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Efeito Da Relação De Calorias Glicídicas/lipídicas Da Dieta Sobre A Composição Corpórea

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Galera,

Gostaria de discutir esse estudo com vocês:

http://www.revistanutrire.org.br/files/v36n1/v36n1a10.pdf

O estudo é brasileiro e o pdf está em português. A compreensão não é difícil.

Alguns aspectos do estudo (resumão pros preguiçosos):

  • Os atletas eram treinados;
  • Foram divididos em dois grupos com as seguintes relações de calorias de carboidratos e calorias de gordura: D1 = 4:1 e D2 = 8:1;
  • Os valores de proteína consumidos foram de 1,5g/kg;
  • A ingestão de calorias não proteicas foi de 34kcal/g de proteína consumida (acho q a ideia era maximizar o anabolismo e o balanço de nitrogênio);

A divisão de macros e calorias dos grupos ficou aproximadamente da seguinte forma:

Calorias = ~4400kcal

Proteínas = ~120g

Carboidratos D1 = ~800g

Gorduras D1 = ~90g

Carboidratos D2 = ~900g

Gorduras D2 = ~50g

(repito que os valores são bem aproximados, só pra ter uma noção geral)

Resultados:

O grupo 2 teve, em duas semanas, maior ganho de massa muscular (1,5±1,5kg) e menor ganho de gordura (0,3±0,8kg). A variação foi bem grande, mas a média mostra uma relação de ganho de massa muscular/gordura de 5 pra 1, o que é bem impressionante, pois o ganho de massa muscular foi considerável em pouco tempo - bem diferente dos bulkings limpos e lentos.

Houve um melhor balanço de nitrogênio no grupo dois também.

Enfim, achei bem interessante e pretendo experimentar em algum momento. Incentivo que a galera do fórum teste isso aqui também, pois os resultados são promissores - apesar da aplicação ser bem difícil, por conta da enorme quantidade de carboidratos. Candidatos/cobaias???

Obs.:

Greg Nuckols testou um protocolo semelhante (com maior ingestão de proteína) com 4 pessoas e obteve resultados muito bons também.

Abraços,

Lucas

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A galera precisa entender que a moda do forum no momento é low carb. Independente de chegar um camarada com resultados otimos em um cut usando carbo alto e fat baixa vao falar que o resultado n veio d

Esperando o dia do Low Protein, onde a galera vai mandar leite condensado com manteiga kkkkkk e terá provas de que vale a pena.

Galera, Gostaria de discutir esse estudo com vocês: http://www.revistanutrire.org.br/files/v36n1/v36n1a10.pdf O estudo é brasileiro e o pdf está em português. A compreensão não é difícil.

Eu mando umas 600 gramas de carboidrato em dias de treino.

Mas por cima acho que existem falhas metodológicas. 1,5kg de MM em duas semanas? :ph34r_anim:

não li o estudo, mas de acordo com o que vc escreveu aí, o grupo 2 teria um saldo calórico bem maior. esperava que os carbs fossem mais baixos pra compensar a fat alta, fazendo com que a dieta possuisse mesmo saldo do outro grupo

D1 4530 kcals

D2 4490 kcals

A diferença é de apenas 40 calorias.

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Eu mando umas 600 gramas de carboidrato em dias de treino.

Vou ler esse estudo e ver se vale adicionar mais 200~300 gramas.

Mas por cima acho que existem falhas metodológicas. 1,5kg de MM em duas semanas? :ph34r_anim:

600g de carbo em dia de treno ? OMG, e o bf como anda ? mandava 300g e já me achava louco

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600g de carbo em dia de treno ? OMG, e o bf como anda ? mandava 300g e já me achava louco

Carboidrato não aumenta BF, e eu faço recomposição corporal com pequenos excedentes semanais então o bf não costuma aumentar, geralmente a retenção da uma incomodada, mas como eu faço low carb em dias de OFF (100~150g de carb) seguro legal a retenção também.


Isso dá um excedente de "apenas" 800kcal por dia

Ainda não li o estudo >.<, mas mesmo assim. 1,5kg de MM em duas semanas é complicado.

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Carboidrato não aumenta BF, e eu faço recomposição corporal com pequenos excedentes semanais então o bf não costuma aumentar, geralmente a retenção da uma incomodada, mas como eu faço low carb em dias de OFF (100~150g de carb) seguro legal a retenção também.

Ainda não li o estudo >.<, mas mesmo assim. 1,5kg de MM em duas semanas é complicado.

entendi, to fazendo ao contrário low carb dias de treino e no domingo OFF meto um carbo 300-400g, retenção aqui também deu uma diminuída considerável, dei uma cortada também por causa das espinhas e percebi melhoras

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entendi, to fazendo ao contrário low carb dias de treino e no domingo OFF meto um carbo 300-400g, retenção aqui também deu uma diminuída considerável, dei uma cortada também por causa das espinhas e percebi melhoras

Manda ver.

Tem que fazer como você se sente melhor.

Eu não me dou bem consumindo pouco carboidrato em dias de treino, mas em dias de off é tranquilo.

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  • Supermoderador

Interessante, porém os resultados foram meio estranhos.

Um dos grupos ganhou gordura e perdeu massa muscular... Como explicar isso?

Mais provável que seja erro de medição, aliado a um baixo número de participantes no estudo.

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