio bom que me forçou a estudar biologia, história, geografia que apesar de eu saber que não iria utilizar no curso que eu desejava fez eu passar no vestibular e hoje eu tenho uma boa base dessas matérias pra conversar e influenciam bastante na minha opinião sobre vários temas.

Não sei se consegui me expressar mais é isso, conhecimento nunca é demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião uma empresa que quer investir menos no profissional não é uma empresa séria

Sim, não é todas as empresas que faz tal feito, mas concorda que com a burocracia nesse pais faz com que grande parte delas agirem desta forma?

Bom, será que você não está no lugar errado então?

Ainda não tentei entrar no mercado de trabalho, mais oque eu vejo é o seguinte:

No meu email da graduação e nos murais do departamento, CHOVE oferta de emprego/estágio, na minha faculdade existe um evento que as empresas PAGAM pra poder dar palestras e apresentar-se pros alunos e conseguir um banco de dados com os currículos dos estudantes.

Apesar de eu ser amigo de poucas pessoas que se já se formaram, cerca de 10, todos estão muito bem empregados e uma vez perguntei pra galera do 5° ano e me disseram que praticamente 80% da turma já estava fazendo estágio, isso me conforta!

Pode até ser equivoco meu, mas como eu disse, eu falo pela minha área e a situação do mercado na baixada santista. E essa história que as empresas vem nas instituições é conversa pra inglês ver. Conheço caras formados na Federal da Baixada, SENAI e ETECs que não conseguiram empregos, não viram ninguém de empresa alguma como Head-hunter (Caça talentos) e inclusive eu quando estudava; E ai?

Aqui o engenheiro, só tem empregos no setor industrial: o que mais se contrata é a civil e de produção, pois é relacionado com automação industrial e subfunções, ocupando cargos de confiança/ser chefe das equipes de trabalho e poder para assinar projetos.

E ainda assim recem formados não encontram vagas no método comum de empregabilidade (anuncio de emprego, tirando os programas de trainee nas grandes empresas é claro). Justamente por não ter experiencia profissional e ai é que muitos são obrigados a mudar de área.

A não ser que o cara tenha afinidade na área de projetos com CAD por exemplo, que está bem aquecido por sinal.

Um outro mercado novo por sinal é a de petróleo e gás MAS...Temos o "problema" com os tecnólogos em petróleo e gás, que dá assunto pra outro tópico.

Acho os cursos de cálculo e as ferramentas matemáticas essenciais pra conseguir entender o resto de um curso bem estruturado, praticamente não existe matéria nenhuma minha que não utilizada derivadas e integrais, e na boa cara, se vai aplicar ou não no mercado vai depender muito da área de atuação, ou você acha que ninguém no mundo faz cálculos?

Cálculos todo mundo faz brother, mas precisa MESMO aprender cálculos a níveis estratosféricos e que fogem do entendimento comum dos estudantes?. Claro que não precisa.

Não vou aprofundar pois é assunto de outro tópico, mas o que seria mais sensato que as disciplinas de exatas serem optativas e não obrigatórias, e volto a falar um engenheiro não é contratado pra fazer somente cálculos complexos, contrariando o que mostra a maioria das grades nas faculdades.

Acho que vocês estão fazendo a pergunta errada, ao invés de perguntar o porque de estudar isso, perguntem o porque de não estudar isso, preguiça talvez? Se você pode ter o conhecimento da fórmula toda, mesmo que mais complexa, porque se contentar com o resumo que qualquer um pode aprender? Quando precisarem de alguém pra trabalhar nessa área que esses cálculos serão necessários você acha que irão contratar alguém que conhece simplesmente a forma resumida, ou quem conhece a fundo o assunto e sabe calcular com mais precisão?

Mas a pergunta é essa mesmo, porque estudar tais disciplinas complexas??, sendo que no final das coisas, dá pra ter o mesmo resultado dos problemas na área fazendo o mesmo calculo de forma resumida e direta

Pessoal qualificado, diferente do que a mídia mostra, existem sim brother, senão não iriam oferecer cursos até na esquina pras pessoas fazerem.

Cara, sinceramente, você acha que desses cursos de esquina sai pessoas qualificadas? Acho que a grande maioria não sai qualificado.

Sai sim brother, sabe porque, no final de tudo o que vale é o diploma.

Vendo a demanda das empresas por exemplo, o governo do estado está promovendo varios programas de qualificação de mão de obra gratuitos em qualquer função de nível medio, o problema é a grade e o tempo super curto de formação (2 meses), vc acha que em 2 meses dá pra aprender alguma coisa??, eu acho que não, mas já que o sistema faz com o que a gente faça isso, paciência.

só não existe esses mesmos profissionais dispostos a aprender mais e mais como o mercado pede.

Por isso que em alguns casos, a gente vê pessoal com técnico formado exercendo funções de engenheiros nas empresas, eu já vi.

Oque eu quero do meu curso de engenharia, é que ele me forneça uma base sólida pra que eu possa atuar em praticamente qualquer área do mercado de trabalho...

Bom te desejo sucesso e força nos estudos principalmente porque curso de engenharia principalmente em faculdades publicas não é nada fácil.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma empresa que não quer investir não vai crescer, não creio que seja a maioria.

Então, estamos discutindo coisas um pouco diferentes, você está falando sobre os cursos técnicos e eu o de engenharia, não é conversa não eu to falando que acontece na minha faculdade, as empresas pagam pra dar palestras aqui e pegar um banco de dados com os CV's dos interessados em trabalhar lá, não acho que fariam isso sem interesse de vir procurar alguém pra contratar, achar os talentos aqui é fácil e normalmente eles vão pro exterior, teve uma empresa francesa que veio aqui oferecer uma oferta de emprego e faculdade paga pra um veterano meu terminar o curso na frança, ta certo que o cara é gênio mais enfim ..

Não sei dizer como está o mercado pra engenheiros aqui na região, porque na minha facul cada um é de um canto do Brasil, então ninguém procura emprego só aqui na região, apesar de a cidade ser um pólo tecnológico e científico (tem o maior número de doutores por habitante) ..

Eu nunca ouvi falar de ninguém daqui que se formou em engenharia e esteja desempregado, talvez exista, mais acho que não é comum, sinceramente, eu nunca ouvi falar!

Mais só vou poder afirmar quando eu for tentar entrar no mercado de trabalho, por enquanto não tenho tempo pra trabalhar.

Não vejo como uma pessoa poderia optar por não fazer o curso de cálculo, pelo menos na engenharia elétrica, não aprendemos nada a níveis estratosféricos

Cálculo I, limite e derivada, sem aprender limite você não aprende derivada, se você não souber derivada não vai saber resolver praticamente nenhum problema de nenhuma outra matéria, pra resolver um circuito RLC, por exemplo, precisa resolver equações diferenciais, isso nos leva ao cálculo III também

Cálculo II: integrais de todas as formas, duplas, triplas, de linha, superfície e etc, também é são muito usadas em eletromagnetismo, ondas eletromagnéticas, linhas de transmissão .. .etc

Cálculo III: séries e transformadas, talvez o mais importante pois aprendemos a transformada de laplace que facilida a vida do engenheiro elétrico, tem as séries de taylor, séries de fourrier ... tudo ferramentas que são utilizadas em outras matérias, as transformadas também são usadas pra resolver circuitos, sinais e sistemas, controle ....etc

não vejo como ser optativa, to falando do que eu conheço, que é o curso de Engenharia Elétrica ... No técnico eu não sei

E Nunca vi uma fórmula resumida que fornece o mesmo resultado da fórmula completa, aqui a gente também usa várias aproximações mais não quer dizer que seja a mesma coisa, e tem que saber resolver de todas as formas e principalmente saber interpretar os resultados.

E sem querer ser arrogante, eu não acho que um cara que faz um curso qualquer, de 2 meses, 2 anos meio período tem capacidade de me substituir em alguma função, sendo que eu passei 5 anos estudando em um curso integral, talvez sim nos cargos mais "básicos" que não exigem conhecimento específico nenhum que acho que é onde o mercado está saturado, mais pra gente bem qualificada tenho certeza que não falta emprego não.

Eu tenho consciência que eu não vou sair da universidade preparado para trabalhar em qualquer área, mais eu tenho certeza que eu tenho a base necessária e muito mais que isso, eu sei estudar e sou autodidata pra aprender qualquer coisa que a empresa precise, acho que isso é o mais importante que eu estou aprendendo na facul eHAUeAHUeahu agora imagina um cara que estudou 2 meses, não tem base nenhuma, ai a empresa pede pra ele projetar qualquer coisa o cara não vai saber nem por onde começar ... e se achar algum artigo/texto/livro sobre o assunto ele provavelmente não vai ter a base pra entender os textos, ai oque ele vai fazer? ... acho que esses cursos não substituem engenheiro de verdade não!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro ano normalmente as matérias são iguais para todas as engenharias, tanto que aqui chamam de Ciclo básico, o aluno opta pelo curso somente ao final do 1º Ano.

Não sei se federal pode, mas aconteceu muito quando comecei, muitos iniciaram o curso com pensamento de fazer Mecânica, por exemplo, e no meio do primeiro ano viu que a pegada era outra e acabaram mudando pra produção, materiais, eletrônica...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vc pensa em ficar rico não sei se é uma boa..conheço 3 engenheiros de produção quebrados,engenharias em geral ta bem batido na verdade,eu faria algo voltado para internet/empreendedorismo que dá muito mais retorno financeiro..

O Brasil precisa de empreendedores galera,só assim cresceremos,vamos desistir desse pensamento de proletariado que a mídia bota em nós,de fazer X curso e trabalhar em uma multinacional..temos que pensar grande.

Editado por Rafaelxx
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...