Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[OBESO] Dúvidas sobre cutting e pedidos de ajuda


Gordoeterno

Posts Recomendados

Prezados, bom dia. Sempre hesitei em compartilhar minha situação aqui, pois reconheço que meu desafio é simplesmente controlar meu excesso alimentar. Gostaria de relatar minha jornada e contar com o apoio de vocês para superar a obesidade.

 

Breve histórico: Desde a infância, lido com o excesso de peso. Aos 19 anos, atingi a marca de 147 kg, com uma altura de 1,77 m. Nessa mesma idade, optei por colocar um balão intragástrico no estômago, conseguindo perder cerca de 27 kg em seis meses, no ano de 2012. Desde então, passei por altos e baixos, consultando nutrólogos, nutricionistas e me dedicando ao entendimento da divisão de macros e calorias. No período de 2012 a 2024, consegui atingir os 98 kg em três ocasiões, mas ao depender de medicamentos como Ozempic e Saxenda, ao retirá-los da rotina, recuperei todo o peso perdido, encontrando-me exatamente nessa fase.

 

Atualmente: Estou pesando 117 kg, praticamente meu peso padrão. Durante um período em que morei sozinho, aprendi a cozinhar, o que acredito ser um ponto positivo. Desde o final de novembro, tenho utilizado o aplicativo da GROWTH para monitorar o peso dos alimentos. Abandonei as refeições fora de casa, busco atingir as metas de macros e mantenho uma rotina de treinos 6 vezes por semana, seguindo o programa ABC2X deste fórum. Além disso, tento incorporar 30 minutos de atividade aeróbica ao final de cada treino. Algumas roupas estão mais largas e me sinto muito mais disposto no treino, no aeróbico e na vida, porém não está sendo o suficiente.

 

Com certeza estou cometendo diversos erros, visto que meu peso está flutuando entre 115-117Kg nesse período de praticamente dois meses de foco. Acreditei que comendo 90% a comida de casa, cozinhando, treinando 6x por semana e fazendo aeróbico, diminuiria meu peso simplesmente por ter mudado de vida, possibilitando uma janela para cometer uns "deslizes", mas não é isso que está ocorrendo. Não vou mentir, aos fim de semanas eu tento não sair com os amigos e nem nada, mas acabo sempre saídndo numa sexta ou sábado. Mas fico me regrando... deixo para comer em casa ao retornar, ao invés de podrões na rua.

 

Estou no trabalho e não tenho fotos atuais... estou pensando em criar um diário para me motivar. Enfim, segue a dieta base que montei:

 

09:00 - Café da Manhã

40g aveia

170g iorgute integral batavo

Whey 3W da Max

TOTAL (408Kcal) - C:40g Prot:43.12g Gord:10.30 Fib:6.00

 

12:00 - Almoço:

Acém Moído Cozido 150g

Feijão Preto Cozido 100g

Abóbora Japonesa 200g

TOTAL (477Kcal) - Carb: 33.40 Prot: 50g Gord: 17.15g Fib:7.7g

 

16:30 - Lanche/Pré Treino (igual café da manhã):

40g aveia

170g iorgute integral batavo

Whey 3W da Max

TOTAL (408Kcal) - C:40g Prot:43.12g Gord:10.30 Fib:6.00

 

20:00 Jantar (igual almoço):

Acém Moído Cozido 150g

Feijão Preto Cozido 100g

Abóbora Japonesa 200g

TOTAL (477Kcal) - Carb: 33.40 Prot: 50g Gord: 17.15g Fib:7.7g

 

23:00 Ceia (se estiver com fome):

25 Milho de pipoca

Whey 3W MAX

TOTAL (202Kcal) - Carb: 20.80 Prot: 32.70 Gord: 2.2 Fib:3.00

 

TOTAL DO DIA: 1972 KCAL.

CARBO: 167g

PROT: 218.04

GORD: 57.10g

FIBRA: 30.4g

 

Acredito, obviamente, que estou cometendo erros FORA da dieta. 

 

MEU TREINO ABC2X:

 

A1 Peito + Triceps

  • Supino reto 30kg

  • Supino inclinado 20Kg -

  • Crucifixo polia 20k

  • OHP 8-10

  • Elevação lateral polia 8-10 5Kg

  • Tríceps corda 10 23,75Kg =

  • Rosca francesa

B1 Costas + Biceps

  • Barra fixa

  • Remada curvada 8-10 55Kg +

  • Pulldown 10-12 28,75Kg =

  • Crucifixo Polia 6,25Kg =

  • Encolhimento aninha 8-10 26Kg =

  • Rosca direta 10 10-10Kg =

  • Rosca invertida 5-5Kg =

C1 Pernas + Panturrilha

  • Agachamento 3x 8-10 40kg (morrendo)

  • Leg Press 3x 8-10 80kg +

  • Stiff 3x 8-10 50Kg +

  • Passada 8x8 =

  • Mesa flexora 10-12 57,50Kg =

  • Cadeira extensora 10-12 65Kg =

  • Panturrilha em pé 12-15 105kg =-

  • Panturrilha sentado 12-15 40Kg —

A2

  • Supino reto 10-12 25 =

  • Supino inclinado 10-12 15 =

  • Peckdeck 12-15 65Kg =

  • Desenvolvimento 10-12 5kg +

  • Elevação lateral 12-15 6Kg =

  • Tríceps W 12 23,75Kg +

  • Francês polia 15

B2

  • Puxada na polia 10-12 28,5Kg +

  • Serrote 10-12 24Kg =

  • Pulôver 10 26,25Kg =

  • Encolhimento halter 10-12 28Kg -

  • Rosca alternad 12Kg

  • Rosca martelo 12Kg

C2

  • Agachamento 10-12 30Kg =

  • Agachamento hack 8-10 20Kg

  • Stiff 8 45Kg

  • Passada 12 -

  • Mesa flexora 15 50Kg

  • Cadeira extensora 15 57,5Kg -

  • Panturrilha em pé 12-15

  • Panturrilha sentado 12-15

 

Ir à academia não está sendo um problema. Peguei o hábito e o meu trabalho me dá 1h de atividade física por dia. 

 

O que vocês acham? A dieta está muito cagada? O treino está um lixo? Devo estar beliscando por fora e não contabilizo isso? O fim de semana está distruíndo meus ganhos? Ou a compulsão alimentar não tem solução?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 17/01/2024 em 16:01, Gordoeterno disse:

Ou a compulsão alimentar não tem solução?

 

É um trabalho multidisciplinar, obesidade é uma doença mental que reflete no físico. 

 

Procure um terapeuta com experiência com obesos, o mesmo serve pro nutricionista.

 

Drogas são tipo rodinhas na bicicleta, vc usa até estar pronto pra tirar elas e seguir em frente.

 

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, se vc não esta perdendo peso com essa dieta, com certeza seus furos são maiores do imagina.

 

Sobre a dieta parece ok, porém acredito q não seja pra vc neste momento. Pessoas obesas tem habitos de comer mtos industrializados ultraprocessados altamente calóricos, fora os lanchinhos, bolos, salgadinhos e etc.

 

Minha sugestão seria que vc fizesse um plano alimentar normocalórico, q deve girar em torno das 2600-2800 kcals. 


Motivo: Um plano alimentar com essa quantidade de calorias montado com alimentos nutritivos e menos calóricos, irá te trazer saciedade e as sua furadas da dieta irão diminuir bastante. Acredite, é bastante comida pra quem não está acostumado a comer limpo. 

 

A intenção é que vc perca os maus hábitos alimentares já que estará sem fome pra comer besteira, obviamente exige controle tbm.

 

Se considerar interessante essa estratégia, acredito que em 3 meses vc terá perdido algum peso e terá corrigido parte dos hábitos que te afastam da sua meta. O próximo passo seria reduzir as calorias, cerca de 200kcals por mes, sempre aos poucos. E vá estudando sobre nutrição e dieta.

Editado por Macho Opressor
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondendo ao Dougwar:

 

Realizei algumas pesquisas sobre nutrição, explorei a calculadora de metabolismo basal e concentrei-me em atingir a ingestão de 2g de proteína por quilo corporal. Reservei uma margem de calorias caso ocorram deslizes na dieta.

Editado por Gordoeterno
Quero citar o @Dougwar
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/01/2024 em 13:34, Gordoeterno disse:

Reservei uma margem de calorias caso ocorram deslizes na dieta.

Não sei qual a sua rotina, os deslizes sempre aconteciam comigo por ter comida fora da dieta em casa, se esses deslizes estão acontecendo em casa, tenta só ter alimentos da dieta em casa visto que mora sozinho evitaria esses deslizes, exclua IFOOD do celular e pra cima.

 

Estarei acompanhando, tenho ótimos resultados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/01/2024 em 13:46, jvrs disse:

Não sei qual a sua rotina, os deslizes sempre aconteciam comigo por ter comida fora da dieta em casa, se esses deslizes estão acontecendo em casa, tenta só ter alimentos da dieta em casa visto que mora sozinho evitaria esses deslizes, exclua IFOOD do celular e pra cima.

 

Estarei acompanhando, tenho ótimos resultados

Estava morando sozinho em outra cidade, mas consegui ser removido pelo trabalho para Brasília e voltei a morar com meus pais. Infelizmente eles compram muitas besteiras para beliscar, mas estou tentando evitar ao máximo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pra cima... não entendo quase nada disso aí, um bom cara pra te guiar e que teve um processo de perda de peso maneiro é o @cadumonteiro. Acho que ele trabalha com isso também, abraço. Também gosto desse post aqui sobre o ajuste de proteínas p/ dieta.

 

https://i.imgur.com/WYcQj58.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve meu mano! Tudo certo?

 

Bom, eu não sou parâmetro de físico, e também meus conhecimentos são bastante limitados, pois é um assunto novo para mim também... Porém, creio que seu inicio será parecido com o meu.

Desde que entre aqui no fórum eu sai de 99 para 87, porém, ja cheguei à pesar 125 kg, com 1,63 de altura...

 

Bom, desde então estou fazendo um acompanhamento com o meu parceiro @mzampieri.

Com esse acompanhamento aprendi que nem sempre um quantidade baixa de kCal irá te fazer perder peso... Creio que 1900 kCal é pouco para você... A minha meta diária é de 2900. Porém, sou bastante ativo nas minhas atividades físicas... Jogo futebol duas vezes por semana, pedalo uma média de 70~90 km por semana, faço boxe e academia... Sendo assim, estou jogando meu gasto calórico la em cima (próximo de 3200 kCal)... E preciso de energia para fazer as atividades, conseguir progredir carga, etc...

 

Ja tentou calcular sua taxa basal e seu gasto calórico?

 

Uma coisa que me falaram bastante é que o peso não é o melhor dos parâmetros... Geralmente, as medidas são uma forma muito utilizada para determinar a evolução... Então, se achar interessante, tire as medidas principais para ter uma base: linha de cintura, peitoral, braço, coxa e panturrilha

Tire as medidas no mesmo horário a cada semana, exemplo: segunda-feira pela manhã em jejum...

Se achar interessante tire fotos também, para comparar o antes e o depois...

 

Crie um diário para compartilhar sua rotina, os acertos e erros e até mesmo receber algumas dicas da galera aqui do fórum, com base nas informações que voce for alimentando o seu diário...

 

Como eu disse, não tenho conhecimento técnico, porém fui instruído à seguir desta forma, e tenho conseguido atingir alguns resultados interessantes mesmo com algumas "escapadas" na dieta...

 

Tenho o meu diário aqui, se quiser dar uma olhada e ver se tem algo ali que possa acrescentar na sua evolução...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/01/2024 em 12:55, Macho Opressor disse:

Amigo, se vc não esta perdendo peso com essa dieta, com certeza seus furos são maiores do imagina.

 

Sobre a dieta parece ok, porém acredito q não seja pra vc neste momento. Pessoas obesas tem habitos de comer mtos industrializados ultraprocessados altamente calóricos, fora os lanchinhos, bolos, salgadinhos e etc.

 

Minha sugestão seria que vc fizesse um plano alimentar normocalórico, q deve girar em torno das 2600-2800 kcals. 


Motivo: Um plano alimentar com essa quantidade de calorias montado com alimentos nutritivos e menos calóricos, irá te trazer saciedade e as sua furadas da dieta irão diminuir bastante. Acredite, é bastante comida pra quem não está acostumado a comer limpo. 

 

A intenção é que vc perca os maus hábitos alimentares já que estará sem fome pra comer besteira, obviamente exige controle tbm.

 

Se considerar interessante essa estratégia, acredito que em 3 meses vc terá perdido algum peso e terá corrigido parte dos hábitos que te afastam da sua meta. O próximo passo seria reduzir as calorias, cerca de 200kcals por mes, sempre aos poucos. E vá estudando sobre nutrição e dieta.

Nos últimos dois meses, tentei iniciar a implementação desse plano alimentar. Notei que ao optar por uma dieta limpa, torna-se muito difícil estourar as calorias, além de dar uma saciedade maior. 200g de abóbora,  de batata inglesa e de frango realmente fazem milagre. 

 

Porém, os resultados não foram como o esperado. Pensei estar fazendo 80-20, mas estou errando mais do que acertando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...