Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Existe uma quantidade minima de calorias que devemos consumir por dia?


rainegoncalves

Posts Recomendados

Oi galera, tudo bem?

Estou atualmente em um período de perda de gordura depois de 3 anos ganhando peso/massa muscular (eu era esquelética). Utilizo aplicativo My Fitness Pal e estou em deficit calórico há 4 semanas no entanto não perdi nenhum kg desde então. 

Comecei meu deficit com 1400kcal e agora estou em 1180kcal e estou com a seguinte dúvida: se eu precisar ir baixando as kcal até perder gordura existe uma quantidade minima que eu deva parar?

Ex: Tudo bem baixar ao ponto de restar 800kcal diárias?

 

P.S.: Tenho 1,59 de altura, 57kg. Estou com a testosterona baixissima, menos que o minimo indicado (tomo anticoncepcional) e imagino que minha dificuldade em perder peso seja devido a isso pois sempre fui aquelas "magras de ruim".

P.S.2: Se alguém tiver alguma dica pra me ajudar a deixar esse processo um pouco mais rápido eu agradeço :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

52 minutos atrás, pedrinho91 disse:

Realmente com sua altura, idade e peso, o gasto calórico é baixo.

Está com 1.180 seguindo a risca e não baixa? Fez 1 mês direto e não baixou nadinha?

 

Como é sua rotina? Trabalho, treino, etc. É ativa? Faz cardio?

Eu não consigo te dizer se estou fazendo certinho na risca por que eu não posso comer marmita no trabalho (regra interna) vou em por kg e calculo mais ou menos de acordo com a minha experiência o peso dos alimentos mas existe sim grande chance de estar errando. Eu só consigo calcular com exatidão no café da manhã e janta.

 

Eu trabalho sentada 8h por dia, treino 4x por semana musculação, comecei a fazer cardio 2x por semana mas já paçoquei e diminui pra 1x por semana rs.

 

Eu tinha consciência que por causa do problema com a testo eu teria dificuldade mas não imaginei que seria tanto rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador
8 minutos atrás, rainegoncalves disse:

Eu tinha consciência que por causa do problema com a testo eu teria dificuldade mas não imaginei que seria tanto rs.

 

Testosterona baixa não é para causar dificuldade para perda de peso. Você não está perdendo peso porque não está em déficit calórico suficiente. Se estivesse fazendo muito aeróbico poderia estar retendo líquido devido à elevação do cortisol, mas não parece ser o problema (mais explicações aqui).

 

Respondendo a primeira pergunta, não, não existe quantidade mínima. Se não está perdendo peso, reduza as calorias da dieta ou aumente o gasto calórico. 

 

Obs: como você não tem como calcular com exatidão as calorias do almoço, tente comer menos no almoço e mais no restante do dia; assim o erro será menor.

Editado por mpcosta82
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem algo errado e pode ser uma questão hormonal. Fazendo uma conta rápida, seu gasto médio deveria estar na casa das 1700-1800kcal. Se está consumindo menos de 1200 sem queimar nada, tem algo errado.

 

Às vezes o peso demora até umas duas semanas pra cair - é o que o Lyle chama de woosh effect. Acontece que às vezes a gordura já foi queimada, mas fica água no lugar até que de repente o peso cai abruptamente. É uma outra hipótese.

 

Eu subiria as calorias, tentaria encontrar um ponto de manutenção e tentaria resolver essa questão hormonal antes de voltar a perder peso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, mpcosta82 disse:

 

Testosterona baixa não é para causar dificuldade para perda de peso. Você não está perdendo peso porque não está em déficit calórico suficiente. Se estivesse fazendo muito aeróbico poderia estar retendo líquido devido à elevação do cortisol, mas não parece ser o problema (mais explicações aqui).

 

Respondendo a primeira pergunta, não, não existe quantidade mínima. Se não está perdendo peso, reduza as calorias da dieta ou aumente o gasto calórico. 

 

Obs: como você não tem como calcular com exatidão as calorias do almoço, tente comer menos no almoço e mais no restante do dia; assim o erro será menor.

Sério? Pelas pesquisas que vi (que não são tão confiáveis rs) testosterona baixa poderia causar aumento de ganho de gordura e consequentemente dificuldade de perda. Achei que essa seria a resposta do problema :(

De qualquer forma o exame de tireoide deu normal.

 

Somente há uma semana eu me toquei em relação a isso que você disse, de comer menos no almoço rs. Agora estou comendo apenas proteina, salada e vegetais no almoço. 

 

Muito obrigada pela ajuda :) 

20 minutos atrás, Shrödinger disse:

Tem algo errado e pode ser uma questão hormonal. Fazendo uma conta rápida, seu gasto médio deveria estar na casa das 1700-1800kcal. Se está consumindo menos de 1200 sem queimar nada, tem algo errado.

 

Às vezes o peso demora até umas duas semanas pra cair - é o que o Lyle chama de woosh effect. Acontece que às vezes a gordura já foi queimada, mas fica água no lugar até que de repente o peso cai abruptamente. É uma outra hipótese.

 

Eu subiria as calorias, tentaria encontrar um ponto de manutenção e tentaria resolver essa questão hormonal antes de voltar a perder peso.

Estou com a testosterona baixissima, abaixo do que é minimo para uma mulher, mas fui informada aqui nos comentários de que testosterona baixa não causa dificuldade de perda peso. Ainda sobre a questão hormonal, meu exame de tireoide foi normal... então não sei o que pode ser :(

 

Realmente eu tenho muita retenção de liquido, tinha antes do AC e acabou piorando. Pode ser realmente um agravante.

 

Obrigada pela ajuda :) 

20 minutos atrás, Pedro Mares disse:

Eu acho que antes de baixar as calorias a níveis muito baixos (800) você deveria acrescentar mais cardios, até mesmo um AEJ.

O cardio que estou fazendo é em jejum mesmo... mas eu estava lendo um artigo postado aqui mesmo no fórum de que aeróbicos ajudam minimamente. Fiquei sem saber o que fazer em relação rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador
27 minutos atrás, Shrödinger disse:

Tem algo errado e pode ser uma questão hormonal. Fazendo uma conta rápida, seu gasto médio deveria estar na casa das 1700-1800kcal. Se está consumindo menos de 1200 sem queimar nada, tem algo errado.

O mais provável é.... ela está ingerindo mais do que 1200 kcal por dia :lol:

 

8 minutos atrás, rainegoncalves disse:

Sério? Pelas pesquisas que vi (que não são tão confiáveis rs) testosterona baixa poderia causar aumento de ganho de gordura e consequentemente dificuldade de perda. Achei que essa seria a resposta do problema :(

 

Somente há uma semana eu me toquei em relação a isso que você disse, de comer menos no almoço rs. Agora estou comendo apenas proteina, salada e vegetais no almoço. 

 

O cardio que estou fazendo é em jejum mesmo... mas eu estava lendo um artigo postado aqui mesmo no fórum de que aeróbicos ajudam minimamente. Fiquei sem saber o que fazer em relação rs

Testosterona baixa pode reduzir a relação entre ganho de massa magra e gordura, ou seja, quando você ganha peso, você vai ganhar menos massa magra e mais gordura. O seu caso é diferente, não é questão de perder mais ou menos gordura, é questão de perder peso. Poderia ser um problema hormonal como o Lucas falou, mas duvido que fizesse o seu gasto calórico cair 30% (de ~1800 para ~1200), o mais provável é que você estivesse ingerindo mais calorias do que imaginava.

 

Por acaso você coloca azeite na salada? Uma colega minha estava querendo perder peso e não estava conseguindo. No final das contas, ela estava ingerindo cerca de 60g de azeite por dia. Mais de 500 kcal.......

 

Sobre o AEJ, ele não faz diferença em relação a estar alimentada. Como seu gasto calórico é baixo, fazer aeróbicos leves tende a ajudar - em 1 hora de caminhada por dia você vai gastar umas 200-250 kcal, isso representa 20% da sua dieta. É significativo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, rainegoncalves disse:

mas eu estava lendo um artigo postado aqui mesmo no fórum de que aeróbicos ajudam minimamente. Fiquei sem saber o que fazer em relação rs

 

A queima de gordura é resultado do gasto calórico menos ingestão, então qualquer coisa que aumente o gasto, tende a ajudar na queima.

 

Acontece que existem vários componentes do gasto e atividade física voluntária é apenas um deles. Um componente importante é o NEAT, que é a atividade física "involuntária", que é tudo o que a gente faz no dia a dia, que gasta calorias, mas que não entra como atividade física. NEAT pode ser desde ficar mexendo às pernas enquanto está sentado vendo um filme até ir andando até a padaria. 

 

De um modo geral, musculação e exercícios com peso em geral tendem a manter o NEAT, mas aeróbicos tendem a reduzi-lo. Isso não tem como ser mensurado diretamente sem uma câmara metabólica. Entretanto, acho que não dá pra afirmar que aeróbicos não servem de nada. Servem sim e servem muito, basta saber utilizar e não exagerar (porque, de um modo geral, é o exagero que vai derrubar o NEAT).

 

Uma coisa que eu acho que ajuda demais é andar. Não somente andar "voluntariamente" tipo exercício físico, mas fazer as coisas andando no dia a dia. Pra monitorar isso acho bacana usar um contador de passos (qualquer celular hoje em dia pode contar passos, eu uso um app chamado PACER). Várias pequenas caminhadas no dia se somam e aumentam o gasto consideravelmente. E a vantagem é que não impacta em quase nada a recuperação ou as articulações (diferente de aeróbicos mais pesados ou treinamento com pesos).

 

Então tem que saber usar bem os aeróbicos pra eles não causarem mais estrago do que benefício, mas sem dúvidas eles ajudam bastante.

 

Abraço 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, mpcosta82 disse:

O mais provável é.... ela está ingerindo mais do que 1200 kcal por dia :lol:

 

Testosterona baixa pode reduzir a relação entre ganho de massa magra e gordura, ou seja, quando você ganha peso, você vai ganhar menos massa magra e mais gordura. O seu caso é diferente, não é questão de perder mais ou menos gordura, é questão de perder peso. Poderia ser um problema hormonal como o Lucas falou, mas duvido que fizesse o seu gasto calórico cair 30% (de ~1800 para ~1200), o mais provável é que você estivesse ingerindo mais calorias do que imaginava.

 

Por acaso você coloca azeite na salada? Uma colega minha estava querendo perder peso e não estava conseguindo. No final das contas, ela estava ingerindo cerca de 60g de azeite por dia. Mais de 500 kcal.......

 

Sobre o AEJ, ele não faz diferença em relação a estar alimentada. Como seu gasto calórico é baixo, fazer aeróbicos leves tende a ajudar - em 1 hora de caminhada por dia você vai gastar umas 200-250 kcal, isso representa 20% da sua dieta. É significativo.

 

É provável mesmo que eu não esteja em deficit calórico, vou tentar resolver isso. :rolleyes:

Eu coloco azeite na salada mas contabilizo no aplicativo, eu só não contabilizo quando frito o frango com manteiga ou azeite e acabei de me dar conta de que estou fazendo isso errado rs.

Vou continuar fazer o AEJ pra ver se ajuda... 

3 minutos atrás, Shrödinger disse:

 

A queima de gordura é resultado do gasto calórico menos ingestão, então qualquer coisa que aumente o gasto, tende a ajudar na queima.

 

Acontece que existem vários componentes do gasto e atividade física voluntária é apenas um deles. Um componente importante é o NEAT, que é a atividade física "involuntária", que é tudo o que a gente faz no dia a dia, que gasta calorias, mas que não entra como atividade física (natação, corrida, bicicleta, musculação, etc.). NEAT pode ser desde ficar mexendo às pernas enquanto está sentado vendo um filme até ir andando até a padaria. 

 

De um modo geral, musculação e exercícios com peso em geral tendem a manter o NEAT, mas aeróbicos tendem a reduzi-lo. Isso não tem como ser mensurado diretamente sem uma câmara metabólica. Entretanto, acho que não dá pra afirmar que aeróbicos não servem de nada. Servem sim e servem muito, basta saber utilizar e não exagerar (porque, de um modo geral, é o exagero que vai derrubar o NEAT).

 

Uma coisa que eu acho que ajuda demais é andar. Não somente andar "voluntariamente" tipo exercício físico, mas fazer as coisas andando no dia a dia. Pra monitorar isso acho bacana usar um contador de passos (qualquer celular hoje em dia pode contar passos, eu uso um app chamado PACER). Várias pequenas caminhadas no dia se somam e aumentam o gasto consideravelmente. E a vantagem é que não impacta em quase nada a recuperação ou as articulações (diferente de aeróbicos mais pesados ou treinamento com pesos).

 

Então tem que saber usar bem os aeróbicos pra eles não causarem mais estrago do que benefício, mas sem dúvidas eles ajudam bastante.

 

Abraço 

Muito legal... inclusive amanhã vou participar de uma caminhadinha de 12km rs.
Estive pensando se talvez substituir elevador por escadas seria uma boa estratégia. Alguma opinião sobre?

 

Obrigada pela ajuda :) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...