Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Mestre Na Luta Em Pé, Andy Souwer Revê Aldo E Se Anima A Lutar Mma

Posts Recomendados

Postado

A Holanda é conhecida por ser uma fábrica de campeões na luta em pé, tanto é que a maior parte dos vencedores do K1 vem de lá. Um dos grandes nomes é Andy Souwer, que serve de inspiração para muitos lutadores de muay thai e até para um campeão do UFC. Em passagem pelo Rio de Janeiro, onde ministrou um seminário em outubro passado, o holandês aproveitou para reencontrarJosé Aldo, detentor do cinturão dos penas do Ultimate e um de seus alunos mais eficientes, segundo o próprio “professor”. O reencontro, inclusive, reacendeu um antigo desejo: o de se aventurar nas artes marciais mistas, com ênfase na luta no chão.

- Para ser sincero, teve uma vez, quando José Aldo estava na Holanda, que eu cogitei lutar MMA. Depois disso, paramos de falar, mas agora, estou aqui de novo... e é um prazer. É bom ver os brasileiros trabalhando bem no chão. Então, estou motivado de novo, mas eu só odeio ter que voltar ao jardim de infância, porque eu preciso aprender tudo. É um problema para mim, mas tento focar e me motivar para aprender – disse Souwer ao “Sensei SporTV”.

O primeiro contato entre Aldo e Souwer ocorreu na preparação do brasileiro para enfrentar o canadense Mark Hominick, em sua estreia pelo UFC. Até então, Aldo era detentor do cinturão dos penas do WEC e buscava unificar o título no Ultimate. As aulas ocorreram na Holanda e provaram ter contribuído para a postura do manauara no combate, que ocorreu em abril de 2011, apesar da luta ter se desenvolvido basicamente no chão.

- Ele treinou e nós vimos que Aldo tentou usar isso. Foi quase perfeito, exceto por uma coisa: eles não lutaram em pé. Esse era o segredo para vencer a luta, mas, no fim das contas, meu treinador também disse: esse cara é tão talentoso que aprendeu tão rápido. Em poucas semanas conosco, aprendeu quase com perfeição. Alguns caras precisam de anos e ele aprendeu em tão pouco tempo e também usou na luta. Acho que é por isso que é um campeão. Esse tipo de coisa só pode ser feita por campeões – afirmou.

andy_souwer.jpgMestre na luta em pé, Andy Souwer elogiou José Aldo em passagem pelo Brasil (Foto: Reprodução SporTV)

Souwer começou a lutar muay thai aos sete anos. Aos dezesseis, fez a estreia como profissional. De lá para cá, são mais de 150 lutas, das quais perdeu apenas 12.

- Acho que eu odeio perder. Eu só quero vencer minhas lutas. Esse sentimento é muito forte. É claro que todos têm isso, mas eu quero um pouco mais – disse.

Aulas no Brasil

Souwer venceu duas vezes o K-1, a mais impotante competição de luta em pé do mundo, envolvendo muay thai, kickboxing e outros estilos de trocação. No Brasil, onde costuma ministrar seminários e dar aulas, ele aproveitou para ensinar o estilo que o consagrou e acabou se surpreendendo com o que viu.

- Eu disse para os caras e as garotas no seminário. Acho que o nível é melhor do que eu esperava quando cheguei aqui. Pensei que teria de ensinar muito, mas eles já estão num nível bem alto. Eles chamam de muay thai, mas acho que é mais um estilo holandês, europeu, então, chamam de muay thai, mas podemos chamar de nomes melhores... é só o estilo brasileiro. Os brasileiros lutam mais parecidos com o estilo holandês que o muay thai da Tailândia – explicou.

O holandês reconhece que nunca havia ouvido falar de Aldo antes de conhecê-lo pessoalmente. Apesar disso, admite ter percebido suas habilidades de combate logo no começo. Para auxiliá-lo, Souwer foi obrigado a adaptar sua técnica ao MMA.saiba mais

- Acho que no muay thai usado no K-1, você não precisa prestar atenção nas quedas. Então, tem que agachar mais no MMA, dobrar mais o joelho e ficar mais focado no fato de que você pode ser agarrado ou ser derrubado. Então, no K-1, não tem que se preocupar com isso. Você pode perseguir, se quiser. Isso não é um problema. No MMA é diferente... então, acho que é mais difícil - reconheceu.

Aldo, por sua vez, não esconde os benefícios que o contato com Souwer lhe trouxe.

- Teve várias técnicas que eu aprendi com ele e pude executar na luta. Ele tava falando como entrar com o direto na hora da caminhada dele. E a passada também. Tudo é movimento que eles treinam. A posição do Mark que ele fazia, então eu lembrava do treino e tinha que cortar a perna dele, chutar. Principalmente o Andy falava toda hora: ele gosta de lutar pulando. Então, quando ele pula, quando ele aterrissar, você bate que não tem como ele bloquear você.

uieletreina.jpg

foto1.gif1.gif

Daqui pra frente NOBODY STOP a gente!!!

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.