Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

É necessário fazer periodização?


Cesar4301

Posts Recomendados

Treino a 2 anos apenas com o objetivo de hipertrofia, agora que estou me planejando melhor, montando dieta e tal, ouvi falar dessa tal de periodização, pesquisei e achei bem interessante. Dieta acho que até consigo manter sozinho, tem bastante conteúdo na internet e alguns livros bem legais, eu comprei o do Caio sobre nutrição e achei bem legal, me ajudou bastante. Mas periodização é muito complexo, eu que não entendo de treino, não sei o quanto suficiente é um treino para me levar ao máximo, só sei que treinei dois anos pesado para hipertrofia, sem semana de deload sem nada. Achei muito interessante a periodização, já que você não trabalha apenas hipertrofia. Você vai trabalhar força, resistência, flexibilidade, resistência cardio respiratória, na fase de resistência ocorre o fortalecimento das articulações, e você tem muitos benefícios. Acha que eu conseguiria montar sozinho? Sinceridade por favor. Não não tenho condições de pagar profissionais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Quando o instrutor da academia te faz uma "ficha" ele está fazendo algo que emula um programa de treinamento.

Teoricamente se muda de ficha a cada 3 meses pra seguir uma "periodização". Qual? A que eles tiram da própria cabeça e mandam todos fazerem igual.

 

Se você sabe manipular as variáveis de treino, reconhecer pontos fracos e de melhoria e como abordar cada  desses aspectos, você está fazendo algum tipo de periodização.

 

Respondendo sua pergunta

Sim. Se souber planejar seus treinos ao longo do ano vai ter resultados melhores do que sair fazendo treinos na doida 

 

Quer aprender a periodizar?

Cole num powerlifter competitivo e treine com ele por um ano.

 

Irá aprender a planejar seus treinos.

 

No mais tem um tópico legal aqui no fórum com um básico legal sobre o assunto

 

 

Editado por Power_tr00
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Power_tr00 disse:

Quando o instrutor da academia te faz uma "ficha" ele está fazendo algo que emula um programa de treinamento.

Teoricamente se muda de ficha a cada 3 meses pra seguir uma "periodização". Qual? A que eles tiram da própria cabeça e mandam todos fazerem igual.

 

Se você sabe manipular as variáveis de treino, reconhecer pontos fracos e de melhoria e como abordar cada  desses aspectos, você está fazendo algum tipo de periodização.

 

Respondendo sua pergunta

Sim. Se souber planejar seus treinos ao longo do ano vai ter resultados melhores do que sair fazendo treinos na doida 

 

Quer aprender a periodizar?

Cole num powerlifter competitivo e treine com ele por um ano.

 

Irá aprender a planejar seus treinos.

 

No mais tem um tópico legal aqui no fórum com um básico legal sobre o assunto

 

 

Dei uma lida, deu uma boa clareada na mente. Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Consegue sim, se não é atleta não precisa de nada muito elaborado não.

 

Se não treina usando cargas máximas com frequência e se também não vai até a falha concêntrica com frequência não precisa de muita periodização não.

 

Periodização e para conseguir treinar diversas capacidades físicas sem ter detrimento das outras ou para ter períodos recuperativos durante seu ciclo de treino. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, gaspar disse:

Consegue sim, se não é atleta não precisa de nada muito elaborado não.

 

Se não treina usando cargas máximas com frequência e se também não vai até a falha concêntrica com frequência não precisa de muita periodização não.

 

Periodização e para conseguir treinar diversas capacidades físicas sem ter detrimento das outras ou para ter períodos recuperativos durante seu ciclo de treino. 

Obrigado pela resposta. Tem como você me enviar alguns links para mim conseguir montar uma periodização básica ou me explicar rapidamente o que devo fazer? Agradeço desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Cesar4301 disse:

Obrigado pela resposta. Tem como você me enviar alguns links para mim conseguir montar uma periodização básica ou me explicar rapidamente o que devo fazer? Agradeço desde já!

Cara tem uns três anos que eu não entrava no fórum então não lembro de link com referências agora de cabeça não.

Sempre baseei meus treinos no material do Joe deFranco, ele usa periodização intra treino baseada no método do west side barbell.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...