Ir para conteúdo
  • Cadastre-se


Nico

Posts Recomendados

Olá!

Pessoal, procurando sobre alguns equipamentos caseiros, acabei vendo essa história em um post do Ross Enamait em seu blog. Dei uma pesquisada e consegui mais informações e então decidi tentar traduzi-lás google help e adaptar para compartilhar. Uma vez que não existem mais desculpas para não treinar, que normalmente ouvimos e são as mais fúteis possíveis, vamos ver este lado da história e dar mais valor e agradecer pelo que já temos. :mario:

The Kampala Boxing Club

Sonhos de uma vida melhor

9-Uganda-Kampala-Boxing-Club.jpg

Kampala é a capital e maior cidade do Uganda (África). Com cerca de 1,5 milhões de habitantes, considerado um país parcialmente pobre que dispõe da agricultura a maior parte de sua economia.

Não é visível da rua, em um porão escondido sob as arquibancadas do velho Estádio Nakivubu, ao longo da estrada lotada de Kafumbe Mukasa, paredes despojadas e cobertas de mofo, luzes sem muito brilho em um teto com umidade, inchado e suado, assim é o clube de boxe de Kampala, a arena de boxe mais antiga e prestigiada do Uganda ativa desde 1951 e ainda em funcionamento.

boxing_club_kampala_007.jpg

No KBC, os melhores pugilistas em Uganda treinam. Esta caverna, que envolto na iluminação fraca, treinou atletas a nível internacional. Alguns são de calibre de Kassim Ouma e John Mugabi "The Beast", dois médios de ex-campeões mundiais e Mustapha Wasaja, vencedores do ouro olímpico em 1974.

Há cerca de 200 pugilistas de todas as idades e categorias e todos os dias, divididas em três equipes. Eles usam suas luvas de boxe enrugadas e gastas cada dia para começar a viver seus sonhos de se tornar boxeadores profissionais. Eles devem ser capazes de vencer suas partidas difíceis para desfrutar de uma vida útil em Uganda, um país cheio de pobreza e que não tem oportunidades para estes jovens, homens e mulheres.

Estes lutadores são pais com as famílias, podem ser estudantes universitários que não conseguiram terminar seus estudos, porque seus pais não poderiam pagá-lo. Então, muitos vivem em atividades irregulares e intensas, muitos têm empregos e são mal pagos. Alguns são empregados em um banco local ou detentores de tenda, ricos ou pobres, cristãos e muçulmanos, eles são todos iguais, uma vez que eles cruzam o limiar do clube de boxe de Kampala. Embora todos eles têm diferenças, todos vêem os mesmos sonhos.

dc_year_end17.jpg?w=940&h=651

Encontrei-me com o atendente da loja Daniel Akwero, 22 anos de idade, em uma loja de pequeno porte na estrada de Kampala. Ele me disse que ganha muito pouco a cada semana, mal o suficiente para pagar o aluguel da sala e alugar onde vive com sua esposa e dois filhos. Ele me disse que, se ele for bem sucedido em se tornar um boxeador profissional, tudo mudaria para ele e sua família.

Sob a orientação dos treinadores, Edwin Mosley e Hassan Mohamed (médio), muitos destes pugilistas passam por duros treinamentos a cada dia, a fim de preparar-se para uma luta que poderia mudar suas vidas.

Sua formação é ainda mais difícil nesta cidade pobre. Eles não têm o benefício de um equipamento especial, o mais recente em técnicas de combate, programas de computador e câmeras para ajudá-los a melhorar suas técnicas.

Não há treinadores pessoais, nada mais do que alguns sacos de pano pelúcia velhos e pneus de automóveis usados que eles devem usar para lançar seus golpes poderosos. Essas peças desgastadas e cansadas de equipamentos devem continuar a tomar esses golpes, destes sonhadores que, em muitos casos usam para desabafar sua raiva e ajudá-los a esquecer seu cotidiano por algumas horas neste mundo de sonhos que foi erguido com deslocamento de bancos de madeira em torno do ringue de boxe.

Seu sonho termina cada dia quando remover suas luvas de boxe e voltar para a realidade da vida na selva de Kampala. Seus sonhos terminam para o dia e vão começar de novo amanhã.

O vídeo a seguir apresenta um conjunto de fotos do clube e partes do treinamento que vivenciam:

Sessão de fotografias do ginásio de boxe de Kampala (menu inferior a esquerda > Kampala Boxing Club)

Este outro vídeo é mais longo e possui rotinas de treinamentos:

Como você verá nos vídeos, o clube de boxe de Kampala prospera no básico. Você não vai encontrar qualquer equipamento de ponta. O que você vai encontrar no entanto são vários atletas de trabalho duro, bem treinados com sonhos de se tornar Campeões do mundo.

E enquanto esses sonhos podem parecer muito impossíveis, tais realizações são nada de novo para o ginásio. Apesar de anos de dificuldades econômicas, este pequeno ginásio tem continuado a produzir classe mundial lutadores amadores e profissionais. Alguns dos nomes mais notáveis do passado incluem Campeões do mundo antigo Ayub Kalule (que eventualmente perdeu seu título para Sugar Ray Leonard) e Cornelius Boza Edwards. Moustapha Wassajja foi outro destaque amador que eventualmente lutou pelo título meio-pesado como um profissional. Ele fracassou em sua tentativa de destronar o campeão mundial Michael Spinks (que se tornou campeão de pesos-pesados antes de perder para Mike Tyson).

Como é demonstrado muitas vezes, equipamento não faz o atleta. Lutadores vem durante muito tempo prosperando com exercícios minimalistas. Aqueles que culpam a falta de equipamentos para suas próprias falhas estão faltando mais do que o equipamento. A busca incessante para melhorar não é encontrada dentro de um pedaço de ferro. Vem de dentro e faz o máximo de tudo o que está disponível.

A história tem mostrado repetidamente que os campeões podem ser produzidos com nada, mas o básico. Aqueles que sugerem o contrário são grosseiramente mal informados. Uma olhadinha dentro do clube de boxe de Kampala é toda a prova que necessita.

10-Uganda-Kampala-Boxing-Club.jpg

**************************************************

Fontes:

Ross Enamait

Damiano Rossi

Sean Kernan

Google Tradutor e Wikipedia (dados da região hehe)

Editado por Nico
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Visitante usuario_deletado343434

Contribuição inestimável Nico B)

Sou grande fã do Dinossaur training, um homem para se tornar muito forte não precisa mais que os básicos, fechar a cara e uma caverna. Artigo muito motivacional e um tapa na cara da realidade que também acontece no Brasil.

Por tudo isso que não piso mais em academia de playboy.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja tinha lido algo por cima sobre isso por conta do Kalule, que era um monstro em uma época q ainda pode se chamar era de ouro do boxe.

Tanto é que não foi qualquer um que tirou sua ivencibilidade, O S.R. LEONARD tirou sua ivencibilidade.

Mesmo o Kalule tendo baseado a sua carreira toda na Dinamarca, não deixa de ser considerado uma cria da casa (Kampala), motivo de orgulho pra eles.

Muito foda mesmo essa história de vida da Kampala Boxing, mas se andarem por aqui mesmo pelo Brasil, encontrarão histórias semelhantes.

Editado por Wallking
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

porra, muito foda

contribuição de ouro!

take my like!

Valeu SG! :thumbsup_still:

Contribuição inestimável Nico B)

Sou grande fã do Dinossaur training, um homem para se tornar muito forte não precisa mais que os básicos, fechar a cara e uma caverna. Artigo muito motivacional e um tapa na cara da realidade que também acontece no Brasil.

Por tudo isso que não piso mais em academia de playboy.

Abraço.

Bah véio essa é a real! Estou louco para ir arrumando as coisas em casa e montar minha cave!

Valeu!!!

Ja tinha lido algo por cima sobre isso por conta do Kalule, que era um monstro em uma época q ainda pode se chamar era de ouro do boxe.

Tanto é que não foi qualquer um que tirou sua ivencibilidade, O S.R. LEONARD tirou sua ivencibilidade.

Mesmo o Kalule tendo baseado a sua carreira toda na Dinamarca, não deixa de ser considerado uma cria da casa (Kampala), motivo de orgulho pra eles.

Muito foda mesmo essa história de vida da Kampala Boxing, mas se andarem por aqui mesmo pelo Brasil, encontrarão histórias semelhantes.

Pior Walking, eu tinha visto em um blog uma história parecida aqui em SP! Um problema da maioria da sociedade é olhar estes gym's e pensar o contrário, que por serem precários não teram culião suficiente para lhe treinar, a real é que a cultura é essa e o pré-julgamento é sempre imponente.

Eis a matéria de um fotógrafo espanhol:

Seu próprio pior inimigo no boxe

Em algumas das minhas viagens primeiras em torno de São Paulo, depois de se mudar daqui, eu peguei vislumbres da vida sob muitos viadutos de auto-estrada da cidade, se era de pessoas armazenando resíduos recicláveis ou mesmo vivendo sob as pontes. Trata-se minha itinerância de excursões na cidade como "viagens", porque esta enorme cidade de quase 20 milhões de habitantes é um mundo em si.

ND772_BOXING-05_MG_4018.jpg

Um dia, como eu gradualmente estava aumentando meu alcance geográfico e conhecimento da minha nova cidade, avistei pessoas praticando esportes debaixo de uma ponte. Foi uma breve vista mas tempo suficiente para registrar em minha mente. Então quando eu li logo depois sobre uma escola de boxe sob um viaduto e fui encontrá-lo, percebi imediatamente que foi o mesmo que eu tinha visto naquele dia.

ND773_BOXING-06_MG_4029.jpg

ND787_BOXING-20_MG_78101.jpg

Debaixo da ponte, conheci o prof. ex-pugilista Nilson Garrido, fundador e proprietário da escola. Há seis anos Garrido iniciou um projeto em que ele criou diversas academias de boxe sob viadutos de São Paulo. Seu objetivo era levar o esporte para a população pobre e marginalizada. Entretanto, o projeto atraiu outras pessoas que começaram a contribuir a uma pequena taxa mensal para o uso do ginásio.

ND794_BOXING-27_MG_10391.jpg

As academias de boxe de Garrido adotam equipamentos de treino primitivos que desenvolveram-se durante seus anos como treinador; recipientes de plástico transformado em sacos de pancadas, rochas pesadas utilizados para levantamento de peso e exercícios abdominais, eixos do motor de veículos para barras de exercícios, pneus de caminhão como pesos para o treinamento de resistência.

ND797_BOXING-01_MG_30991.jpg

ND770_BOXING-03_MG_3340.jpg

ND771_BOXING-04_MG_3567.jpg

Hoje Garrido gerencia e vive na Academia sob o viaduto Alcantara Machado, a parte que recebe doações dos mais modernos equipamentos de esportes, e onde eles estão desenvolvendo outras atividades além do boxe, como ginástica, patinação e ciclismo. O anel situa-se sob um ponto de viaduto que funciona como um parque de estacionamento.

ND783_BOXING-16_MG_3152.jpg

Um dia, enquanto eu me sentei ringue esperando a chegada de atletas, Gorila e Talento aparecem. Esses são os apelidos de duas pessoas normais, simples, que praticamente vivem lá com sua enorme vontade de crescer como pugilistas. Conforme conversávamos eles me perguntaram se eu sabia de quem poderia tratá-los de "vitaminas", eles queriam se referir as bebidas energéticas (repositores) e protéicas comumente usadas pelos boxeadores e levantadores de peso. Eu pensei que eles estavam falando sobre frutas e sumos de vegetais, então levei-os para fora para um posto nas proximidades para beber um. Um suco rapidamente virou um hábito diário durante os seus intervalos de treinamento. Que era o momento perfeito para eles para me dizer sobre sua vida pessoal, seus filhos e a sustentação de criança, que eles estavam pagando com seus miseros rendimentos.

ND774_BOXING-07_MG_1088.jpg

O esforço desses atletas com os métodos de treinamento primitivo é fascinante. Eu podia sentir a fadiga resultante do seu esforço incrível, seus corpos suando e seus solavancos de adrenalina. Com o passar dos dias me dei conta que economicamente, essas pessoas eram verdadeiramente necessitadas, e que era sorte ter este lugar para prática de esportes e ser capaz de realizar o sonho de se tornar pugilistas.

ND769_BOXING-02_MG_3183.jpg

Outros cuja situação me tocou foram um estudante chamado Laercio e seu treinador Mauricio. Laercio quase nunca falou, mas quando Mauricio chegou tiveram longas conversas antes e durante a sessão.

ND788_BOXING-21_MG_2037.jpg

Um dia eu coloquei minha câmera para baixo do ringue e passei o tempo ouvindo-os com cuidado. Laercio chegou para treinar e Mauricio disparou uma pergunta para ele.

"O que é a maior conquista"?

Laercio olhou para ele sem responder, então Mauricio respondeu sua própria pergunta.

"O controle de suas emoções", disse ele.

Laercio nunca parou de olhar para seu mentor, que continuou as perguntas.

"Quem é seu maior adversário?"

Mais silêncio.

"Nós, nós mesmos," respondeu Mauricio. "Treinamento é o nosso melhor remédio. Este é o presente. O futuro está na nossa imaginação."

Silêncio novamente e Mauricio disse, "Começar com o espelho e confrontar-se primeiro." Foi quando eu percebi que frases do Mauricio não eram apenas sobre esporte, mas um pouco sobre o treinamento para a própria vida.

ND786_BOXING-19_MG_7584.jpg

Olhei para minha câmera deitada na lateral do anel e começaram a compará-lo com espelho do Mauricio. Perguntei-me, "Utilizo minha câmera para apresentar meus temas, ou para representá-los?"

Coloquei o texto também, mas as imagens podem exemplificar tudo. Que também existe aqui no Brasil, infelizmente estas atitudes não são ou mal são noticiadas pela mídia.

Fonte:

Nacho Doce

Editado por Nico
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pior Walking, eu tinha visto em um blog uma história parecida aqui em SP! Um problema da maioria da sociedade é olhar estes gym's e pensar o contrário, que por serem precários não teram culião suficiente para lhe treinar, a real é que a cultura é essa e o pré-julgamento é sempre imponente.

Eis a matéria de um fotógrafo espanhol:

Seu próprio pior inimigo no boxe

Em algumas das minhas viagens primeiras em torno de São Paulo, depois de se mudar daqui, eu peguei vislumbres da vida sob muitos viadutos de auto-estrada da cidade, se era de pessoas armazenando resíduos recicláveis ou mesmo vivendo sob as pontes. Trata-se minha itinerância de excursões na cidade como "viagens", porque esta enorme cidade de quase 20 milhões de habitantes é um mundo em si.

ND772_BOXING-05_MG_4018.jpg

Um dia, como eu gradualmente estava aumentando meu alcance geográfico e conhecimento da minha nova cidade, avistei pessoas praticando esportes debaixo de uma ponte. Foi uma breve vista mas tempo suficiente para registrar em minha mente. Então quando eu li logo depois sobre uma escola de boxe sob um viaduto e fui encontrá-lo, percebi imediatamente que foi o mesmo que eu tinha visto naquele dia.

ND773_BOXING-06_MG_4029.jpg

ND787_BOXING-20_MG_78101.jpg

Debaixo da ponte, conheci o prof. ex-pugilista Nilson Garrido, fundador e proprietário da escola. Há seis anos Garrido iniciou um projeto em que ele criou diversas academias de boxe sob viadutos de São Paulo. Seu objetivo era levar o esporte para a população pobre e marginalizada. Entretanto, o projeto atraiu outras pessoas que começaram a contribuir a uma pequena taxa mensal para o uso do ginásio.

ND794_BOXING-27_MG_10391.jpg

As academias de boxe de Garrido adotam equipamentos de treino primitivos que desenvolveram-se durante seus anos como treinador; recipientes de plástico transformado em sacos de pancadas, rochas pesadas utilizados para levantamento de peso e exercícios abdominais, eixos do motor de veículos para barras de exercícios, pneus de caminhão como pesos para o treinamento de resistência.

ND797_BOXING-01_MG_30991.jpg

ND770_BOXING-03_MG_3340.jpg

ND771_BOXING-04_MG_3567.jpg

Hoje Garrido gerencia e vive na Academia sob o viaduto Alcantara Machado, a parte que recebe doações dos mais modernos equipamentos de esportes, e onde eles estão desenvolvendo outras atividades além do boxe, como ginástica, patinação e ciclismo. O anel situa-se sob um ponto de viaduto que funciona como um parque de estacionamento.

ND783_BOXING-16_MG_3152.jpg

Um dia, enquanto eu me sentei ringue esperando a chegada de atletas, Gorila e Talento aparecem. Esses são os apelidos de duas pessoas normais, simples, que praticamente vivem lá com sua enorme vontade de crescer como pugilistas. Conforme conversávamos eles me perguntaram se eu sabia de quem poderia tratá-los de "vitaminas", eles queriam se referir as bebidas energéticas (repositores) e protéicas comumente usadas pelos boxeadores e levantadores de peso. Eu pensei que eles estavam falando sobre frutas e sumos de vegetais, então levei-os para fora para um posto nas proximidades para beber um. Um suco rapidamente virou um hábito diário durante os seus intervalos de treinamento. Que era o momento perfeito para eles para me dizer sobre sua vida pessoal, seus filhos e a sustentação de criança, que eles estavam pagando com seus miseros rendimentos.

ND774_BOXING-07_MG_1088.jpg

O esforço desses atletas com os métodos de treinamento primitivo é fascinante. Eu podia sentir a fadiga resultante do seu esforço incrível, seus corpos suando e seus solavancos de adrenalina. Com o passar dos dias me dei conta que economicamente, essas pessoas eram verdadeiramente necessitadas, e que era sorte ter este lugar para prática de esportes e ser capaz de realizar o sonho de se tornar pugilistas.

ND769_BOXING-02_MG_3183.jpg

Outros cuja situação me tocou foram um estudante chamado Laercio e seu treinador Mauricio. Laercio quase nunca falou, mas quando Mauricio chegou tiveram longas conversas antes e durante a sessão.

ND788_BOXING-21_MG_2037.jpg

Um dia eu coloquei minha câmera para baixo do ringue e passei o tempo ouvindo-os com cuidado. Laercio chegou para treinar e Mauricio disparou uma pergunta para ele.

"O que é a maior conquista"?

Laercio olhou para ele sem responder, então Mauricio respondeu sua própria pergunta.

"O controle de suas emoções", disse ele.

Laercio nunca parou de olhar para seu mentor, que continuou as perguntas.

"Quem é seu maior adversário?"

Mais silêncio.

"Nós, nós mesmos," respondeu Mauricio. "Treinamento é o nosso melhor remédio. Este é o presente. O futuro está na nossa imaginação."

Silêncio novamente e Mauricio disse, "Começar com o espelho e confrontar-se primeiro." Foi quando eu percebi que frases do Mauricio não eram apenas sobre esporte, mas um pouco sobre o treinamento para a própria vida.

ND786_BOXING-19_MG_7584.jpg

Olhei para minha câmera deitada na lateral do anel e começaram a compará-lo com espelho do Mauricio. Perguntei-me, "Utilizo minha câmera para apresentar meus temas, ou para representá-los?"

Coloquei o texto também, mas as imagens podem exemplificar tudo. Que também existe aqui no Brasil, infelizmente estas atitudes não são ou mal são noticiadas pela mídia.

Fonte:

Nacho Doce

Eu nunca encontrei ninguém com esse tipo de pensamento.

Até pq o esporte(arte marcial) nem sempre (ou nunca) é associado a questões financeiras.

conheço gente q ganhou campeonato de JJ treinando em um projeto social da equipe.

É só pesquisar sobre os boxers famosos, quase todos tiveram uma vida dificil. A Adriana Araujo bronze em londres no boxe feminino, até pouco tempo atrás morava na academia com quase nenhum auxilio em termos financeiros.

Tyson era um jovem delinquente quando foi levado ao boxe.

Popó era pobre pra caramba.

Se parassem pra pensar o quanto que esses pojetos beneficiam a molecada...

Editado por Wallking
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca encontrei ninguém com esse tipo de pensamento.

Até pq o esporte(arte marcial) nem sempre (ou nunca) é associado a questões financeiras.

conheço gente q ganhou campeonato de JJ treinando em um projeto social da equipe.

É só pesquisar sobre os boxers famosos, quase todos tiveram uma vida dificil. A Adriana Araujo bronze em londres no boxe feminino, até pouco tempo atrás morava na academia com quase nenhum auxilio em termos financeiros.

Tyson era um jovem delinquente quando foi levado ao boxe.

Popó era pobre pra caramba.

Se parassem pra pensar o quanto que esses pojetos beneficiam a molecada...

Bom, infelizmente já vi muita gente pensando dessa maneira "Ah vou treinar na academia tal pq é mais ajeitado, mimimi..".

"É mais caro mas tem mais equipamentos.."

Era desse modo que eu tava tentando exemplificar, não que as pessoas achem que essas academias (mais humildes) não serão suficientemente boas para treinar e levar pessoas ao auge. Pelo contrário, normalmente são elas que fazem isso, como tu mesmo citou!

Se me recordo bem, Popó não tinha luvas quando pequeno e o pai dele cortou pedaços de colchão (espuma) e amarrava em suas mãos para o treinamento. Ai fica aquele pensamento né, se o cara naquelas condições conseguia, imagina quando derem a ele uma luva de verdade hehehe. É que nem os Quenianos, olha como eles treinam lá, quando vem para cá com tenis confortáveis e asfalto liso, arrasam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...