Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Cientistas Transformam Gordura “Ruim” Em “Boa”


quenca333

Posts Recomendados

Para quem não sabe, essa gordura marrom seria capaz de aumentar o gasto calórico através da termogênese:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecido_adiposo_marrom

Cientistas transformam gordura “ruim” em “boa”

A substituição da gordura branca pela marrom, com a anulação das ações da proteína NPY, poderá ajudar no combate à epidemia de obesidade

A gordura marrom, típica de recém-nascidos, dá lugar à gordura branca conforme envelhecemos, o que reduz a queima calórica

A gordura marrom, típica de recém-nascidos, dá lugar à gordura branca conforme envelhecemos, o que reduz a queima calórica (Thinkstock)

Uma equipe de cientistas da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, conseguiu transformar a gordura branca de ratos (considerada “ruim”) em gordura marrom, mais eficiente na queima de calorias e na perda de peso. No estudo, publicado no periódico Cell Metabolism, os pesquisadores afirmam que a descoberta pode auxiliar no combate à obesidade.

A gordura marrom, abundante em recém-nascidos, tem como função principal manter o calor corporal, mas, ao mesmo tempo, acaba consumindo uma grande quantidade de calorias. O problema é que, conforme vamos envelhecendo, nossa gordura marrom desaparece rapidamente e acaba sendo substituída pela gordura branca – que, normalmente, se aloja na cintura.

Segundo os pesquisadores, estimular a formação de gordura marrom no organismo adulto poderia, então, ajudar a controlar o peso e a prevenir casos de obesidade e problemas correlacionados, como o diabetes tipo 2. Dentro do laboratório, eles deram os primeiros passos nesse caminho. Ao modificarem a atuação de uma proteína chamada NPY que está ligada ao apetite, eles descobriram que ela é capaz também de modificar a composição da gordura do corpo.

Quando a NPY teve sua ação anulada no cérebro dos ratos, o apetite dos animais rapidamente sofreu um decréscimo. E mesmo quando eram alimentados com comidas altamente gordurosas, eles retinham menos gorduras no corpo do que aqueles ratos em que a NPY não tinha sido alterada. Simultaneamente à perda de apetite, os animais apresentaram ainda uma troca natural da gordura branca pela marrom.

Humanos - Os cientistas esperam agora conseguir os mesmo efeitos em humanos, injetando células-tronco da gordura marrom sob a pele, para que haja uma queima da gordura branca e um estímulo na perda de peso. “Se nós conseguirmos fazer com o corpo humano também faça essa troca de gorduras, ele irá queimar calorias e não estocá-las. Isso pode ser uma arma importante contra a epidemia de obesidade”, diz Sheng Bi, membro da equipe de cientistas do Johns Hopkins.

fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/cientistas-transformam-gordura-%E2%80%9Cruim%E2%80%9D-em-%E2%80%9Cboa%E2%80%9D

_

2

'Gordura boa pode ser convertida em músculo', dizem cientistas

Mas apenas a célula marrom - conhecida como gordura boa - pode ser convertida.

Cientistas descobriram que um tipo de gordura pode ser convertido diretamente em músculo e levar a novas maneiras de se combater a obesidade, segundo dois estudos publicados nesta semana pela revista Nature.

O corpo humano possui dois tipos de células de gordura: a branca, conhecida como a "gordura ruim", criada com o excesso de comida e falta de exercício, e a marrom, conhecida como a "gordura boa", com as quais nascemos, mas em pequena quantidade.

A gordura branca acumula calorias, enquanto a marrom, ajuda a queimá-las, segundo os cientistas.

"Ela (a célula marrom de gordura) é muito eficiente em gastar energia", disse Bruce Spiegelman, do Instituto Dana-Farber do Câncer e Harvard Medical School, em Boston, que realizou um dos estudos.

Esse estudo tentou identificar especificamente as origens da gordura marrom.

Nos testes de laboratório, os cientistas usaram um tipo de proteína - chamada PRDM16 - em um grupo de células que geralmente geram músculos e descobriram que a proteína fazia com que essas células formassem gordura marrom, mas não branca.

Ao bloquear a produção da proteína, essas células marrons de gordura se transformavam novamente em músculos.

Já um estudo do Centro Joslin de Diabetes da Harvard Medical School identificou uma outra proteína - chamada BMP7 - crucial para a geração de células de gordura marrom.

Os pesquisadores realizaram um experimento com ratos. Ao receber uma grande quantidade da proteína, depois de apenas cinco dias, os animais desenvolveram um pouco mais de gordura marrom, apresentaram uma temperatura do corpo um pouco mais elevada e ganharam menos peso do que os ratos que não haviam recebido a proteína.

O pesquisador Ronald Khan, do Centro Joslin de Diabetes, acredita que o impacto da proteína no ganho de peso pode ser ainda maior em um período mais longo.

A equipe de Khan está testando, em ratos, uma forma da BMP7 disponível comercialmente para estimular a cicatrização de ossos depois de cirurgias. O pesquisadores tentam descobrir como a proteína pode ser usada para criar a gordura marrom sem estimular a formação de ossos em locais indesejados.

De acordo com a revista Nature, Dominique Langin, do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica (INSERM, em francês) em Toulouse, na França, acredita que os dois estudos podem abrir caminhos para novos tratamentos.

Mas Langin afirma que será importante identificar com precisão o papel da gordura marrom nos humanos.

Ele lembra que, nos humanos, a gordura marrom - presente entre as omoplatas no nascimento e que ajuda os recém-nascidos a permanecerem aquecidos - desaparece com o crescimento e depois se forma em outros locais, como a parte da frente do pescoço e na parte de cima do peito, mas a contribuição ao metabolismo dos adultos não é clara.

Já nos ratos, a gordura marrom não passa pela mesma transformação e tem um papel importante em regular a temperatura do corpo.

BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,gordura-boa-pode-ser-convertida-em-musculo-dizem-cientistas,228127,0.htm

___

me parece promissor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Interessante, vou "pesquisar" mais sobre o assunto.

edit; de fato, se passar a existir uma droga que "produza" a gordura marrom, ela estimularia o gasto calórico mais efetivamente através de temperaturas baixas, segundo uma matéria do NYtimes, e outras duas matérias de faculdades americanas.

“We’re thinking of opening a frosty spa,” Dr. Kozak said jokingly.

E, talvez eu não tenha entendido bem, mas a gordura marrom, ao menos em bebês, se acumula em regiôes inusitadas como pescoço e na parte superior do peito e das costas:

brown-fat.jpg

Então como a gordura branca, a abdominal, pode ser convertida em marrom apenas anulando a ação da "NPY"?

De qualquer forma, é uma noticia animadora pra obesos. Não consegui ver pontos incrivelmente positivos pra quem puxa peso.

Editado por Vasthor
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

me parece promissor

...em ratos.

acredito que se isto for testado em humanos e der cert, terá um monte de gordinho fazendo e comendo AINDA MAIS já que gasto calórico deles seria maior.

outra coisa, será que pessoas que vivem em países que é frio o ano inteiro nã continuam com as células marrom durante a vida adulta? haja vista a necessidade do corpo em produzir calor interno.

Editado por lourensini
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Inconclusivo os estudos já que realizados em ratos. Não da para dizer que os efeitos seriam os mesmos em humanos. O artigo também não fala em valores, apenas dizem que os animais desenvolveram um pouco mais de gordura marrom, apresentaram uma temperatura do corpo um pouco mais elevada. Porém, no primeiro artigo quando ele fala de celulas-tronco me pareceu muito interessante, aliás, qualquer coisa com célula-tronco interessante. Ontem mesmo ouvi no rádio sobre um cara que perdeu movimento nas pernas e recebeu tratamento com essas celulas e conseguiu mexer o pé.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@banana eu sei que ratos não são humanos, mas eu achei interessante diante do fato que a gordura marrom parece ser encontrada mais em humanos do que se achava antigamente. O fato da termogênese da gordura marrom em si não é inconclusiva, já é uma certeza que ela é capaz de aumentar o gasto calórico de forma boa, o problema é ter uma quantidade razoável dela em humanos

@lourensini, eu não acredito que pessoas que vivam no frio tenham mais essas células, mas é capaz que elas sejam mais ativas

@vasthor e topic

Então isso da gordura marrom é um tema ainda pouco explorado. Como eu você disse, ela é aparentemente mais presente nos recém nascidos, mesmo tendo descoberto a pouco tempo que ela é mais presente em humanos do que se acreditava.

Eu não tenho idéia se o fato dela se instalarem em regiões como esse em récem nascidos faria ela se acumular em zonas parecidas em outras pessoas, pode ser que sim e que não. O fato é que aonde uma gordura irá se instalar (se é que acontece a mobilização dela para novos lugares) depende de muitos aspectos, então qualquer coisa é pura especulação, sendo que até hoje não se compreende direito o que acontece com as pessoas pós lipo-aspiração, sendo que a gordura quando volta (que não é marrom) costuma voltar em lugares estranhos e que não estavam.

O fato é que a notícia ainda não é uma notícia animadora ainda nem para obesos, pois é preciso ver se o processo é viável para humanos, mas sempre que descobrem algo relacionam isso ao grupo mais sensível ao tratamento/inovação, e por isso relacionam.

Pode ser que essa técnica se desenvolva o bastante para ser aplicável em ser humanos? Não sei, mas se sim com certeza teria mais aplicação para obesos. Mas se um dia ela mostrar uma eficácia e custo/benefício grande, quem sabe não revele ser eficiente para outros tipos de tratamento estéticos?

Ainda sabemos muito pouco sobre o tema, mas eu acho legal e curioso essas descobertas na teoria pelo menos para ficar acompanhando a evolução das coisas.

Editado por quenca333
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De qualquer forma, é uma noticia animadora pra obesos. Não consegui ver pontos incrivelmente positivos pra quem puxa peso.

Cientistas descobriram que um tipo de gordura pode ser convertido diretamente em músculo...

Esse é um ponto positivo, mas nao vejo isso acontecendo num futuro próximo, mas que vai ser otimo vai

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso vai de encontro aos estudo que eu apresentei naquela discussão sobre a dieta do Michael Phelps.

Esse caminho da ciência parece ser muito promissor. Eu só fico preocupado imaginando até que ponto podemos chegar na manipulação do nosso corpo com objetivos estéticos.

Hoje em dia, se o cara é obeso e não tá afim de seguir uma dieta, o médico simplesmente vai lá e arranca o estômago dele fora. Ou seja, o infeliz vai contiuuar se alimentando como um incinerador de lixo e não vai engordar porque não tem estômago. Provavelmente essa pessoa vai morrer de infarto, avc, cancer ou alguma outra doença porque a saúde dele continua uma merda. Se uma mulher quer ficar mais bonita sem esforço, vai no médico e enfia duas bolas de borracha debaixo dos seios, da bunda, da panturrilha, mete um martelo no nariz, enfia um aspirador de pó na barriga, uma seringa com botox na testa, nos lábios e onde mais quiser e pronto. A saúde que se foda.

Por sinal, minha bronca com anabolizantes é essa. 90% da galera que toma não sabe o que está fazendo, não segue uma dieta, não cuida da saúde e mete um monte de droga pra dentro pra ficar sarado pro verão, porque o estagiário da academia falou que é bom e arruma baratinho.

Mas nada disso importa, pois é muito mais lucrativo fazer uma pesquisa com gordura marrom do que incentivar as pessoas viverem melhor, a condenar a quantidade absurda de alimentos industrializados que comemos e o estilo de vida letal que vivemos no mundo moderno.

Editado por mandachuva
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mandachuva, eu lembrei daquela discussão, e mesmo achando ainda que tá faltando ver se é aplicável para humanos eu fiquei animado em terem descoberto uma possibilidade de tornar este tipo de gordura talvez significativamente presente em humanos.

Quanto a questão moral que você se refere eu concordo plenamente, seres humanos preferem se utilizar de atalhos sempre sem pensar em outras coisas. Mas pelo menos não é uma notícia tão ruim quanto a saúde, já que a gordura marrom teria efeitos metabólicos/hormonais mais positivos que a branca, e por tanto talvez alterasse os perfis negativos dos mais folgados e menos saudáveis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...