Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Abstinência com Dieta Flexível para Obesos


Vecchio

Posts Recomendados

Vivenciei uma experiência, reportada online, em números e com descrição individualizada de cada uma das refeições, durante o mês de novembro.

 

Foi um cutt ininterrupto de quase trinta dias, sem dia do lixo, sem refeed, sem bro-feed, enfim, só batendo macros e em deficit, aliás, um deficit acentuado. Foram pra vala durante o período uns 10 kg facilmente.

 

O motivo de eu estar propondo esse tópico é o seguinte: quanto mais eu me mantinha focado na dieta, mas fácil começou a ficar o cumprimento da mesma durante os fins de semana, períodos críticos até então, onde normalmente eu perdia todo o trabalho da semana e mais um pouco.

 

Um aspecto que muito me chamou a atenção foi o seguinte: havia dias em que eu chegava babento pra almoçar e chegava a bater 1000, 1100 calorias no almoço, totalmente composto por comida limpa. Saía rolando do restaurante. E aí, pra bater o deficit, eu suprimia o lanche da tarde e pegava leve na janta e na ceia. Em outras palavras, ainda nos dias em que eu estava com vontade de comer mais, eu manipulava as quantidades, compensando nas demais refeições um eventual exagero cometido em alguma refeição prévia. E isso me garantiu a manutenção do cutt durante o período todo. E quanto mais dentro desse esquema eu ficava, menos falta eu sentia dos rodízios.

 

Ainda: havia dias em que eu acordava e ia a uma confeitaria, pra comer bolo, salgado e achocolatado. Novamente eu compensava nas outras refeições e o dia, ainda que não batesse os macros, batia o deficit.

 

Eu chamei isso de abstinência: o ato de bater o deficit de maneira ininterrupta, por um período que pra mim é longo - 30 dias - através da dieta flexível. 

 

Como diversos gurus, Gikovate inclusive, mencionam que a grande falha das dietas reside no fato das mesmas serem restritivas e, tal restrição mais cedo ou mais tarde explodir em espasmos de compulsões, eu fiquei bem curioso em saber se alguém, GORDO(A), vivenciou essa sensação agradável, de se sentir senhor da comida e não o contrário.

 

Nota: essa pergunta é focada mais para colegas que sigam dietas que não sejam à base de cetose.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

cara, isso é completamente normal

eu sou ex gordo, tenho compulsão e crises de ansiedade por comida o tempo todo!

eu falho muito, nessas partes

assalto a geladeira, faço como você, ha dias que acordo e vou na padaria comer doce!

eu sonho com doces e o gosto me vem na boca.

aprendi a controlar um pouco

mas qualquer problema psicologico que seja, eu desconto na comida

se fico feliz, triste, euforico, solitario, excitado, em paz

tudo gira em comida

 

oq eu faço e tem funcionado é trident, chá de camomila e caminhadas sem rumo por ai

sempre ocupo a cabeça lendo, jogando algo no pc, vendo series

mas tem dias que não dá

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, eu não sou gordo, mas já tive muitos casos de compulsão (normalmente inventando de fazer essas dietas malucas) e queria dar minha opinião.

 

Isso que você falou é muito interessante, e é inclusive o grande problema de quase todas as dietas. A questão da proibição/restrição, parece que leva a pessoa a um desejo imediato, é o mesmo princípio quando eu falo pra você não pensar em uma caixa azul, você vai pensar nela, não tem jeito. É a mesma coisa com comida, se eu te falar que você não pode comer chocolate, você vai acordar querendo comer um, é curioso.

 

E nesse ponto, muitas pessoas fazem dietas restringindo diversos alimentos, e adivinha o que acontece, acabam comendo um pedacinho de chocolate, que leva à culpa, afinal não era pra comer aquilo. A pessoa se sente perdedora, afinal ela não cumpriu o planejado, e pra compensar isso ela começa a comer tudo que vê pela frente, como um efeito bola de neve. Enfim, como essa pessoa se sente? Derrotada, incapaz, afinal ela não teve "disciplina" pra seguir o plano. E esse ciclo se repete várias vezes durante os anos, e a pessoa vai engordando ao invés de emagrecer. Supondo então que a pessoa é extremamente disciplinada, e ela consiga levar essa dieta até o final, o que você acha que acontece quando ela sai dela? Volta pros hábitos antigos e recupera todo o peso perdido novamente, porque ela está sedenta pelos alimentos que não podia comer antes.

 

Seguindo esse conceito, entra a questão da dieta mais flexível, que permite comer alguns alimentos "encaixados" na dieta. Aquele pedacinho que era proibido antes, agora faz parte da nutrição. E se você comê-lo, não vai mais se sentir culpado por isso. Entende a diferença, aqui você pode, mas não deve, você controla a comida. No outro caso você não pode e não deve, porém a comida te controla, afinal você é humano e não um máquina, e uma hora ou outra você vai deslizar.

 

Fugindo um pouco do assunto, outra coisa que eu considero importante é o mind-set, mudar o conceito do que é comida pra você. Antigamente eu comida por prazer, diversão, pra suprir uma necessidade emocional. Depois de um tempo eu comecei a pensar na comida como uma ferramenta pra atingir os meus objetivos. E quando eu fiz essa mudança de pensamento, parece que aquele pedaço de chocolate perdeu a graça, porque eu troquei os 5 segundo de prazer por algo mais importante no futuro. Pelo menos isso funcionou comigo.

 

Editado por Trojano
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...