Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[RELATO] Combate a Acne - (Roacutan, NAC, B3, B5, ZINCO)


Posts Recomendados

Em 13/07/2023 em 10:04, Erivaldo junior disse:

Muito bom topico, sou a mesma coisa quase que você, porém com bem menos peso Rs kkk.

 

Atualmente consigo controlar bem minhas espinhaa com uma rotina de cuidados e principalmente na alimentação, temho comigo que substância que vem de fora pouco ajuda com relação a isso.

 

Atualmente sigo essa rotina.

 

Manhã:

Agua micelar

Hidratante e protetor
 

Noite:

Sabonete Facial

Retinol e Hidratante

 

 

Vou comprar e utilizar essas vitaminas mencionadas, vamos ver o resultado.

 

Top irmão!

 

Espero que possa ajudar. Uma dica que posso te dar, é testar diferentes tipos de hidrantes, protetores e sabonetes.

 

Como hidrante, já fiz a utilização do Minéral 89 (é caro mas é ótimo), ele possui uma textura mais aquosa. Dependendo do seu tipo de pele, hidrantes assim podem ser melhores ao invés de hidratantes estilo creme. Vale a pena testar e ver o que se adequa melhor e o que você gosta mais.

 

Como protetor, indico fortemente o que mencionei, não tem aquela textura aguada de muitos protetores, o que eu odeio (fora o cheiro deles que é horrível). Para peles oleosas é extremamente útil.

 

 

Abraços.

Editado por HeiseN_
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Visitante skilltree

Relato bacana.

 

Acne pós roacutan é 95% relacionada à alimentação.

Cortar o açúcar, limpar a dieta e fazer cardios moderadamente intensos são hábitos milagrosos para quem quer limpar a pele.

Manter uma rotina de skincare também é importante, não tanto quanto o que citei ali mas é importante.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/07/2023 em 10:30, skilltree disse:

Relato bacana.

 

Acne pós roacutan é 95% relacionada à alimentação.

Cortar o açúcar, limpar a dieta e fazer cardios moderadamente intensos são hábitos milagrosos para quem quer limpar a pele.

Manter uma rotina de skincare também é importante, não tanto quanto o que citei ali mas é importante.

 

 

 

 

Concordo plenamente!

 

Não finalizei o meu tratamento com a dose mínima devido aos problemas nas articulações que apresentei. Mesmo assim, a pele já é outra, mas garanto que se minha alimentação não fosse tão regrada eu teria uma piora significativa da qualidade da pele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/07/2023 em 10:30, skilltree disse:

Relato bacana.

 

Acne pós roacutan é 95% relacionada à alimentação.

Cortar o açúcar, limpar a dieta e fazer cardios moderadamente intensos são hábitos milagrosos para quem quer limpar a pele.

Manter uma rotina de skincare também é importante, não tanto quanto o que citei ali mas é importante.

 

 

 

Cardio você inclui musculação, ou cardio mesmo, caminha e etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante skilltree
Em 13/07/2023 em 10:34, HeiseN_ disse:

 

Concordo plenamente!

 

Não finalizei o meu tratamento com a dose mínima devido aos problemas nas articulações que apresentei. Mesmo assim, a pele já é outra, mas garanto que se minha alimentação não fosse tão regrada eu teria uma piora significativa da qualidade da pele.

Por sorte eu não tive muitos colaterais quando fiz o tratamento, pelo q lembro só tive lábios e olhos secos, este incomodava um pouco. Meu tratamento foi bem pesado, cheguei a usar 4x a dose que tu está usando, e durou 8~9 meses. Eu era estragado, hoje a pele é lisa igual bunda de nenem, coisa linda.

 

Nunca mais tive espinhas, até mesmo após o uso de EAs.

Não sou muito "a favor de low doses", percebo que na maioria dos casos as espinhas calham a voltar. É uma mistura de diversos fatores, lógico, mas sei lá né....

 

Em 13/07/2023 em 10:42, Erivaldo junior disse:

Cardio você inclui musculação, ou cardio mesmo, caminha e etc.

Cardio mesmo, correr com o sol e vento batendo na cara.

Editado por skilltree
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

aproveitando o tópico pra deixar minha contribuição também.

 

Eu sempre tive muitas na adolescência, pele muito oleosa, e era bem descuidado com isso, não me importava muito. 

 

Recentemente depois de me formar na faculdade tive mais noção da importância da imagem e autocuidado e comecei a me cuidar mais. E com o uso do suco elas deram uma piorada também, então a vai a rotina que me ajuda a controlar elas:

 

Manhã/Ao acordar:

- Lavo com gel de limpeza (gosto do effaclar, mas as vezes uso o actine que também é bom)

- Passo um gel secativo de espinhas nas que estão vermelhas ou inflamadas. (Uso um da oboticario a base de acido salicilico).

- Protetor solar anti-oleosidade ( da actine é bom e tem um da mesma marca do effaclar que é ótimo também).

 

Meio dia/Intervalo de almoço trampo, repito a rotina da manhã, limpeza, gel secativo, protetor.

Só que ao invés do gel de limpeza uso um sabonete Asepxia de enxofre, é excelente, chega a dar uma ressecada na pele, o que pra mim que fico com a pele muito oleosa a tarde é ótimo.

 

Após o tampo/antes de ir pra academia, lavo com Asepxia denovo.

 

No banho/antes de dormir:

- Gel de limpeza

- Hidratante (gosto do acido hialuronico da principia).

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/08/2023 em 09:55, Emerson1312 disse:

aproveitando o tópico pra deixar minha contribuição também.

 

Eu sempre tive muitas na adolescência, pele muito oleosa, e era bem descuidado com isso, não me importava muito. 

 

Recentemente depois de me formar na faculdade tive mais noção da importância da imagem e autocuidado e comecei a me cuidar mais. E com o uso do suco elas deram uma piorada também, então a vai a rotina que me ajuda a controlar elas:

 

Manhã/Ao acordar:

- Lavo com gel de limpeza (gosto do effaclar, mas as vezes uso o actine que também é bom)

- Passo um gel secativo de espinhas nas que estão vermelhas ou inflamadas. (Uso um da oboticario a base de acido salicilico).

- Protetor solar anti-oleosidade ( da actine é bom e tem um da mesma marca do effaclar que é ótimo também).

 

Meio dia/Intervalo de almoço trampo, repito a rotina da manhã, limpeza, gel secativo, protetor.

Só que ao invés do gel de limpeza uso um sabonete Asepxia de enxofre, é excelente, chega a dar uma ressecada na pele, o que pra mim que fico com a pele muito oleosa a tarde é ótimo.

 

Após o tampo/antes de ir pra academia, lavo com Asepxia denovo.

 

No banho/antes de dormir:

- Gel de limpeza

- Hidratante (gosto do acido hialuronico da principia).

 

Top irmão, muito obrigado pela sua contribuição!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/06/2023 em 13:23, HeiseN_ disse:

Boa tarde, senhores!

 

Vejo muita discussão no fórum sobre controle de acne, seja com manipulados, seja com o próprio Roacutan, e hoje decidi compartilhar as minhas experiências, espero que seja de ajuda para alguns de vocês!

 

Possivelmente irei fazer algumas atualizações sobre os testes que venho fazendo em busca do controle da oleosidade e da acne.

 

ATUALIZAÇÕES

 

  • P1 - RELATO - História do uso do Roacutan e de manipulados.
  • P1 - UPDATE 01 - Atualização perante aos manipulados usados e resultados.

                                                                                                                                                                                               

 

RELATO - O COMBATE A ACNE

 

Atualmente, tenho 20 anos e ainda permaneço natural. Sempre tive a pele muito oleosa desde a adolescência e aos 13 anos comecei a desenvolver acne, principalmente nas costas. Nunca me incomodei, visto que minha família também havia tido problemas com acne nessa idade. Aos 15 para os 16 anos, foi quando comecei a me incomodar, começaram a surgir espinhas e cravos no rosto.

 

Nesse ponto, eu ainda não tinha uma higiene adequada do rosto, apenas lavava com água fria 2x ao dia, porém sem hidratar, sabonetes específicos e etc. Testava sabonetes para o corpo, dos mais variados, porém nenhum ajudava nas espinhas nas costas e peito que estavam surgindo.

 

Então, comecei a jornada para buscar soluções, iniciei com a utilização daquelas pomadas vendidas em farmácia para acne, inúmeras delas, até que encontrei uma que minimamente segurava a pele num estado ok, não vou me recordar o nome dela, porém o uso era diário, 1h aplicada no rosto, e não era a solução, apenas segurava. A pele permanecia oleosa e com espinhas além do normal, porém nada que me incomodava muito.

 

Decidi parar com o uso dessas pomadas, pois já estava há uns bons meses com isso, e foi aí que tudo piorou, meu rosto pipocou MUITO, a ponto de finalmente incomodar.

 

Busquei um dermatologista, iniciei com o antibiótico padrão para controle de acne que normalmente os dermatologistas prescrevem, além de começar uma boa rotina de higiene com a pele, utilizando sabonetes específicos 2x ao dia, hidratantes e protetores solares (toque seco), também 2x ao dia. O tratamento com antibiótico durou 1 mês, sem efeito algum.

Decidimos então partir para o temido Roacutan. Basicamente, logo no primeiro mês de tratamento (20mg/dia), as espinhas haviam sumido, tanto das costas quanto do rosto, foi mil maravilhas! Nunca havia sentido a pele tão boa, tão sequinha. Tive boca seca, mas até aí hidrante labial já havia virado rotina, sem problemas algum. Os exames ficaram ótimos, leve piora do colesterol, porém continuavam bons (isso aliado a uma dieta regrada como sempre). A dermatologista queria aumentar a dose para 40mg/dia, eu preferi continuar os 20mg/dia por um tempo maior, não queria me arriscar a ter colaterais sendo que estava dando certo. 

 

No meio do tratamento, descobri uma lesão na lombar, espondiolistese (0,7mm fora do lugar). Hoje, associo as dores ao remédio, uma vez que nunca senti dor alguma antes da utilização. No meio do tratamento, nem imaginava que poderia ser, uma vez que a dermatologista garantiu que o Roacutan não causava dores nas articulações... Junto disso comecei a sentir dores principalmente nos joelhos (8° mês), e a dermatologista continuava a dizer que não era devido ao remédio. Eu como um bom otimista, acreditava que era devido a academia. Até que decidi interromper o tratamento no 11º mês pois já estava cansado dessas dores no dia a dia. Meses depois, o desconforto nas articulações havia parado, a lombar demorou um tempo a mais para se recuperar, mas hoje em dia não sinto desconfortos no meu dia a dia como na época, logo, associo todas as dores ao remédio, a questão da lesão provavelmente já tinha, porém só se manifestou dor devido ao uso do Roacutan.

 

RELATO - O PÓS USO

 

Após terminar o uso, a oleosidade da pele voltou após o 3º mês, nada comparado a antigamente, porém sim, oleosa. Cravos não tive mais, algumas espinhas volte e meia surgem, nada que eu me preocupe, uma média de 2 por semana, as vezes nada, as vezes mais. Nas costas e peito é bem raro surgir alguma. Obviamente hoje, os cuidados que possuo com a pele continuam, em dias mais quentes, faço a higienização 3x ao dia, ao invés de 2x ao dia, com os mesmos produtos que utilizava durante o tratamento.

 

Para o corpo, utilizo sabonetes antibacterianos, como aqueles Protex, já é o suficiente. Tenho sabonete de enxofre em casa também, porém não utilizo sempre, até porque não tenho reclamações de espinhas pelo corpo mais.

 

Como colaterais, posso dizer que as dores nas articulações cessaram, não tive mais problemas durante o dia a dia, completamente normal, se hoje sinto algo, associo a academia.

 

Não sei se foi devido ao tratamento, ou alguma outra circunstância, mas hoje aos 20 anos tenho a libido bem baixa, desde o final do tratamento. Não tenho nenhum problema de ereção, meus exames hormonais estão em níveis bem saudáveis, o que me faz crer que possa ser devido ao estresse, neurotransmissores ou até mesmo a falta de alguma vitamina, preciso investigar. Raramente me interesso por sexo diretamente, não sinto vontade no dia a dia. Embora possua a libido baixa, consigo manter uma vida sexual saudável, mesmo às vezes tendo relações com pouca ou nenhuma vontade.

 

RELATO - O CONTROLE DA ACNE

 

Acredito que essa será a parte mais valiosa do relato, que é a fase que me encontro hoje.

 

Após todo o uso, como citei, ainda surgem algumas espinhas, embora poucas. Logo, faço diversos testes com diferentes estratégias, com o objetivo de controlar a oleosidade da pele e o aparecimento dessas espinhas.

 

Além de toda a rotina de higiene que tenho diariamente, faço a utilização de alguns manipulados e vitaminas que auxiliam no controle da minha pele. E é aqui onde queria chegar, com o intuito de ajudar aos que sofrem com acne, compartilhar as experiências que tive e estou tendo com manipulados, produtos e com a alimentação.

 

Manipulados

 

Desde que parei com a utilização do Roacutan e começaram a surgir algumas poucas espinhas, sempre busquei coisas que me ajudassem a controlar, até que encontrei a fórmula de um manipulado que controla bem a oleosidade e superou minhas expectativas.

Segue a fórmula:

Zinco 40mg
Niancinamida 200mg
Ácido Pantotênico 200mg

Algumas das substâncias tem o objetivo de ser antioxidante, outras de controlar a oleosidade e cicatrização da pele. O que posso dizer é que desde o início, senti uma bela diminuição na oleosidade da pele, hoje, consigo controlar boa parte do dia, sem haver óleo em excesso.

 

Acetilcisteína

 

Iniciei recentemente, o teste de Acetilcisteína (1200mg/dia), estou tomando há três semanas. Li sobre a mesma em alguns estudos na internet, onde relataram melhoras significativas de problemas com a acne devido ao efeito antioxidante no corpo. Fiz a compra pela Growth mesmo, vendido pelo nome de NAC. Até então, não senti grande diferença (os relatos que li, são de 4-6 semanas, estou na segunda). Nessas últimas 2 semanas, estão me ocorrendo menos espinhas, e a mudança que mais notei é que, as que aparecem, rapidamente secam, acredito que o suplemento pode ter efeito nisso, é tão rápido a velocidade de cicatrização que nem faz diferença se nasce espinha nova ou não.

 

Segue links dos estudos sobre a substância:

 

https://www.anaisdedermatologia.org.br/pt-nacetilcisteina-o-manejo-do-transtorno-articulo-S2666275221000734

http://www.quattri.com.br/abp/artigos/P0319.pdf

 

Alimentação

 

Junto do início da utilização de NAC, estou fazendo o teste de retiraro leite desnatado da minha dieta, o qual consumia cerca de 200ml por dia, porém permaneço consumindo derivados como iogurte e whey.

 

Logo, a diminuição recente da ocorrência de espinhas, pode se dar a qualquer um dos dois fatores, ou também a nenhum. Como disse, sempre estou testando soluções, embora nenhuma impeça espinhas de nascerem 100% do tempo, consigo controlar e não me incomodar com a pele com essas soluções aqui apresentadas.

 

Além disso, reforço aqui a importância de ter uma dieta limpa para o combate a acne. Hoje tenho uma alimentação extremamente regrada, o que muito provavelmente tem uma contribuição imensa na melhora da condição da pele.

 

Produtos

 

Aqui irei deixar relatado a minha rotina de higienização de pele, com os exatos produtos que estou utilizando, e um breve feedback sobre os mesmos.

 

Faço a higienização da pele duas vezes ao dia, e em dias mais quentes até três vezes. A rotina consiste em lavar o rosto com um sabonete específico, utilizar um hidratante específico e também um protetor solar específico. Para o corpo, como citei, não faço a utilização de nada específico, sabonetes antibacterianos ou sabonetes a base de enxofre, não tenho nada definido.

 

Effaclar Concentrado - Um sabonete líquido para o rosto. Possui o objetivo de diminuir a oleosidade, uso o mesmo há anos, desde o início do tratamento. É um produto espetacular, deixa a pele sem cravos e impurezas, além de segurar a oleosidade por um tempo considerável.

 

Epidrat Calm B5 - Um hidrante não oleoso, em uma textura de creme. Faço a utilização dele há anos também, não irrita minha pele, e hidrata muito bem. Não é necessário grandes quantidades do produto (até melhor colocar pouco), mantém a pele hidratada o dia inteiro.

 

Minesol Oil Control - Um protetor solar com toque seco, utilizo o FPS 70. Um produto que não abro mão, possui um toque seco, dá a sensação que não estou utilizando nada. Ele consegue segurar a oleosidade da pele por diversas horas, além de dar um aspecto muito natural ao rosto, utilizo ele após fazer a hidratação com o Epidrat.

 

Além dos produtos citados, desde a utilização do Roacutan, não abro mão de hidrantes labiais. Para esses, costumo utilizar os hidratantes da Nivea, porém sem nada muito definido também, o que tiver eu vou utilizando, sendo essa uma rotina desenvolvida devido aos lábios mais secos que tenho hoje devido ao tratamento.

 

CONCLUSÃO

 

Espero que o tópico seja de proveito para as pessoas que se encontram na situação que já me encontrei, ou até mesmo a que me encontro atualmente. 

 

Roacutan para mim foi ótimo, deixou alguns efeitos colaterais, não posso afirmar que são todos devido ao remédio, como também não posso ser otimista a ponto de dizer que não são, mas sinceramente, não me arrependo de ter utilizado.

 

Por fim, o mais importante de tudo para se manter a qualidade adequada da pele, é ter uma boa rotina de higienização e não deixar a produção de sebo sair do controle, com isso e uma dieta adequada, acredito que a grande maioria consegue o controle das tão temidas espinhas. Casos mais graves ou que não apresentam reversão, o Roacutan é extremamente eficaz, porém trazendo riscos, com algumas pessoas tendo inúmeros colaterais, e outras sendo uma experiência extremamente tranquila.

 

Lembrando que espinhas podem ser consequências de N fatores desde questões na alimentação, hormonais, estresse, falta de higiene, enfim, o que apresentei aqui foram soluções que utilizei e utilizo até hoje, mas é importante buscar a causa do seu problema.

 

Espero ajudar com esse relato, obrigado! 😃 

 

Boa tarde, Heisen. Já havia lido seu relato em outros tempos...

Tenho acne hormonal, derivado do DHT. Sou usuário de testo há anos e de 1 ano pra cá piorou consideravelmente...

Hoje, nao posso abrir mao da testo de forma alguma, por o periodo de reestabilizaçao da produçao ser bem fadigante, e eu estar em uma rotina bastante pesada... Ai faço uso de 150mg testo/semanal.

 

Em resumo, queria te perguntar uma coisa. To no sexto mês, dosagem 20mg, mas ainda me nascem algumas espinhas.

O Que queria saber é: Durante o tratamento do roacutan, na fase que ainda nascia espinhas em voce, você usava qual sabonete?

To usando o sulfuroso, mas tive umas rosáceas ultimamamente e li que podem estar relacionadas à secura da pele.

Estou usando o sulfuroso 2-3x por dia KKK na lavagem do peitoral, local mais afetado pela acne.

 

A derma me recomendou usar sabonetes suaves no peito, mas quando uso sinto que a pele fica ruim, sei lá, ainda oleosa durante o trabalho (talvez pelo clima da minha cidade, 28-35 graus todo dia, ou talvez seja um bloqueio/receio meu.

Editado por zRhayan
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/08/2023 em 15:19, zRhayan disse:

Boa tarde, Heisen. Já havia lido seu relato em outros tempos...

Tenho acne hormonal, derivado do DHT. Sou usuário de testo há anos e de 1 ano pra cá piorou consideravelmente...

Hoje, nao posso abrir mao da testo de forma alguma, por o periodo de reestabilizaçao da produçao ser bem fadigante, e eu estar em uma rotina bastante pesada... Ai faço uso de 150mg testo/semanal.

 

Em resumo, queria te perguntar uma coisa. To no sexto mês, dosagem 20mg, mas ainda me nascem algumas espinhas.

O Que queria saber é: Durante o tratamento do roacutan, na fase que ainda nascia espinhas em voce, você usava qual sabonete?

To usando o sulfuroso, mas tive umas rosáceas ultimamamente e li que podem estar relacionadas à secura da pele.

Estou usando o sulfuroso 2-3x por dia KKK na lavagem do peitoral, local mais afetado pela acne.

 

A derma me recomendou usar sabonetes suaves no peito, mas quando uso sinto que a pele fica ruim, sei lá, talvez seja um bloqueio/receio meu.

 

Opa, boa tarde irmão.

 

No meu caso, logo no 2º mês já haviam sumido todas as espinhas, apenas restaram as marcas.

 

Porém no corpo, desde o início eu utilizava e ainda utilizo sabonetes antibacterianos (Protex). Acho que pode ser legal você ver algum hidrante pro corpo também para tentar amenizar esses efeitos, faz a higienização no peito da mesma forma que faria no rosto, passa o sabonete e logo em seguida hidrata para acalmar a pele.

 

Não costumava fazer utilização de hidratantes corporais, então não vou ter algo para indicar, mas acho que pode ser viável nesse caso de pele irritada irmão.

 

 

Qualquer coisa pode me chamar, tentarei ajudar no que for possível!

Abraços.

 

Editado por HeiseN_
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/08/2023 em 15:24, HeiseN_ disse:

 

Opa, boa tarde irmão.

 

No meu caso, logo no 2º mês já haviam sumido todas as espinhas, apenas restaram as marcas.

 

Porém no corpo, desde o início eu utilizava e ainda utilizo sabonetes antibacterianos (Protex). Acho que pode ser legal você ver algum hidrante pro corpo também para tentar amenizar esses efeitos, faz a higienização no peito da mesma forma que faria no rosto, passa o sabonete e logo em seguida hidrata para acalmar a pele.

 

Não costumava fazer utilização de hidratantes corporais, então não vou ter algo para indicar, mas acho que pode ser viável nesse caso de pele irritada irmão.

 

 

Qualquer coisa pode me chamar, tentarei ajudar no que for possível!

Abraços.

 

Você é fera demais. Acho que, a ÚNICA coisa, até hoje, que nunca tentei foi o uso de hidratante no peito.

Até na barba ja utilizei e melhorou MUITO.

 

Vou seguir essa dica. Tamo junto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...