Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Hipertrofia Sempre?

taz

Posts Recomendados

Postado

TAVA TROCANDO UMA IDEIA COM O INSTRUTOR ELE FALOU Q NAUM SE PODE TREINA HIPERTROFIA SEMPRE

TEM Q DAR LUGAR PARA OS "TREINO DE MANUTENÇÃO" EX. TREINO DE FORÇA.

ELE DEU EXEMPLO DE UM CARA Q PEGAVA 35KG NO SUPINO UNS MESES DEPOIS NAUM CONSIGUIU PEGAR 30KG

MOTIVO PORQ ELE NUNCA FEZ TREINO DE "MANUTENÇÃO".

DESSA EU NAUM SABIA :(

Postado

eeeeeh cara, eu tambem pensava assim... fazia os meus proprios treinos. Tinha boas informacoes sobre hipertrofia, mas nada melhor que um bom instrutor te acompanhando. Deixei de lado o orgulho e pedi pra um instrutor, que eu vivia trocando ideia com ele sobre hipertrofia e coisas afins, montar o meu esquema de hipertrofia. Tive ganhos que eu nem sonhava em ter naquele periodo tempo. O cara acabou comigo... fez uns treinos sinistros de hipertrofia, forca e resistencia, mas valeu apena! Eh por isso que eu sempre recomendo a procura de um bom professor pra acompanhar os treinos!

Postado
Gusdh

é cara aconteceu comigo eu pegava 30 no supino, hoje aguento max 20 :X

pode ser isso

Nossa igualzin comigo, pegava 30 35 na academia trank qnd comecei a malha ateh a metade tbm, dps comecei a me interessar e procurar coisa e cabei achandoe sse forum q mi proporciono bastante sabedoria, mas fico meio bolado, hj em dia pego 22kg supnio 30 e 45, 5x10 chegando a falha em todas, sinto bem mais intesidade, arde bem masi fazer o exercicio certinho e tal, mas ateh entao algumas cargas diminuiram mas tenho tido lucros melhores

e o q ser treino di forca, treino di resistencia, treino di manutencao

Postado
Nossa igualzin comigo, pegava 30 35 na academia trank qnd comecei a malha ateh a metade tbm, dps comecei a me interessar e procurar coisa e cabei achandoe sse forum q mi proporciono bastante sabedoria, mas fico meio bolado, hj em dia pego 22kg supnio 30 e 45, 5x10 chegando a falha em todas, sinto bem mais intesidade, arde bem masi fazer o exercicio certinho e tal, mas ateh entao algumas cargas diminuiram mas tenho tido lucros melhores

e o q ser treino di forca, treino di resistencia, treino di manutencao

Ai, eu vo postar a base desses treinos aqui:

O primeiro treino que ele me passou me deixava moido, teve um dia que eu quase apaguei na academia, nem aguentei malhar, foi na ultima semana, acredito que foi o stress acumulado e porque no dia anterior eu peguei mais pesado que o normal. O treino era basicamente AB, divido em todos os grupos musculares, agora eu num lembro exatamente de cabeça os grupos de cada dia,mas eram 4 series de 12. Nesse eu ganhei massa e forca. Durou tres semanas. O segundo foi ABCDE (resistencia), com 6 series x20 repeticoes dando 1 min de descanso. Nesse aqui eu so mantive o que tinha ganhado e queimei gordura. Fiquei tres semanas tambem. O terceiro foi o melhor, so na primeira semana eu ganhei 1 kg de massa muscular, meu corpo todo estourou, mas eu aumentava o peso toda semana. Era ABCDE, eh o mais dificill de explicar, deixa ver se eu consigo. Em cada dia eu malhava uns tres ou quatro grupos musculares distintos, sendo a base dos treinos de 4 exercicios/dia. Ex: segunda eu malhava dois de peito, um de perna e um de biceps. 12/10/10/8 cada, aumentando o peso em cada repetiçao. So que nesse aqui a sequencia dos ganhos estabilizou apos a primeira semana porque eu tava seguindo uma tabela de alimentacao de um outro forum que estava errada! Mas depois que eu mudei os ganhos voltaram em um grau menor e no final estabilizou de novo. Nesse eu fiquei 5 semanas.

Postado

Periodização é realmente um tema muito longo, mas vou tentar dar um exemplo, já que o sigo há muito tempo e claramente o recomendo como o melhor método de treino para qualquer esporte.

Todos os esportes utilizam uma ou outra forma de periodização, só o fisiculturismo é que teima em não o fazer, talvez por desconhecimento ou por teimosia mesmo.

Um treino periodizado, é basicamente um treino que tem como principal carateristica, a organização!

É impossivel em qualquer esporte andar sempre no limite de suas capacidades, como muitos fisiculturistas o fazem (exemplo: seguidores do HIT), o nosso corpo não é uma máquina e não aguenta ser massacrado a cada treino, 3, 4 ou 5 vezes na semana.

Ou vocês vêem jogadores de futebol, sempre treinando no limite, jogadores de basket todos os dias saindo a tremer do campo de treinos, tal foi o esforço???

É claro que não!!!!!!!

Com a periodização, nós ondulamos o volume e a intensidade do treino para que consigamos atingir a super-compensação e consequente evolução.

Agora vocês me perguntam, mas os seguidores do HIT obtem bons resultados, tento de força como de massa...

Sim obtem, mas por um curto espaço de tempo, não por vários meses ou anos como os treinos periodizados.

Vou deixar um exemplo de um treino periodizado que estou seguindo no momento:

6 meses de treino, tendo como maior objetivo a hipertrofia.

1º mes - 15 reps

2º mes - 12 reps

3º mes - 10 reps

4º mes - 8 reps

5º mes - 6 reps

6º mes - 5 reps

Assim nós trabalhamos 1 mes de resistência, para conseguirmos a resistencia necessaria para suportar os 3 meses seguintes de hipertrofia e esses 3 meses de hipertrofia servirão para nos preparar para aguentar os dois meses de força.

Tudo está inter-ligado.

Só assim conseguiremos atingir o rendimento máximo.

Moral da história: Volume de treino elevado no inicio, com intensidade baixa, para depois começarmos a subir a intensidade e diminuir o volume.

Pontos essenciais:

1 - Evolução nas cargas (utilizar os exercicios basicos, Agachamento, Terra, Remada, Supino e Militar....e nesses exercicios aumentar as cargas a cada semana).

2 - IMPORTANTE: Na 4ª semana de cada mês (ou seja, a última), utilizar 60% dos pesos da 3ª semana.

Ou seja, ter 3 semanas treinando pesado e na 4ª, ter uma semana leve para recuperação total e preparação para novas 3 semanas a treinar forte.

3 - NUNCA IR Á FALHA MUSCULAR - para que ocorra hipertrofia não é necessário massacrar o musculo, mas sim trabalha-lo, dar apenas o estimulo necessario.

Ir á falha, utilizar repetições forçadas, etc...só serve para sobre-carregar e SNC (Sistema Nervoso Central) e atrasar os resultados.

4 - Treinar o musculo 2 ou 3 vezes na semana - É muito mais proveitoso treinar o musculo 2 ou 3 vezes na semana sem ir á falha, do que apenas 1 vez indo á falha, não tenham a minima duvida disso.

Treinando 1 vez, só estão perdendo tempo, pois o musculo se recupera em 48, no maximo 72 horas, nunca sera necessario 1 semana.

5 - O que demora mais a se recuperar não é o musculo em si, mas sim o SNC (Sistema Nervoso Central), ele sim poderá demorar 1 semana a se recuperar, caso se treine até á falha.

Caso não levemos o musculo á falha, o SNC também não irá e estaremos prontos para treinar o mesmo musculo 48 a 72 horas depois.

Eu em particular, prefiro um AB 4 vezes na semana e é o treino que sigo atualmente, porém o Fullbody 3 vezes na semana é igualmente muito produtivo.

A título de curiosidade, saibam que até cerca de 30 anos atrás, ninguém treinava o musculo 1 vez na semana.

Era tudo 2 ou 3 vezes, inclusive o ídolo de muitos, Arnold.

Treinar 1 vez só serve para uma coisa: prolongar excessivamente o tempo de recuperação.

Abraços a todos.

Postado

3 - NUNCA IR Á FALHA MUSCULAR - para que ocorra hipertrofia não é necessário massacrar o musculo, mas sim trabalha-lo, dar apenas o estimulo necessario.

Ir á falha, utilizar repetições forçadas, etc...só serve para sobre-carregar e SNC (Sistema Nervoso Central) e atrasar os resultados.

hein filipao, um dos sinais claros que evidenciam essa sobrecarga eh o fato de no dia seguinte acordarmos todo quebrado??? ou eh tao somente a falha na execucao? se for essa ultima como saber o ponto certo de crescimento?

Postado

Ir á falha, tem toda a lógica do mundo para quem treina o músculo 1 vez na semana. Aí sim é necessário.

Agora, como já disse anteriormente, treinar o musculo 2 ou 3 vezes na semana é bem mais produtivo do que treinar 1 vez.

Outra coisa: Em um treino de intensidade máxima, indo á falha, usando variáveis de treinamento, no máximo se destroem 40% das fibras do musculo.

Não acham melhor treinar 2 ou 3 vezes sem ir á falha e atingir um numero bem superior de fibras??

É uma coisa bem lógica, né?

Experimentem e vão ver como tenho razão.

Abraços a todos

Postado

Muito interessante o tópico!

Filipão, você é um cara que parece saber muito sobre periodização. Gostaria de pedir sua opinião sobre esse artigo:

https://www.probiotica.com.br/artigos.asp?i...idade&tipo=

Outra coisa, você diz que treina AB 4x na semana. Isso quer dizer que você faz A (segundas e quintas) B (terças e sextas), correto?! Quanto ao fullbody 3x na semana, que você mencionou como sendo igualmente muito produtivo, seria um treino A (segundas) B (quartas) C (sextas)?! Nesse caso, alguns músculos não seriam treinados apenas 1x por semana, contrariando a sua indicação de treinar um mesmo músculo ao menos 2x na semana?! Ou esse fullbody 3x seria algo como A (segundas e quintas) B (terças e sextas) C (quartas e sábados)?!

Postado
Tem como chegar a falha do musculo 2 vezes na semana? com o treino ABC

ter tem , mas é foda pq no segundo treino semanal voce sente a diferença , quando repito um treino dexopra pega melhor no 2*

Postado
Muito interessante o tópico!

Filipão, você é um cara que parece saber muito sobre periodização. Gostaria de pedir sua opinião sobre esse artigo:

https://www.probiotica.com.br/artigos.asp?i...idade&tipo=

Outra coisa, você diz que treina AB 4x na semana. Isso quer dizer que você faz A (segundas e quintas) B (terças e sextas), correto?! Quanto ao fullbody 3x na semana, que você mencionou como sendo igualmente muito produtivo, seria um treino A (segundas) B (quartas) C (sextas)?! Nesse caso, alguns músculos não seriam treinados apenas 1x por semana, contrariando a sua indicação de treinar um mesmo músculo ao menos 2x na semana?! Ou esse fullbody 3x seria algo como A (segundas e quintas) B (terças e sextas) C (quartas e sábados)?!

O artigo fala de algumas coisas, esquece de outras e complica um pouco noutras, mas no geral resume, de fato, o que é a periodização no treinamento esportivo.

Sim, o AB seria por exemplo Peito/Ombro/Triceps na 2ª feira e depois na 5ª os mesmos grupos musculares mas mudando exercicios, invertendo também a ordem dos grupos, etc.

O B seria Perna/Costas/Biceps na 3ª e 6ª.

O fullbody, como o proprio nome indica é treino de corpo todo.

2ª, 4ª e 6ª treinos de corpo todo, ou seja, trabalhando todos os grupos musculares nesses 3 dias da semana.

Alguma duvida, diga por favor.

Abraço

Postado

Se quiserem ler algo sobre periodização no treinamento com pesos, recomendo que façam o download do livro "Treinamento de força Consciente" do Bompa, uma das pessoas que mais percebe de periodização no mundo.

Abraço

Postado

Saudações, Filipão!

Agradeço pelos esclarecimentos.

Agora, mais algumas dúvidas:

1 - Esse treino fullbody onde se treina todos os grupamentos musculares num mesmo dia, não seria algo volumoso demais?! O indivíduo não entraria facilmente em overtraining fazendo algo desse tipo?!

2 - Você citou que está fazendo a seguinte periodização no momento:

Vou deixar um exemplo de um treino periodizado que estou seguindo no momento:

6 meses de treino, tendo como maior objetivo a hipertrofia.

1º mes - 15 reps

2º mes - 12 reps

3º mes - 10 reps

4º mes - 8 reps

5º mes - 6 reps

6º mes - 5 reps

Assim nós trabalhamos 1 mes de resistência, para conseguirmos a resistencia necessaria para suportar os 3 meses seguintes de hipertrofia e esses 3 meses de hipertrofia servirão para nos preparar para aguentar os dois meses de força.

Tudo está inter-ligado.

Só assim conseguiremos atingir o rendimento máximo.

Moral da história: Volume de treino elevado no inicio, com intensidade baixa, para depois começarmos a subir a intensidade e diminuir o volume.

A minha dúvida aqui é a seguinte: você usa um macrociclo composto por três mesociclos nessa ordem: resistência - hipertrofia - força. No artigo que eu citei mais acima, o macrociclo sugerido teria quatro mesociclos nessa ordem: força - hipertrofia - definição - regeneração. Você não acha que seria mais natural esse último exemplo?! Pelo o que entendi, o que você chama de fase de resistência, já que tem um número alto de repetições (volume alto) e baixa intensidade, seria o mesmo que o artigo que citei chama de fase de definição (correto?!). Mas a fase de definição não viria justamente após a fase de hipertrofia?! Se não entendi mal, você inverteu essa ordem no seu treino. Pela descrição que você deu do seu treino, parece que o foco seria mais o desenvolvimento de força do que a hipertrofia em si, não?!

Postado
Se quiserem ler algo sobre periodização no treinamento com pesos, recomendo que façam o download do livro "Treinamento de força Consciente" do Bompa, uma das pessoas que mais percebe de periodização no mundo.

Abraço

Acho muito bom o livro, ja li e reli varias vezes..

Também o aconselho..

Quem quisér fazer o download dele ai vai o llink:

https://rapidshare.com/files/101347546/Trei...ciente.pdf.html

Postado
Saudações, Filipão!

Agradeço pelos esclarecimentos.

Agora, mais algumas dúvidas:

1 - Esse treino fullbody onde se treina todos os grupamentos musculares num mesmo dia, não seria algo volumoso demais?! O indivíduo não entraria facilmente em overtraining fazendo algo desse tipo?!

2 - Você citou que está fazendo a seguinte periodização no momento:

A minha dúvida aqui é a seguinte: você usa um macrociclo composto por três mesociclos nessa ordem: resistência - hipertrofia - força. No artigo que eu citei mais acima, o macrociclo sugerido teria quatro mesociclos nessa ordem: força - hipertrofia - definição - regeneração. Você não acha que seria mais natural esse último exemplo?! Pelo o que entendi, o que você chama de fase de resistência, já que tem um número alto de repetições (volume alto) e baixa intensidade, seria o mesmo que o artigo que citei chama de fase de definição (correto?!). Mas a fase de definição não viria justamente após a fase de hipertrofia?! Se não entendi mal, você inverteu essa ordem no seu treino. Pela descrição que você deu do seu treino, parece que o foco seria mais o desenvolvimento de força do que a hipertrofia em si, não?!

Olá Liouville!

Vamos então a suas dúvidas (boas dúvidas por sinal):

1 -

O indivíduo não entraria em overtraining, precisamente devido á periodização.

Ou seja, teriamos que ter um dia pesado, outro dia médio e outro leve, sem falar claro na 4ª semana de mês que serviria para regeneração, treinando leve.

E teriamos também, obviamente, que ter um volume de treino baixo, nos restringindo apenas a 1 ou 2 exercicios basicos por grupo muscular.

Não sei se você conhece o treino DFHT Treino de hipertrofia de Duplo Fator)??...é um treinamento muito interessante, em linhas gerais é um treino que usa apenas 3 ou 4 exercicios basicos (TerraAgachamento, Supino, Remada e Militar), podendo também serem incluídos uma rosca direta, paralelas e barra fixa. caso a pessoa assim o queira.

É também um Fullbody (2ª, 4ª 6ª), em que você faz o agachamento os 3 dias da semana (um dia pesado, outro médio e outro leve), faz o Terra e o Militar na 4ª feira e Supino e Remada ás 2ªs e 6ªs (um dia pesado, no outro médio)

Eu já fiz alguns mesociclos desse treino, é um treino que utiliza apenas as 5 reps, sendo portanto mais virado para força do que para hipertrofia, porém a hipertrofia também acontece (garanto) desde que se consuma bastantes calorias.

É um treino que utiliza também algumas formas de periodização, é composto por 2 mesociclos de 4 semanas cada.

Depois se estiver interessado, posso lhe explicar melhor.

2-

Primeiro de tudo, é importante que você perceba uma coisa: existem diversas formas de periodização, cabe ao indivíduo utilizar as que quiser, da forma que quiser e como achar melhor para ter os melhores resultados possíveis, de acordo com os seus objetivos.

Relativamente á minha escolha na seguinte ordem: "Resistência, Hipertrofia, Força", é o seguimento que penso ter os melhores resultados para quem quer hipertrofia.

Porque para ter os melhores resultados na hipertrofia o corpo precisa estar preparado para isso, precisa ter uma base de resistência, não só para conseguir o maior número de musculo, como também para evitar as lesões.

E para que o corpo suporte o mesociclo da força, ele precisa estar preparado para isso, precisa ter massa muscular suficiente (ganhado na fase de hipertrofia) e tendões, ligamentos e musculos igualmente bem preparados (ganhado na fase de resistência e hipertrofia).

A fase de regeneração que fala o texto, já é feita na última semana de cada mês, portanto acho totalmente desnecessário ter um mês inteiro visando só a regeneração, contando também, claro, que nunca iremos á falha muscular.

Começando pelo mesociclo da força, como indica o texto, o corpo não estará preparado, como já disse anteriormente e para além de não ter os melhores resultados a nível de hipertrofia, lesões sérias poderiam surgir.

Depois você pergunta: "Pela descrição que você deu do seu treino, parece que o foco seria mais o desenvolvimento de força do que a hipertrofia em si, não?!"

A resposta é não, por tudo o que disse anteriormente e porque se você reparar, nos 6 meses do macrociclo, 4 deles são virados para a hipertrofia (12-6, se contarmos o mês das 6 reps) e apenas 1 de resistência (15 reps) e 1 de força (5 reps).

Espero ter esclarecido suas dúvidas e caso tenha outras, por favor, diga.

Abraço

Postado

ai filipão e todos.

Resumindo tudo:

1-Como ficaria um treino de periodização pra quem vai fazer pela 1° vez?

exemplo: seria um mes força,1 mes 2 sem. hipertrofia,1 mes resistencia

2-Todos os treino junto dura + ou - 6 meses certo?

a-quando acabar começa tudo de novo?

obs.eu sei q cada pessoa reage diferente a cada tipo de treino,nao é como bolo qse passa a receita.

Por isso eu queria so abase do treino de periodização porq ate hoje eu so treinei hipertrofia.

Desde ja obrigado.

Postado

[quote]Acho muito bom o livro, ja li e reli varias vezes..
Também o aconselho..

Quem quisér fazer o download dele ai vai o llink:
[url="https://rapidshare.com/files/101347546/Trei...ciente.pdf.html"]https://rapidshare.com/files/101347546/Trei...ciente.pdf.html[/url][/quote]

Valeu pelo link Guilherme vo da uma estudada aqui tbm falowss!"!!!

Postado

vlw guilherme otimo post ja to baixando tbm

Mas so uma duvida ae galera, alguem consegue as revista SUPER TREINO ou MAN HEALTHS pra download ou site transcrita nao ?

Postado

Cara, Men's Health é um grande lixo, na minha opinião. É uma NOVA ou CLAUDIA para homens, é fitness, é ridícula...

Se quiser revista séria sobre o assunto, procure essas de bodybuilding mesmo, essa SUPER TREINO é? Não conheço...

Postado

Interessante !!!

Quer dizer que é preciso fazer 3 semanas aumentando os pesos e a ultimo com menos é ? Resumidamente.

Eu faço atualmente 3x7~8 em todas as séries,fazer 5x10 então é melhor ?

Me ajudem a montar um treino,basicamente eu quero ter bastante força muscular e resistência também,tipo aguentar fazer 50 flexões de braço estilo militar com uma mochila de 28kgs nas costas,o que é melhor para mim ? Falo em séries.

Muito bom o tópico.

Postado

Cada Post ridiculo vi aqui, jamais estilo de Periodização será melhor que o H.I.T em termo de hipertrofia, pois nunca vi isso em algum lugar ou uma prova concreta, q locura dizerem isso, a unica maneira de evoluir em todos espectos é SIM superando seus limites, peguem qualquer esporte, e podem notar que só vencem aqles que superam o Limite e o H.i.t busca essa essência, chegar a falha absoluta em 1 ou 2 séries sem haver a necessidade de mais séries(a pessoa sente na prática), e com poucos exerc. já é comprovado, que mais numeros de séries não qér dizer mais hipertrofia, mas causa mais risco de danos, e a Intensidade é o fator mais importante da Hipertrofia, analisando alguns casos, para que séries de resistencia se busco o máximo de hipertrofia sempre? se for p definir é caso diferente então q sabemos q no pre-contest fisiculturistas tem q diminuir a intensidade, mas para hipertrofia?JAMAIS.. Treino de Força, é apenas p força mesmo, pois Força não é seguido de hipertrofia no avançados, fisiculturistas são bem maiores que basistas(mesmo com alto % de fat), levantadores de pesos etc e levantam bem menos pesos, uma prova concreta a mais que isso?? Outros dizendo aqi q Fisiculturistas são os Teimosos ou desconhecidos..hahah..raxei de rir, será q os fisiculturistas são mesmo assim, ou pq sabem que a essencia é sempre buscar alcançar seus limites, tentando ultrapassar se superar sempre mais? o segundo é mais óbvio. Ronnie Coleman, Jay Cutler, Arnold, Mike e Ray Mentzer etc..poderiam ser ainda maiores e melhores se treinassem a periodização?acreditam realmente nisso?haha..como um outro exemplo da eficácia do H.I.T tem vários atletas de sucesso inclusive Dorian Yates!! Dizerem q 1 semana é undertraining msm p qm treina pesado ai complico!! nda have roq foi dito aqi, pior ainda quem disse q o HIT a pessoa fik estagnada depois de um tempo!! Aff..Mike Mentzer Dorian yates entao ñ foram maiores provas concreta s da eficacia do hit? qm disse isso nunca ouviu por acaso falar em váriaveis de alta intensidade, mudanças de treino, slipt, shocs p musculo e etc..?enfim, fico por aqi, impus o pouquíssimo menos de 5% do meu ponto de vista com alguns assuntos q li aqui..não vim aqui desmerecer tipo de treino algum, mas fikei meio de cara com algumas coisas ditas que não é verdade, falta de conhecimento ou ignorancia por parte de uns..muitos que dizem certas coisas são aqles q recorrem ao uma tonelada de bombas todo ano inteiro p fikarem grandes!

Postado

P qm se interessa em saber mais do HIT tem um pko do assunto na comunidade do Orkut..

[url="https://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=156656"]https://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=156656[/url]

inclusive o culturista campeão brasileiro Samuel Vieira e o Maior entendedor do assunto Hit do brasil: Claudio Schenker estão na Comu(que é Comu dle msm) aii acho q vão poder mudar um pko a mente tão desinformada de qm diz q o H.I.T ñ é um treino ideal, legitimado, apropriado p hipertrofia ou q estagnam com o tempo ou sei lá oq..q foram ditos aqi..

Flws

• 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...