Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Estilo de Vida Maromba Versus Espartano


Zé Ninguém

Posts Recomendados

O intuito deste tópico é o de gerar uma discussão acerca de diferentes estilos de vida. Não pretendo, de modo algum, desmerecer alguém ou dizer que determinado estilo de vida é inferior. Tratam-se de de escolhas pessoais das quais ninguém tem nada com isso. Portanto, não me interpretem errado aqui.

 

O estilo de vida maromba dispensa comentários. Embora toda essa dedicação ao ferro tenho motivações diversas, não irei abordá-las aqui porque esse não é o assunto principal do tópico.

 

Já o estilo de vida espartano, tem como arquétipo a rotina e ideologia de vida dos guerreiros de Esparta, que viviam uma vida simples e minimalista. Comiam somente o necessário de maneira saudável e nutritiva, se exercitavam bem (o que lhes propiciavam um corpo escultural) e tinham um grande foco e disciplina para cumprir seus deveres. Na verdade, a filosofia de vida espartana vai bem além da maromba, que simplesmente visa criar e manter um corpo "monstrão". Ela também está relacionada ao desapego do consumismo desenfreado e futilidades a fim de que se possa manter seu foco no que importa para você.

 

Irei listar aqui quais são os prós e contras de ambas as ideologias na minha opinião:

 

Maromba:

 

Prós:

 

- Corpo grande e escultural.

- Disciplina.

- Pega muita pepeca com BF baixo (falem o que quiser, mas nas festas o marombeiro rasgado rouba a cena).

 

Contras:

 

- A sua vida terá que girar em torno de dieta e treino.

- Dependendo do tamanho do seu corpo, você fica "dependente" de suplementos e/ou AES's. Falem o que quiser, mas um cara do tamanho do Léo Stronda ou Felipe Franco, por exemplo, teriam que comer um caminhão de comida por dia se não fossem os suplementos e AES's.

- Caso você precise fazer uma viagem surpresa de algumas semanas (isso é só um exemplo) e não tenha como levar seus suplementos e tal, irá fuder com a porra toda. Terá que correr atrás de academia e alimentos para não perder massa. Isso, a meu ver, demostra uma certa limitação.

 

don-t-compromise-buy-trenbolone-enanthat

 

 

Espartano:

 

Prós:

 

- Corpo definido e saudável.

- Disciplina.

- Independência maior. Não irá depender de dietas específicas ou academia. Se precisar fazer uma viagem surpresa irá se virar bem com os alimentos que tiver e se exercitará em casa ou em algum parque através de exercícios calistênicos.

- Não terá custos com academia e suplementação se assim desejar.

 

Contras:

 

- Não terá um corpo "monstrão".

 

B90oM3J.jpg

 

Segue um material em inglês (me desculpem, foi o que consegui achar) sobre a filosofia espartana.

 

http://www.livingapex.com/minimalism-in-ancient-spartan-lifestyle-and-philosophy/

 

https://boldanddetermined.com/live-like-a-spartan/

 

Enfim, já pararam para pensar sobre isso? Qual sua opinião a respeito?

 

Valeu pela atenção.

Editado por Zé Ninguém
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

cara ;-; , porque o corpo de um body builder não é saudável ? e o do espartano é? eu gosto muito da cultura grega e gosto muito de sparta , mas como você disse ele come de tudo , mas acho que tem uma grande diferença de um espartano original para um "espartano contemporâneo" se ele tive se um corpo dum caralho antigamente era ok , mas hoje em dia toda comida é merda , tu não acha q comendo tudo tu vai ser foda igual antigamente né ? E eu nem sei dizer se um espartano era definido , ou apenas um guerreiro fudido de forte que treinava pra caralho e lutava muito . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gabriel F disse:

cara ;-; , porque o corpo de um body builder não é saudável ?

 

Não disse em momento algum que um maromba não pode ser saudável.

 

Citar

eu gosto muito da cultura grega e gosto muito de sparta , mas como você disse ele come de tudo , mas acho que tem uma grande diferença de um espartano original para um "espartano contemporâneo" se ele tive se um corpo dum caralho antigamente era ok , mas hoje em dia toda comida é merda , tu não acha q comendo tudo tu vai ser foda igual antigamente né ?

 

Mano, repare que eu escrevi em negrito que o guerreiro espartano seria um arquétipo a ser seguido; ou seja, seria um modelo, uma referência. É lógico que você não será um 300 da vida todo rasgadão simplesmente por seguir a filosofia dos caras. A dieta e exercícios dos caras eram brutais. Eles viviam no limite. E sim, hoje em dia é foda manter uma alimentação saudável, mas não é impossível se intoxicar o menos possível e ser razoavelmente saudável.

 

Citar

E eu nem sei dizer se um espartano era definido , ou apenas um guerreiro fudido de forte que treinava pra caralho e lutava muito . 

 

Pelo o que eu li, eles eram rasgadões sim. Comiam o necessário (ou menos do que isso) e treinavam para caralho, o que gerava uma gordura corporal baixa.

 

Citar

The Spartan training system

 

The presence of large numbers of slaves relieved Spartan men from manual labor and allowed Sparta to build a citizen training system that prepared the city’s children for the harshness of war.

 

“At seven a Spartan boy was taken from his mother and raised in barracks, beneath the eyes of older boys,” writes University of Virginia professor J.E. Lendon in his book "Soldiers and Ghosts: A History of Battle in Classical Antiquity" (Yale University Press, 2005). “Boys were whipped to inculcate respect (aidos) and obedience; they went ill clad to make them tough; and they were starved to make them resistant to hunger ...”

 

If they got too hungry, the boys were encouraged to try stealing (as a way of improving their stealth) but were punished if they got caught.

 

https://www.livescience.com/32035-sparta.html

 

Editado por Zé Ninguém
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que não temos conhecimento histórico suficiente para detalhar a dieta e a rotina (e nem mesmo o físico) de um soldado de Esparta.

 

É muito mais emocionante e bonito retratar filmes e ilustrações com soldados fortes e saudáveis do que com soldados magros e sofridos (que acredito muito que tenha sido assim).

 

Na minha opinião, um espartano era magro, no máximo atlético. Como na ilustração abaixo.

Spartan_Army_facts_6.jpg

 

Beeeeeeeeeeeeeem longe do "espartano" que tu postou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que merda cara... ainda me coloca o Felipe Frango e o Leo Stronda como exemplo de maromba KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

6 horas atrás, Gabriel F disse:

cara ;-; , porque o corpo de um body builder não é saudável ? e o do espartano é? eu gosto muito da cultura grega e gosto muito de sparta , mas como você disse ele come de tudo , mas acho que tem uma grande diferença de um espartano original para um "espartano contemporâneo" se ele tive se um corpo dum caralho antigamente era ok , mas hoje em dia toda comida é merda , tu não acha q comendo tudo tu vai ser foda igual antigamente né ? E eu nem sei dizer se um espartano era definido , ou apenas um guerreiro fudido de forte que treinava pra caralho e lutava muito . 


porque se entope de bola né cara

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...