Postado 23/12/2018 às 23:04 12/23, 2018 Olá vim pesquisando no forum mas não encontrei minha dúvida, venho fazendo dieta cetogenica tem 2 meses e meio, e sempre tive a duvida que se no dia do lixo posso ter uma refeição de lanches que sejam doce, como por exemplo: bolo, panetone? Obs: faço dia do lixo de 15 em 15 dias (2 dias do lixo no max no mês) e meus dias do lixo foram somente comendo carbo , sem nada doce... Só que ultimamente tenho vontade de consumir
Postado 24/12/2018 às 18:55 12/24, 2018 Spoiler Bom, primeiramente vamos entender o que é o processo de formação de corpos cetônicos. Para obter energia, nosso corpo pode utilizar carboidratos (principal fonte energética), proteínas e gorduras. Quando não existe glicose o suficiente para produção de energia, o corpo busca outras formas para a formação de ATP: a gliconeogenese e a B-oxidação. Simplificando, a gliconeogênese forma glicose por meio de alguns AA. Na B-oxidação, os lipídeos são quebrados formando Acetil-CoA que pode continuar no ciclo de krebs ou ir para uma via alternativa que a formação de corpos cetônicos. Em caso de jejum prolongado, por exemplo, são produzidos corpos cetônicos. Esses corpos cetônicos são o Acetoacetato, b-hidroxibutirato e a acetona (que é excretada pelos pulmões) são utilizados no lugar da glicose para a produção de energia pois alguns locais utilizam apenas a glicose como fonte energética (cérebro e hemaceas). Com essa breve e simplificada explicação, podemos ver que a produção de corpos cetônicos depende da falta de glicose p/ a produção de energia, sendo assim, seria um tiro no pé o "dia do lixo" visto a provável alta ingestão de CHO. Só uma obs: muita gente ACHA que está em cetose mas não estão. Para a cetose, o consumo tanto de CHO como de PTN deve ser bem baixo, pois se a ingestão de PTN continuar alta, os AA provenientes vão servir p/ a gliconeogênese. Espero ter ajudado, abraços!
Postado 24/12/2018 às 20:46 12/24, 2018 Autor 1 hora atrás, Richards52 disse: Ocultar conteúdo Bom, primeiramente vamos entender o que é o processo de formação de corpos cetônicos. Para obter energia, nosso corpo pode utilizar carboidratos (principal fonte energética), proteínas e gorduras. Quando não existe glicose o suficiente para produção de energia, o corpo busca outras formas para a formação de ATP: a gliconeogenese e a B-oxidação. Simplificando, a gliconeogênese forma glicose por meio de alguns AA. Na B-oxidação, os lipídeos são quebrados formando Acetil-CoA que pode continuar no ciclo de krebs ou ir para uma via alternativa que a formação de corpos cetônicos. Em caso de jejum prolongado, por exemplo, são produzidos corpos cetônicos. Esses corpos cetônicos são o Acetoacetato, b-hidroxibutirato e a acetona (que é excretada pelos pulmões) são utilizados no lugar da glicose para a produção de energia pois alguns locais utilizam apenas a glicose como fonte energética (cérebro e hemaceas). Com essa breve e simplificada explicação, podemos ver que a produção de corpos cetônicos depende da falta de glicose p/ a produção de energia, sendo assim, seria um tiro no pé o "dia do lixo" visto a provável alta ingestão de CHO. Só uma obs: muita gente ACHA que está em cetose mas não estão. Para a cetose, o consumo tanto de CHO como de PTN deve ser bem baixo, pois se a ingestão de PTN continuar alta, os AA provenientes vão servir p/ a gliconeogênese. Espero ter ajudado, abraços! Muito obrigado amigo, você resumiu claramente minha dúvida.
Postado 26/12/2018 às 23:22 12/26, 2018 Em 24/12/2018 em 18:46, Viper1337 disse: Muito obrigado amigo, você resumiu claramente minha dúvida. Estamos ai pra ajudar! Abraços!
Crie uma conta ou entre para comentar