Postado 2/01/2013 às 00:45 01/2, 2013 Desculpe se esqueci alguma coisa, é meu primeiro post nesse fórum (o título ficou estranhão também) e agradeço desde já! Olá amigos, como podem ver sou novo no mundo da musculação. Comecei a pesquisar e tomar gosto pelo esporte (é esporte?). Logo na primeira semana percebi que o treino passado pelo "instrutor" não condizia com meus objetivos/biotipo, era algo do tipo: A - peito/triceps/ombro Supino Reto - 4x12 Supino Inclinado - 4x12 Flexão de braços - 4x12 Voador 4x10 Triceps pulley - 4x12 Triceps francês 4x12 Desenvolvimento Halter - 4x12 Elev. frontal 3x10 Elev. lateral 3x10 Bom já dá pra se ver que era impossível concluir isso em 1h, o mesmo valendo para os outros dias de treino................ então fiz minhas adaptações: Supino Reto - 4x8+ (falha) Supino Inclinado - 4x8+ (falha) Crucifixo 4x10 Triceps pulley - 4x8+ (falha) Triceps francês 4x8+ (falha) Ombros passaram para o dia de pernas: Desenvolvimento Halter - 4x8+ (falha) Elev. lateral 3x10 Outros erros que percebi no meu treino foram: Ausência dos construtores de base além do supino/desenvolvimento nos outros dias de treino, ou seja, uso de muitas máquinas e isoladores..... Faltam Terra, Agachamento, Barra fixa, Remada curvada, paralelas, por aí vai..... Enfim, porque ele me passou um treino com tamanho volume (ainda mandou abdominal e cardio depois do anaeróbico.............)????? Agora a segunda parte do tópico (: Sou com 95% de "certeza" ectomorfo. Tenho 19 anos e meço 181cm. Comecei os treinos com 68,4Kg e após 2,5 meses notei bons ganhos, apertando na dieta (amigos passaram a me chamar de complexado etc...... kkk) e fazendo um ciclo de creatina com whey+dex fechando 2012 com 78Kg e boa diferença no visual. Para 2013 com certeza a meta é adicionar multivitamínico na suplementação e melhorar o descanso (por vezes dormi 5-6h, universidade é fogo......) e também aperfeiçoar a dieta. Agora pros treinos: Sinto que meu treino é pobre em compostos e andei lendo sobre o s