Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Hiperlordose - Correção para evitar lesões


peixequevoa

Posts Recomendados

Meu segundo tópico aqui hoje, to aproveitando pra tirar as dúvidas… 

 

Iniciei de “verdade” na academia faz poucos meses, então me considero iniciante. Nunca sinto dor na coluna, e no joelho é bem raro. Porém, uma fisioterapeuta veio falar comigo do nada nas redes sociais pra me avisar que tenho uma hiperlordose acentuada e vou ter graves problemas na coluna se n corrigir minha postura, especialmente no agachamento, que ela inclusive falou pra eu parar de fazer ou fazer com menos carga. 

 

Tenho vídeos agachando e de fato, nunca tinha reparado antes, mas eu jogo demasiadamente o glúteo para trás (fica excessivamente “empinado”), de modo que entre a coluna e o glúteo fica um formato “côncavo “, caracterizando a tal da hiperlordose. Porém, eu não sabia que isso podia me lesionar (até pq meu corpo não deu sinais disso).

 

De acordo com essa fisio, que me “avaliou” sem eu pedir rs, eu possivelmente sentiria graves dores na coluna. Fato é que eu realmente não sinto nunca dor nenhuma, nenhum incômodo. Agachamento livre sempre esteve presente no meu treino. E ngm nunca me alertou disso, estou com dificuldade para achar informações. E essa postura de “glúteo excessivamente empinado” e barriga mais “para frente” eu sempre tive desde criança. Soma-se a isso o fato de eu ter quadril mais largo e cintura bem mais fina (sou mulher, é um biotipo comum ), então fica esquisito e eu acho difícil corrigir.

 

Queria saber se isso realmente tem potencial lesivo e como posso corrigir. Eu já fui em ortopedistas por outros motivos e nenhum me falou algo do tipo. Agora estou até com medo de fazer meu agachamento que sempre fiz… tem materiais bons abordando isso? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 05/12/2022 em 13:37, peixequevoa disse:

Meu segundo tópico aqui hoje, to aproveitando pra tirar as dúvidas… 

 

Iniciei de “verdade” na academia faz poucos meses, então me considero iniciante. Nunca sinto dor na coluna, e no joelho é bem raro. Porém, uma fisioterapeuta veio falar comigo do nada nas redes sociais pra me avisar que tenho uma hiperlordose acentuada e vou ter graves problemas na coluna se n corrigir minha postura, especialmente no agachamento, que ela inclusive falou pra eu parar de fazer ou fazer com menos carga. 

Manda ela parar de falar besteira, estudar e ir fazer o trabalho dela de uma maneira melhor.

Em 05/12/2022 em 13:37, peixequevoa disse:

Tenho vídeos agachando e de fato, nunca tinha reparado antes, mas eu jogo demasiadamente o glúteo para trás (fica excessivamente “empinado”), de modo que entre a coluna e o glúteo fica um formato “côncavo “, caracterizando a tal da hiperlordose. Porém, eu não sabia que isso podia me lesionar (até pq meu corpo não deu sinais disso).

Como tudo que tu vai fazer NA VIDA, isso pode ou não lhe causar problemas.

Se tens algum ajuste a fazer no agachamento, precisa fazer para deixar o movimento mais eficiente e não pq vai lesionar algo pq pela hiperlordose...não vai.

Em 05/12/2022 em 13:37, peixequevoa disse:

De acordo com essa fisio, que me “avaliou” sem eu pedir rs, eu possivelmente sentiria graves dores na coluna. Fato é que eu realmente não sinto nunca dor nenhuma, nenhum incômodo. Agachamento livre sempre esteve presente no meu treino. E ngm nunca me alertou disso, estou com dificuldade para achar informações. E essa postura de “glúteo excessivamente empinado” e barriga mais “para frente” eu sempre tive desde criança. Soma-se a isso o fato de eu ter quadril mais largo e cintura bem mais fina (sou mulher, é um biotipo comum ), então fica esquisito e eu acho difícil corrigir.

Não sentiu dores justamente pq não tem correlação nenhuma tu ter hiperlordose e ter algum tipo de dor pelo treino.

Tem uma leve tendência pela exigência dos eretores de coluna - musculatura e não da coluna -, e possível dificuldade de desenvolvimento de gluteo.

Lesão é algo multifatorial que depende de N fatores. Se teu corpo se tornar forte nesse posicionamento, não é ele que vai te lesionar.

Em 05/12/2022 em 13:37, peixequevoa disse:

Queria saber se isso realmente tem potencial lesivo e como posso corrigir. Eu já fui em ortopedistas por outros motivos e nenhum me falou algo do tipo. Agora estou até com medo de fazer meu agachamento que sempre fiz… tem materiais bons abordando isso? 

Não tem que ficar com medo.

Se quiser pode filmar lateralmente teu agachamento e postar aqui mas se precisar ajustar algo vai ser para tornar o movimento mais eficiente e não pq "vai lesionar tua coluna", manda essa fisio a merda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/12/2022 em 14:42, peixequevoa disse:

Ótimo @debew. Resumindo, se não está incomodando n tem pq ter essas neuras…

 

Valeu pela resposta, vou desencanar

Sim e não.

Não tem pq ter neura em relação a lesão. Não significa que a mecânica do teu movimento não precisa melhorar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...