Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Água


Janinha

Posts Recomendados

Todos os dias precisamos substituir cerca de dois litros de líquidos para equilibrar as perdas do corpo em geral - mesmo sem a perda de suor durante o treino desportivo ser tido em consideração. Se necessitamos de dois litros todos os dias, imagine o que será necessário durante um esforço intenso, para manter uma boa nutrição desportiva. Quando o corpo aquece, a produção de suor ajuda a reduzir a temperatura. A taxa de suor pode varia entre indivíduos, e aumenta com um maior esforço e em ambientes mais quentes. Pense no seu corpo como um carro com um radiador, se não mantiver o radiador cheio de líquido, o carro aquece em demasia e vai-se estragar. O mesmo acontece com o seu corpo, caso não fique bem hidratado. Há uma redução gradual no desempenho físico e mental e aumenta o grau de desidratação. Os líquidos e bebidas são importantes para suas estratégias de competição, por isso é uma boa prática nutricional começar a desenvolver bons hábitos de consumo de líquidos. A sorte - ou mesmo a sede - não chega para formar um plano sustentado para uma boa hidratação. Para uma boa nutrição desportiva, é fundamental ser organizado e beber bastante líquidos durante o dia.

Estratégias para repor os líquidos durante o dia

Certifique-se que bebe líquidos em todas as refeições. Não esqueça que a água é uma excelente escolha para uma bebida.

Tenha um especial cuidado quando o tempo estiver quente e húmido, terá que aumentar as vezes que bebe líquidos.

Mantenha um suplemento de fluidos e bebidas perto de si durante o dia. Leva uma garrafa de água própria para que possa beber uma bebida onde quer que esteja.

Hidrate-se rapidamente após uma sessão de treino. Lembre-se que você vai continuar a perder líquido durante a recuperação através da urina e suor. Precisa beber 1,5 vezes o valor perdido durante as próximas 1-2 horas para conseguir uma boa hidratação (por exemplo, se perder 1 kg por treino, tem de beber 1500 ml para se hidratar).

Tenha a noção das perdas pelo suor durante o desporto praticado, e como deve substitui-las. Se pesar-se antes e depois de um treino, vai estar a medir apenas as perdas de fluido.

Cada 1 kg de peso perdido = 1 litro de líquido.

Tente manter a perda de fluido para um mínimo por cada vez que praticar desporto, bebendo tão frequentemente como conseguir.

Durante O Jogo

O mais importante durante o desporto é a ingestão de líquidos, mesmo sob o ponto de vista da nutrição. Preferencialmente, já está bem hidratado com muita ingestão de líquidos durante todo o dia, isto para não existir muita pressão para beber grandes volumes de líquido durante uma competição. Há uma redução gradual no desempenho à medida que aumenta o grau de desidratação.

Dicas para recordar:

Tente consumir água em todas as oportunidades possíveis, ou seja, quando há interrupções no jogo.

Tenha a sua própria garrafa de água e controle o que bebe.

Beba líquidos enquanto se sentir confortável, pode ter problemas de estômago se beber em demasia.

Em eventos mais de 1 hora, pode haver alguns benefícios nutricionais em consumir hidratos de carbono com a sua bebida, como se fosse uma bebida desportiva.

Manter os líquidos frescos pode incentivar um maior consumo.

É importante para as pessoas que praticam desporto reponham os líquidos que são perdidos através do suor para evitar a desidratação. Existe uma infinidade de bebidas desportivas por onde poderá escolher.

Importância da Água

Durante o exercício, principalmente quando exposto ao calor, pode ocorrer elevada transpiração, resultando tanto na perda de líquidos como de electrólitos no corpo. A quantidade de líquido perdido não depende apenas da temperatura ambiente, mas também do nível de humidade. Embora existam alguns electrólitos que são perdidos pelo suor, especialmente sódio e cloro, há uma proporção muito maior de água perdida. Portanto a substituição da água é muito mais importante do que a reposição de electrólitos.

As perdas de fluidos corporais podem potencialmente levar a problemas de saúde se não forem substituídos. Algumas bebidas desportivas são vendidos em forma de pó, permitindo fazê-las em qualquer concentração que deseje. Nestes casos, se as misturas forem seguidas de acordo com as recomendações nutricionais, o resultado é geralmente uma bebida muito concentrada. O fluido de substituição ideal consiste principalmente em água.

Temperatura da Bebida

A temperatura da bebida deve ser a ideal, e não quente, já que isso permite o movimento mais rápido do líquido para fora do estômago. Se uma actividade desportiva durante uma elevada temperatura vai durar por um longo período, tente encontrar alguma maneira de substituir os líquidos enquanto pratica o desporto (cada 15-20 minutos). Se isso não for possível, deve procurar estar bem hidratado antes do exercício (um par de copos de água 15 a 20 minutos antes do exercício), e deve substituir os fluidos perdidos o mais rapidamente possível após o exercício.

Precisa de um Tónico?

Ao ler os rótulos das bebidas de nutrição desportiva vai encontrar termos como hipotónica, isotónica ou hipertónica. Cada uma delas tem suas vantagens e é importante compreender as diferenças.

HHipotónica

Hypo significa menos. Uma bebida hipotónica é mais diluída do que os fluidos do seu corpo (ou seja, há menos partículas, tais como açúcares e electrólitos), o que significa que a bebida pode ser absorvida mais rapidamente do que a água simples.

Isotónica

Isotónica significa que o líquido está na mesma concentração (ou seja, o mesmo número de partículas por volume) do que os fluidos do seu corpo - é, portanto, absorvida tão rapidamente (ou mais) do que a água. Estes fluidos fornecem um compromisso ideal entre a hidratação e reabastecimento nutricional.

Hipertónica

Hyper significa superior. Bebidas hipertónicas (por exemplo, coca-cola, limonada ou sumos de frutas) são mais concentrados do que os fluidos do corpo, e serão absorvidos mais lentamente do que a água. As bebidas hipertónicas abrandam a taxa na qual o estômago esvazia e, portanto, reduzem a velocidade de reposição dos fluidos. As bebidas hipertónicas são melhores para o pós-exercício, já que oferecem uma maior dose de energia.

Sónia Micaela Rodrigues

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

água é muito importante, e um dos mais negligênciados, aqui em casa eu sou o unico que toma + de 02L d'água, o pessoal prefere se "hidratar" com uma coca, varios amigos meus eu noto que parecem que nem tomam água. mó escroto :blink: meu primo msm, operou pra tirar pedra nos rins, motivo: baixo consumo de água, na casa dele só rola refri e leite =x

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que água é bom em qualquer horário, nao consigo mais viver sem tomar no mínimo uns dois litros, nem que seja inverno, que esteja complicado pra beber...

Sei lá nao vejo muito problema nas refeições com água, tomo numa boa...

Qual é o grande problema que vcs estão falando sobre ingerir água nas refeições, alguem por favor poderia me dizer, é sobre absorção ou algo do tipo????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que água é bom em qualquer horário, nao consigo mais viver sem tomar no mínimo uns dois litros, nem que seja inverno, que esteja complicado pra beber...

Sei lá nao vejo muito problema nas refeições com água, tomo numa boa...

Qual é o grande problema que vcs estão falando sobre ingerir água nas refeições, alguem por favor poderia me dizer, é sobre absorção ou algo do tipo????

Pode atrapalhar a digestão, dilatar estomago, etc..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pessoal aqui do fórum sempre fala de beber muita água. Então vi esse artigo e achei interessante postar aqui pra termos realmente noções da importância da água.

Antes mesmo desse mundo de hipertrofia eu já bebia muita água porque sempre ouvi falar que é bom (principalmente das atrizes RS), mas um médico havia me recomendado também.

Logo quando entrei nessa empresa onde trabalho atualmente, algumas pessoas ficavam comentado: nossa como você bebe bastante água né.

Legal foi que depois, outra moça adquiriu esse costume (aqui nos escritório é engraçado... certas coisas que tenho hábito de fazer daqui a pouco vejo que outras pessoas estão no embalo... eu acho até bom).

O único inconveniente é que no andar que trabalho só tem um homem e ele tinha que trocar o galão de água duas vezes por semana... então ele começou a chiar por causa disso (diz q bebemos água de mais e que muita água faz mal pra saúde kkkkk).

Como ele é muito chorão eu resolvi trocar a água então... ele ficou todo sem graça... ficou chato pra ele RS...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...