Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Abandonar emprego concursado com estabilidade


Mns

Posts Recomendados

Eu não trocaria nem fodendo, a menos que estivesse insuportável: ambiente de trabalho com pessoas difíceis, chefes paus no cus, estresses crônicos ou qualquer outra situação fudida que não desse pra aguentar. Fora isso, eu jamais trocaria. A sensação de todo mês chegar +3k deve ser foda pra caralho.

Quando dizem que devemos fazer o que gostamos, eu discordo em partes. Não acho que nosso ganha pão necessariamente precisa ser aquilo que a gente gosta. Acho perfeitamente possível trabalhar em algo razoável, que não seja tao sofrível (óbvio), mas que te sustente, e nas horas vagas, fazer aquilo que gosta, sem qualquer pressão.

E tem outra coisa: rotina transforma qualquer coisa legal em coisa chata. A partir do momento que vc precisa ter frequência mínima, fazer várias matérias inúteis, provas, trabalhos e tcc, essa motivação de "fazer o curso que sempre quis" some em 1 semestre.

Aconselho vc a analisar todos os pontos friamente antes de tomar qlq decisão precipitada. Vc tá na posição que a maioria dos brasileiros gostaria de estar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Nem largaria... Mais cada um tem suas prioridades, eu tenho mulher e filha então..., to em outra fase. Sou concursado tb.

E sempre me lembro de um brother falando que  a gente não precisa fazer o que ama e sim o que vai sustenta a família no fim do mês. Ele fala essa merda desde que a gente tinha 14 anos kkkk... ele mesmo nao seguiu isso... e meio apingaiado....mais essa porra entro na minha mente, e cada vez fica mais forte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E tem outra coisa: rotina transforma qualquer coisa legal em coisa chata. A partir do momento que vc precisa ter frequência mínima, fazer várias matérias inúteis, provas, trabalhos e tcc, essa motivação de "fazer o curso que sempre quis" some em 1 semestre.

Isso é realmente verdadeiro. Nós temos uma grande tendência de superestimar aquilo que não conhecemos e desprezar as coisas cotidianas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, se não me engano li em um outro fórum algo sobre esse assunto de largar emprego e tentar outra coisa x ser "feliz".

O que me lembro, foi que ressaltou-se a decepção do seu trabalho e curso não ser o que você queria.

Por exemplo, você se forma, vê que no brasil o mercado está uma merda e não te valorizam e devido a isso, você vai se arrepender e muito de ter feito isso. Tem a chance de você ficar mais "emputecido" formado no curso que você supostamente gosta, mas não ganha muito e é desvalorizado, do que estar num emprego estável mas não é do seu gosto.

Você tem que colocar na balança, como o Charlie disse, isso de ser feliz e fazer o que gosta nem sempre é como imaginamos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poucas pessoas trabalham com o que gostam, por isso poucas pessoas são felizes. Eu acho que o risco compensa se você tiver certeza de que é isso mesmo que você quer, caso contrário é um tiro na água.

 

Fácil não vai ser, pode ter certeza, mudanças nunca são, coloque na balança o fato de que daqui a 15-20 anos quando você olhar pra trás vai ter uma vida inteira de arrependimentos.

 

 

Não corra atrás de sustento apenas, vá atrás de abundância.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Largar emprego em crise é no mínimo arriscado.

Em tempos de crise é algo meio complicado querer abandonar um emprego público pra arriscar, mas como o Johnn falou você que tem que saber.

Eu era funcionário público e larguei para vir morar na Alemanha. Até agora näo me arrependi.

O que tu faz ae na Alemanha, Torf? Só de curiosidade, se não quiser falar não tem problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Largar emprego em crise é no mínimo arriscado.

O que tu faz ae na Alemanha, Torf? Só de curiosidade, se não quiser falar não tem problema.

Eu sou professor de português e engenheiro civil. =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava pensando em  sair das carreira militar (3200 reais líquido hoje) com aposentadoria para mim aos 48 anos, serei promovido daqui um ano e meio,  e hoje, o cargo acima recebe 3700~3800 líquido,  mas abro mão disso, e quero estudar fonoaudiologia na unicamp o curso é integral!

Já faço letras na faculdade anhanguera pois ganhei bolsa 100%. Quero abrir mão de tudo tudo! Trabalho na minha cidade tenha tardes de sexta livre e final de semana livre, exceto quando há escala.

Quero Fazer fonoaudiologia na unicamp 4 anos integral.

O que importa é ser feliz! Minha mãe não acha uma boa ideia, porém aí é a questão

O John comentou muito bem: só você mesmo para encontrar essa resposta.

Comento, entretanto, alguns aspectos adicionais, ok?

 

Desconfio que seja difícil aparecer alguém escrevendo que tenha saído de uma situação como a sua e atualmente esteja em apuros. Assumir que está pior é coisa dificil de se ver a pessoa fazendo. "Ah, eu era servidor público, tinha estabilidade, não pagava plano de saúde e resolvi sair. Hoje preciso afirmar pra mim mesmo que sou 'feliz' [tipo maluco ativista de alguma coisa].. tô na merda, tá todo mundo vendo, mas se eu disser que tá melhor, só vão descobrir na hora da separação da minha futura esposa, quando ela resolver contar os podres".

 

Pelo soldo que você recebe, parece-me que você é praça. Se isso procede, há os planos de carreira, os exames de seleção internos que permitem a você ir de marinheiro/soldado a cabo, a 3o, 2o e 1o sargento e, por fim, a suboficial/subtenente. E, obviamente, tais graduações acima permitirão a você um soldo maior. A desgraça é que você já foi mordido pelo tédio que bate na gente, geralmente nessa idade e quase sempre quando não temos experiência profissional em outro meio a não ser esse, alvo do desgosto atualmente. Por curiosidade, você já trabalhou na iniciativa privada antes? Se 'sim', já trabalhou mais que cinco anos?

 

Ainda, com relação ao plano de carreira, pela sua idade, é possivel você galgar aos quadros complementares de oficiais. Não sei na Aeronáutica e no Exército, mas na Marinha é possível o ingresso de praças à carreira de oficiais em um quadro chamado de Quadro Complementar de Oficiais. Mas, de novo, se você está com meio pé ou pé inteiro fora do que está fazendo, é coisa que não irá demovê-lo de sua intenção.

 

Se você cursa letras, poderia também, após se formar, estudar uma forma de poder fazer parte do Magistério Militar, nos diversos estabelecimentos de ensino das FFAA. Seriam necessários talvez alguns malabarismos para operar uma transferência desse tipo, se for possível (servidor militar para civil, com transferêcia de cômputo de tempo de carreira). Agora se o desgosto que você sente é pelo ambiente militar, a coisa também iria se tornar difícil por este viés.

 

Comento por último o que talvez você já saiba: magistério é a uma das atividades em que, dependendo do cargo público, pode ser acumulado, ou seja, você pode trabalhar numa "chatisse", chamemos assim e depois entregar-se a outra atividade onde você se sinta, vamos chamar, realizado. Dos 30 aos 48, tempo de sua aposentadoria no militarismo, não é uma eternidade. E depois disso, você poderia seguir lecionando, com sua aposentadoria e assistêcia médica asseguradas. 

 

Desejo-lhe felicidades e que faça uma boa escolha.

Editado por Jaraqui
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Razão: não faça isso!

Emoção: faça isso!

Vai depender de qual você escolher, ambas trazem consequências e tem seus riscos: se ficar você pode estar fadado a se sentir infeliz (vale lembrar que tudo que envolva Forças Armadas, mesmo sendo cargo administrativo, lida muito com o psicológico e os "agentes" (patente que for) acabam por vezes ficando com a ideia fixa de que é o pior emprego do mundo e que devem encontrar uma forma de sair) ou sair e talvez se arrepender (sabe a velha história de que só valorizamos depois que perdemos? Então).

Se ficar pode acabar superando esse receio (talvez seja só uma fase (algum problema refletindo) ou um início de uma depressão/crise de ansiedade/síndrome do pânico) e ficar satisfeito (é um excelente emprego, "garota dos olhos" de muitos), mas se tiver plena convicção que a ideia de sair é totalmente sua e não influenciada por algo externo/interno e que estará correndo (mesmo atento aos riscos) atrás de um sonho/felicidade, se for isso que sente todo dia ao deitar e perder minutos de sono imaginando que esse deve ser teu rumo, vá com toda sua fé e força atrás disso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...