Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia.org

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Vou iniciar no suco 🧃

Posts Recomendados

Postado

Vou iniciar o uso de testosterona e gostaria de uma orientação geral. Tenho 30 anos, 184 cm, 72 kg, cerca de 6% de BF (percentual de gordura corporal) e treino pesado de segunda a sábado, seguindo a divisão PPL + Upper/Lower.

Estou prestes a realizar minha primeira aplicação e a dúvida é: 1 ml de enantato de testosterona por semana é uma quantidade tranquila para iniciar ou é melhor fracionar a aplicação (por exemplo, terça e sexta) para manter níveis mais estáveis?

Qual seria a forma mais adequada de começar levando em consideração minha idade, biotipo, rotina de treino e o fato de ser o primeiro uso?

Editado por Rumoaosucesso
Esqueci de mencionar a idade.

Postado
Em 30/12/2025 em 12:31, Rumoaosucesso disse:

Vou iniciar o uso de testosterona e gostaria de uma orientação geral. Tenho 30 anos, 184 cm, 72 kg, cerca de 6% de BF (percentual de gordura corporal) e treino pesado de segunda a sábado, seguindo a divisão PPL + Upper/Lower.

Estou prestes a realizar minha primeira aplicação e a dúvida é: 1 ml de enantato de testosterona por semana é uma quantidade tranquila para iniciar ou é melhor fracionar a aplicação (por exemplo, terça e sexta) para manter níveis mais estáveis?

Qual seria a forma mais adequada de começar levando em consideração minha idade, biotipo, rotina de treino e o fato de ser o primeiro uso?

6% de BF é daora hein! Oque deve levar em conta seria mais teu BF, que nesse caso tá bem bom. Biotipo tbm não me parece importante aqui, mas o treino vai render mais hehehe.

Pode ser excesso de zelo e provavelmente encha o saco das agulhadas, mas me soa interessante fracionar visto que os picos e vales serão menores.

Eu treino tem uns 6 anos e saí de 75 pra 90kg natural, com um bf de uns 12˜15%. Pesquisei por muito, muito tempo e decidi pagar o preço pra ver.

Eu iniciei durateston 1ml por semana por 10 semanas. Senti umas oscilações e fracionei pra 0,5ml 2x na semana, senti melhoras. Não satisfeito, estou migrando pra enantato e irei porcionar em 0,33 ml 3x na semana (seg, quarta e sexta).

Senti um mamilo mudando de leve e isso condizia com os níveis de testo livre que estava em 50mg/dL e SHBG em 61pg/mL e testo total em 1560 ng/dL. Entrei hoje com anastrozol 0,2mg 3x na semana no dia seguinte às aplicações do enantato. Sigo com o anastrozol até sentir que a sensibilidade foi embora totalmente. E dizem por aí, que tem relação com os picos e vales, onde o E2 sobe mais quando nos picos e nao acompanha os vales.

Acredito que o pessoal mais sênior logo complemente por aqui.

Postado
Em 30/12/2025 em 12:31, Rumoaosucesso disse:

O problema é comida msm

Mas tu quer, sim, 250mg de enantato de testosterona por semana costuma ser o início

Editado por Rambaoretorno

Postado
  • Este é um post popular.
Em 30/12/2025 em 14:46, makanudo disse:

Sabia que algum Sr colaria por aqui kk

A Lenda de Hormogon, o Guardião dos Ciclos Imbecis

Dizem que, muito antes dos fóruns, antes dos PDFs de “ciclo pronto” e antes de existir Shopee vendendo “oxan topzera”, nasceu uma entidade ancestral chamada Hormogon — o Espírito Primordial da Sanidade Hormonial.

Hormogon dormia nas profundezas do Vale dos Eixos Endócrinos, onde as almas dos sábios fisiologistas repousavam em paz. Seu sono era pesado, profundo e eterno… até que um dia algo começou a perturbá-lo.

Primeiro, um sussurro distante:

“Posso tomar 1g de testo no primeiro ciclo?”

Depois, outro:

“Vi um estudo em ratos, dá nada.”

Logo o mundo foi inundado por ecos grotescos:

“Montei meu ciclo no TikTok, tá certo?”
“Tenho 16 anos, queria um shape mais rápido.”
“Comprei trembo no Mercado Livre, é confiável?”

Essas aberrações intelectuais se juntaram em um coral ritualístico de burrice hormonal, tão forte que fizeram o chão tremer como se o próprio eixo HPTA do planeta estivesse entrando em colapso.

E então, do âmago da terra, Hormogon despertou.

Com olhos feitos de seriedade científica e veias pulsando indignação eterna, ele emergiu rugindo:

“QUEM É O INSANO QUE BRINCA COM ALCHEMIA SEM SABER LER UMA HEMOGRAMA?”

Seu corpo era formado por páginas de estudos clínicos, bulas de medicamentos e lágrimas de usuários arrependidos. Sua voz era o som de um endocrinologista perdendo paciência.

Ele vagava pelas regiões humanas sempre que alguém cometia as seguintes invocações profanas:

• “Fiz meu ciclo baseado num print do Instagram”

• “Trembolona é vitamina, né?”

• “Não preciso de TPC, confio no processo”

• “Se der ruim, eu paro”

A cada frase dessas, Hormogon aparecia — não para ferir, mas para esculachar.

Ele lançava sua maldição eterna:

“Que o idiota que mexe com hormônios sem estudar tenha agora o dom da dúvida eterna e o medo da própria ignorância.”

E assim, reza a lenda que, toda vez que nasce um tópico com uma ideia torta sobre AE’s, uma luz treme, o vento muda e, em algum lugar do subsolo, Hormogon abre um olho, pronto para subir e perguntar:

“CADÊ O ESTUDO, INFELIZ?”

Postado
Em 30/12/2025 em 14:30, makanudo disse:

6% de BF é daora hein! Oque deve levar em conta seria mais teu BF, que nesse caso tá bem bom. Biotipo tbm não me parece importante aqui, mas o treino vai render mais hehehe.

Pode ser excesso de zelo e provavelmente encha o saco das agulhadas, mas me soa interessante fracionar visto que os picos e vales serão menores.

Eu treino tem uns 6 anos e saí de 75 pra 90kg natural, com um bf de uns 12˜15%. Pesquisei por muito, muito tempo e decidi pagar o preço pra ver.

Eu iniciei durateston 1ml por semana por 10 semanas. Senti umas oscilações e fracionei pra 0,5ml 2x na semana, senti melhoras. Não satisfeito, estou migrando pra enantato e irei porcionar em 0,33 ml 3x na semana (seg, quarta e sexta).

Senti um mamilo mudando de leve e isso condizia com os níveis de testo livre que estava em 50mg/dL e SHBG em 61pg/mL e testo total em 1560 ng/dL. Entrei hoje com anastrozol 0,2mg 3x na semana no dia seguinte às aplicações do enantato. Sigo com o anastrozol até sentir que a sensibilidade foi embora totalmente. E dizem por aí, que tem relação com os picos e vales, onde o E2 sobe mais quando nos picos e nao acompanha os vales.

6% de bf é da hora quando a pessoa tem peso de adulto

é a mesma coisa que eu me vangloriar de ter quase 80 kg sendo um barril

Postado
Em 30/12/2025 em 14:56, projetohuck2 disse:

A Lenda de Hormogon, o Guardião dos Ciclos Imbecis

Dizem que, muito antes dos fóruns, antes dos PDFs de “ciclo pronto” e antes de existir Shopee vendendo “oxan topzera”, nasceu uma entidade ancestral chamada Hormogon — o Espírito Primordial da Sanidade Hormonial.

Hormogon dormia nas profundezas do Vale dos Eixos Endócrinos, onde as almas dos sábios fisiologistas repousavam em paz. Seu sono era pesado, profundo e eterno… até que um dia algo começou a perturbá-lo.

Primeiro, um sussurro distante:

Depois, outro:

Logo o mundo foi inundado por ecos grotescos:

Essas aberrações intelectuais se juntaram em um coral ritualístico de burrice hormonal, tão forte que fizeram o chão tremer como se o próprio eixo HPTA do planeta estivesse entrando em colapso.

E então, do âmago da terra, Hormogon despertou.

Com olhos feitos de seriedade científica e veias pulsando indignação eterna, ele emergiu rugindo:

Seu corpo era formado por páginas de estudos clínicos, bulas de medicamentos e lágrimas de usuários arrependidos. Sua voz era o som de um endocrinologista perdendo paciência.

Ele vagava pelas regiões humanas sempre que alguém cometia as seguintes invocações profanas:

• “Fiz meu ciclo baseado num print do Instagram”

• “Trembolona é vitamina, né?”

• “Não preciso de TPC, confio no processo”

• “Se der ruim, eu paro”

A cada frase dessas, Hormogon aparecia — não para ferir, mas para esculachar.

Ele lançava sua maldição eterna:

E assim, reza a lenda que, toda vez que nasce um tópico com uma ideia torta sobre AE’s, uma luz treme, o vento muda e, em algum lugar do subsolo, Hormogon abre um olho, pronto para subir e perguntar:

kkkkk Isso foi a coisa mais esquizofrênica que já li kkk

Postado

Sim inicio é isso ai, eu particularmente prefiro fracionar mas tem nada de especial nisso, com esse peso ai e altura vc é um cara mega hiper magro e com pouca massa muscular então é ficar de olho em relação a aromatização, se você consegue treinar 6 dias seguidos muito provavel que treina com pouquissima intensidade/carga, se o objetivo é crescer o que vai mandar ai é a dieta x seu gasto calórico diário, mas e isso só tenha em mente que hormônio é caminho sem volta se esta pensando em somente usar por um periodo e objetivo raso melhor nem começar…

Postado
  • Autor
Em 30/12/2025 em 16:30, piquaj disse:

Sim inicio é isso ai, eu particularmente prefiro fracionar mas tem nada de especial nisso, com esse peso ai e altura vc é um cara mega hiper magro e com pouca massa muscular então é ficar de olho em relação a aromatização, se você consegue treinar 6 dias seguidos muito provavel que treina com pouquissima intensidade/carga, se o objetivo é crescer o que vai mandar ai é a dieta x seu gasto calórico diário, mas e isso só tenha em mente que hormônio é caminho sem volta se esta pensando em somente usar por um periodo e objetivo raso melhor nem começar…

Então, acho que me expressei mal quando falei dos dias de treino, vou esclarecer melhor.

Minha rotina é PPL (3 dias seguidos), descanso, Upper/Lower (2 dias seguidos) e descanso. Não são 6 dias seguidos sem critério.

Treino consistente há cerca de 3 anos. Quando entrei na academia eu pesava 63 kg com aproximadamente 14% de BF. Hoje estou bem mais pesado, com um shape definido e moderado, mas ainda longe do que eu busco esteticamente.

Sobre intensidade e carga, no supino com halteres utilizo 30 kg cada lado e no agachamento livre 40 kg cada lado.

Então não considero que eu treine leve. Sempre busco progressão, falha técnica e boa execução.

O ponto é que cheguei em um platô real, tanto de força quanto de ganho de massa, mesmo ajustando treino e dieta algumas vezes.

Concordo que dieta é gasto calórico manda muito, e também tenho preocupação com aromatização e saúde hormonal. Não estou tratando isso como algo banal ou sem consequências. Justamente por isso estou estudando e avaliando, porque cheguei em um momento de estagnação que não consegui romper apenas com recursos naturais até agora.

Agradeço o alerta, é válido, mas quis deixar claro que não é falta de treino nem treino fofo. É mais um caso de limite individual depois de anos de consistência.

Postado
  • Autor
Em 30/12/2025 em 14:30, makanudo disse:

Valeu pelo retorno e por compartilhar tua experiência, ajuda bastante a ter referência real.

Esses 6% de BF realmente chamam atenção, eu também vejo como um ponto positivo nesse momento, justamente pensando em aromatização e controle de colaterais.

Sobre fracionar, faz bastante sentido o que você comentou dos picos e vales. É algo que estou considerando exatamente por isso, buscando mais estabilidade e menos oscilação, principalmente sendo primeiro uso. Não é questão de excesso de zelo, mas de tentar reduzir margem de erro.

Achei interessante teu relato com a durateston e a melhora ao fracionar, e também o cuidado em observar sinais clínicos e exames. Essa parte do mamilo e a correlação com testo livre, SHBG e E2 é algo que levo bem a sério. Minha ideia é justamente acompanhar de perto sinais e exames, sem entrar no automático.

Sobre tua evolução natural, sair de 75 pra 90 kg mantendo BF controlado é um baita resultado, mostra que a base foi bem construída antes de decidir dar esse passo. Me identifico um pouco com isso, porque também sinto que construí uma base sólida nesses anos, mas cheguei num ponto em que a resposta ficou muito limitada.

No mais, sigo estudando e ouvindo quem já passou pelo processo com mais estrada. A ideia não é pressa nem resultado raso, é fazer da forma mais consciente possível.

Obrigado por compartilhar, agregou bastante à discussão

Postado
Em 30/12/2025 em 20:45, Rumoaosucesso disse:

Então, acho que me expressei mal quando falei dos dias de treino, vou esclarecer melhor.

Minha rotina é PPL (3 dias seguidos), descanso, Upper/Lower (2 dias seguidos) e descanso. Não são 6 dias seguidos sem critério.

Treino consistente há cerca de 3 anos. Quando entrei na academia eu pesava 63 kg com aproximadamente 14% de BF. Hoje estou bem mais pesado, com um shape definido e moderado, mas ainda longe do que eu busco esteticamente.

Sobre intensidade e carga, no supino com halteres utilizo 30 kg cada lado e no agachamento livre 40 kg cada lado.

Então não considero que eu treine leve. Sempre busco progressão, falha técnica e boa execução.

O ponto é que cheguei em um platô real, tanto de força quanto de ganho de massa, mesmo ajustando treino e dieta algumas vezes.

Concordo que dieta é gasto calórico manda muito, e também tenho preocupação com aromatização e saúde hormonal. Não estou tratando isso como algo banal ou sem consequências. Justamente por isso estou estudando e avaliando, porque cheguei em um momento de estagnação que não consegui romper apenas com recursos naturais até agora.

Agradeço o alerta, é válido, mas quis deixar claro que não é falta de treino nem treino fofo. É mais um caso de limite individual depois de anos de consistência.

Cargas: UMA DESGRAÇA

Não importa o quão definido você esteja, você tem a massa uma criança

Se esse for seu plato melhor se matar

Cara! Você quer atalho, E TÁ TUDO BEM BICHO

Espeta logo esse traseiro aí e se pega mais no treino, suas cargas estão horríveis pra quem diz que tá no limite

Editado por Rambaoretorno

Postado
  • Autor
Em 30/12/2025 em 21:31, Rambaoretorno disse:

Cargas: UMA DESGRAÇA

Não importa o quão definido você esteja, você tem a massa uma criança

Se esse for seu plato melhor se matar

Cara! Você quer atalho, E TÁ TUDO BEM BICHO

Espeta logo esse traseiro aí e se pega mais no treino, suas cargas estão horríveis pra quem diz que tá no limite

Entendo tua opinião, mas discordo da forma simplista como você está olhando isso.

Carga absoluta isolada não define limite individual, ainda mais sem contexto de alavanca, execução, volume semanal, histórico de progressão e composição corporal. Estou longe de ser powerlifter e nunca treinei com foco em 1RM. Meu foco sempre foi hipertrofia com execução controlada, amplitude e progressão sustentável ao longo dos anos.

Saí de 63 kg com 14% de BF para um shape bem mais pesado e definido treinando de forma consistente por 3 anos. Se carga “horrível” não construísse nada, isso simplesmente não teria acontecido.

Sobre atalho, nunca neguei isso. Pelo contrário, deixei claro desde o início que estou avaliando conscientemente essa possibilidade depois de anos batendo no mesmo teto, com treino, dieta e descanso alinhados. Não estou terceirizando erro de treino nem procurando milagre.

Se pra você o único parâmetro válido é número na barra, tudo bem. Pra mim, limite é quando progressão real para, mesmo com consistência, o que é exatamente o cenário que descrevi.

Seguimos com visões diferentes, faz parte.

Postado

Se, aos 30 anos, eu achasse que o meu limite máximo natural de supino é 60kg, eu cortaria minhas bolas fora e diria que era mulher de vergonha

E não eu não acho que vc tá cometendo algum erro terrível de usar alguma coisa

Só que o pessoal mais experiente já falou, sua descrição toda é típica de quem treina fofo

Não é que não construiu nada, é que tá MUITO LONGE de algum limite

Postado
  • Autor
Em 30/12/2025 em 22:42, Doctor Manhattan disse:

Defina oq é treino pesado pra vc?

Pra mim, treino pesado não é só número na barra.

Treino pesado é trabalhar próximo da falha real, com execução controlada, amplitude completa e progressão planejada, seja por carga, repetições ou volume ao longo das semanas.

Acordo todos os dias às 6 da manhã pra treinar, com rotina organizada, constância e foco. Não é treino de ego nem de rede social, é treino feito ano após ano. Uso séries efetivas de verdade, não conto aquecimento como trabalho, controlo volume semanal, descanso entre séries e busco manter performance ao longo do treino inteiro, não só em uma série isolada.

Aqui parece que parte do pessoal parte do princípio de que todo mundo pesa 150 kg igual eles, tem a mesma estrutura e as mesmas alavancas, o que obviamente não é a realidade.

Se fosse só empilhar peso sem critério, minha evolução nesses 3 anos simplesmente não teria acontecido.

O platô que citei não é falta de esforço, é limite de resposta mesmo, apesar de consistência em treino, dieta e sono.

Achei que aqui fosse um espaço mais sério pra troca de experiência e debate pertinente. Informação boa sempre soma, zoação gratuita não agrega nada.

Postado
Em 30/12/2025 em 23:37, Rumoaosucesso disse:

Acordo todos os dias às 6 da manhã pra treinar, com rotina organizada, constância e foco. Não é treino de ego nem de rede social, é treino feito ano após ano. Uso séries efetivas de verdade,

Man seus 72kg nos contam outra história e não é a mesma que a sua. Vc está achando que tá fazendo algo mas não está.

Recomendo vc filmar uns exercícios seus e analisar, ideal seria postar aqui pra gente da uma olhada.

Mas enfim 184 de altura 72kg seu treino está longe de ser bom.

Minhas recomendações;

Tenha mente aberta, tem fisiculturista com de adas de treino que descobre jeitos mais eficientes de treinar, achar q já sabe te estagna

Abra um diário aqui no fórum poste suas fotos e vai postando seus treinos e vídeos

vai evoluir como nunca antes

Editado por Doctor Manhattan

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 1

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.