Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Efeito da refeição pré-treino


frxavier

Posts Recomendados

E aí, pessoal.

 

Sabe-se que é utilizado como fonte de energia durante o treino o nosso glicogênio muscular, formado, em média, 4-6 horas após a refeição. No entanto, várias pessoas consomem algum alimento e logo após (alguns 30min, outros 1h, outros imediatamente após a refeição).

 

Efetivamente, qual o benefício dessa refeição que antecede o treino?

Para exemplificar:

Um indivíduo que consuma um carboidrato simples 1h (algum alimento "sujo", como um pedaço de bolo ou bolacha, enfim) antes do treino vai treinar melhor que eu, que faço uma refeição rica de carboidratos às 12h e treino apenas às 18h?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

5 minutos atrás, frxavier disse:

Entendi.

 

A glicemia sanguínea afeta de alguma forma? Quero dizer, por estar há um bom período sem comer, ela está baixa. Diferente do cara que comer e ir treinar.

 

Cara, pode afetar. O primeiro sintoma de hipoglicemia durante o treino é sentir sono/bocejar. Te acontece isso? Se não acontece, tá tudo certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, frxavier disse:

Efetivamente, qual o benefício dessa refeição que antecede o treino?

se sentir bem 
tem gente que criou o hábito 

 

eu prefiro e indico um jejum de uma hora até 3 horas pra quem visa ganhos 
porque o volume de comida no estomago pode te deixar com ânsia durante o treino 
um malto/dextrose antes ou durante treino até vai bem
mais não será algo que te fará treinar mais pesado.


==

então, recomendação do stein é de:
treinar de estomago vazio 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, frxavier disse:

Entendi.

 

A glicemia sanguínea afeta de alguma forma? Quero dizer, por estar há um bom período sem comer, ela está baixa. Diferente do cara que comer e ir treinar.

Se vc estiver em uma dieta em déficit fará total diferença vc comer pré treino mesmo do que nesse intervalo gigante, falo por experiência própria, eu estava fazendo assim

12:00 ref com carb

15:30 ref com carb

18:30 ref com carb

19:20 treino

dai o resto seguia sem carb até 12:00 novamente, 

 

testei alguns dias ficar sem carb na ref das 15:30 e 18:30, EU me senti mais fraco e cansado , agora se vc está com superávit calórico, tanto faz .. vai ter carbo a rodo disponível toda hora 

Editado por LucasBora
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

É legal essa pergunta e também tem a ver muito quando perguntam sobre "quanto tempo antes do treino devo fazer minha refeição pré-treino?". Então vamos lá...

 

De fato, a maior fonte de energia a ser utilizada durante o treino é o glicogênio muscular e ele vai ser estocado cerca de 3 a 6h depois do término da sua refeição (depende do que você comeu e do quanto comeu, além de situações específicas do indivíduo, como saúde intestinal e sensibilidade à insulina).

 

Não faria sentido, então, fazer uma refeição grande e rica em carboidratos complexos com intervalo menor de 3h antes do treino. Não que seja errado, até porque tem pessoas que possuem uma digestão "facilitada" e se sentem bem treinando mesmo comendo um monte cerca de 1 a 2h antes de treinar. Mas fato é que, quanto mais perto do horário do treino você comer, teoricamente, mais facilitado deve ser essa digestão. Logo, carboidratos refinados e de alto IG deverão ser preferidos.

 

O motivo de se sentir melhor pra treinar, fazendo o consumo de algum alimento "sujo" antes de treinar, como, por exemplo, chocolate, paçoca, doce de leite etc., é que você terá uma maior estabilidade da sua glicemia, não dependendo da mesma forma da glicogenólise hepática. Dependendo da intensidade do treino, isso pode fazer uma certa diferença.

 

De fato, como o @LucasBora disse, se o indivíduo está em déficit calórico mais acentuado, consumir mais carboidratos nas refeições que antecedem o treino pode ajudar e muito a manter uma intensidade boa nos treinos. Vou dar um exemplo: Imagine que você irá consumir 1800kcal (considerando uma divisão adequada de prot, fat e carb) e que você treina por volta das 17h, fazendo 3 refeições antes do treino e 2 refeições após o treino. Se você dividir o carbo de forma igual entre todas as refeições ou então, pior, deixando mais carbo para as refeições pós-treino, o seu treino poderá não ter a mesma qualidade se você colocar mais carbo nas refeições que antecedem o treino. Se você souber dividir bem o carbo nessas refeições, o seu treino terá uma qualidade superior e, consequentemente, isso será melhor tanto para uma maior manutenção da sua massa muscular (o estímulo do treino é um dos maiores motivos de você manter sua massa magra durante uma fase de cutting) como também uma maior perda de gordura (maior gasto de calorias durante o treino por ele ser mais intenso).

 

Resumo: saiba utilizar o carboidrato de forma estratégica a seu favor B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é individual, não é obrigatório comer antes do treino, visto que existem pessoas que treinam tranquilamente em jejum. Refeição pré-treino não é apenas para formar glicogênio muscular, mas também repor glicogênio hepático, que tem como objetivo manter a glicemia no sangue. Já caiu tua pressão alguma vez no treino? Pois é, teu fígado não deu conta de jogar glicose no sangue e seu SNC deu pane rsrs. Pra quem faz treino muito metabólico com altas reps, recomendo ingerir algum CHO antes, pois reduz a chance de ter hipoglicemia. No mais, se você sente que tua performance em jejum é ótima, não precisa se preocupar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, pelos 3 comentários acima, faz sentido a questão da glicemia sanguínea. Uma refeição em carboidrato refinado, mesmo que em pequena quantidade, auxilia um pouco no treino. Claro, não pode ser usado como desculpa pra lixar a dieta, mas é uma forma de estratégia. Interessante o assunto, vou ir testar essas variações, já que estou em manutenção e não em cutting. 

 

5 minutos atrás, Fox disse:

Isso é individual, não é obrigatório comer antes do treino, visto que existem pessoas que treinam tranquilamente em jejum. Refeição pré-treino não é apenas para formar glicogênio muscular, mas também repor glicogênio hepático, que tem como objetivo manter a glicemia no sangue. Já caiu tua pressão alguma vez no treino? Pois é, teu fígado não deu conta de jogar glicose no sangue e seu SNC deu pane rsrs. Pra quem faz treino muito metabólico com altas reps, recomendo ingerir algum CHO antes, pois reduz a chance de ter hipoglicemia. No mais, se você sente que tua performance em jejum é ótima, não precisa se preocupar.

De vez em quando sinto uma torturinha de leve, mas pensei que fosse por levantar rápido demais do aparalho, mas talvez seja isso q vc mencionou. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...