Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia.org

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Existem 3 Tipo De Treino

Posts Recomendados

Postado

Este é um Tópico para que possamos entender aquilo que fazemos no ginásio e uma sequencia às dúvidas ao tópico do Pengo - "Erros mais comuns".

Tipos de Trabalho

Treino Força/Explosão - Treino Neuromuscular

Treino Hipertrofia - Treino Morfológico

Treino para Perder Gordura - Treino Metabólico

Caracteristicas de cada tipo de treino:

Neurológico - Recrutamento em número e/ou na velocidade de execução (Força/Explosão) de Unidade Motoras ( unidades que recebem estimulo neurológico e "comandam" as fibras musculares)

Morfológico - Aumento da secção do fuso transversal das fibras (essencialmente as brancas e as IIA)

Metabólico - Utilização da Gordura como fonte energética (ciclo de Krebs)

Utilização Energética:

Neurológico - ATP+Fc

Morfológico - esgotamento do ATP + utilização glicolitica (glicose como fonte energética)

Metabolica - Utilização de lipidos como substrato energético (fosforilização oxidativa, presença de O2)

Tempos de consumo destas "substancias energéticas" vs Tempo em Carga:

Neurológico - até +/- 20s

Morfológico - entre 40s a 70s

Metabólico - >70s

Cargas de 1RM:

Neurológico - 85% a 100% (cargas elevadas)

Morfológico - 75% a 85%

Metabólico - +/- 50%

Velocidade Execução de cada repetição (Concentrica/Excentrica):

Neurológico - 1/2 (este 1s para cima é rápido mas com cargas de 85%-100% não parece, mas o seu recrutamento de UM é, ou seja, deverá ser executado com a maior velocidade possivel, que na prática será lento).

Morfológico - 2/4 (promovemos bastante a fase excêntrica)

Metabólico - 2/2 ou 2/3

agora

Os musculos não sabem contar, eles reconhecem este tipo de estimulos e esses é que deveremos ter em conta.

Repetições

é subjectivo; vejamos,

Neurológico:

a 85%da minha Carga Máxima, com velocidade 1/2 (3segundos), conseguirei fazer 6rep. = 18s que será o meu Tempo em Carga.

a 90% e a respeitar esta velocidade conseguirei talvez fazer 4rep = 12segundos de TC

a 100% faço 1rep. = 3s de TC

podemos fazer a mesma relação para os outros tipo de trabalhos, o que não posso dizer é que para o tipo de trabalho (x,y ou z) tenho que fazer 10rep. ou 12rep. porque depende muito se fazemos com a velocidade pretendida.

No ginásio quando me dizem que estão a fazer 3 x 10, para mim, entra num ouvido e sai por outro, porque primeiro tenho que constatar o seguinte:

1º Técnica - será que o sócio está a conseguir isolar o musculo que quer trabalhar sem solicitar outros musculos para ajudar a executar o movimento?, ou seja, em Bicipe tenho que trabalhar apenas a flexão e extensão do antebraço e não com a ajuda da flexão/extensão do braço, porque aí também solicitamos o ombro.

2º Velocidade de Execução - Se estiver a fazer 10rep. em 2/1 está apenas em 30s com TCarga (nada de hipertrofia)

Se estes dois factores estiverem ok e o sócio em trabalho Morfológico (hipertrofia) já faz 15rep. em 2/4 = 90segundos, ele já está em a "fugir" do patamar superior do tempo para treino Morfológico, quer dizer, o musculo já se adaptou e a carga já não é suficiente para conseguir estar apenas TC até 70s, então, aplicamos o Principio da Sobrecarga (Milo de Creta) e será necessário ajustar as cargas.

Também temos que levar em conta a individualidade biológica, eu posso ter mais resultados para hipertrofia mantendo Tempo em carga de 70s e outro com TC de 40s, depende da genética de cada um. O melhor é ir por tentativa erro e pelo qual nos sentimos melhor (durante o treino e recuperação) e ao longo dos tempos ir vendo os resultados, mas, outros factores influenciam, como a alimentação, o descanso, o número de séries que fazemos no treino, a suplementação e motivação. Uma casa não basta ter o melhor tijolo do mundo, por isso, o conjunto de factores é que faz a diferença.

Nos ginásios temos que falar em repetições e ter treinos estereotipados (dentro dos principios), mas só com o tempo e o feed-back do cliente é que podemos observar a evolução, por isso, abri um tópico sobre a importancia de um Personal Trainer :P

• 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...
Postado
Entendi foi quase nada!

Tambem nao foi facil para mim entender. axo que ele nao foi muito claro a explicar, podia usar expressoes mais faceis.

mas se voltares a ler com "mais" calma, vais entender.

• 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
Postado

cara ja li 4 vezes e nao intendi...pode me explicar oq eh 1/2 ou 2/2 ou 3/2????pra mim 2/2 = 1...o unico q intendi foi o neurologico que pra cada repetiçao eu demoro 3 segundos....poderiam me explicar o morfologico e o metabolico???...outra coisa q talvez eu tenha intendido eh que o neurologico vc usa no maximo 20 segundos...o morfo de 40 segundo a 1 minuto e o metabolico 1 minuto...mais cara eu nao consigo fikar 1 minuto fazendo execicio nem fudendo

Postado
cara ja li 4 vezes e nao intendi...pode me explicar oq eh 1/2 ou 2/2 ou 3/2????pra mim 2/2 = 1...o unico q intendi foi o neurologico que pra cada repetiçao eu demoro 3 segundos....poderiam me explicar o morfologico e o metabolico???...outra coisa q talvez eu tenha intendido eh que o neurologico vc usa no maximo 20 segundos...o morfo de 40 segundo a 1 minuto e o metabolico 1 minuto...mais cara eu nao consigo fikar 1 minuto fazendo execicio nem fudendo

isso são segundos.

1/2 1 para subir, 2 para descer

e por ai endiante.

Postado

hm...mt bom saber isso agora intendi...eu faço academia a 1 ano e meio e sempre fiz 1/2 e nenhum professor da minha academia nunca me instruio a mudar...agora irei começar a fazer 2/4 vamos ver se dara mais resultados...mt bom o topico soh achu q poderia explicar melhor...tipo falar 2/4 = 2s pra subi 4s pra descer

Postado

Não sabia disso! Valeu pelo tópico!

Deu pra perceber que o treino para hipertofiar e para queimar gorduras, que são meus objetivos, são bem parecidos no que diz respeito ao tempo de execução. Dá para mesclar os dois no meu treino. Interessante!

• 4 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
Postado
Tambem nao foi facil para mim entender. axo que ele nao foi muito claro a explicar, podia usar expressoes mais faceis.

mas se voltares a ler com "mais" calma, vais entender.

O texto está em portugues europeu, mas da pra entender facil.

• 6 meses depois...
Postado

Este artigo nos diz para controlarmos a descida (para hipertrofia) .. ja um outro diz que a fase excentrica pode atrapalhar!!

E agora? oiuaoiuaoiuaoiuaoi

Em qual acreditar, eis a questão.

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Conta

Navegação

Pesquisar

Pesquisar

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.