MAIBOM Postado Abril 28, 2015 às 20:23 Postado Abril 28, 2015 às 20:23 Por que a cadeia respiratória (transferência de elétrons) é um sítio de competição na oxidação entre ácido graxo e carboidrato? Saintgraal reagiu a isso 1
surf Postado Abril 29, 2015 às 20:28 Postado Abril 29, 2015 às 20:28 Não deu pra entender a pergunta. Elabora melhor ela.
Linnie Postado Maio 20, 2015 às 23:33 Postado Maio 20, 2015 às 23:33 Bom a pergunta não ficou muito especifica, então não sei se minha resposta vai sanar a dúvida, mas vou tentar explicar de forma simples... O corpo faz a oxidação da moléculas para a separação dos átomos contidos nela, as moléculas de carboidrato costumam ser mais simples, geram ATP com mais facilidade e tem seus elétrons transportados e metabolizados com mais frequência por suas cadeias menores serem mais vantajosas, a isso, a oxidação lipídica depende de diversos outros processos, é muito mais difícil para o corpo transformar gordura em ATP do que carboidrato. Torna-se mais vantajosos empregar as enzimas que fazem os processos necessários na metabolização de uma molécula mais simples, o corpo sempre vai objetivar acumulo de energia, como é vantajosos visando isso acumular uma molécula que vai ser necessário maior esforço para síntese de energia e usar uma de disponibilidade mais acessível, o corpo prefere o uso de carboidrato ao de gordura. Claro há exceções, também tem que considerar os minerais presentes, quando há falta de algum mineral inorgânico, o corpo tende a dar prioridade para uma cadeia onde seja possível encontrar tal mineral. =) Não sei, mas acho que enrolei muito kkk Espero que tenha ajudado!
Este é um post popular. FabricioZanchetta Postado Julho 3, 2015 às 20:39 Este é um post popular. Postado Julho 3, 2015 às 20:39 (editado) Bom a pergunta não ficou muito especifica, então não sei se minha resposta vai sanar a dúvida, mas vou tentar explicar de forma simples... O corpo faz a oxidação da moléculas para a separação dos átomos contidos nela, as moléculas de carboidrato costumam ser mais simples, geram ATP com mais facilidade e tem seus elétrons transportados e metabolizados com mais frequência por suas cadeias menores serem mais vantajosas, a isso, a oxidação lipídica depende de diversos outros processos, é muito mais difícil para o corpo transformar gordura em ATP do que carboidrato. Torna-se mais vantajosos empregar as enzimas que fazem os processos necessários na metabolização de uma molécula mais simples, o corpo sempre vai objetivar acumulo de energia, como é vantajosos visando isso acumular uma molécula que vai ser necessário maior esforço para síntese de energia e usar uma de disponibilidade mais acessível, o corpo prefere o uso de carboidrato ao de gordura. Claro há exceções, também tem que considerar os minerais presentes, quando há falta de algum mineral inorgânico, o corpo tende a dar prioridade para uma cadeia onde seja possível encontrar tal mineral. =) Não sei, mas acho que enrolei muito kkk Espero que tenha ajudado! Meu deus, releia um livro de bioquímica básica. Parece papo de nutricionista que acha que entende bioquímica. Dá uma lida aqui, onde falo do processo de geração de energia pela mitocôndria. https://www.facebook.com/FabricioZanchettaCE/photos/a.775707029209594.1073741828.772752956171668/778675562246074/?type=1 A competição não ocorre na cadeia transportadora de elétrons, e sim ainda fora da mitocôndria pela carnitina palmitoil transferase. Em repouso utilizamos mais ácidos graxos pra geração de energia, porque um único ácido graxo pode gerar muito mais ATP que uma molécula de glicose. Em intensidades mais elevados a demanda pela energia é muito maior, e pra isso é preciso gerar energia mais rápido, neste caso a glicólise se torna prioridade, já que o processamento dela pra geração de acetil-coa é muito mais rápido que a quebra de um ácido graxo. É o chamado ciclo de randle, onde o acetil-coa proveniente da glicólise começa a utilizar a carnitina palmitoil transferase pra manter a cadeia respiratória dentro da mitocôndria. Dessa forma os receptores estão saturados com acetil-coa proveniente da glicólise, inibindo a lipólise. Acho que era sobre isso que tu queria saber. Editado Julho 3, 2015 às 20:40 por Covero Fabininja, Gabriel138, Eduardo90 e 3 outros reagiu a isso 6
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora