Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dores Na Lombar, Preocupado Com Os Treinos =\


césar_growup

Posts Recomendados

[1] Muito difícil ver alguém chegar aos 60 anos sem algum joelho zoado ou alguma articulação com artrose.

[2] Ossos "(e articulações)" do ofício.

[1] Concordo até certo ponto, porém tem ''Crossfiteiros'' aí com mais de 50 anos inclusive em competição, e conheço também diversos ''coroas'' aqui na minha cidade que pegam onda e tem na faixa dos 55 anos, até andam de skate. Por isso que digo, um atleta talvez não consiga porque a intensidade x volume x frequência é completamente diferente de uma pessoal normal, e por isso o desgaste é absurdo.

[2] A dúvida ainda ficou, segundo seu outro post, até mesmo então uma remada curvada ou até mesmo sentada vai me deixar com hérnia de disco apenas pelo fato de ter essa força em direção oposta aos meus braços???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Visitante usuario_excluido22s

[1] Rapaziada, quando eu venho aqui contribuir com algo, eu nao tiro da minha cabeca.

[2] Vamos `a epidemiologia, entao: estudos revelam que pelo menos 75% dos atletas olimpicos tem algum tipo de lesao severa na coluna. Cerca de 30% nao tem nenhum sintoma.

[3] Ja que mencionou crossfit, aqui vai: um outro estudo , em uma amostra de 130 praticantes de crossfit demonstrou que 74% possui algum tipo de lesao. A taxa estimada e' de 3 lesoes por 1000 horas de treino - chegando ate' 8 lesoes se considerarmos o intervalo de confianca superior.

[4] Nesse mesmo estudo, a lesao mais comum foi no ombro, seguindo de lesoes na coluna. E adivinha ... o levantamento terra foi o maior preditor de lesao na coluna.

[5] O grande problema e' o vies de selecao: quem se lesionou quando comecou o esporte provavelemente parou e nao pode ser estudado. Logo, essa porcentagem e' bem maior.

[6] Qualquer exercicio que coloque pressao nas costas aumentara muito a chance de hernia de disco. Sim, se realizar remada curvada por muitos anos com altas cargas tera, sem duvida, algum tipo de alteracao intervertebral, do tipo hernia de disco, embora possa ser completamente assintomatica.

Referencia para o estudo sobre crossfit:

1. Hak PT, Hodzovic E, Hickey B. The nature and prevalence of injury during CrossFit training. J Strength Cond Res. 2013 Nov 22.

Disponivel aqui:

http://romanoroberts.com.mx/wp-content/uploads/2013/11/The_nature_and_prevalence_of_injury_during.97557.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[1] Rapaziada, quando eu venho aqui contribuir com algo, eu nao tiro da minha cabeca.

[2] Vamos `a epidemiologia, entao: estudos revelam que pelo menos 75% dos atletas olimpicos tem algum tipo de lesao severa na coluna. Cerca de 30% nao tem nenhum sintoma.

[3] Ja que mencionou crossfit, aqui vai: um outro estudo , em uma amostra de 130 praticantes de crossfit demonstrou que 74% possui algum tipo de lesao. A taxa estimada e' de 3 lesoes por 1000 horas de treino - chegando ate' 8 lesoes se considerarmos o intervalo de confianca superior.

[4] Nesse mesmo estudo, a lesao mais comum foi no ombro, seguindo de lesoes na coluna. E adivinha ... o levantamento terra foi o maior preditor de lesao na coluna.

[5] O grande problema e' o vies de selecao: quem se lesionou quando comecou o esporte provavelemente parou e nao pode ser estudado. Logo, essa porcentagem e' bem maior.

[6] Qualquer exercicio que coloque pressao nas costas aumentara muito a chance de hernia de disco. Sim, se realizar remada curvada por muitos anos com altas cargas tera, sem duvida, algum tipo de alteracao intervertebral, do tipo hernia de disco, embora possa ser completamente assintomatica.

 

 

Referencia para o estudo sobre crossfit:

 

1. Hak PT, Hodzovic E, Hickey B. The nature and prevalence of injury during CrossFit training. J Strength Cond Res. 2013 Nov 22.

 

Disponivel aqui:

http://romanoroberts.com.mx/wp-content/uploads/2013/11/The_nature_and_prevalence_of_injury_during.97557.pdf

Vou dar uma olhada com atenção nesses estudos, mas parece ser bem interessante.

Der, com todo respeito, vc deixou de fazer levantamento terra depois de ter essas informações? Seu treino mudou bastante com esse tipo de alteração? Qual sua opinião Pessoal a respeito disso?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo Der, mas como eu disse, ATLETA é incomparável com pessoas normais, o volume x intensidade x frequência dos treinos são absurdos, pegue o próprio Rich Froning que faz 3 baterias de treinos diários, ou então algum atleta de MMA que treina 8 horas por dia, isso é simplesmente fora do normal, é claro que a chance de lesão é altíssima, tanto é que os números comprovam isso.

Mas em relação à pessoas normais, sabendo dosar essas 3 variáveis que falei, acho que não é bem assim ''fez terra desenvolveu hernia''... Agachamento por exemplo, é um movimento tão natural, que nós quando criança agachamos milhões de vezes, e nem por isso tivemos problemas....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essa dor por acaso irradia para alguma das pernas?

tive hérnia man, foram 60 dias parados (me auto-tratei) recomendaria ir ao médico mas cmo ele não pediu exame e espero que tenha feito uma boa anamnese e exame fisico vamos descartar a hérnia...

usaria (de início) salompas (ou outro do genero) adesivo e colocaria sob o local, 2 ou 3x ao dia dsdn ou tsd por uma semana até parar.

Nessa semana eu não treinaria tb, ou então treine mas tire terra, agacho e remada curvada.

daí cessando a dor, na outra semana voltaria aos treinos e não usaria mais o salompas.

daí

Se a dor sair após uma semana sem fazer os exercícios, e ao voltar a fazer os exercícios voltar, tenha certeza de que esta fazendo certo.

Se estiver 100% certo de que ta tudo ok na execução, considere fazer um exame de imagem.

vc operou ou pensa em operar ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_deletado325

Fiquei interessado sobre a relação entre a Hérnia de Disco e a prática de exercícios de Levantamento de Pesos. Acho que acabei lendo uns 20 artigos ou mais, e acabei tirando algumas conclusões sobre o tema:

[1] O treinamento de força tem sido contraindicado para pacientes com problemas ósteoarticulares e portadores de discopatias. Acredita-se que os discos intervertebrais sejam submetidos a sobrecargas exageradas quando o corpo é submetido ao levantamento de pesos. Entretanto, exercícios de força tem sido indicados em programas de reabilitação, devido às adaptações neuromusculares obtidas com o treinamento. Essas adaptações incluem a melhora na coordenação de movimentos e a hipertrofia muscular. O uso de exercícios para o tratamento de lombalgias e discopatias resulta em maior eficiência na reabilitação, com enfoque na variação da freqüência, duração e intensidade dos exercícios [4, 6]. Resultados positivos em relação as lombalgias foram encontrados em estudos que utilizaram programas de treinamento de força muscular. Exercícios de fortalecimento muscular têm sido indicados na reabilitação de doenças degenerativas discais.

http://www2.rc.unesp.br/eventos/educacao_fisica/biomecanica2007/upload/81-1-A-Torma_et_al_CBB2007a.pdf

[2] Os números citados pela literatura são assustadores, cerca de 80% da população geral sofrerão dores nas costas, porém apenas 2-3% sofrerão dor ciática (AN - 1995).

Já a dor lombar em população de atletas é bastante comum em levantadores de peso (...)

A coluna lombar tem a características de suportar uma carga extremamente alta, devido a superposição do peso do corpo com forças adicionais como levantamento de pesos e outras atividades que envolvem forças de potentes grupos musculares.As vértebras lombares são as mais freqüentemente envolvidas nos processos dolorosos; por suportarem a maior da carga do corpo.

Os principais fatores envolvidos na "síndrome da dor lombar" são a fraqueza muscular, principalmente na região adbominal e a baixa flexibilidade articular no dorso e nos membros inferiores. Os exercícios de força e flexibilidade são comumente prescritos para prevenir e reabilitar um indivíduo com esta patologia (KATCH - 1996).

A utilização de exercícios contra resistência, se realizado de forma adequada, tal treinamento proporciona um excelente meio de fortalecimento dos músculos do abdome e da região lombar, de modo a sustentar e proteger a coluna vertebral. Entretanto, como freqüentemente ocorre, muitos indivíduos que tentam ganhar força muito rapidamente podem realizar exercícios de forma errada como resultado grupos musculares adicionais são recrutados, a coluna vertebral é alinhada de forma inadequada, principalmente com arqueamento da região lombar, o que coloca uma sobrecarga nessa região. Um exercício a princípio simples, como um abdominal se feito inadequadamente com os membros inferiores estendidos, a região lombar arqueada e a cabeça para trás, pode impor uma sobrecarga muito grande à região lombar (abdominais

devem ser sempre realizados com os joelhos flexionados e o queixo no peito). Exercícios de extensão ou flexão de braços com pesos, se realizados com hiperextensão excessiva da região lombar, podem causar uma sobrecarga muscular ou pressão na coluna vertebral, podendo desencadear dor lombar (KATCH - 1996).

Determinados tipos de exercícios só podem ser realizados quando o aluno já tiver um bom tonus da musculatura abdominal e uma postura já corrigida, para que não haja sobrecarga na coluna.

http://files.adrianobelem.webnode.com.br/200000144-5c4145cbdf/causas-de-lombalgia-em-grupos-de-pessoas-sedentarias-e-praticantes-de-atividades-fisicas.pdf

[3] Apesar de numerosas causas e fatores de risco que estão relacionados com a lombalgia, vários pesquisadores a caracterizam como uma doença de pessoas com vida sedentária; a inatividade física estaria relacionada direta ou indiretamente com dores na coluna; a maior parte da atenção dirige-se a considerá-la um subproduto da combinação da aptidão músculo-esquelética deficiente e uma ocupação que force essa região.

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-86922001000400004&script=sci_arttext

[4] A hérnia de disco surge como resultado de diversos pequenos traumas na coluna que vão, com o passar do tempo, lesando as estruturas do disco intervertebral, ou pode acontecer como conseqüência de um trauma severo sobre a coluna. A hérnia de disco surge quando o núcleo do disco intervertebral migra de seu local, no centro do disco para a periferia, em direção ao canal medular ou nos espaços por onde saem as raízes nervosas, levando à compressão das raízes nervosas.

http://www.portalsaudebrasil.com/artigospsb/reumato094.pdf

[5] Existem muitas razões pelas quais os Powerlifts e os Levantadores Olímpicos e estão associados com alta incidência de lesões nas costas.

Lesões dorsais em si mesmos, ocorrem através de três mecanismos básicos de acordo com Watkins e Dillin (1990):

-de compressão de carga ou peso para a coluna,

-binário de rotação, que pode resultar em várias forças de cisalhamento;

- tensão de tração produzidos através de excessiva movimento na coluna vertebral.

O risco de lesão para levantadores de peso é em média 2,6 lesões para cada 1000 horas de treino. Bem abaixo do que a média de outros espostes.

http://www.highintensitynation.com/wp-content/uploads/2011/06/Olympic-Lifts-and-Injuries-by-Dan-Geraci.pdf

Minhas Conclusões ( isto é o que eu acho, não tome como verdade absoluta):

A - O sedentarismo é uma das principais causas de hérnia de disco.

B - Fortalecer a Lombar elimina os sintomas.

C - Executar o Deadlift com a coluna curvada vai causar lesão, inevitavelmente.

D - Mesmo com uma execução e postura correta, altas cargas proporcionam sobrepressão na coluna. Isto pode gerar hérnia de disco.

E - TODOS eventualmente executam exercícios biodinamicamente de maneira errada. Seja um iniciante, avançado ou até mesmo atletas com treinadores. Neste caso, a lesão é questão de sorte!

F - Para evitar lesões o Deadlift deve ter uma progressão de carga bem lenta. Eu faço 5X6X2BW no Deadlift, não tenho hérnia de disco ( tenho radiografias). A genética e a morfologia individual tem papel importante para o desenvolvimento de hérnia de disco

G - Muitos PL tem hérnia de disco e nem sabem.

H- Hérnia de disco é para sempre, mas não é o fim do mundo

I- Nunca vou parar de fazer Deadlift, mesmo com o risco associado.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhem este vídeo, da para perceber duas coisas. 1º o shape excelente do Coleman parece que até essa época ele se dedicava somente a treinos de força, shape fantástico, mas a anos luz do seu auge do bb quando então logicamente faz uso de treinos de high reps. Outro ponto que tem relação com o tópico é o vovozinho fazendo deadlift após o coleman, chuto que ele tem no mínimo uns 75 anos. Existem estudos que demonstram a chance maior de lesão para quem é sedentário, do que para alguém que treina com cargas altas.

http://www.youtube.com/watch?v=BuzeyFIYMSM

Editado por Leonciu
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agachar é normal.

Agachar com 200kg nas costas não é normal.

Sei que o Der manja bagarai e não ia falar só por falar (como muitos fazem aqui no fórum).

Exatamente por isso que fiquei com medo.

Se puder nos fazer a gentileza de explicar um pouco melhor essa relação, só para ver até que ponto é realmente prejudicial.

Mas e aí, comofas?

Parar de fazer o terra ou reduzir a frequência?

Foi o que eu quis dizer, uma coisa é um treino ''normal'', outra coisa é um treino de um atleta profissional... pergunto a você, você treina com 200kg nas costas? Eu to longe disso rsrs

Fiquei interessado sobre a relação entre a Hérnia de Disco e a prática de exercícios de Levantamento de Pesos. Acho que acabei lendo uns 20 artigos ou mais, e acabei tirando algumas conclusões sobre o tema:

[1] O treinamento de força tem sido contraindicado para pacientes com problemas ósteoarticulares e portadores de discopatias. Acredita-se que os discos intervertebrais sejam submetidos a sobrecargas exageradas quando o corpo é submetido ao levantamento de pesos. Entretanto, exercícios de força tem sido indicados em programas de reabilitação, devido às adaptações neuromusculares obtidas com o treinamento. Essas adaptações incluem a melhora na coordenação de movimentos e a hipertrofia muscular. O uso de exercícios para o tratamento de lombalgias e discopatias resulta em maior eficiência na reabilitação, com enfoque na variação da freqüência, duração e intensidade dos exercícios [4, 6]. Resultados positivos em relação as lombalgias foram encontrados em estudos que utilizaram programas de treinamento de força muscular. Exercícios de fortalecimento muscular têm sido indicados na reabilitação de doenças degenerativas discais.

http://www2.rc.unesp.br/eventos/educacao_fisica/biomecanica2007/upload/81-1-A-Torma_et_al_CBB2007a.pdf

[2] Os números citados pela literatura são assustadores, cerca de 80% da população geral sofrerão dores nas costas, porém apenas 2-3% sofrerão dor ciática (AN - 1995).

Já a dor lombar em população de atletas é bastante comum em levantadores de peso (...)

A coluna lombar tem a características de suportar uma carga extremamente alta, devido a superposição do peso do corpo com forças adicionais como levantamento de pesos e outras atividades que envolvem forças de potentes grupos musculares.As vértebras lombares são as mais freqüentemente envolvidas nos processos dolorosos; por suportarem a maior da carga do corpo.

Os principais fatores envolvidos na "síndrome da dor lombar" são a fraqueza muscular, principalmente na região adbominal e a baixa flexibilidade articular no dorso e nos membros inferiores. Os exercícios de força e flexibilidade são comumente prescritos para prevenir e reabilitar um indivíduo com esta patologia (KATCH - 1996).

A utilização de exercícios contra resistência, se realizado de forma adequada, tal treinamento proporciona um excelente meio de fortalecimento dos músculos do abdome e da região lombar, de modo a sustentar e proteger a coluna vertebral. Entretanto, como freqüentemente ocorre, muitos indivíduos que tentam ganhar força muito rapidamente podem realizar exercícios de forma errada como resultado grupos musculares adicionais são recrutados, a coluna vertebral é alinhada de forma inadequada, principalmente com arqueamento da região lombar, o que coloca uma sobrecarga nessa região. Um exercício a princípio simples, como um abdominal se feito inadequadamente com os membros inferiores estendidos, a região lombar arqueada e a cabeça para trás, pode impor uma sobrecarga muito grande à região lombar (abdominais

devem ser sempre realizados com os joelhos flexionados e o queixo no peito). Exercícios de extensão ou flexão de braços com pesos, se realizados com hiperextensão excessiva da região lombar, podem causar uma sobrecarga muscular ou pressão na coluna vertebral, podendo desencadear dor lombar (KATCH - 1996).

Determinados tipos de exercícios só podem ser realizados quando o aluno já tiver um bom tonus da musculatura abdominal e uma postura já corrigida, para que não haja sobrecarga na coluna.

http://files.adrianobelem.webnode.com.br/200000144-5c4145cbdf/causas-de-lombalgia-em-grupos-de-pessoas-sedentarias-e-praticantes-de-atividades-fisicas.pdf

[3] Apesar de numerosas causas e fatores de risco que estão relacionados com a lombalgia, vários pesquisadores a caracterizam como uma doença de pessoas com vida sedentária; a inatividade física estaria relacionada direta ou indiretamente com dores na coluna; a maior parte da atenção dirige-se a considerá-la um subproduto da combinação da aptidão músculo-esquelética deficiente e uma ocupação que force essa região.

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-86922001000400004&script=sci_arttext

[4] A hérnia de disco surge como resultado de diversos pequenos traumas na coluna que vão, com o passar do tempo, lesando as estruturas do disco intervertebral, ou pode acontecer como conseqüência de um trauma severo sobre a coluna. A hérnia de disco surge quando o núcleo do disco intervertebral migra de seu local, no centro do disco para a periferia, em direção ao canal medular ou nos espaços por onde saem as raízes nervosas, levando à compressão das raízes nervosas.

http://www.portalsaudebrasil.com/artigospsb/reumato094.pdf

[5] Existem muitas razões pelas quais os Powerlifts e os Levantadores Olímpicos e estão associados com alta incidência de lesões nas costas.

Lesões dorsais em si mesmos, ocorrem através de três mecanismos básicos de acordo com Watkins e Dillin (1990):

-de compressão de carga ou peso para a coluna,

-binário de rotação, que pode resultar em várias forças de cisalhamento;

- tensão de tração produzidos através de excessiva movimento na coluna vertebral.

O risco de lesão para levantadores de peso é em média 2,6 lesões para cada 1000 horas de treino. Bem abaixo do que a média de outros espostes.

http://www.highintensitynation.com/wp-content/uploads/2011/06/Olympic-Lifts-and-Injuries-by-Dan-Geraci.pdf

Minhas Conclusões ( isto é o que eu acho, não tome como verdade absoluta):

A - O sedentarismo é uma das principais causas de hérnia de disco.

B - Fortalecer a Lombar elimina os sintomas.

C - Executar o Deadlift com a coluna curvada vai causar lesão, inevitavelmente.

D - Mesmo com uma execução e postura correta, altas cargas proporcionam sobrepressão na coluna. Isto pode gerar hérnia de disco.

E - TODOS eventualmente executam exercícios biodinamicamente de maneira errada. Seja um iniciante, avançado ou até mesmo atletas com treinadores. Neste caso, a lesão é questão de sorte!

F - Para evitar lesões o Deadlift deve ter uma progressão de carga bem lenta. Eu faço 5X6X2BW no Deadlift, não tenho hérnia de disco ( tenho radiografias). A genética e a morfologia individual tem papel importante para o desenvolvimento de hérnia de disco

G - Muitos PL tem hérnia de disco e nem sabem.

H- Hérnia de disco é para sempre, mas não é o fim do mundo

I- Nunca vou parar de fazer Deadlift, mesmo com o risco associado.

Abraços.

Legal sua pesquisa...permita-me opinar:

[1] obviamente sedentários tendem a ter problemas, tanto por postura ruim ou algum movimento brusco de emergência que acaba rolando e o corpo não tem estrutura pra enfrentar. Cito um exemplo de um amigo sedentário que abaixou pra pegar a carteira que caiu no chão e ficou travado de cócoras por mais de um dia....isso não significa que treinar não trás lesões, apenas que é melhor treinar do que não treinar, isso é fato.

[2] Grande parte desses problemas são realmente por realização errado do movimento e sobrecarga (cuidado com esses programas de progressão de carga), onde um indivíduo iniciante que mal sabe fazer levantamento terra já quer colocar 2 pesos corporais. Eu mesmo comecei treinando só com a barra e fiquei assim me filmando mais de 1 mês, só depois adicionei peso, hoje em dia minha RM chega perto de 2 pesos corporais , mas nem pretendo subir tanto, não sou atleta.

[5] Repito, a chance de atleta ter esse tipo de lesão é muito maior, visto o abuso da intensidade x frequência x volume dos treinos.

[1] O Coleman tem pelo menos 4 cirurgias da coluna.

Ele tá longe de ser uma pessoa normal como nós que vamos na academia e fazemos um treino normal. O cara era atleta desde novo, imagina a relação intensidade x volume x frequência ( com o abuso das drogas) que ele realizava? Ah se fôssemos pensar assim , todo mundo que joga futebol vai ter problemas de joelho, todo mundo que surfa vai ter problema de ombro e coluna, etc... Não acho que é bem por aí, tem que saber dosar as coisas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...